domingo, 2 de setembro de 2007

Entrevistando Um Ex-Controlador de Vôo
















Convidado: Leandro Guedes
27 jun
Dinheiro
Leonardo,
Você é ex-controlador desde quando?Por que foi demitido(se foi)?

27 jun
Babi
diga-nos qual é sua posição, em relação ao acidente da gol, e também sobre a paralização...

27 jun
Silvana
Qual o principal problema enfrentado pelos controladores de vôo - salário, acúmulo de serviço ou tarefas, falta de pessoal ou outros?Entre os controladores existe alguma tendência partidária que poderia estar ocasionando as paralisações?

27 jun
Carlos
vc acha que todo esse caos aereo tem solução rapida?a midia aumentou o tamanho do problema ou as coisas aconteceram de fato da maneira mostrada?

27 jun
Babi
quais são os requisitos necessários a um bom desempenho dessa profissão?existe um plano de carreiras compativel e salario digno?

27 jun
Babi
os controladores de voo, em geral, gostariam de deixar de trabalhar algum dia por sentirem falta de segurança nas decisões que teriam que tomar?isso já pesou alguma vez na consciencia deles?

28 jun
leandro
Você é ex-controlador desde quando?foi demitido?
5 anos foi meu tempo como controlador. Minha exoneração ex-officio se deu a tres dias atras. acredito ser o mais novo ex-controlador. eu trabalhava no " cindadacta IV" no "centro de controle amazonico", justamente onde a aeronave da gol colidiu com o legacy. Não, eu não estava trabalhando no dia. Era um dos meus raros dias de folga.Se eu fui demitido? Jamais. Sai por opção. Todo sargento controlador tem que servir a patria por 5 anos obrigatórios. Caso eu queira ficar mais tempo, devo preencher uma ficha de solicitação, o que 99% das pessoas naturalmente fazem. Pois eu não fiz. Realmente me encaixei nas exceções, mas não me orgulho disto. Alguns dos meus colegas me chamam de heroi porque tive coragem de largar um emprego estável na busca de sonhos. não concordo com eles. pelo contrário. Penso ser um covarde que pulou do barco na primeira ameaça de fogo. Heroi são eles que ficam e controlam em cima de uma bomba-relógio, rezando para que ela não exploda contigo. "alguem aqui já brincou de batata quente?! Eu já, não brinco mais. pessoas morrem, e só fica um sobrevivente: "O controlador que é acusado de crime doloso"

28 jun
leandro
minha posição sobre o acidente
Alguem já ouviu a música: "eu sou do povo, eu sou um Zé ninguém, ..."minha opniao é algo muito subjetivo e simplista. é como perguntar para um gari porque que a sua vassoura quebrou. Ele pode até responder, mas talvez não seja o que vcs queiram ouvir.Os aviões colidiram porque houve erro. Na minha opnião o primeiro erro foi de Deus.Deus criou o ser humano imperfeito, dotado de livre arbítrio e por isto sucetível a falhas. Existe um ditado que nós controladores aprendemos no primeiro dia de aula:Errar é humano. O controlador não erra. logo: o controlador não é humano.Desculpe pessoal. Acretido que vcs queiram que eu seja mais objetivo. mas o que vcs esperavam de um ex milico desempregado esperando abrir o novo concurso para servente no congresso em brasilia para poder ganhar o dobro do que eu ganhava?voltando a perguntaquem assistiu o videozinho da simulação do acidente na globo, está diante dos fatos, pode tirar as propria conclusões. o que eu posso tentar acrescentar é o seguinte: esta é a formula para um acidente especifico desse tipo : ACIDENTE = 10 ERROS + AZAR. Desses 10 erros, apenas um é do controlador. Os outros noves são falhas tecnicas no sitema. Sistema que sofre manutenções de homens que cometem erros e que são gerenciados por pessoas que: "adivinham?!" cometem erros. Todos dias esses erros acontecem, mas dificilmente acontece os 10 ao mesmo tempo. geralmente para no 6 ou no 7. Esse não parou. O controlador cometeu um erro. Ele se deixou ludibriar pelo sistema e não percebeu o nivel de voo incorreto do legacy. Talvez outro controlador não cometesse aquele erro naquela hora e por isso um grau de culpa do controlador. Pois eu confesso a vcs que já cometi o mesmo erro e esse é um dos motivos de eu ter pedido demissão. Pois eu digo a vcs que a maioria dos meus colegas já cometeram o mesmo erro. Controladores despreparados? Se vc visse o mais fraco dos controladores trabalhando, vc pediria um autografo. não estou dizendo que não existe culpados.só não acredito existir inocente

28 jun
Babi
seja mais especifico no que disse acima."O MOMENTO NÃO É ADEQUADO PARA SE VOAR. ACREDITEM"leandro, oque vc acha da desmilitarização?

Cleo
vixi...
volto pro Brasil no dia 4...

28 jun
Babi
RELAXA E GOZA
relaxa e goza, cleo.rs e seja bem-vinda!

28 jun
ॐ Maya ॐ
*O MOMENTO NÃO É ADEQUADO PARA SE VOAR. ACREDITEM.*Pode falar o motivo principal??O que me diz desse tópico?http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2526305093585639129

28 jun
Mariane
Ai, que bom... tenho viagem marcada semana que vem...

28 jun
leandro
noticia boa: minha mediucridade diz que daqui um mes ou dois, o espaço aereo volta ao normal. lembrando que o normal não é ainda o recomendável.acredito que daqui um ano o ceu do Brasil estára 40% mais seguro do que o normal. Mas tudo isso são suposições.quanto a desmilitarização, realmente não acredito que vá acontecer. Por isso não ocuparei o tempo de ninguem argumentando se sou a favor ou contra. Quem quiser desmilitarizar deve fazer como eu: pedir baixa.É como a estória do cachorro que não parava de gemer. então alguem perguntou ao dono: porque seu cachorro está gemendo?o dono respondeu: ora, esta gemendo pq está deitado em cima de um prego.mas pq ele não sai de cima do prego, perguntou o curioso.pq não está doendo o suficiente disse o dono.

28 jun
Juliano Vetachi
Boa noite,tenho uma duvida , a impressão que eu tenho é que o problema com relação a atrasos de vôos afeta apenas aeronaves de grande porte ,ou os turbo-jatos,pois com relação aos turbo-hélices e aeronaves menores isso parece que não ocorre,seria pelo fato de tais aeronaves voarem em niveis mais baixos? ou tem relação com a rota utilizada? Obrigado.

28 jun
ॐ Maya ॐ
O MOMENTO NÃO É ADEQUADO PARA SE VOAR. ACREDITEM.*Pode falar o motivo principal??O que me diz desse tópico?http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2526305093585639129 *bis*

29 jun
leandro
Caro Juliano
Voce parece estar por dentro, meu amigo. Realmente as aeronaves turboélice costumam voar mais baixo e consequentemente em níveis de vôos que chamamos VFR. Isso quer dizer que o piloto optou por voar em condições visuais e, dessa forma, prover a sua própria separação. Logo, ele não precisará ser controlado pelos radares e por isto não precisa de atorização dos Centro de controle para decolar. Existe mais alguns detalhes que não vejo necessidade mencionar.

29 jun
Juliano Vetachi
Obrigado pelo exclarecimento caro amigo, é que eu trabalho em uma cia aerea que opera com turbo-helice.

29 jun
Marta*
...mas por que antigamente não se ouvia falar em acidentes de avião? inclusive se falavam que "transporte mais seguro, não existia"!...

29 jun
Jackeline
Para a grande maioria da população, a crise aérea só “começou” com o acidente da Gol... ou pelo menos passou a ser conhecida. Mas quanto tempo realmente estamos neste caos aéreo? O Governo tem conhecimento disto desde quando?

29 jun
Wilson
Estou gostando muito desta entrevista. Minhas perguntas já foram feitas e respondidas.

30 jun
leandro
sabe, realmente estou percebendo muitas perguntas inteligentes e que me deixam até constrangido por não saber responde-las. Caos aereo, transporte seguro, a final, o que é verdade e o que é mentira? Não se enganem, a globo já falou muitas verdades que pareciam mentiras. Porém também se acautem, a globo já falou muitas mentiras que pareciam verdades.hehhe. por isso resolvi escrever um comentário sobre MENTIRAS E VERDADES no tráfego aéreo. vai ser um texto micro, porque tentarei deixar o sensacionalismo para os profissionais. vou me ater nas poucas coisas que presenciei, sem especulações.Lembrando que quem vos fala é apenas um misero desempregado "que só usa dez porcento de sua cabeça, animal" aguardem.

30 jun
Babi
u-huto gostando do modo como está se expressando, tbm é inteligente e engraçado.manda a ver ai, que eu aguardo atenda aos seus comentarios interessantes.e coitado do Visconde.rs

30 jun
Reynaldo
Ótima entrevista, Leandro! Direto ao assunto, sem rodeios.Como um amigo mencionou lá na frente, várias de minhas perguntas já foram e estão sendo respondidas. Estou apenas acompanhando.Abraço.

30 jun
Sátiro
Tô querenu sabê quem controla us vou dus párdal, aqui na roça elis vive trombanu cum as pombá?

1 jul
leandro
Quantificar o medo, Célia?!
Vc já ganhou na megasena acumalada?!Compare essa possibilidade com a chance de dar alguma coisa errada com o seu vôo e essa é a boa noticia.a Má noticia é que, por mais dificil que seja acertar os numeros da sena, alguém sempre acaba ganhando. Talvez eu tenha que voar semana que vem. Paciencia. Tenho fé que a Mega Sena vai acumular até o mal tempo passar, apesar dos fatos. Para quem acredita, dizem que "nada acontece sem a permissão de Deus". Boa viagem.

1 jul
leandro
Verdades e Mentiras (aos pouquinhos)
Cuidado com o Buraco Negro!!! Conceito: Pequeno espaço aereo onde o controlador não enxerga nem consegue falar. SENSACIONALISMO, pessoal. Os buracos negros existem, mas não é o maior dos problemas. Quando os controladores fazem seus treinos em simuladores antes de ser habilitados eles aprendem a lidar com isto como quem aprende a respirar. Imaginem uma pista de corrida onde os "buracos negros" fossem comparados as curvas do percurso. É claro que seria mais seguro que o percurso fosse uma reta só, mas as curvas já fazem parte de nossa vida.Os buracos negros já estão sendo eliminados e logo tudo será uma reta. Mas pelo amor de Deus; quando estiverem voando não fiquem olhando para fora procurando o Buraco, como eu vi um reporter da Globo fazer. ( cômico)Como se não bastasse, esses dias minha irmã me ligou e perguntou onde fica o Buraco Negro. Acho que ela queria fazer um mapa. hehe. eu amo a minha irmã. por isso me contentei em dizer que " o buraco é mais embaixo".

1 jul
Joao André
Leandro
Existem documentos ou normas que comprovem irregularidades no tráfego aéreo brasileiro?abraços

1 jul
Marcus
Perfeitos comentários Leandro. Simplicidade é o que basta. O tema já é complexo demais pra quem é do ramo, imagine para quem não.Curiosidade: aquela parafernália do SIVAM serve pra alguma coisa neste momento? Ou a cobertura dele se limita mal e mal à Amazônia? Temos total controle sobre aquilo ou temos "sócios"?

1 jul
Thaise
Boa Noite, Leandro!
Você acha que essa crise toda pode ser resultado de algum jogo político?-estou gostando mt da entrevista tbm-

1 jul
leandro
Se temos controle?
Pergunta complexa para um mero executor. te garanto que o espaço aereo está vigiado com alta tecnologia. Temos visualização radar que cobre até 1000km dentro das fronteiras dos paises vizinhos. agora, ver é uma coisa, manter a soberania é outra bem diferente. abaixo de 3 mil pés, já não sei o que acontece. desculpe. minha area era apenas de controle aereo. ajudei?!Documentos que comprovem irregularidades?!penso que não só o militarismo como todo o serviço público não está isento de irregularidades. As noticias não me deixam mentir. Cabe uma auditoria seria do TCU para as coisas aparecerem.Se eu como ex-controlador sei alguma coisa palpavel? desculpe. Fui muito egoísta para reparar nessas coisas. Por ser apenas um controlador mediano, tinha que ficar olhando mais tempo para a tela do que para os lados. mas que tinha um cheiro no ar, isso tinha.

1 jul
leandro
jogo político, questão partidária?
Essa pergunta se repetiu. Fiz de tudo para tentar fugir dela. É que sou fraco em ciencia política.Apertem os cintos pois serei obrigado a utilizar da minha maior arma:"Filosofia barata de um ex-controlador"Penso que nós controladores estamos ainda na mediocre fase de simplesmente atender nossas necessidades básicas e necessidades de segurança. é aquela historia da "Hierarquia das necessidades" que um tal de "Maslow" andou difundindo por ai. Nós controladores somos como bebes choroes pedindo o leite da mamãe. Avioes colidem no céu, somos acusados de ser terroristas e o salario para esse custo todo é infimo. questoes politicas?! Eu só quero a minha mãe, gritaria um controlador mimado.Penso que jogos politicos podem estar acontecendo na alta cupula. quanto aos controladores?! Nós fizemos greve de fome foi pra economizar dinheiro. ( estou aceitando doaçoes, rsrs)então é isso pessoal. minha visão miupe é que os controladores querem mamar e não politizar.

2 jul
Cleo
bom dia Leandro !
penso q todos ficamos perplexos com a situaçao do trafego aereo logo após o acidente da Gol, antes disso, nada se falava sobre o assunto, lembra ? Agora pergunto: a situaçao era melhor durante os governos anteriores? os controladores eram melhor remunerados, a manutençao dos equipamentos eram + eficientes ? enfim... a q vc atribui o caos repentino ? ate a neblina ta + densa !!!!! estou adorando seu texto, obrigada !

2 jul
leandro
obrigado
Fico impressionado com alguns comentário elogiosos que estou tendo a permissão de receber. não penso ser merecedor deles, mas acredito entender um pouco da origem desse fenomeno. Estamos tão acostumados a ouvir mentiras que quando alguem resolve ser apenas sincero, acaba agradando.agradeço de coração a consideração de vcs sobre minhas simples palavras."Sê sincero consigo mesmo e não serás falso com outrem. - William Shakespeare"

2 jul
Marcus
"minha area era apenas de controle aereo. ajudei?!"Sim, bastante. Tens razão, não há 'tempo' para ficar com os olhos longe da tela. Cada um com sua função e, assim mesmo, integradas. Esse detalhe dos 3000 pés não me passou pela cabeça.Radares, mesmo que estejam em uso desde a década de 30/40, até hoje tem limitações nas baixas altitudes. Minha área é eletrônica e parte disso até conheço um pouco (o tal do clutter q em português não sei como seria, além de outros fenômenos).Muito grato pela disposição em esclarecer. Parabéns.

2 jul
leandro
antes do acidente, tudo era perfeito?!
A primeira vez que vc senta em cima de uma Bomba relógio é assustador, mas com o tempo vc acaba se acostumando com o tic-tac do relógio. A verdade é que a maioria de nos "servidores públicos" somos mercenários ( falo mais por mim). Fazemos tudo por dinheiro e obedecemos a lei do "menor esforço".Eu controlava até 20 aeronaves, quando o recomendável é 8. Reclamar exigia muito esforço para pouco resultado, principalmente no meio militar. então nós vestimos nossa "toca mercenária" colhia o troquinho no fim do mês, terminava a faculdade e tentava sair dessa bomba para uma outra que fizesse menos estrago e pagasse melhor( menor custo X maior beneficio ). Problemas no trafego aereo sempre existiu. Controladores sairam e entraram sem nunca ouvir uma explosão e isto causou a sensação de que ela nem existia. então de repente ela estoura. Passaram-se 9 meses e ainda sim o "eco" soa em nossos ouvidos. Assim, nós controladores fomos obrigados a tira a "toca mercenária" e vestir a "toca da cumplicidade". Tomamos consciencia de que nossa omissão matou, aceitemos isto ou não. Somos militares e mentiamos a nós mesmos dizendo estar obedecendo ordens. Depois do acidentes, nós percebemos não passar de pessoas fracas e covardes. Nós omitimos tanto nossas opnioes até que não tivessemos mais uma." o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio do bons"agora estamos ai. Os controladores insubordinados. " Vcs podem nos prender, vcs podem colocar a sociedade contra nós, mas nunca mais materemos por omissão, grita os controladores atraves de paralisações, operação padrão e até comunidades do orkut." Alguns me chamam de heroi porque eu pedi demissão. vou postar a minha carta de demissão aqui e vcs verão que os herois são os que ficaram e juraram nunca mais abaixar a cabeça para superiores insensatos.

2 jul
Cleo
legal sua carta de pedido de exoneraçao !!
observei sinceridade e maturidade...qtas pessoas pediram exoneraçao depois do acidente ? vc tem este dado ?quais sao seus planos para o seu futuro profissional ?

3 jul
Paulé
minha manifestaçao consiste em dizer que nossas FFAA vêm consecutivamente sendo sucateadas face a melindres e interesses politicos, homens e equipamentos vem igualmente sendo deixado de lados, criticados tcs. entretanto policia, forças armadas e deus , as pessoas somente se recordam em momentos extremos, uma triste realidade.

3 jul
Henrique
Voar em aviões turbohélice é mais seguro atualmente, então?

3 jul
Joao André
Leandro
Pessoalmente vc já teve alguma idéia ou noção do que poderia melhorar as condições de trabalho dos controladores e o tráfego aéreo?

3 jul
Gaby...
[b]Oi Leandro...
Fiz questão de ler este tópico desde o inicio, pois muito me chama a atenção este assunto tão debatido em tds as redes de televisão, principalmente na Rede Globo(JN).Bem, achei sua carta de demissão por demais sincera, precisa e madura.Mas, a pergunta q não sai da minha cabeça é:Pq os controladores de vôo chegam a "supervisionar" 20 aeronaves se o recomendado é apenas 8(existe muito diferença), não existe nenhuma forma de controle feito pela justiça do trabalho(ou algo do tipo) sobre essa forma de trabalho tão estressante e desgastante??Acredito q o q venha a causar tanto tulmuto e acidentes(muito visto agora, após o Legacy) seja este fato considerado por mim muito mercenário e arriscado.Muito obrigada pelos esclarecimetos.

3 jul
leandro
mentiras ou verdades
Bem verdade é que os controladores chegavam a controlar 20 aeronaves, mas isto não acontece mais desde DEZEMBRO/06 eu acho.Vcs estão vendo esse caos nos aeroportos? Sabe qual é um dos motivos? Exatamente o mencionado acima. Se o controlador só controla 8 aeronaves que é o recomendável, adivinham onde estão os outros 12?! Estão no chão, pessoal. O controlador só autoriza um avião decolar, quando, dos 8 que ele controlava, um já pousou ou saiu do seu setor. agora sim, que ele está com 7 avioes, pode decolar o proximo. ( isto é o que o pessoal gosta de chamar de operação padrão).O problema é que as companhias aereas continuam com o cronograma de quando os controladores se sujeitavam aos vintes.Solução: ou muda o cronograma ou aumenta a quantidade de setores colocando mais controladores.

3 jul
leandro
Caro Henrique
vc deve ter lido minha resposta sobre os Turbohélices. Nem tudo foi falado lá. Minha resposta naquele caso foi tão generalista que eu poderia ser chamado de mentiroso por um colega da profissão. Mas vou tentar responder sua pergunta. na verdade o que importa não é o "tipo de avião" em que vc vai voar e sim a "regra de voo" pelo qual ele vai se sujeitar. então pega essa dica: Quer ter um voo seguro? primeiro vc chega pro mecanico do turbohélice e pergunta se ele ganha bem e se ele gosta do que faz. se a resposta for positiva o proximo passo é perguntar pro piloto quantas horas de voo ele tem e qual é a regra de voo que ele vai querer voar hoje. Se ele disser "VFR", vc tem que ligar para um meteorologista o mais rápido que puder. Se ele disser "IFR" , vc liga pra mim, que eu ligo para o Centro de controle e pergunto se tem algum controlador que não sabe se trabalha ou se chora.Agora, se vc não quiser ter este trabalho, eu aconselho esperar mais um pouquinho ou pegar um BUSÃO. HEH. Istou tudo foi só uma brincadeirinha. é que sua pergunta é uma boa pergunta, e como toda boa pergunta, dificilmente terá apenas uma resposta.

3 jul
leandro
O que é preciso para melhorar?!!
hehe. controlar 20 aeronaves era mais facil do que responder as perguntas de voces.quando eu era controlador, as vezes eu tinha 10 segundos para tomar uma decisão. Permitam que eu pense um pouquinho mais do que isso para responder esta. eu agradeço.

3 jul
Gaby...
Muito obrigada pela resposta q foi muito esclarecedora....ateh+

3 jul
leandro
controlar 20 aeronave é muito?
veja bem pessoal. neste ponto a legislação é um pouco aberta. não existe um numero certo de aeronaves por controlador. o que existe é uma recomendação internacional que são 8 por cabeça.Controlar 20 é brincar com a vida dos outros?a verdade é que nos treinamos para controlar 40 no simulador. assim, quando chega na realidade com 20, fica parecendo facil e por isso vcs( passageiros) ainda estão vivos. agora, se alguem que estudou anos a fio o assunto e recomenda que são 8 o melhor, algum embasamento eles devem ter. então, quando vcs ouvirem dizer que os controladores estão fazendo operação padrao, corram para o aeroporto, pois é a hora mais segura de voar. ( só não façam isso neste momento, pq controlar oito avioes, com uma arma apontada, é mais dificil do que controlar 20.)

3 jul
Lucia
Fiz um trabalho na faculdade sobre taxi aereo e tenho uma pequena noção disto.esta ´´e a profissão mais extressante do mundo!não podem errar! o bom é que vcs são unidos.mas, por serem unidos todo mundo paga!-pq demoraram tanto tempo para reinvindicar o que realmente estão incumbidos de fazer?tipo:-controlar 8 aviões ao invés de 20 por controlador?-porque se sobrecarregaram nesta estafa tanto tempo???juro, eu fico louca qdo tem 5 telefonemas ao mesmo tempo pra mim no meu trabalho,imagino o seu.

3 jul
Henrique
Caro Leandro
obrigado pela detalhada resposta. Mas uma boa resposta, muitas vezes, leva a mais uma pergunta (no caso, duas):- O que são VFR e IFR?- Independente dos problemas que nós já conhecemos (remuneração e condições de trabalho dos mecânicos, pilotos, e controladores), o risco de choque entre aviões que voam pela regra aplicável aos turbohélice mencionada lá atrás é ou não menor do que entre aviões maiores, que obrigatoriamente se sujeitam ao controle dos CTAs, além de terem maior volume de tráfego?

6 jul
leandro
Perguntas não respondidas
Desculpe pessoal. Tive que me ausentar por um tempo pq estava ocupado( já viram desempregado ocupado?rs)Percebi algumas perguntas não respondidas e penso que o mínimo que eu poderia fazer era terminar esta entrevista mencionando algo sobre a duvida de vocês, que não deixa de ser a dúvida da sociedade.Em uma recapitulação, eis algumas perguntas não respondidasAna – ParalizaçãoSilvana, João andré – Problemas, o que fazer para melhorarCarlos – Solução rápida?!Luizão – torres gêmeas, EUACleo- quanta pessoas pediram exoneraçãoLucia – pq demoram tanto para reivindicar?Henrique – Turboélice é menos risco? O que são VFR e IFR?

6 jul
Silvana
Mais uma pergunta curiosa
Profissionais ligados à aviação costumam evidenciar aparições de ovni`s?Isto é frequente?

6 jul
leandro
Cara Ana.
A Paralização foi um pedido de socorro e claro um pedido de aumento. E quem pagou por isso?! vcs, a classe média e a alta. (pobre não anda de avião e dificilmente tem tempo de discutir idéias no orkut ).Controladores militares sentiram na pele as conseguencias da morosidade de nosso governo a ponto de transgredir regulamentos. Esqueceram porém, que não possuem "imunidade parlamentar". Agora sofrem perseguisões, respondem inquerito militar perdendo assim a tranquilidade necessária para controlar com segurança.Não ganharam nada, só perderam.Se eu fui a favor da paralização?! Penso que o motivo da paralização era justo, Porém o "meio" era questionavel. Demissão em massa seria minha sugestão. assim, não estariamos transgredindo e mostrariamos a sociedade que estamos disposto a sacrificar nosso "ganha pão" em prol da segurança e do bem estar dos proximos controladores. "nem só de pão vive o homem, diz a Biblia". ( obs: se eu tivesse bocas a alimentar, provavelmente meu discurso seria outro).

6 jul
leandro
OVINIS
Silvana, estou respondendo algumas perguntas sobre ovinis no seguinte link:www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=8252172De ante mão já lhe digo que minhas experiencias nesse assunto são quase nada.

6 jul
leandro
Silvana, João andré – Problemas, como resolver
Para termos bons controladores é necessário dedicação exclusiva. Nesta profissão são muitas as peculiaridades. O ideal seria que houvesse sempre cursos de reciclagem operacional, grupos de estudos, visitas operacionais, tudo em prol da segurança de voo, mas infelizmente não é assim. Qualquer atividade extra turno é evitado pelo controlador militar. as razões são as mais diversas: faculdade para crescer na vida, bicos para pagar as contas, falta de motivação.Para tal é preciso salários condizentes, fatores higienicos e motivacionais adequados, uma gestão gerencial e participativa que é justamente oposto a atual gestão rigida e verticalizada proveniente do militarismo. Não é preciso necessariamente demilitarizar. é só a instituição militar acompanhar a evolução dos modelos administrativos. Uma vez eu ouvi da boca de um Coronel: "vs falam em administração, pois saibam que a origem da administração veio do militarismo e da igreja. " mas por ser a origem é que hoje está tão ultrapassada, disse meu pensamento, porém minha boca não dizia nada.Resumindo, penso que dos conflitos sempre provém uma evolução e os conflitos estão ai. Por isso meu prognóstico de que as coisas vão melhorar. Os militares não precisam deixar de ser militares, basta que eles apenas deixem de pensar como tais. "que ironia"

6 jul
Dinheiro
Leandro,
Vejo que você fala com muita franquesa e abertura sobre sua ex-atividade.Qual sua avaliação da atuação do ministro Waldir Pires?Você concorda com a opinião dele sobre fatalidade ou concorda com os americanos que o acham extremamente cínico?Vai haver ou não a paralização por conta da prisão do presidente do sindicato dos controladores? Preciso saber , caso eu tenha que voar... ele pediu para não haver paralização, mas soou-me um blefe-piadístico.

6 jul
Myres
Leandro vc diz o seguinte:"Herois são eles que ficam e controlam em cima de uma bomba-relógio, rezando para que ela não exploda contigo"Vc quer dizer q o "transporte aéreo" não é realmente seguro e que quem chega vivo são sortudos? Que tdos nós q usamos esse meio para locomoção estamos a beira da morte?Vc diz tb que vcs não podem errar portanto não são humanos certo? E os controiladore de voo possuem algum tipo de atividade fora do trabalho para manter o nível de stress baixo? Tipo, atividades esportivas, viagens de descanso, esse tipo de coisa? A empresa ajuda vcs a "não errarem"?

6 jul
Odete
Leandro
Voce soube dos acidentes aéreos no norte do país??? Colocaram a culpa no nevoeiro...mas, as aeronaves destes acidentes são as mais modernas, que o Brasil possui. Salvo me engane, o nome é Tucano, ou algo do tipo.Daí, eu te pergunto, como um avião prjetado pra voar em condições climáticas terríveis, pode sofrer acidentes por "nevoeiro"???O Governo atual é culpado do caos aéreo, ou vem de muitos anos? Segundo o Lula, os equipamentos são de última geração. Tá tudo muito estranho. Pera lá, se fosse falta de pessoal era muito fácil resolver, e o Governo não se sujeitaria a tanto desgaste...tem "boi" na linha.Gotaria de suas considerações à este respeito, caso não saiba dos acidentes, e das manobras políticas, peço ao moderador que seja permitido eu colocar os artigos aqui.Obrigado!

6 jul
leandro
Bomba-relogio??!!!
Myres, myres. Sua interpretação em forma de pergunta é por demais pertinente.Sem demora fez-me lembrar uma frase que um bom amigo me dizia: “você é eternamente responsável pelo aquilo que escreve”.Pois bem. Eu tive a cuidado de reler meu comentários e percebi que a palavra “bomba-relógio” aparece três vezes. Penso que são muitas bombas para uma entrevista só. Vamos tentar desarmá-las. Imaginem um pai de família que trabalha numa companhia de energia trocando fios de alta tensão todos os dias. Este é um trabalho perigoso, pois sua vida está em jogo, mas alguém tem que fazer. Existe todo um aparato de segurança que o protege e isso o tranqüiliza bastante. No mais, a empresa ainda lhe paga um adicional de periculosidade na tentativa, talvez, de que ele se torne “ a prova de choque”.Hehe. Eu diria que ele está pendurado em uma “bomba-relógio” que ele talvez nunca veja explodir.Assim, eu penso que todos os controladores do mundo são heróis e estão sentado em uma bomba-relógio. Por mais segurança que exista (e ela deve existir) por mais copetencia que se tenha ( e se deve ter ), ser controlador é sentar em uma bomba. Não é a toa que é a segunda profissão mais bem paga nos EUA.A bomba está lá e por isso não existe controlador de vôo ateu. Todos aprendemos a rezar. Rezamos porque somos humanos sujeito a erros, rezamos porque existe pilotos que desligam transponder, rezamos porque existe freqüências que param de funcionar na hora que mais precisamos, rezamos porque existe um menino travesso chamado “sorte e azar” que entra e sai de nossas vidas sem pedir licença.Não tenha medo de voar , amiga MYres. As bombas sempre existirão. Cabe a nós, cidadãos, exigir apenas a manutenção correta, até que um dia quem sabe elas se tornem “flores”

6 jul
Myres
Não Leandro, não tenho medo de voar, pelo contrário... ADOROOO.Foi mesmo somente uma pergunta.Obrigada pela atenção.E boa sorte em sua nova vida.

7 jul
leandro
Recapitulando Perguntas pendentes
Carlos – Solução rápida?!Luizão – torres gêmeas, EUACleo- quanta pessoas pediram exoneraçãoLucia – pq demoram tanto para reivindicar?Henrique – Turboélice é menos risco? O que são VFR e IFR?Dinheiro – Avaliação sobre o Ministro. Novas paralizações?!Odete – Acidente com Tucano. Manobras políticas. Caos aéreo deste quando?!

7 jul
leandro
Solução rápida?!
Solução rápida?!Se a solução viesse hoje, ainda sim não teria sido uma solução rápida, concordam?!Na minha visão limitada de mero ex-controlador, penso que a solução imediata baseia-se no investimento de alguns equipamentos que ainda estão ultrapassados, na liberação de verba e uma boa gestão para uma manutenção preventiva nos equipamentos e é claro, mais mão-de-obra. Nos dois primeiros é só uma questão de dinheiro e boa vontade e sinceramente acredito que isso começou a acontecer. No que se refere a mão-de-obra, penso que no final do ano os resultados começam a aparecer, pois formar um controlador no Brasil já homologado para trabalhar, demora em média um ano e meio.Vou repetir: no geral, não penso que nossos equipamentos estão desgastados ou ultrapassados. Trabalhei no CINDACTA IV, com tecnologia de primeiro mundo. Apenas acho que a manutenção preventiva deve funcionar com força total para não ficarmos com o carro novo parado na garagem.OBS: Não esqueçam que minhas opinioes são subjetivas e por isso , podendo ser contrária a de muitos colegas de profissão.

8 jul
leandro
Torres Gêmeas^!?
Infelizmente a gente só sabe o que a "mídia" nos mostra. Eu tive a oportunidade de assistir dois filmes a respeito do dia 11 de setembro. Os dois filmes se chamavam "united" alguma coisa. Um desses filmes enfoca bem a reação dos Controladores e dos Militares. Na minha visão profissional, o filme parecia estar bem embasado.Aqui no Brasil, se algum terrorista(controlador desempregado, rsr) quisesse derrubar o Cristo Redentor com um avião, penso que também não seria difícil. Nós, controladores veríamos um avião fazendo um procedimento de subida diferente do previsto. Questionaríamos o piloto dos motivos do desvio, que provavelmente ele não responderia. logo perderíamos ele do radar pois, apesar do Cristo ser alto, ainda sim seria baixo para alguns radares. Então a colisão teria acontecido provavelmente em tempo não suficiente para uma interceptação pelos caças da aeronáutica.(Veja o lado positivo nisso tudo. Pode-se dizer que estamos no mesmo nível dos EUA neste ponto.)Lembrando que são tudo suposições de um ex-controlador.Perguntou?! ta respondido.

8 jul
leandro
Quantas pessoas pedirão exoneração?!
Realmente eu não soube de mais nenhum. Sei de alguns que foram literalmente mandado embora, (excesso de mão-de-obra).Ainda ontem os jornais noticiaram algumas outras coisas desse tipo.Pedir exoneração é um ato extremo e não aconselho ninguem a seguir meus passos, a não ser se for uma atitude consciente e planejada.

8 jul
leandro
pq demoram tanto para reivindicar?
é como a estória do "cachorro em cima do prego que eu contei mais atrás. Infelizmente muitos de nós somos egoístas e acomodados e preferimos não nos arriscar mesmo por um motivo justo. Fazemos isto até que a dor "do prego" se torne insuportável.

8 jul
leandro
VFR E IFR
Henrique. Aqui vai outra resposta generalissima. VFR é Regra de voo visual. Significa que o piloto não vai ligar o piloto automático. Ele vai desviar das outras aeronaves "Visualmente" e vai ficar de olho no "retrovisor". Para ele voar nessas regras, o céu deve estar com poucas nuvens.IFR é regra de voo por instrumento. O piloto vai voar por GPS e outros instrumentos de voo, mesmo que esteja no meio de nuvens. Ele também terá o apoio do Controlador de voo, neste caso.Vou responder bem subjetivamente(como eu sou repetitivo). não acredito que voar em Turboélice, hoje, é mais seguro. Talvez só não haja tanta espera para embarcar.Desculpe a demora, meu amigo.

8 jul
leandro
Avaliação sobre o Ministro. Novas paralizações?!
Com certeza essa mentes brilhantes que percebo existir nesta comunidade estão muito mais aptos a criticar nosso ministro da defesa. Eu, como mero ex-controlador, uma mistura de "vigia noturno Com telefonista" prefiro abster essa comunidade de comentários sem fundamentação.Quanto as novas paralizações, a "folha de São Paulo" parece ter fontes melhores e mais rápidas que a minha.

8 jul
leandro
Acidente com Tucano. Manobras políticas. Caos aére
Bem. Penso que a Força Aerea tem muitos problemas de gestão a resolver, porem, quanta a sua missão institucional eu sou obrigado a reconher o seu valor. Pilotos bem treinados, sistema de busca e salvamento eficaz. Pelo pouco que ouvi falar sobre o acidente com os tucanos, parece-me mesmo que eles foram surpreendidos por uma tempestade fenomenal que acontece para esses lados do norte. então eles tiveram que achar algum lugar para um pouso forçado. Em minha visão limitada, não vi nada de errado nesse acontecimento, pelo contrário. Foi com pesar que recebi tal noticia do acidente com nossas aeronaves.agora quanto a manobra politica e caos aereo já da para escrever um livro, não acham?!

8 jul
Dinheiro
escapou feito foguete............~~~~~~~*

8 jul
leandro
Desculpem-me se minhas ultimas respostas pareceram um tanto superficial. Circunstancias externas não permitiram que eu me prolongasse . Desde já agradeço a oportunidade de ter compartilhado dessa atmosfera do saber. A verdadeira reverencia cabe as pessoas que fizeram as perguntas e não aos que simplesmente responderam.

8 jul
leandro
Dinheiro. heh
Tu pegaste a essencia da coisa.

9 jul
Eva
Parabéns
respostas simples e esclarecedoras sem se comprometer.

10 jul
leandro
Se assim dizes, Eva. Espero ter ajudado

10 jul
leandro
vou ser preso!!
Meu pai é militar aposentado e disse para eu manerar nas escritas aqui se eu não quiser ser preso ou se eu tiver alguma pretenção de fazer concurso público. ( minha intenção de desempregado é voltar a ser "refugo do sistema"= concursado).O que vcs acham?! Sou um criminoso?! Falei demais?! Aguardo comentários.Valeu, paizão!!!

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"As fotos e vídeos não refletem, necessariamente, a opinião do entrevistado, sendo meramente ilustrativas e de responsabilidade da editora do Blog."
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