segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Entrevistando Um Quadrinista/Desenhista


























Convidado: Carlos Seiji

4 fev
Leo
Pergunta básica
Quais foram as usas principais influências, os desenhistas que mais lhe fizeram a cabeça?

4 fev
Eidi
Carlos,
que acha de desenhos críticos, como Mafalda e Calvin?

4 fev
Leo
Seiji
Com a popularização da internet e da tv por assinatura e seus canais infantis loteados de desenhos de toda espécie, qual o futuro dos quadrinhos na sua opinião?Tem como sair dessa crise em que os quadrinhos estão no momento?

4 fev
Carlos
Dado, minhas influencias são inumeras. para meu trabalho especifico (não vou colocar o link pq se não vão achar que jabá!) São: Laerte, Angeli, Bill Watterson, Galvão, Dahlmer.... entre tantos!!!mais tem tb Frank Miller, Moebios, e o mestre dos mestres Will eisner...

4 fev
Carlos
Eidi, Eu adoro!! eheheeh na verdade meu trabalho e muito ligado a esses trabalhos e claro que com a devida proporção....Calvin em particular e a meu ver a melhor tira de jornal de todos os tempos!

4 fev
Carlos
Dado 2, na verdade o mercado de HQs nos EUA esse ano foi um dos melhores da historia essa ligação com outras midias aliadas a campanhas de marketing eficiente fez a marvel e a dc rirem a toa, pois conseguiram um feito que a duas decadas não tinham, novos leitores...Manga nunca esteve me crise, no japão e um habito cultural que atinge des do pai ate o filho tem milhares de titulos e editoras.ja na europa o publico e mais adulto por natureza e tem leitores e mercados estaveis.no brasil o quadrinho interno e sempre dificil de se fazer mais ja esteve em situações muito piores....a internet no caso ajuda muitos altores independentes como eu a divulgar o trabalho.acho que os HQs vão sobreviver a novas midias assim como o cinema sobreviveu a tv e a ao cassete e no caso dos quadrinhos como preve macolud essas novas midias tendem ate a alavancar o mercado e so não se estaguinar.

4 fev
Carlos
Vinicius, não, acho que e tudo uma questão de treino e dedicação. e claro que existem pessoas com mais facilidade. mais a meu ver qualquer um que se dedique bastante consegue desenhar ou escrever

4 fev
Dinheiro
Carlos,
vc disse que sofre de dislexia, é verdade ou tá de gozação?Se sim, é difícil conciliar sua arte com seu problema?

Carlos
e verdade eu sou dilexico....na verdade uma das coisas que me impeliu a desenhar foi o fato de ter dificuldades na escrita (como todo mundo ja deve ter percebido) isso me fez treinar mais des de pequeno e acabou virando minha profição... sou publicitario e ilustrador.

4 fev
Tony Clifton
Passado e futuro para um quadrinista no Brasil
e fora dele. Hoje os quadrinhos (associados a publicidade, ao cartum, a animação) são um mercado razoável, bom ou ótimo no Brasil ?O talento brasileiro nos quadrinhos hoje é abertura de portas no exterior ?E no passado ? Não era uma aventura demasiado grande ? ( E para completar quem são seus ídolos nos quadrinhos nacionais do passado ?)Desculpe a enxurrada de perguntas!!!

4 fev
Carlos
vamos la!!!o quadrinho ainda e visto com muito preconceito no pais apesar de ja ter se firmado como uma midia adulta, muitas vezes ´principalmente em caracter institucional as HQs são utilizadas como forma de comunicação. mais como mercado ainda e um campo muito escasso, em geral não e feito por um artista de quadrinho e sim por um ilustrador. então eu diria que e razoavel.Muitos quadrinistas trabalham no exterior e fazem gande sucesso la como com fabio moon gabriel ba que ganharam ate um esnier (maior premiação dos quadrinhos) com sua publicação 10 paezinhos (otimo por sinal) a marvel e a dc também investem muito em artistas brasileiros como o Tex, Roger Cruz.. e etc... mais existe uma legião de artistas desconhecidos entre eles meu cunhado. Lino que trabalha muito para a europa com quadrinho adulto (pornô)

4 fev
Carlos
quanto no passado veja quadrinhos no brasil sempre existiu Mauricio de Souza tem a meu ver um otimo trabalho e tem um publico cativo e sempre renovado, alem do Ziraldo, Angeli, Laerte. O que no brasil nunca deu muito certo foi os HQs Herois... a pordução nacional sempre teve grandes barreiras!

4 fev
Lua
O q vc acha dos mangas?
Muitos personagens sai dos quadrinhos para ganhar aniamação...o q acontece muito com os mangas..o q vc pode dizer dos "quadrinho de pessoas com os olhos grandes"? è Apelo demais...muita sexualidade e humor negro com as carinhas de criança?p.s: Meu irmão tb é dislexo... só q se fosse ele respondendo de cada 10 palavras 8 esteriam escritas erradas ou com letras trocadas...pra escrever certo ele demora um tempão!!!

4 fev
Leo
Minha sobrinha adolescente adora desenhar...
... criar estórias com desenhos, e provavelmente tentará ser formar em alguma coisa que a leve a por esse caminho.Vc Carlos, se possível, poderia resumidamente mostrar o caminho das pedras para quem quiser trabalhar nesse ramo dos quadrinhos ou de desenhista de um modo geral?

4 fev
Erlan, uai
Carlos. Tenho algumas perguntas:1.Qual sua posição sobre a atual situação da distribuição de HQs, principalmente o caso Panini, cuja setorização faz com que atrase as revistas de chegarem em locais não metropolitanos, ao contrário da Abril, que pontualmente cumpria as datas?2. O que acha de sagas que seguem o contexto do momento em que foram escritas?? Do tipo "A saga dos Clones", de 1998(Época do estopim da Clonagem), "Guerras Secertas", de 1984, anos da Guerra do Golfo, abafada pelos EUA; A recente Civil War, que trata da imposição do governo sobre a ação e privacidade dos heróis. Entre outras.3.O que você diz sobre o preconceito com pessoas "crescidas" que lêem gibis asíduamente?4.Qual a explicação para o Rob Liefeld até hoje ser empregado da Marvel, mesmo com o ódio dos leitores sobre sua arte e roteiros?

5 fev
Carlos
lua
os Mangás e o nome dado ao quadrinho feito no japão que de modo geral se difere estilisticamente pelo traçado mais simples que valoriza mais o movimento e a exprecividade assim como a forma narrativa. em uma HQ ocidental por ex: uma cena de uma pedra caindo pode ocorrer em dois quadros. uma mesma cena em um mangá pode levar uma pagina inteira mostrar cada centimetro do movimento da queda se isso der tensão dramatica.como a produção de manga e muito vasta existe mangas sobre cantoras pops, super herois e até de basquete e comum chega aqui so o que mais comercial (geralmenteo mais infantil). Mas felizmente obras de arte belissimas em mangá como o lobo solitario, Gen pes descalsos, adolf, Buda. são cada vez mais frequentes em livrarias e bancas do pais, recomendo a leitura.

5 fev
Carlos
Dado
Se ela tem interesse em desenho e narrativa o primeiro passo sem duvida são cursos como os da ABRA, Escola de Quadrinhos e Panamericana (se vc for de SP). vão encinar o desenho basico e como estruturar bem uma narrativa... também e bom se inturmar no meio indo a encotros e convenções para entrar em contato com os profissionais além de manter um trabalho autoral regular em HQs desenhar, desenhar, desenhar!recomendo livros como o Quadrinhos e Arte Seqüencial de Will Eisner os livros do SCOTT MCCLOUD Desvendando os Quadrinhos e Reinventado os Quadrinhos.

5 fev
Alan
carlos, vc consegue controlar a sua inspiraçao? eu digo no sentido de sentir vontade de desenhar algo em um lugar fora do seu local de trabalho, vc consegue lidar bem com isso?

5 fev
Carlos
Erlan
A Panini a meu ver tem uma variedade maior de HQs, que na epoca da abril mais de fato a setorização e uma droga!!! para vc ter uma ideia aqui na minha cidade lobo solitario esta atrasado uns 3 numeros! e o dinastia M nem chegou a aprecer por aqui....Os comics de Herois sempre tiveram essa preocupação,(pricipalmente a marvel) que e discutir fatos reais com seus leitores atravez das suas historias. E os exemplos são inumeros des da metafora racial quie são os x-mens e sua mensagem de tolerancia, ate a embelmatica morte do capitão marvel por cancer. a meu ver essa e uma das melhores qualidades dos Hqs dizer e discutir com um publico jovem assuntos serios e pesados que outras midias não atingiriam.quanto ao Rob Liefeld ehehehehe de fato eu não sei... sempre achei ele tosco des da epoca da X-force, ele deve ser filho de algum acionistada marvel so pode ser!

5 fev
Carlos
Sabe quando eu era muleque na epoca da escola era terrivel nas aulas que me entediavam como matematica e quimica eu passava a aula inteira desenhado sem parar. hehehe adivinha que sempre ficava de recuperação.mais depois quando vc fica mais velho e começa a desenhar por obrigação e com temas determinados. vc passa a encara o desenho como uma profissão e não mais como seu prazer.Desenhar em tema livre e facil dificil e desenhar um carrinho de supermercado montado num boi. ou uma batata dando aula para cebolas....mais eu me obrigo a desenhar o que me da prazer para não ficar um lance so tecnico e mecanico. dai eu publicar minhas proprias tiras

5 fev
Carlos
esse ultimo post foi para o Alan...

5 fev
Erlan, uai
Muito interessante seu ponto de vista!Só faltou a 3ª:3.O que você diz sobre o preconceito com pessoas "crescidas" que lêem gibis asíduamente?

6 fev
Carlos
Verdade Erlan!bom o preconceito existe, e comum vc dizer que le quadrinhos e as pessoas olharem para vc de maneira jocosa, o que e natural no brasil a cultura e o mercado de quadrinhos foi por muitos anos voltado para o publico infantil e adolecente. Ainda existe muita resistencia das pessoas em aceitarem quadrinhos como arte...mais devemos condena-las? os quadrinhos sofreram de um mal por muitos anos que foi a falta de variedade tematica (o mesmo ocorre com os games hoje) por muito tempo so se teve quadrinhos de herois e infantis (muitos desconcideram tira de jornal como HQ) então de fato os não leitores tem dificuldade de aceitar Quadrinhos como uma arte adulta. Afinal nunca chegou as mãos delas um Maus, 300, Adolf, Manara... etc.

6 fev
Erlan, uai
☉ Perfeita sua colocação!! PArabéns!Se me permite, gostaria de mais uma questão:Joe Quesada, Editor chefe da Marvel, implantou uma política anti-fumo em suas persoangens. Agora anti heróis como Justiceiro, Wolverine, Deadpool, Gambit(?), não podem aparecer fumando em quadrinhos. Segundo ele, isso ocorreu, não por ter algo a ver com os anunciantes. Só com o fato dele não querer isso em suas histórias.Na sua opinião, Carlos:Até onde a leitura infuencia o leitor, a ponto dos "chefões" se preocuparem com a imagem tanto assim?☉

7 fev
Dan Caliban
Só acrescentando algo...
Parece que a mãe do Joe Quesada morreu por complicações causadas pelo cigarro.

7 fev
Eduardo
Muito legal isso aqui
Oi, eu sempre desenhei e tenho um talento bem desenvolvido na coisa. Mas sou biólogo (outra paixão) e esta é minha profissão oficial, que também dá pouco retorno e exige muito tempo!Tiva um fanzine de 6 números no RJ chamado FONDO, mas terminamos por falta de tempo. Tinha uma ótima aceitação lá. Mas vamos lá:1) Que vc acha das antigas revistas brasileiras de terror da D-Arte, com personagens como "O velho do pântano"? Eu acho os melhores desenhistas que tivemos...2) Como fazer para ganhar dinheiro com desenho no país? Até quadro mal-pintado ganha 10 vezes mais por questões culturais...

7 fev
Valdi®
Carlos
Eu gosto muito do Robert Crumb, vc curte?

7 fev
Carlos
ErlanEu particularmente aprovo a condução do quesada a frente da marvel, ele conseguiu trazer um folego novo para a industria apesar de ter cometidos alguns erros. a meu ver seu saldo foi positivo.Quanto a questão do tabaco, acho meio exagerado da parte dele abolir (as pessoas fumam não).A questão não seria muito melhor abordar o tema com uma historia a respeito como o alcoolismo do tony Strak? O Nick Fury poderia ter um edema pulmunar por ex.. a meu ver algo assim educa muito muito mais do que a poribição.Midias podem influenciar no comportamento das pessoas em maior ou menor grau, não a ponto de fazer maniacos como no caso de columbine. mais pode pode influenciar comportamentos positiva ou negativamente dependendo do leitor,e da educação na vida real. Essa sim influencia verdadeiramente as pessoas!

7 fev
Carlos
EduardoEu confesso que tive pouquissimo contato com esse material, o que eu vi a respeito foi na intenret de alguns numeros escaneados e me pareceu muito bom mesmo.hehehehe Olha se vc descobrir como ganhar dinheiro com desenho no pais me conta por que eu tb não sei. onde a maioria dos ilustradores vai para e no mercado publicitario que presisa de bons desenhistas (eu mesmo fui pra esse caminho) não e uma tremenda remuneração mas....o grande mercado mesmo e o mercado estrageiro e hoje em dia se faz tudo daqui mesmo atravez de agentes ou tratando diretamente com as editoras.

7 fev
Carlos
ValdirPoxa eu tb gosto muito do Crumb e do harvey pekar, e de todo esse quadrinho undergound dos EUA, mas o o que vem pra e pouquissima coisa. e quase uma raridade essas publicações por aqui, mais me parece que a Pixel pretende publicar os American Esplendors por aqui... vc leu o blues!?

7 fev
Lua
Li para a minha monografia(falei sobre desenhos), um livro chamado brincando de matar monstros de Gerard Jones... o livro aborda a violencia nos quadrinhos e desenhos...Na sua opinião...a violencia nos quadrinhos pode de alguma forma incitar a violencia no cotidiano das crianças? Houve uma epoca q se não me engano houve uma censura nos quadrinho nrte americanos...em realação a um monte coisas...até classificar os quadrinhos... vc acha q esse tipo de censura é valido...ou acha q não tem nada demais crianças verem a Mônica espancando o Cebolinha, ou o Cebolinha implicando com a Monica...Bullyng(é esse o termo?)

7 fev
Nausícaa
Carlos, eu desenho desde criança, mas tenho uma dificuldade enorme de desenhar carros, e a maioria dos bichos,meu traço é melhor com figuras humanas. Vc acha q, no meu caso, devo insistir nesses desenhos q naum domino, ou desenhar mesm mais o q consigo (caricatura de figuras humanas, flores, etc.) ??

8 fev
Carlos
Lua tb li esse livro e o achei muito bom!eu Não acho que os quadrinhos ou qualquer tipo de midia possam ter influencia tão pesada na vida das pessoas a ponto de provocar alteração de comportamento, as pessoas sabem, des de muito cedo que isso e ficção... os quadrinhos em especifico os de herois trazem muitas vezes metafora muito ricas de boas lições como o poder e responsabilidade do aranha, a tolerancia recisal dos x-mens, etc etc....mais isso e restringir uma midia a um unico tema os quadrinhos hoje tem uma gama enorme de temas e tipos para os mais variados gostos.por que ler Hamelet e melhor que ler cavaleiro das tervas? Ambos tratam de vingança tem personagens atormentados e desequilibrados muita gente morre nos dois. mais o primeiro nunca e visto como nocivo ja o segundo...a meu ver quem acha que o cebolinha e um bully? nunca foi criança e nunca pegou no pe das meninas, coisa muito normal para uma criança de 9 anos... e mais nunca leu as historias da monica pois sabem que tudo que acontece la e fruto de uma consequencia a monica nunca bate no cebolinha gratuitamente sempre e por um plano infalivel do mesmo. ou foi o maurici de souza que inventou que meninos e meninas quado crianças tende a ser rivais?não e certo qualquer controle sobre qualquer midia isso e so emburrecer as coisas e as liberdades artisticas, na verdade nunca chegou a ter uma lei contra as Hqs nos EUA mais devido o psiquiatra Frederic Wertham escrever o livro, A Sedução do Inocente (The Seduction of the Innocent), que dizia que os Hqs destruiam a moral e estimulavam a pederatria e mais um monte de coisas, ocorreu uma histeria na epoca o que obrigou as maiores editoras a assumirem um codigo de etica restringindo temas e cenas (nessa epoca surgem os os parceiros mirins), mais ou menos como se so fosse permitido nos cinemas filmes do tipo dos tres patetas. isso estaguinou a produção americana de quadrinhos por anos... coisa que so foi mudar bem mais tarde mais os ecos desse preconceito desmedido vem até hoje.

8 fev
Carlos
olha eu não sei como são seus desenhos... mais acho que vc deve desenhar aquilo que te da prazer, a não ser que vc faça desenhos profissionalmente ai o melhor e entrar num curso de desenho.

8 fev
Valdi®
Carlos
Li, sim, tempão atrás.Fritz, the cat. Manja? Tem até filme. Muito bom.

8 fev
Valdi®
Tem um filme documentário sobre ele, ele tava vivo ainda. Maneiro demais. Tem que ver!

8 fev
Rony
Sr. SeijiVou algumas vezes a bibloteca publica ler HQ´s, algumas vezes encontro ediçôes antigas, outras novas e etc. Constato que as HQ´s + novas, possuem uma história + marcante, com enredos + aprimorados e desenhos que c seguem em vários tempos porém em tempo continuo. Sem quebra de tempo.Antigamente as HQ´s tinha uma história + fantasiada, sem um envolvimento real do desenho. O que tem mudado?

9 fev
Erlan, uai
Carlos, a DC publicou uma imagem misteriosa recentemente, onde estão seus heróis em frente à estátua da Liberdade.http://wizarduniverse.com/_images_/003204/dcart.jpgAmpliada:http://www.newsarama.com/dcnew/WWIII/bigteaser_1.htmlhttp://www.newsarama.com/dcnew/WWIII/bigteaser_2.htmlhttp://www.newsarama.com/dcnew/WWIII/bigteaser_3.html Vários pergutas estão sendo cogitadas, como:Por que o Batman está com aquela roupa "Morcego das Arábias"? Por que o Super-Homem chora(e tira uma casquinha da MM)? Quando Donna Troy voltou a usar aquele uniforme? O que um personagem de O Reino do Amanhã, o Robin Vermelho, está fazendo ali? O que significa os personagens mortos e com pernas soterradas no chão? E aquele anel amarelo da Legião??Será que tem alguma relação com o evento III Guerra Mundial, anunciado Mês passado? Ou com a possível volta do Multiverso DC? Qual o seu ponto de vista sobre a imagem?

Nausícaa
Qual a sua opinião sobre os desenhos de sátira aos políticos, como os do Chico Caruso por ex. ??? Vc desenharia assim, ou já fez algum desenho desse gênero ?

10 fev
Erlan, uai
☉ Saiu nas bancas agora o quadrinho nacional FolheTEEN.Você já teve algum contato com essa revista???☉

12 fev
Carlos
desculpem a demora nas respostas... estive fora o fim de semana...

12 fev
Carlos
Ronyde fato as Hqs Norte americanas estiveram engeçadas muito tempo devido ao codigo de etica severo que a industria implantou depois do lançamento do livro sedução do inocente do psiquiatra Frederic Werthamque dizia que os Hqs eram nocivos aos jovem para não ter que enfrentar umaperseguição publica ou mesmo um controle governamental os altores de Hqs ficaram restritos a narrativas quase sem apego a relaidade. com os anos o livro em questão e o psiquatra entraram em descredito e o0 codigo foi esquecido libertanto o Hq de suas amarras... ainda demorou um bom tempo ate surgir o Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, que e um marco nos Hqs de herois pois os tira da infantilidade e os coloca como personagens adultos e complexos...maiso quadrinhos europeu por exemplo sempre foi dessa vertente adulta, e os japoneses sempre tiveram os mais variados tipos.

12 fev
Carlos
Erlanehehehe e o editor chefe da DC tentando dar um de Quessada, a coronologia da DC a meu ver e ainda mais confusa que a Marvel (que e bem confusa... quantas vezes a jena grey morreu mesmo?) e mesmo sendo um leitor fanatico por hqs minha verba não da muito para os quadrinhos dc.... então vou ficar te devendo essa!

12 fev
Carlos
Nausícaaeu gosto muito de charge politica... acho que muitas vezes nelas estão as mais vorazes criticas!meu trabalho e diretamente ligado a isso!

12 fev
Carlos
Erlanaqui em atibaia ainda não chegou a folha teen mais estou louco para das uma olhada nesse Hq nacional!

12 fev
Erlan, uai
☉ Quanto a questão dos SCANS.Hoje hqs estão num preço salgadíssimo! Dinastia M, com menos de 50 folhas, saiu por R$5,90. Tex Avery tá na faixa dos B$4,50. Crise Infinita, Novos Vingadores, tudo R$6,90. OS formatinhos em sebos, antes por R$1,00 , agora não se acha por menos de 2 reais...Daqui a pouco, vamos ter que pagar para ler as tirinhas dos jornais, em separado. NO mundo virtual vc pode achar qualquer (Ou muito boa parte) HQ que vc deseja. Estamos na era da leitura virtual!Eu mesmo tenho quase 20 GB de HQS no meu HD.Tanto Marvel quanto DC disponibilizam algumas de suas revistas online, com a função de preview ou de estímulo às vendas. Nada comparável, é claro, ao poder de fogo dos grupos que digitalizam quadrinhos ilegalmente: segundos dados do início deste ano, eles já scanearam entre 80 e 90% de todos os quadrinhos publicados por Marvel e DC desde a década de 1930. No seu ponto de vista, isso é um incentivo à leitura, ou uma crise nas vendas das grandes editoras????? ☉

16 fev
Carlos
de fato o scanner e um problema para industria de Hqs assim como o MP3 e para a musica e o e os programas de torca de arquivo e para o cinema...ainda acho mais agradavel a leitura em papel. Talvez eu seja antiquado e as gerações futuras prefiram ler HQs em telas....mais acho que e uma questão de adequar a midia a novos tempos, talvez o modelo de negocios que ai está suma mesmo...mais do mesmo modo que tem gente que compra o cd ate hoje (ta não sei quem faz isso ainda) sempre vai ter gente que vai comprar o quadrinho.o caminho talvez seja sofisticar as edições dar um valor agregado ao papel. assim como e feito com os livros em capa dura e edições especiais... e claro que o valor vai subir e o publico vai se restringir mais talvez esse seja o unico caminho para manter a arte economicamente vivavel. e indo numa outra vertente teremos um grande almento de Hqs independentes saindo em tiragens pequenas ou existindo so virtualmente (como a minha).mais ainda e cedo para dizer o futuroPS: desculpe a demora na resposta mais estava sem PC esses dias....

16 fev
Nausícaa
Boa noite, Carlos
Quais são os personagens dos HQs que influenciaram vc, o seu traço ??? Tem algum HQ q vc leia regularmente, hj em dia ?

Carlos
e dificil dizer quais são os personagens que influenciaram meu traço... pq como eu trabalho com desenho procuro desenhar de acordo com o que presisa o cliente, mais serio, mais humoristico, mais simples.... eu acompanho regularmente a mais de 20 anos (minha coleção começou com meu irmão mais velho...) X-mem, X-mem extra, Wolverine e lobo solitario... fora as especiais.... e o que minha verba da.
6
Blog de Carlos Seiji
6
333333333333333333333333333
"As fotos e vídeos não refletem, necessariamente, a opinião do entrevistado, sendo meramente ilustrativas e de responsabilidade da editora do Blog."
333333333333333333333333333


Nenhum comentário: