segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Encontro Marcado com A Literatura




















Entrevistada: Ana Lúcia
Nataniel
O brasil tem,a condição de importador, escolas literárias surgiram, na Europa principalmente, e posteriormente foram trazidas ao brasil. Houve algum movitento literário de origem nacional que ganhou reconhecimento internacional?A sim e outra duvida, essa é mais pessoalQueria saber sua opinião, você acha que capitu traiu bentinho???

29/12/06
Maria Olimpia
Minhas perguntas são corriqueiras mas gostaria
de ouvir sua opinião:- Por que o brasileiro lê tão pouco? - qual o papel da Escola na formação do leitor?- O q vc acha q pode ser feito para baratear o livro?

31/12/06
Ana Lúcia
Livros no Brasil, estilos de época na literatura
Meus caros amigos:A criação de estilos de época, isto é, todo o processo de classificação foi uma iniciativa de teóricos da literatura no exterior. No caso do Brasil, não houve uma criação de um estilo de época, apenas podemos dizer que determinados estilos mostraram um rumo bem brasileiro na literatura ou na arte. É o caso do Modernismo, por exemplo, em todas as suas fases. Podemos incluir também o realismo, com Machado de Assis, que se analisarmos tomou feições bem próprias, bem distintas do realismo português.Com relação à leitura no Brasil, infelizmente o brasileiro lê pouco e dinheiro não é uma boa desculpa, já que aqui a sociedade é bem consumista e gasta grandes quantias em outros itens (viagens, roupas, sapatos, acessórios, carros, eletroeletrônicos etc.). A escola deve sempre estimular a leitura, mas é preciso também fazer um trabalho conjunto com os pais, para que eles sejam estimulados a ler e a participar desse processo com os filhos.

1 jan
Sheilla
Ana Lúcia, bem vinda
Creio que a leitura e o conhecimento de literatura, tem um significado mais amplo, do que, simplesmente, ler e conhecer obras e autores.Leitura implica em entendimento, interpretação, não apenas daquela obra em específico, mas sim de todo contexto social e histórico onde ela foi escrita.Como se "ensina" isso aos alunos?Como se ensina a interpretar?

2 jan
Caio Cesar
Voce poderia esclarecer alguma coisa sobre a reforma do idioma que vinha sendo considerado?A língua portuguesa segue o principio de criar dificuldade para vender facilidade. É uma característica histórica, vem da época da colonização, das capitanias hereditárias, dos latifúndios... E foi se enraizando num Estado Burocrático. E agora é isso ai... Não tem jeito.Pra que regras extensas e complicadas sem que altere significativamente a compreensão da palavra. As regras gramaticais são muito mais complicadas do que o próprio sentido da palavra que se pretende classificar. Da forma como foi estruturado representa muito mais a disposição para discriminação refletindo bem um Estado Monárquico excludente, onde quem não é amigo do Rei esta fora do banquete.Levando em consideração os erros grotescos no exercício da palavra e do linguajar, e a preocupação evidentemente de se manter a estrutura do linguajar, senão criaríamos condições do pais ser tomado por dialetos, a maior parte das regras não serve para nada, a não ser defender interesses particulares e singulares. O português como idioma origina muito preconceito injustificado discriminatório e excludente refletindo magistralmente a sociedade brasileira.Faz parte de sua alçada este prpósito?Abraço.

2 jan
Ana Lúcia
Resposta a Sheila sobre leitura
Sheila:Há realmente dois sentidos para leitura: o ato de ler e o ato de interpretar o que é lido. Um não exclui o outro, é claro. Acho que uma maneira de estimular os alunos a lerem é começar a escolher obras que estejam relacionadas à realidade deles, à faixa etária, a temas como aventura, suspense etc. Por exemplo, adolescentes adoram literatura de terror, então contos de Edgar Allan Poe traduzidos para o português seriam muito bem vindos. Outros gostam de Harry Potter, por que não? O importante é trabalhar o lado imaginativo deles. Um meio de estimulá-los também se faz com atividades paralelas como representação, o famoso "teatrinho" e outros jogos de adivinhação para estimulá-los a tentarem visualizar o que acontece em seguida com os personagens. Acho que isso dá muito certo.

2 jan
Ana Lúcia
Resposta a Mary sobre Paulo Coelho
Paulo Coelho foi considerado imortal pela Academia Brasileira de Letras e tem livros traduzidos em diversos idiomas. No meu caso, particularmente, não gosto do tipo de literatura que ele faz, porque me assemelha muito literatura de auto-ajuda, ou literatura recriada a partir de temas universais como histórias bíblicas, mas sem o devido cuidado, para tornar essa criação algo essencialmente criativo. Mas esta é a minha opinião, outros já

2 jan
Ana Lúcia
Resposta a Almah
Honestamente não sei se parte do povo brasileiro é inculto porque gosta, acho que há outras questões envolvidas: pelo tipo de colonização que tivemos, desde o princípio o que era valorizado era a quantidade de bens materiais de alguém e o grau de relações que se mantinha. E isso perdurou ao longo dos tempos, pois até hoje valoriza-se muito quem tem status, dinheiro, posses, bens, poder, do que propriamente quem tem cultura, mas não tem dinheiro. Este último é visto como trouxa, por muitos, infelizmente.

2 jan
Ana Lúcia
Língua portuguesa, resposta a Caio César
Caio:Muitas questões envolvem línguas de um modo geral. Sou fluente em língua inglesa e esta também está envolvida em regras gramaticais, pois isso faz parte da tal norma culta. No caso da língua portuguesa, o português falado no Brasil assumiu características bem peculiares e bem diferentes do português falado em outras ex-colônias de Portugal. Acho que tudo seria mais fácil se o idioma no Brasil fosse classificado como língua brasileira e não língua portuguesa, pois isso facilitaria até a divulgação de autores brasileiros no exterior. Mas concordo com você que as brigas de gramáticos da língua portuguesa têm gerado diversos entraves no mercado editorial.

2 jan
Caio Cesar
A respeito da tal reforma, se não me engano, sobre acentuação, voce esta sabendo de alguma coisa?

3 jan
Ana Lúcia
Acentuação gráfica - resposta ao Caio
Caio:Ainda estão em vigor as normas da reforma realizada em 1972. Cuidado com certos mitos que se espalham por aí: você tem acento sim, pára (quando é verbo) tem acento também, o trema não foi abolido. Há alguns anos pretendia-se fazer uma reforma para unificar todas as línguas portuguesas existentes por aí, mas não se chegou a nenhum acordo.

3 jan
Ana Lúcia
Shakespeare - resposta a Mary
Olá, Mary:Gosto de todos os sonetos de Shakespeare, porém mais do que os sonetos sou apaixonada pelas peças de Shakespeare, porque foram justamente elas que lhe garantiram a atemporalidade, a capacidade de transformar Shakespeare num cânone: dentre as peças, prefiro as tragédias, particularmente, Romeu e Julieta, Marco Antonio e Cleópatra, Hamlet, King Lear.

3 jan
Sheilla
Ana Lucia
Os estudantes conseguem perceber q a verdadeira História, na maioria da vezes está escrita e contada num bom romance ou poema, e não no livros ditáticos de história, uma vez q alí é relatada, apenas a versão do vencedor?

3 jan
Caio Cesar
Obrigado Ana Lucia pela atenção.Mas fica aqui meu protesto.A estrutura do idioma aqui no Brasil segue aquela intenção de criar dificuldade pra vender facilidade.Todavia, enquanto a coisa não muda devemos continuar usando os corretores automáticos a disposição.

3 jan
regina
falando em língua nacional
um tema que foi razoavelmente recorrente durante meu curso de Letras foi o do ESTRANGEIRISMO. e sempre despertou controvérsias. o que vc pensa disso? a entrada de palavras estrangeiras (ressalto que geralmente a revolta de alguns era principalmente em relação ao INGLÊS AMERICANO) na língua pode realmente significar uma invasão cultural prejudicial, levando à _ ou intensificando _ dominação de outros países (novamente principalmente EUA) sobre o Brasil?

4 jan
Ana Lúcia
Resposta a Sheilla sobre História
Sheilla:Cuidado você está misturando duas coisas distintas: uma coisa é visão crítica de História (que pode estar presente num livro de História sim, principalmente com Historiadores sérios como Sérgio Buarque de Hollanda no Brasil, ou Eric Hobsbawn, no exterior) ou como recurso em determinados romances (como uma interpretação crítica presente no contexto de uma narrativa ficcional). Passar ou não a visão do vencedor, depende da opção de quem escreve. Aí essa visão do vencedor pode estar nos livros didáticos ou em outras fontes também. Cabe ao Professor estimular a visão crítica para que o aluno perceba a construção ideológica em cada texto.

4 jan
Ana Lúcia
Resposta ao Caio sobre Língua Portuguesa
Caio:Entendo perfeitamente o seu protesto. Pena que eu não tenha muitos argumentos para prosseguir com essa discussão sobre língua portuguesa, pois não é minha área de atuação. Mas entendo sua revolta sim.

4 jan
Ana Lúcia
Resposta a Regina sobre Estrangeirismo
Cara Regina:Vou dar uma resposta bem pessoal sobre o que penso a respeito de estrangeirismo. Pessoalmente, discordo destes incômodos em relação ao estrangeirismo, porque a língua portuguesa é uma mescla de palavras incorporadas de diversos idiomas (se você visitar o Museu da Língua Portuguesa, verá como isso é verdade), italiano, francês, inglês, espanhol, línguas africanas etc.Acho até que o estrangeirismo no Brasil dá um certo charme pois mostra a relação viva entre línguas diferentes ao mesmo tempo e todo mundo tem clareza do que está em inglês e o que está em português. Também as pessoas não desaprendem o português por causa do inglês. Entretanto, acho que as pessoas devem se preocupar em estudar bem o próprio idioma e não usar à toa expressões em outro idioma, porque isso dá saturação. Acho que as línguas são organismos vivos e é interessante ver a relação entre vários idiomas. Por isso não tenho problemas quanto a estrangeirismos, não acho que esse é o principal problema aqui no Brasil.

4 jan
Sheilla
Cara Ana Lúcia,
Obrigada, mais uma vez por tua resposta. Talvez eu tenha me expressado mal e o termo didático, deveria estar entre aspas.Desenvolver o pensamento crítico é a chave da questão. Como se desenvolve isso, com apostilas de múltipla escolha, q é a realidade de muitas das escolas brasileiras?

4 jan
Ana Lúcia
Resposta a Sheilla sobre pensamento crítico
Pessoalmente, sou contra apostilas, porque elas de certa forma distanciam os alunos dos livros, dos textos originais. Hoje tudo fica mais difícil com a impossibilidade de se tirar xerox de capítulos de livros; uma país que quase não lê ainda cria dificuldades para aumentar a leitura. De qualquer maneira, selecionar bons livros de História e mostrar filmes, sugerir romances, pode ser um caminho para estimular o pensamento crítico. Também é importante que o professor dê pistas sobre a maneira como se escreve e como há manipulação na escolha das palavras e no efeito que elas causam. Digamos que o procedimento que ajuda muito é aula expositiva dialogada, quando o professor mostra os trechos, interpreta-os e discute com os alunos. Também sugerir debates e baseá-los em textos com pontos-de-vista distintos é uma ótima alternativa.

5 jan
Ana Lúcia
Resposta a Almah
Almah eu acho que mesmo se não tivéssemos acesso tão facilitado a TV, o brasileiro se distrairia com outras coisas (rádio, esportes etc) mas não acho que seja a TV que iniba o hábito da leitura. Na Europa e nos EUA assiste-se muito a TV, mas também se lê muito. Eu por exemplo não gosto de novelas, telejornais, programas de TV em geral, mas amo filmes, gosto de documentários e tenho acesso a TV por assinatura. Acabo assistindo muito TV às vezes nas férias, para ver filmes e documentários, também fico muitas horas em frente a um computador, mas eu também leio muito, pois não posso ficar sem ler, é o que mais gosto de fazer. A questão é muito complexa, parece que as pessoas são acomodadas e no fundo querem informação mastigada. Percebo isso até pelos meus alunos na faculdade atualmente.

5 jan
Ana Lúcia
Amor de Perdição
Sim, já li Amor de Perdição. Agora sou eu que pergunto: dentre as obras do período romântico, você leu O morro dos ventos uivantes de Emily Brontë? Se não leu, leia, tenho certeza que gostará e muito. Outras dicas são: A letra escarlate, do autor norte-americano Nathaniel Hawthorne, Jane Eyre, de Charlotte Brontë, Razão e Sensibilidade de Jane Austen.

5 jan
Sheilla
Nossa!!
Falar de livros é uma delícia!Se puderes, cite 6 deles que, na tua opinião, ninguém deveria deixar de ler.Pedir para dizer o pq, seria abusar de tua boa vontade? rs

Ana Lúcia
dicas de livros (resposta a Sheilla)
Vamos lá, Sheilla:Sobre os seis livros que você sugeriu que eu recomendasse: A Letra Escarlate (Nathaniel Hawthorne), Crime e Castigo (Dostoievsky), Ilusões Perdidas (Balzac), O velho e o mar (Ernest Hemingway), David Copperfield (Charles Dickens), Os miseráveis (Victor Hugo). Há outros que poderia sugerir, mas vamos ver o que o pessoal acha do que eu indiquei aqui.
6
Ernest Hemingway Tribute






8 jan
Ana Lúcia
Resumos de obras (resposta a Mary)
Mary:Sou contra resumos de obras literárias em qualquer situação. Uma obra literária não se restringe apenas ao enredo. Há outros elementos envolvidos: papel do narrador, caracterização de cada personagem, aspectos da linguagem etc. Além do mais, num país de pessoas preguiçosas para ler, resumir obras deixa o aluno ainda mais preguiçoso. Não! É preciso ler a obra inteira sempre. Esta é a minha opinião.

8 jan
Sheilla
assino embaixo, Mary
Fantástica, mesmo.

9 jan
Ana Lúcia
Resumos de obras
As questões de vestibulares, principalmente aqueles bem competitivos como FUVEST e UNICAMP, procuram averiguar a leitura e entendimento do candidato sobre as obras literárias. Por isso, só ler o resumo para saber a "historinha", não resolve. Leitura deve ser estimulada sempre.

9 jan
Ana Lúcia
Outras sugestões literárias
Aproveito para continuar minha sugestão de títulos: O som e a fúria, de William Faulkner, Ulysses, de James Joyce, Decameron, Boccacio, Ana Karenina, de Leon Tolstoi, As vinhas da ira, John Steinbeck, A era da inocência, Edith Warton.

13 jan
≈†Green†Eyees†≈
Ana Lúcia
Muito boa a relação dos livros indicados para leitura.Parabenizo-a pela iniciativa de aceitar esse trabalho aqui na comunidade, não conhecia esse formato e achei fantástico.Gostaria de uma lista de livros imprescindíveis à um adolescente de 13 anos.Desde já agradeço.

14 jan
Ana Lúcia
Resposta a Green - lista de livros
Vou dar uma opinião bem pessoal e não propriamente pedagógica para criar estratégias que levem um(a) adolescente de 13 anos ler. Se a adolescente em questão detesta ler, temos que conquistá-la com títulos de livros que levem ao seu interesse. Então vamos lá:Livros que tratem da temática do adolescente (Confissões de uma adolescente, é uma boa opção);Livros policiais ou de suspense (clássicos como contos de Edgar Allan Poe, ou de algum escritor mais contemporâneo, John Grisham por exemplo)Se a adolescente gosta de cães, a melhor opção para o momento é Marley e Eu (um grande sucesso por sinal e apaixonante).

16 jan
Ana Lúcia
mais livros para adolescentes.
Green, perdoe-me:Acabei me empolgando e sugerindo mais títulos para meninas de 13 anos, do que para meninos.Se é um menino de 13 anos, cative-o com histórias de terror ou suspense (valem os contos de Edgar Allan Poe, ou então os livros de Stephen King).

16 jan
regina
estrangeirismos... parte II
oi, Ana.volto a lhe questionar sobre estrangeirismos pq hj li uma notícia mto interessante sobre o assunto.o destaque:"SÃO PAULO - Nada de sale, summer, fashion ou outros estrangeirismos na hora de informar o consumidor. Pelo menos foi isso o que decidiu o juiz substituto da 1ª Vara Federal de Guarulhos, Antônio André Muniz Mascarenhas de Souza, ao determinar que ministérios e órgãos competentes sejam responsáveis pela fiscalização do emprego da língua portuguesa em informativos.Segundo a determinação, isso vale para a apresentação de produtos e serviços, inclusive nas ofertas publicitárias em vitrinas, prateleiras, balcões ou anúncios. (...)"vc encontra mais informações na pag:http://www.msn.com.br/financas/extra/minha opinião: besteira!!!! deveriam se preocupar em realmente garantir a clareza na propaganda e nas embalagens dos produtos. acho que é mais uma daquelas enrolações a que está acostumado "este povo" pra fazer de conta q estão trabalhando e honrando o salário que ganham.quem, hj em dia, não sabe o que significa "50 % off"? (talvez mto poucas pessoas...)nao são os estrangeirismos que enganam o consumidor.o que vc acha dessa medida?

16 jan
Ana Lúcia
Resposta a Regina sobre estrangeirismos
Olá, Regina:Bom, na verdade nunca me importei com esta questão dos estrangeirismos, até porque a língua portuguesa no Brasil está recheada de palavras vindas de outros idiomas. No século XIX era chique ter estrangeirismos em francês (pince-nez, toillette, ballet etc.). Hoje com todo movimento anti-EUA, a questão volta com mais força no Brasil. Penso o seguinte: Marketing não dá para ser traduzido por mercadologia, nem site dá para ser traduzido por sítio. Isto é ridículo. Como você disse bem: todo consumidor entende contextualmente palavras como sale, outlet, off etc. Sobre a tal medida jurídica ridícula, diria que esta é um tipo de "Síndrome de Policarpo Quaresma". Daqui a pouco vão sugerir que falemos e escrevamos em tupi-guarani. No comments! Ana.

16 jan
Sr.Nadilson
Shakespeare
Amiga Ana,Qual sua opnião sobre a teoria que defende que Shakespeare foi um embusteiro? Que ele não teria elemntos culturais por não ser um viajante - sabemos da relatividade disto- não teria cultura suficiente para compor sua obra.Que, na verdade, sua genialidade nada mais foi que a farça de um seu comtemporâneo muito preocupado em não associar sua imagem a escritos mais populares.Obs. Sou portador de SFOC - Síndrome da Fobia Ortográfia Crônica.Acredita que isto tem cura? Fiz tratamento por toda vida e não ví significativas melhoras. Ou nosso idioma tem regras demais, ou eu, memória de menos( o mais provável).

16 jan
regina
hahah!!
nossa Ana!seu comentário valeu só pela lembrança do "querido" (nao sei se com vc aconteceu o mesmo... mas eu, qdo li, me afeiçoei ao "pobre" policarpo) Quaresma!! já havia quase esquecido dele nesta questão!desculpe ficar te incomodando com uma questão que nao lhe interessa o enfoque...obrigada!

20 jan
Ana Lúcia
Shakespeare, resp. a Nadilson
Nadilson:Na verdade a tal teoria que Shakespeare era um embusteiro é o próprio embuste. As obras dele foram escritas por ele mesmo. Apenas ele teve a genialidade de fazer peças de teatro que realmente tratavam de questões universais sobre o comportamento humano, assim como ocorreu com muitas tragédias gregas. Daí ele ter se tornado um "cânone universal", na terminologia de Harold Bloom. Se você ler os ensaios de Harold Bloom sobre Shakespeare e a própria obra de Shakespeare, dá para sentir como o trabalho dele é incrível mesmo. Insights que ocorrem na arte nas mãos de alguém, no tempo certo e no lugar certo. Quanto à sua síndrome, não conhecia este tipo de problema. Espero que consiga sobreviver a esse problema.

20 jan
Ana Lúcia
Resposta a Regina sobre Policarpo Quaresma
Regina:Sim, nosso querido Policarpo Quaresma fazia as vezes de um Caveleiro da Triste Figura, uma espécie de Dom Quixote de um país bem Tupiniquim. No romance de Lima Barreto, Policarpo é uma figura interessante em contraste com as transformações do início do século XX. Fica pitoresco a paixão nacionalista extrema de Policarpo, na preservação da alma brasileira em todos os cantos, até na língua, mas hoje em dia, querer se sentir Policarpo tentando preservar ao máximo a língua portuguesa do jeito que o Aldo Rabelo (nosso Policarpo no congresso) sugere, é de dar risada no mínimo. Por isso, insisto (até porque meu doutorado foi sobre o dramaturgo Arthur Miller), não tenho problemas com estrangeirismos e muito menos com o diálogo com culturas de outros países.

20 jan
Ana Lúcia
Resposta a Luizão
Fico feliz por saber que você acha linda a minha profissão. Espero que também goste de literatura e que continue a participar aqui das nossas discussões literárias.

20 jan
Davi II
Ana Lucia
Adoro "Incidente em Antares", na verdade prefiro a primeira parte que conta a história da cidade do que a segunda que conta sobre a greve dos coveiros.Minhas questões: Qual sua opnião sobre o "internetês"?E sobre o Esperanto?Você comenta para que garotos e 13 anos leiam Stephen King. Vc não acha muito pesado??Quais os bons autores brasileiros em atividade?Obrigado..


A Hora do Sétimo Anjo




Clipe da música "A Hora do Sétimo Anjo", de Perisca Grecco, vencedora da Coxilha Nativista de 2005, de Cruz Alta-RS, em homenagem ao centenário do escritor cruzaltense Erico Veríssimo.


20 jan
Davi II
2
Eu queria fazer uma pergunta, velha e batida, mas....Capitu traiu ou não traiu.Eu acho que não, mas depois do que você responder eu ponho minha visão.;

20 jan
Deyvson Lv99
Ana Lúcia:
Existe uma razão para autores escreverem sempre no passado? Pq as histórias são sempre contatadas no passado? Falo passado de tempo verbal, tipo, "ele andou e comprou flores". Os filmes não são contados no presente? Então pq não escrever "ele anda e compra flores". O filme, mesmo q saia de moda, não conta como se já tivesse acontecido, parece q tá acontecendo na hora. Mas qd eu leio um livro parece ser algo já acabado, não tem a empolgação do "ao vivo". Se eu escrevesse eu escreveria no presente, ou vc tem alguma objeção a isso?O q leva uma pessoa preferir 1ª ou 3ª pessoa? É só gosto do autor, ou há uma razão lógica dependendo do tipo de história q vc quer contar?

20 jan
Deyvson Lv99
Por que acha q algo tão trivial como Paulo Coelho atinge um público tão grande? Acha q sucesso e qualidade andam juntos?

20 jan
Deyvson Lv99
Pq qd lemos sobre o folclore europeu, sobre elfos, anões, gnomos, leprechauns, dragões... Nos parece algo tão chique, e qd eu lemos sobre o folclore brasileiro, como o Saci, nos parece algo tão vulgar? Sempre a literatura fantástica, mesmo a brasileira, se baseia no folclore europeu, o q eu prefiro tb, claro, me parecendo q eles sabem dar um charme a mais. Até jogos de video game e desenhos japoneses são inspirados pelo folclore europeu. É uma questão só cultural ou tb de qualidade literária?

20 jan
Deyvson Lv99
Pq a literatura quase sempre aborda temas femininos, como o amor, e não a violência, mesmo qd escrita por homens? Pq as mulheres sempre fazem literatura, não filosofia ou ciência?

20 jan
Deyvson Lv99
São meio idiotas algumas perguntar q fiz, mas eu seria hipócrita se não as fizesse.

20 jan
Ana Lúcia
Incidente em Antares, Internetês e afins.
Fico muito feliz, Davi, em saber que gosta de Incidente em Antares (tema de meu mestrado - "Representações da História em Incidente em Antares, mestrado em Letras - área de Literatura Brasileira, defendida em 1998 - disponível na biblioteca da FFLCH - USP). Caso te interesse, já deixei o título da minha dissertação de mestrado e onde está disponível. A primeira parte do romance é realmente uma visão mais histórica e a segunda é uma estratégia para criticar assuntos na época da ditadura. Bom, sobre internetês, acho que é uma comunicação específica em conversas on line na Internet. O problema é usar estes termos em contextos fora o da Internet. Sobre esperanto, não tenho conhecimento aprofundado do assunto, sei o que todo mundo sabe: que foi uma língua literalmente criada.

20 jan
Ana Lúcia
Stephen King e garotos de 13 anos
Bom, eu sugeri Stephen king porque ele trata de temas macabros e muitos meninos de 13 anos adoram este tipo de assunto. Outros gostam mais de aventuras, outros de suspense, aí é descobrir o que o jovem se interessa para animá-lo a ler.

20 jan
Ana Lúcia
Autores brasileiros em atividade
Sugeri alguns autores em uma destas respostas: Rubem Fonseca, João Ubaldo Ribeiro, Carlos Heitor Cony, Bernardo Carvalho, Marcelo Rubens Paiva, Nelida Pinon.

20 jan
Deyvson Lv99
O q acha dos livros de RPG q a partir de crenças religiosas criam mundos fantásticos e impelem à leitura e à criatividade fazendo os jogadores criarem as histórias em q irão atuar, assim como interpretá-la?

20 jan
Ana Lúcia
Porque autores escrevem ficção no passado
Diferença entre literatura e cinema: cinema é imagem, ação, ao vivo, como se participássemos da história, por isso é no presente. Literatura em geral preocupa-se com a narração, com o contar uma história e muitas vezes é contada no passado, como uma técnica de contar uma história. Mas há muitos contos e romances narrados no presente justamente para dar a sensação no leitor de que ele vai entrar na história também.

20 jan
Ana Lúcia
Paulo Coelho
Paulo Coelho virou um escritor de sucesso quando começou a escrever antes da virada do milênio e despertou o lado místico das pessoas e passou a trabalhar assuntos dessa natureza. Aí junto a uma jogada de Marketing bem feita, virou um escritor de sucesso no Brasil e no exterior também. Sobre sucesso e qualidade, infelizmente, nem sempre andam juntos.

20 jan
Ana Lúcia
folclore e literatura estrangeira
Na verdade personagens do folclore brasileiro não nos atraem tanto porque a literatura brasileira tem uma outra tradição, bem mais recente e em outras bases. A literatura européia foi criada e se transformou junto com seus povos, idiomas e costumes. Daí o lado mais misterioso, mais charmoso como você disse. E também é uma característica nossa nos interessarmos pela cultura de outros países. O que eu acho muito bom.

20 jan
Deyvson Lv99
Os jogos de video game no estilo story teller são como se fossem livros, porém as partes de ação, q são muitas para atrair o jogador, são jogadas, obviamente. Costumam ser interessantes por causa do desvio de enredo causado pelas opções do jogador. Isso pode ser considerado literatura? Há verdadeiros clássicos consagrados entre os jogadores.

20 jan
Ana Lúcia
mulheres
acho que você foi um pouco radical no seu comentário sobre temas femininos na literatura. Há literatura sobre amor, como também há literatura sobre violência, no Brasil e no exterior. Também há mulheres filósofas famosas (Marilena Chauí, por exemplo). E também há cientistas mulheres famosas. Hoje a realidade mudou muito e há homens e mulheres eficientes em todas as áreas.

20 jan
Ana Lúcia
Não há perguntas idiotas
Nenhuma pergunta é idiota, porque expressa o lado investigativo, a vontade de achar uma resposta para uma dúvida. Só se chega ao conhecimento fazendo questionamentos. Adorei sua participação e expero novas perguntas.

21 jan
Ana Lúcia
Livros de RPG, resp. a Devyson
Sobre livros que apresentam jogos nos quais os jogadores interferem na continuidade do enredo são considerados jogos com recursos literários, mas não são literatura. E aí aproveito para responder a sua segunda pergunta: todos estes jogos virtuais entram na categoria jogos ou software de entretenimento, não sei exatamente o termo certo na área de computação. Não são literatura.

21 jan
Ana Lúcia
Capitu, resp. a Deyvson
Esqueci de responder a uma de suas perguntas: não há como saber se Capitu traiu ou não Bentinho e essa é a armadilha do romance de Machado de Assis. Como Bentinho, o suposto "corno", na velhice o Dom Casmurro, narra a história, só temos a versão que ele nos dá sobre todos os personagens. Então, achar que Capitu o traiu é acreditar na versão que ele apresenta. Não dá para saber mesmo se ela traiu ou não e a graça do romance está neste mistério e na possibilidade de ver uma narração rica, bem conduzida que faz o leitor cair nessa armadilha.

21 jan
Sr.Nadilson
Ana,
Em sua opnião, a cademia brasileira de letras é representativa?tem, mesmo a despeito de todas as influencias políticas e mercadológicas, ilustrado , de fato , os nomes mais legítimos de nossa literatura me parece, foi o objetivo principal de sua criação?Ou houve erro já na sua criação e não é, de fato, respeitada pela maioria dos especialistas?

21 jan
leao0815
Professor ?
O brasileiro le pouco e quando le, smj., le mau ... a culpa e do método de ensino empregado digo utilizado ou não há assunto escritor que conseguem motiva lo. Qual foi a epoca aurea da literatura brasileira? Academia Brasileira de Letras não perdeu seu significado, não politizou se?

21 jan
Ana Lúcia
ABL - resposta a Nadilson
A Academia Brasileira de Letras já teve seus tempos áureos e podemos dizer que ela foi séria até a década de 60 e meados da de 70. Depois, virou politicagem e perdeu o seu rumo. Nomes como Machado de Assis, Guimarães Rosa foram imortalizados pela ABL. Mas, José Sarney (sinto muito, esta indicação para a ABL não dá para engolir) e Paulo Coelho (porque é um sucesso de vendas?) mostram bem que a ABL assim como a premiação do Oscar mudou de tendência. Pelo menos é o que eu penso.

Ana Lúcia
Literatura brasileira, resposta a Roberto Benedito
O brasileiro lê pouco, não gosta de ler, porque é um traço dele. Pesquisas indicam que os principais influenciadores no hábito de leitura são os pais, isto é, desde a infância, os pais precisam criar este hábito nos filhos. Mas se eles mesmo não lêem, isto tende a se reproduzir. Não é tarefa da escola criar este hábito e sim manter este hábito. Também não é obrigação dos escritores fazer obras que satisfaçam seus leitores. Eles criam, pensam em algo com a marca deles e cabe ao leitor investigar a qualidade do texto escrito, do produto final. Sobre a ABL, vale a resposta anterior que eu publiquei.

21 jan
Ana Lúcia
Época áurea da lit. brasileira
São várias épocas áureas da literatura brasileira, basta ver os autores em cada estilo de época. Mas acredita-se que o Modernismo promoveu um boom de escritores representativos em suas três fases (exs: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, ERico Verissimo, Jorge Amado e tantos outros).

21 jan
Alan
Ola Ana!
fizemos troça do Policarpo, mas com esse mundo globalizado e cada vez mais sem identidade não nos faz precisar dele um pouquinho por agora?que vc acha do lado negativo da globalização? eu vejo meus sobrinhos, todos eles tao globalizadinhos...me dê uma dica! que autores sao tao precisos quando isaac asimov e suas descriçoes tão perfeitas e com tão poucas palavras? tem autores nessa linha, que na sua narrativa falam muito com digamos, pouco?outra, o que você acha da programação neurolinguística? eu como instrutor de informática sempre uso imagens e mapas mentais para facilitar o aprendizado. o que você acha? quando uso o método francês expositivo, sinto que às vezes falta a repetição, pois somente assim para se assimilar comandos e checklists.parabens pelo seu trabalho !!!

22 jan
Ana Lúcia
Resposta a Alan
Bom, Alan, obrigada por prestigiar meu trabalho e agora irei responder às suas indagações. Bom, ter algo de Policarpo Quaresma no sentido de valorizar nossa cultura e procurar preservá-la, divulgá-la acho positivo. Mas não acho positivo um excesso de nacionalismo e exclusão do que é de fora, aliás, traço predominante na sociedade francesa, por exemplo. Globalização tem dois lados, como tudo nesse mundo. O positivo é a possibilidade de ter acesso a informações de fora com rapidez e eficiência. O negativo é a exclusão de mercados menos competitivos e interferência de políticas externas (EUA e os 8 grandes). Sobre neurolíngüística, realmente não tenho como comentar, pois não é minha área, então, não arrisco comentar. Sobre escritores como Isaac Asimov, sugeriria também George Orwell (A revolução dos bichos e a obra 1984).

22 jan
Ladis
Ana,Percebo muitos adolescentes, saindo do ensino médio falando e escrevendo muito errado.Estes serão futuros graduados em ensino superior no país.Aonde você acha que está a falha no ensino da literatura e lingua portuguesa?O que fazer para estimular crianças e adolescentes a lerem mais?

22 jan
Ana Lúcia
Qualidade de Ensino, língua port. e adolescentes
Acredito que há uma combinação de erros que promovem a má qualidade na escrita, leitura e compreensão da língua portuguesa e interesse por literatura. A transformação do ensino público na dita progressão continuada, sem reprovação, é a principal responsável por isso. Os alunos não têm interesse em aprender porque não há o desafio de ter um bom desempenho, notas para ir para a série seguinte. Aí, os erros se acumulam e se tornam gritantes. É preciso mudar isso! Como disse em respostas anteriores, os alunos devem ser motivados a ler por livros que apresentem temas que os intriguem (romance, mistério, suspense). Veja nas respostas anteriores as dicas que sugeri para adolescentes.

22 jan
Ana Lúcia
Dom Casmurro
Mary:Mais do que propriamente a dúvida, o grande tema de Dom Casmurro é a arte de narrar a história. É a narração, o jeito que ela está construída, em pistas e falsas pistas que leva o leitor a pensar no tema da traição, na dúvida ou certeza da traição.

22 jan
Ladis
Ana, não sei se você saberia me responder, mas de onde veio a idéia de se implantar a não reprovação?Concordo que este fato, desestimula os alunos a quererem aprender.

22 jan
Alan
nao reprovação
da LDB no governo do FHC.

Ana Lúcia
Não reprovação no ensino público
Não foi na LDB do governo do FHC, não, o Alan está enganado. Foi uma reforma na década de 80, de 1986, se não me engano. O governador na época era o Orestes Quércia.

22 jan
Neuza T M
Cara Ana Lúcia,Adoro ler, sou aposentada (bancária) e só tive oportunidade de entrar num curso superior recentemente. Cursei Pedagogia pela UNIOESTE-Universidade Estadual do Oesto do Paraná (2001-2004).Durante minha graduação, tive oportunidade de constatar que a grande maioria dos professores de ensino fundamental não gostam de ler, aliás tem pavor por leitura. Sempre que possível eu os estimulava, mas eles alegavam o alto preço dos livros e a falta de tempo.Penso que desta forma, aliás, sempre debatíamos esse assunto, é difícil criar um hábito de leitura nas crianças. O poderia ser feito para mudar essa conduta?

22 jan
Neuza T M
Ana Lúcia, a respeito de INCIDENTE EM ANTARES, é o livro que mais aprecio. Já lí mais de quatro vezes, assisti o seriado na TV, e recentemente meu filho me presenteou com o CD (já vi 3x). ENtretando quando converso com pessoas um pouco mais letrada, fico triste de constatar que grande parte desconhece essa magnífica obra literária. Vamos fazer uma campanha de divulgação do INCIDENTE? Que tal abrir um tópico só para esse tema? Vamos pensando no assunto, abraço

22 jan
Deyvson Lv99
Literatura é toda história contada num livro?Se uma história em quadrinho virar um clássico, apreciado por gerações, pode ser considerado literatura?Como definir literatura?

22 jan
Ana Lúcia
Resposta a Neuza sobre hábito de leitura
É, Neuza, é muito complicado estimular alunos a ler se o próprio professor não lê. Você viu isso com professores de Pedagogia e eu freqüentemente vejo isso em alunos de Letras. É importante fazer um trabalho já durante a graduação mostrando aos futuros professores que leitura é fundamental para o diferencial profissional deles. Preço de livro não justifica, pois as pessoas gastam com bolsas Louis Vouitton falsificadas que custam 100, 200 reais, muito mais que um livro. Além disso sempre há a possibilidade de comprar livros em sebos ou lê-los em bibliotecas.

22 jan
Ana Lúcia
Incidente em Antares
Fico feliz em saber que há pessoas que adoram Incidente em Antares como eu. Realmente muita gente desconhece Incidente em Antares e mesmo O Tempo e o Vento, poucas pessoas leram, na verdade as pessoas leram capítulos de O tempo e o Vento publicados isoladamente (Ana Terra, Um certo Capitão Rodrigo). Poderíamos pensar numa discussão sobre Incidente aqui sim. E de cara, abro uma pergunta: por que você acha que a primeira e a segunda parte são tão diferentes (a primeira mais histórica, a segunda baseada no realismo fantástico, no fenômeno dos mortos-vivos)? Diga o que acha e responderei depois.

22 jan
Ana Lúcia
Definição Literatura
Deyvson:De acordo com o Aurélio, literatura é "a arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso". Também é o conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época. História em quadrinhos é um recurso visual, você poderia considerá-la uma produção literária com recursos gráficos. A publicação de artigos em jornais seria considerados literatura jornalística.

22 jan
Neuza T M
Ana Lúcia,As duas partes são tão distintas, creio eu, para o leitor poder se situar historica, geografica e politicamente nos fatos que aconteceram em Antares.Cada personagem (os sete mortos), traz no enredo uma trajetória, uma saga que marcou a vida de cada um.Erico Veríssimo, tentou retratar o momento político que o Brasil passava. Vivíamos sob o mando dos militares, e com o estigma do AI-5 que foi o mais cruel dos Atos Institucionais.Cara mestra, acho que voce me pegou né? Não sei se soube me expressar corretamente, abraços.

23 jan
Ana Lúcia
Incidente em Antares II - continuação
Neuza, você pegou "o espírito da coisa". A primeira parte busca reconstruir uma visão histórica desde a ocupação do Rio Grande do Sul até o golpe de 1964. Não é à toa que Getúlio Vargas vire "personagem" do romance e que Jânio também. Na segunda parte, através do recurso da manifestação dos mortos, discutem-se temas polêmicos como tortura de presos políticos, prostituição, corrupção política etc. A data do incidente 13/12/1968 também não deve ser desprezada é uma alusão direta à data do AI-5 (13/12/1963). Por isso as partes são distintas e isso confundiu os censores no princípio da década de 70. Eles não entenderam o romance e uma visão amarga e crítica da época pôde ser editada e ficou na lista dos mais vendidos por muito tempo.

23 jan
Ana Lúcia
Sobre Eça de Queiroz
Fico feliz que goste de Eça de Queiroz. Não é exagero da sua tia, não. Minha irmã tem hoje 57 anos (eu tenho 41) e quando ela tinha uns 20 anos (ela também fez Letras), tinha que ler O crime do Padre Amaro (Eça de Queiroz) na faculdade. Um tio meu ficou escandalizado e disse que aquilo não era leitura para "moças de família".

ஐRoberta Maropo
Ana Lúcia
Sou formada em Direito, mas sempre tive um apego especial por Letras. Não cursei por não querer enfrentar a jornada dura de professor para garantir o sustento. Hoje me arrependo. Até quando irá subsistir essa desvalorização da figura do professor em nosso país?

23 jan
Deyvson Lv99
O Crime do Padre Amaro é genial.

23 jan
Ana Lúcia
educação no Brasil, retrato amargo
Infelizmente, a situação do professor no Brasil tende a piorar. Eu mesma tenho enfrentado isto no ensino superior: perdi muitas aulas e fui demitida de instituições justamente por ter doutorado e ser considerada "cara" para a instituição. Demissões em massa têm sido feitas nas faculdades particulares e o governo pouco se importa com isso. No ensino fundamental e médio há as dificuldades em termos de salário e condições para realizar um bom trabalho. O problema é que o país não percebe o prejuizo que terá no futuro por não investir na educação.

23 jan
Ana Lúcia
Resposta a Marianne sobre Jorge Amado
O fato de você não gostar de Jorge Amado pode estar relacionado ao estilo literário. Ninguém é obrigado a gostar de todos os autores. Eu, por exemplo, honestamente não gosto de José de Alencar, pois tenho como referência a alta literatura do Romantismo inglês, francês, norte-americano e acho que este movimento no Brasil, no que se refere à narrativa em prosa, foi meio "xoxo". José de Alencar é considerado um grande autor, mas no meu ponto de vista, ele não me agrada

23 jan
Ana Lúcia
O crime do padre Amaro
Sem dúvida, o crime do padre Amaro é genial pela forte crítica feita ao comportamento do clero em Portugal. O romance se tornou bem atual nos dias de hoje com todos escândalos que envolvem pedofilia na Igreja Católica em todo o mundo. Romances que tratam das crises dos valores sociais, morais sempre se eternizam de alguma forma.

23 jan
Deyvson Lv99
Dom Casmurro agradou muito a mim q sou homem. Qual é a sua posição, enquanto mulher, diante da atitude do personagem em relação à morte de sua mulher e de seu filho?

23 jan
Ana Lúcia
Deyvson
Bom, Deyvson, na verdade mesmo quando eu li Dom Casmurro aos 14 anos de idade, ou seja, com toda inocência da adolescência e sem os critéiros de quem analisa e critica literatura como hoje, eu não levei a sério o Bentinho e muito menos o Dom Casmurro. A atitude do Bento Santiago em se separar de Capitu e desprezar o filho (pois ele achava que o filho não era dele e sim de Escobar) foi para mim a atitude de quem tinha "dores de traído" para não dizer outra coisa. No fundo ele sempre invejou a vivacidade de Capitu e a exuberância do amigo Escobar. Pelo fato de o personagem se sentir sempre por baixo, ele agiu daquela forma.

23 jan
Deyvson Lv99
Pretende escrever algum livro?

23 jan
Deyvson Lv99
Eu fui obrigado a ler na escola "A Escrava Isaura", q chatisse... Que livro vc recomenda no estilo "O crime do Padre Amaro" ou algo cínico como "Dom Casmurro" ou cruel, q livro teria algo diferente e q talvez chocasse?

23 jan
Ana Lúcia
sobre leituras
Há leituras que não são apreciadas em determinado momento da vida e por isso entendo o que a Mary disse sobre sua experiência com Teresa Batista. Entretanto, há outras que amamos no primeiro instante.

23 jan
Ana Lúcia
Deyvson - sobre escrever um livro
Deyvson:Praticamente já escrevi dois, só que não foram publicados ainda; refiro-me à minha dissertação de mestrado sobre Incidente em Antares e o meu doutorado sobre After the FAll de Arthur Miller. Gostaria de escrever um livro também com análises minhas sobre alguns romances e contos. Preciso arrumar tempo para fazer isso e coragem também para publicar minhas análises.

23 jan
Ana Lúcia
sugestões de leituras
Bom, Deyvson, acho que Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe, são uma ótima pedida para se ler sobre temas meio macabros. Um romance contemporâneo que li recentemente sobre uma interpretação de Drácula também é legal: chama-se O historiador, de Elizabeth Kosova.

23 jan
Deyvson Lv99
Não quer escrever um romance?

23 jan
Ana Lúcia
sobre escrever romances
Deyvson:Eu tenho uma característica interessante: adoro e, modéstia à parte, sou ótima para analisar literatura, mas não me sinto boa o bastante para criar ficção em prosa, muito menos então um romance. Acho que eu sentiria que de certa forma estaria plagiando muitos dos autores que li. Edgar Allan Poe e Nathaniel Hawthorne foram grandes escritores e grandes críticos de literatura também. Assim como T.S. Elliot. Mas não sou como eles. Minha veia analítica certamente interfere na possibilidade de criar um conto, crônica, romance. Acho que é isso.

23 jan
Davi II
Ana Lucia..
Olá novamente mias algumas questões:Sou apaixonado por Machado de Assis, li toda a sua obra (embora deteste Memórias Póstumas.. acho um engodo) e particularmente sou apaixonado por Dom Casmurro, o li apenas umas 12 vezes.. he he he.1) Acho que Capitu não traiu Bentinho, creio que Bentinho era apaixonado por Escobar (em diversas passagens há um que de homoerotico na relação dos dois) e pos isso imaginou que Capitu o traiu, pois ao tranferir a relação sexual que ele desejava entre ele e Escobar para CApito e Escobar ele se alimentava de ter algo do amigo, neste caso o filho que ele tanto diz parecer com o amigo. Procurei na Net e vi uma crônica acho que do Carlos Heitor Cony que bate e muito com o meu pensamento. O que vc acha?2) Também sou muito fã da literatura de Adolpho Caminha, vc já o leu? Gosta?

23 jan
Deyvson Lv99
Eu não confio naquela Capitu não, ainda mais sem teste de DNA.

23 jan
Ana Lúcia
Novamente Capitu
Sim, aliás o romance Dom Casmurro dá diversas pistas e falsas pistas para confundir o leitor na questão da suposta traição. Realmente há algo de meio suspeito na relação entre Bento e Escobar. Conheço o texto de Cony a respeito. Fico feliz que goste tanto de Dom Casmurro.

23 jan
Ana Lúcia
Adolpho Caminha
Não, não li nada de Adolpho Caminha e aí você pode me dar umas dicas, que tal? O que o leva a gostar tanto deste autor, Davi?

23 jan
Ana Lúcia
Resposta a Deyvson
Deyvson, não é da Capitu que você tem que desconfiar e sim na versão do Bento Santiago, Dom Casmurro, o "suposto" corno. Lembre-se, todos os personagens são apresentados na perspectiva dele apenas, pois o romance está em primeira pessoa e é o Dom Casmurro quem narra. Aí não depende de DNA, nada disso e sim acreditar na história que o dom Casmurro na velhice nos narra. É isso.

23 jan
Deyvson Lv99
Ele me pareceu um cara com bom senso rs.

23 jan
Ana Lúcia
Resposta a Deyvson
Deyvson, Deyvson, não se deixe conquistar pelas armadilhas de um personagem. Elas são infalíveis. A suposta ingenuidade, inocência de Bento Santiago são artifícios para confundir o leitor. Você não deve perder o bom senso durante a leitura e não acreditar em tudo que lê, viu? (rs).

23 jan
Ana Lúcia
Resposta a Devyson II
Deyvson, veja nas respostas anteriores, a que está intitulada sugestão de leituras: ali falo da literatura que pode ser mais apaixonante por ter temas surpreendentes. Veja se gosta.

23 jan
Deyvson Lv99
Talvez o livro foi uma crítica sutil ao machismo e eu não percebi rs. Que nem no alienista, demorei pra sacar q ele queria era denegrir o personagem principal.

23 jan
Davi II
Adolfo (pho) Caminha
Ana gosto do modo cruel que Adolfo(pho) escreve.Acho que vc vai gostar de ler "A Normalista" e "o Bom -Crioulo".São livros fortes... Acho até Genet se inspirou no "O Bom-Crioulo" para escrever "Querelle de Brest".

23 jan
Ana Lúcia
Mais uma resp. a Deyvson
São várias críticas feitas no romance Dom Casmurro: imperfeição no comportamento humano, intolerância, ciúme doentio... e a arte de narrar uma história cheia de encontros e desencontros.

23 jan
Deyvson Lv99
Edgar Allan Poe já ouvi falar por pessoas q eu acho q devem ter um gosto parecido com o meu, eu tenho até uns ebooks, vc me animou a lê-lo. Eu escuto sempre falar do Sandman, talvez seja interessante conhecer esse personagem.

23 jan
Ana Lúcia
sugestões de DAvi
Pode deixar que lerei os livros do Adolpho e direi o que achei. Ana.

23 jan
Davi II
OFF Topic - DAyvson
Moderador, me desculpa!!!!! Mas não resisti.Acho que em Dom Casmurro existe diversas criticas à muita coisa.- Machismo.- Subjulgo feminino.- Clero- Traição , por que não?

23 jan
Deyvson Lv99
Eu moro na roça, o Bentinho narrado lá é um tipo de homem muito comum aqui, eu acho.

23 jan
Deyvson Lv99
Pra mim o comportamento dele é muito natural, se eu achasse q um filho meu é igual a um amigo q poderia, não seria impossível, ter ficado tão íntimo de minha mulher, sem poder fazer teste de DNA eu ia endoidar. Mas eu ia perguntar aos outros: "vc acha q meu filho é igual aquele cara?" se todo mundo pensasse q nem eu, ou a semelhança fosse demais eu tb pagaria o triplo para nunca mais vê-lo.

23 jan
Davi II
Engraçado não sou tão fã de Edgar Alan Poe , tentei ler "Assassiantos na Rua Morgue" mas não curti... Prefiro Agatha Christie e seus romances policiais que te prendem e não te deixam largar o livro por nada.Quando li "O caso dos Dez Negrinhos", na minha opnião e na de muitos criticos, sua obra prima, não conseguia parar a tensão era imensa, cada personagem morto faza vc mudar de opnião sobre o assassino.. Fantástico.

23 jan
Davi II
Oura dúvida.
Verdade que Dom Casmurro é uma biografia de Drummond de Andrade?

23 jan
Deyvson Lv99
Detesto livros no estilo Agatha Christie e livros no estilo Sherlock Holmes. Não sei de Agatha Christie, mas Sherlock Holmes pra mim foi uma decepção q nem Paulo Coelho, muita fama sem graça.Adorei o Corcunda de Notre Dame, na época parecia q tava falando de mim, perfeito.Adorei um livro chamado Espártacus q fizeram até um filme, mas não lembro o autor. Perfeito tb.

23 jan
Deyvson Lv99
Ana:Vi em seu perfil q vc gostou de Fausto q eu li sem entender muito, enorme e complicado. Até naquela parte da Margarida sendo presa tudo bem, depois ele viaja demais, é difícil localizar o personagem. Gostaria q vc me esclarecesse essa obra.

24 jan
Ana Lúcia
Ainda sobre Dom Casmurro
Incrível como o enredo de Dom Casmurro leva a discussões apaixonadas, como o diálogo aqui entre Davi e Deyvson. Sem querer tomar a defesa de Capitu, olhem só como o romance confunde o leitor. Se Capitu tivesse traído mesmo Bentinho, ela mesma iria alertar o marido que o filho tinha um jeito de virar os olhos muito parecido com o de Escobar, o suposto amante? Ah, e se realmente houve a tal traição, por que a peça de referência no romance é Othello de Shakespeare, que trata de um adultério inexistente mas de um ciúme doentio e não outra em que houvesse de fato a comprovação do adultério? Além disso, todos os personagens têm aparência comum: cabelos e olhos castanhos!

24 jan
Ana Lúcia
Sobre Edgar Allan Poe
Eu diria que os contos mais policiais de Edgar Allan Poe não são propriamente os melhores (é o caso de Assassinato na Rua Morgue e a Carta Roubada). Os melhores são os que apresentam temas do terror: O gato preto, O poço e o pêndulo, O barril de Amontillado, por exemplo.

24 jan
Ana Lúcia
Agatha Christie e Conan Doyle
Agatha Christie e Conan Doyle representam exemplos significativos da literatura policial inglesa. São escritores de períodos distintos (Conan Doyle, no século XIX e Agatha Christie no século XX). Particularmente gosto dos dois autores.

24 jan
Ana Lúcia
Dom Casmurro não é biografia de ninguém
Cuidado, Davi, Dom Casmurro foi escrito por Machado de Assis no século XIX e Carlos Drummond de Andrade nasceu e escreveu no século XX. Alguns críticos quiseram dizer que Dom Casmurro é a versão da história de Machado de Assis, cuja esposa Carolina Novais (parente distante minha por sinal!!!) supostamente o teria traído. Tudo fofoca, pois nada pôde ser comprovado.

24 jan
Ana Lúcia
Resposta a Mary
Mary:Cuidado com a análise de Dom Casmurro: a dúvida é a questão do enredo da história, mas estruturalmente falando a marca de Dom Casmurro é a técnica de narração; a força da narrativa que engendra a dúvida.

24 jan
Ana Lúcia
Sobre Fausto
Basicamente há três grandes obras sobre Fausto. Fausto de Goethe, escritor do período romântico alemão, Fausto de Marlowe, escritor inglês contemporâneo de Shakespeare e no século XX, Dr. Fausto, escrito por Thomas Mann, também na Alemanha. Essencialmente Fausto de Goethe retoma a questão da possessão demoníaca, como alguém vende a alma ao diabo (no caso Mephistópheles) em troca de algo. No caso, ele fez isso para obter o amor de Margarida. E aí há todo um engendramento, cenas bem descritivas para mostrar que nada disso é fácil, nem mesmo com a ajuda de Mephistópheles. O desencontro amoroso e a troca do apelo a Deus para o apelo ao demônio (mais próximo dos humanos, por ser tão imperfeito quanto) é um dos grandes temas do período romântico.

24 jan
Davi II
Ana Lúcia
Já li Fauto de Goethe, mas adoro a sátira feita por Roberto Gomes Bolaños (o Chaves) em um dos episodios do Chapolim. Simplesmente hilário!!!!!!!Passei a gostar ainda mais de Fauto depois da parodia.

24 jan
Davi II
Olhos Castanhos em Dom Casmurro
Ana Lucia, Segundo algumas linhas psico-filosoficas o simbolismo de olhos castanhos indicaria ´misterio e duvida.Acho que como todos em Dom Casmurro tem olhos castanhos (exceto Sancha que tem olhos verdes) é sibnal que lá ninguem é confiavel e todos tem seus segredos.

24 jan
Deyvson Lv99
Mas me pareceu q ele conhece Mephistóteles antes de Margarida. Ele estava lá chamando elementais aí apareceu Mephistóteles q ele não gostou mas conversou. Andando por aí com ele viu Margarida, aí teria se apaixonado e pedido ela. Fora q depois de Margarida a história se desenrola longe, nos bosques e no inferno conversando com criaturas mitológicas... Me pareceu tb q quem procura o conhecimento apaixonadamente acaba se afastando de Deus, é uma obra complexa, principalmente por ser escrita em versos com palavras difíceis e q não rimam na nossa língua.

24 jan
Deyvson Lv99
Davi II:Eu achei q ia ver o chirrin chirrion do diabo lá do chapolin no livro e não vi rs.

24 jan
Zany
Ana Lucia!Minha área é a psicologia, mas também trabalho com educação atuando como docente do ensino superior desde 1993! Penso ser pertinente e pontual sua colocação sobre o escritor Paulo Coelho, compartilho com sua idéia! Penso que as pessoas devem saber que, na obtenção de conhecimento, existem filtros importantes que devemos utilizar! É isso! Obrigada por estar aqui trazendo pontos importantes.Abraços

24 jan
Deyvson Lv99
A única pessoa q eu conheço q gosta de Paulo Coelho é uma ex colega de trabalho q adorava horóscopo e essas coisas.

25 jan
Ana Lúcia
Olhos castanhos em Dom Casmurro
Eu realmente desconhecia esta leitura simbólica dos olhos castanhos. Analisei na perspectiva do realismo mesmo, levando em conta que o tipo brasileiro predominante tem cabelos e olhos castanhos (olhos claros são alusão direta aos europeus e seus descendentes). Não diria que Sancha é totalmente confiável, pois segundo o relato de Dom Casmurro houve um certo flerte entre eles. A tendência à imperfeição moral e de conduta é marcante em todos os personagens.

25 jan
Ana Lúcia
Resposta a Mary sobre tema
Bom, Mary, quando falamos em tema, nos referimos ao enredo, ao tema predominante do enredo. Mas isso não é suficiente para analisar um romance, ou qualquer outro texto de ficção em prosa: é preciso levar em conta o aspecto estrutural, o que marca o texto. No caso de Dom Casmurro, o que marca mesmo é a priorização pela narração de episódios e não a descrição cênica (tal como ocorre em romances do período romântico). A construção da técnica de narrar, que induz a uma participação ativa do leitor, é o grande tema do romance (levando-se em consideração a estrutura).

25 jan
Ana Lúcia
Incidente em Antares, resp. a Dora
De certa forma, Dora, você pegou um aspecto que liga Thriller a Incidente em Antares, que é o aspecto do levante dos mortos. Mas no romance este aspecto tem outros assuntos relevantes: a discussão de assuntos polêmicos por meio de recursos fantásticos a fim de despistar a censura nos anos 70.

25 jan
Ana Lúcia
Fausto - resposta a Devyson
Sim, Devyson você está certo. A seqüência é esta mesmo: não foi de cara que Mephistópheles conseguiu a alma de Fausto. Também o encontro na floresta com figuras mitológicas e o fato de haver o afastamento de Deus tudo isto está ligado à retórica do romantismo.

25 jan
Ana Lúcia
Resp. a Zany sobre Paulo Coelho
Zany você pegou justamente no ponto que venho insistindo aqui: meu incômodo com a superficialidade e pasteurização dos assuntos. Não é porque Paulo Coelho se tornou imortal pela ABL e porque há diversas teses na USP sobre os romances deste autor, que irá mudar meu conceito sobre seu trabalho. Realmente acho importante a construção de um ponto de vista crítico por parte do leitor para interagir e refletir sobre tudo o que lê. Este é o sentido do conhecimento. Fico feliz que tenha gostado do debate que estamos tendo aqui. Espero que as pessoas continuem a dialogar aqui sobre literatura.

25 jan
Ana Lúcia
Resp. a Deyvson sobre Paulo Coelho
Deyvson, sua amiga não é a única que gosta de Paulo Coelho, haja vista a quantidade de livros que ele vendeu no Brasil e o número de traduções que conseguiu no exterior. Muita gente gosta. E recentemente tem sido tema de teses na USP. No meu caso, tenho uma opinião formada a partir do que vi em seu trabalho.

25 jan
Ana Lúcia
resposta a Marianne
é bem por aí mesmo Marianne, pegar os textos antigos, resumi-los, dar um formato mais exotérico e vender como sendo assunto novo.

25 jan
Davi II
Paulo Coelho
Eu tentei ler PA mas não aguentei, o cara subestima a inteligencia das pessoas.Endosso o coro que grita pelo absurdo do Paulo Coelho entar para a ABL enquanto Mário Quintana não.

25 jan
Davi II
Ana Lúcia
Você acha válida a crítica literária ou o melhor crítico seria o leitor?Afinal, qual a finalidade da crítica literária?

25 jan
Davi II
Incidentes em Antares
Tem uma passagem do livro que me chama a atenção. O Diálogo com a Matricarca (não me lembro o nome, a mesma que jogou suas joias no Rio Uruguai) com Erotildes e até hoje ainda é muito atual:"- Mas ninguem morre de tifo hoje em dia!"E o Advogado retruca:"- Pessoas como a senhora não morre, mas a grande parte da população sim!'"Acho atualíssima esta passagem, tendo em vista que pessoas pobres continuam a morrer nos serviços de saúde: Pneumonia, Tuberculose e até gripe.

Ana Lúcia
Resp. a Davy II sobre crítica literária e leitor
Davy:Acho que os dois eixos são importantes, isto é, a crítica literária, realizada por estudiosos de literatura, assim como a atitude do leitor, sua preocupação em se manter atento durante a leitura. Antonio Candido no primeiro capítulo de Formação da literatura no Brasil - o texto chama-se Literatura como Sistema - ele afirma as condições para a literatura ser um sistema: a necessidade de ver a relação entre autor, obra, leitor e o que resulta deste processo.

25 jan
Ana Lúcia
Atualidade de Incidente em Antares
Pois é, Davy, a questão da precariedade do tratamento de saúde aos pobres é um dos temas muito pertinentes em Incidente em Antares. O nome da matriarca é Quitéria Campolargo. Veja os nomes dos personagens que interessante: Erotildes (Eros), prostituta. Vivaldino Brazão, o prefeito (Vivaldino - o que é vivo, espertalhão, Brazão, tradição em ser vivo seria o nome dele), Inocêncio Pigarço (referência a Sérgio Fleury, que foi inocentado de todas as acusações de tortura) - Pigarço é grisalho em português e Fleury era bem grisalho na época.

25 jan
Ana Lúcia
sobre a entrevista
Marianne, também estou adorando ser entrevistada pois é uma oportunidade de falar de literatura, algo que amo para valer. Obrigada a vocês pela atenção sempre.

25 jan
Deyvson Lv99
Acho errado tb regras da ABNT e professores q acham q a gramática de uma língua é uma doutrina. Já escutei professores de faculdade chamarem isso de científico, como se fosse uma lei universal, não uma convenção. O q acha?

25 jan
Ana Lúcia
Literatura Portuguesa - resposta a Mary
Realmente fazer análise sintática de um trecho extraído de um texto em português antigo é difícil mesmo. Talvez o professor não tenha dado a resposta ou porque não corrigiu (e nem leu) ou então vocês foram cobaias de alguma pesquisa que ele estava desenvolvendo. Entendo a frustração. Professor também tem que dar o retorno dos trabalhos solicitados.

25 jan
Ana Lúcia
ABNT, resp. a Deyvson
Deyvson:ABNT é uma convenção para criar procedimentos para citar autores. É uma norma e se pensarmos que em chinês por exemplo, o sobrenome vem sempre antes do nome, precisamos ter parâmetros para citar os autores senão há a maior confusão. Como toda regra, é chatinho, mas quem está no meio acadêmico acaba se acostumando.

25 jan
Ana Lúcia
Língua Portuguesa - resp. a Deyvson
Deyvson:Gramática é uma convenção, tanto que há pontos em que os gramáticos discordam e não chegaram ainda a um acordo. Não sou da área de língua portuguesa e sim de literatura, portanto, não sei em que rumo andam as discussões.

25 jan
Davi II
Mary:Talvez seu professor tenha dado uma de "Professora muito maluquinha", deu um exercicio impossivel pra vocês aprenderem análise sintática. Viche... viajei nessa agora.. he h he

25 jan
Ana Lúcia
pesquisas com alunos
Às vezes o professor em questão está envolvido em um projeto de pesquisa sobre conhecimento dos alunos sobre análise sintática e pelo nível de dificuldade chega a um determinado resultado. Às vezes eles não avisam aos alunos que estão participando de um projeto de pesquisa justamente para sentir como os resultados são reais e não camuflados. Depende muito da proposta do sujeito. Eu, particularmente, jamais faria isso e se precisasse de entrevistados, eu os comunicaria.

26 jan
Ana Lúcia
minhas aulas - resposta a Marianne
Pois é, Marianne, uma coisa eu posso te dizer: meus alunos adoram minhas aulas de literatura. Eles ficam animados, empolgados e nem preciso fazer chamada, pois tenho sempre 100% de freqüência. Mesmo aqueles que não gostavam de ler, começam a se interessar, porque sempre os incentivo a analisar a história, a ir em busca de novas descobertas.

26 jan
Davi II
Olá
Ana Lucia, biografia pode ser considerado literatura?

26 jan
Ana Lúcia
tópico de discussão - O perfume
Gostaria de saber, caros amigos, se vocês leram o romance O perfume, de Patrick Süsskind. Agora há uma produção cinematográfica (não assisti ao filme ainda), mas é interessante ter lido o romance antes de assistir ao filme, para depois poder fazer os comentários. Li o romance há bastante tempo, mas o que me marcou foi a capacidade de sentir diversos odores, cheiros, durante a leitura, pois a descrição dos cheiros, aromas, fazia com que eu os processasse durante a leitura. Agora é com vocês: aguardo novos debates. Ana.

26 jan
Ana Lúcia
Resposta a Davi sobre biografias
Davi, sim biografias são consideradas literatura. Assim como as autobiografias também. Agora dentro do gênero biografia, elas podem ser mais "jornalísticas" no estilo, ou mais ficcionais (como se fosse um romance, uma ficção mesmo). Olga, por exemplo, de Fernando Morais, é uma biografia mais jornalística, pois se fundamenta em documentos, fatos históricos, mas há uma escrita como uma redação em jornal, nas cenas cotidianas.

26 jan
Davi II
O perfume
Ana, Obrigado por nos indicar este livro.Ja tenho ele aqi, mas vou lê-lo quando terminar de ler o atual, "Misérias sob águas", um romance escrito por um tailandês e que se passa durante o Tsunami, interessantíssimo.

26 jan
Davi II
Biografias
Muito interessante, nunca tinha imaginado biografia como literauta, se bem que algum,as são verdadeiras odisséias, Um beijo

27 jan
Ana Lúcia
Resposta a Davi sobre biografias
Davi: Biografias sempre indicam um caminho: ou o biógrafo odeia a pessoa, ou a idolatra. É o caso de biografias que mostram verdadeira paixão por Marilyn Monroe, por exemplo, e outras que a destróem totalmente. O estilo "odisséia" é justamente para dar grandiosidade na vida da personalidade, tema da biografia. Faz parte do gênero.

27 jan
Ana Lúcia
Resposta a Josie sobre O perfume
O livro é diferente do filme, até no ritmo mesmo. Mas abra sua sensibilidade e preste atenção na seqüência de elementos que sugerem os mais diferentes cheiros: dos agradáveis aos mais desagradáveis, o que dá uma idéia do que era a Europa em outros séculos. Não vou falar mais, porque senão perde a graça (risos).

Ana Lúcia
Mais uma dica de leitura - O livreiro de Cabul
Para aqueles que desejam ler um obra que retrata elementos de outras culturas, vale ler O livreiro de Cabul, sobre a experiência de uma jornalista na convivência com uma família do Oriente Médio.

27 jan
Grazzi
Bom dia Ana Lucia!
A proposta da comunidade é ótima! E gostei de ler seus comentarios.Minha pergunta:Vc não acha que selecionar e indicar livros para adolescentes baseada no sexo do leitor é uma fórmula que deveria ser extinta?Li sua indicação fazendo distinção entre leituras para "meninos" e "meninas" e considero isso infudado.

27 jan
Ana Lúcia
resposta a Grazzi
Olá, Grazzi:Não trabalho com adolescentes, pois sou professora no ensino superior. Procurei dar uma dica sobre leitura para adolescentes que não gostassem de ler e se interessassem pela leitura. Não estou sugerindo uma proposta "sexista", com leituras mais indicadas para meninos ou meninas, apenas sugeri de acordo com o perfil do adolescente, seja ele menino ou menina. A partir dos títulos que sugeri, quem tem filho adolescente, do sexo masculino, feminino, saberá o que chamará mais atenção de um ou de outro. Pensei em linhas gerais, o que na adolescência chama a atenção de um menino ou de uma menina. Mas de modo algum estou dizendo que este livro é só para meninos ou só para meninas. Tudo tem a ver com a personalidade, comportamento. Pensei num eixo mais genérico: aventura, suspense, terror, romance e a partir daí pensei o que meninos ou meninas se interessariam.

27 jan
Grazzi
Ana Lucia
Obrigada por responder e complementar!É que me preocupa que em pleno sec.XXI ainda exista sexismo na literatura. E é justamente desde a infância e adolescência que isso deve ser combatido pra gerar bons frutos depois.Até entre autores se vê isso ainda, infelizmente.

27 jan
Ana Lúcia
preconceito, sexismo e outros problemas
Sexismo, preconceito, qualquer tipo de discriminação é ruim para a sociedade. Infelizmente esta intolerância se mantém não só representada na literatura, mas na atitude de muitas pessoas. É um problema mundial. Mas infelizmente muitas pessoas são ou sexistas, ou preconceituosas e acham que estão no rumo certo.

28 jan
Sr. Tayson
hoje com a desvalorição da leitura, vc como especialista, acha possivel o surgimento de um grande gênio comtemporaneo das letras, tendo também em vista q as pessoas q lêem optam pelos autores mais antigos e já consagrados.

28 jan
Ana Lúcia
resposta a tayson
Sempre é possível o surgimento de um grande gênio, em qualquer época, lugar ou área. No caso de literatura, há exemplos significativos na literatura contemporânea. Posso citar o autor Paul Auster, norte-americano, que no início foi considerado mais um autor de best-sellers, mas depois suas obras foram analisadas e foi-lhe dado destaque e reconhecimento.

28 jan
♪Marianne♪
Pergunta meio boba>
Tu achas relevante a opção ou tendência sexual (como quer que queiram designar aqui) de um autor? Pergunto-te isso porque um membro dessa comunidade me atazanou a vida porque eu nao soube dizer se Goethe, o grande poeta alemão (cuja poesia postei em meu profile) era gay! Isso para mim nao tem a menor importância, mas como tu és da área, gostaria que nos esclarecesse a respeito. Entendo que muito da vida sexual de um autor pode se refletir em seus escritos, nao sou naïve a respeito disso, mas todo e qualquer leitor tem que saber isso ou apenas um estudioso daquele determinado escritor?

28 jan
Ana Lúcia
Resposta a Marianne
Marianne:Honestamente, acho irrelevante saber se o escritor era gay ou hetero. Isso não interfere, nem condiciona o tipo de trabalho que ele cria. Há pessoas legais ou não independentemente de serem heterossexuais, homossexuais, bissexuais etc. O grande problema é que de uns tempos para cá houve uma tendência em reforçar que a boa qualidade de um autor, ou o tipo de trabalho que realiza tem a ver com a opção sexual dele. Para mim, isso não tem nada a ver.

29 jan
Ana Lúcia
como analisar textos literários
Gostaria de complementar alguns aspectos que lancei em respostas anteriores. Para analisar os textos literários deve-se levar em consideração os elementos suscitados pelo próprio texto (gênero, estrutura, personagens (no caso de ficção em prosa), uso da linguagem. Outros aspectos: históricos, sociológicos, filosóficos entram em segundo plano. Então o caminho é "de dentro para fora" - do texto para a realidade externa e não o contrário.

29 jan
Ana Lúcia
sobre o poema de Emily Dickinson
Oi, Mary, obrigada pela bela contribuição. Emily Dickinson foi uma escritora revolucionária em sua época; num período em que mulheres nos EUA jamais ousariam escrever poesia ou realizar qualquer atividade que não fosse doméstica, Emily conquistou seu espaço ao retratar cenas familiares ou visões sobre o lado singelo da natureza e do mundo. É considerada um exemplo de poeta "naïve", mas que trata de maneira simples e singela a linguagem e os recursos simbólicos.

23 fev
Ana Lúcia
outra escritora interessante
Outra escritora interessante é Edith Warton, EUA, início do século XX. A obra principal dela foi A era da Inocência (The age of innocence), que virou um filme dirigido por Martim Scorcese, traduzido para o português como A época da inocência.
'>" alt="" src="http://img1.orkut.com/images/small/1187140676/21525610.jpg">

23 fev
Ivan Chitolina
Oi Ana!
Sinto Imensa Satisfação Quando Vejo Minha Filha Ler Livros Inteiros e Poucas Horas.Pergunto;1- Certas Palavras Inexiste Em Alguns Dicionários e o Escritor Não Tem Dúvida Quando As Escreve, Mas e o Leitor?2- É Proposital o Emprego Dessas Palavras Ou é Inconsciente?Grato!IVV@@@NNNN

23 fev
Ana Lúcia
resposta sobre palavras inexistentes em dicionário
Há duas questões aqui: ou o dicionário é incompleto (dependendo do dicionário isso é muito freqüente, principalmente aqueles dicionários menores, mais portáteis), daí sempre sugiro olhar no "grande" Aurélio (o Dicionário Aurélio Buarque, mas a versão maior, é literalmente um "livrão"). A segunta possibilidade é o recurso do neologismo (uma palavra criada ou inspirada em outra de origem estrangeira, recurso muito comum em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa). O escritor sempre tem consciência do que faz ao criar um texto e ele pode optar por criar palavras, para intrigar o leitor.

23 fev
Ana Lúcia
Sobre o filme A época da Inocência
Mary:Este é um daqueles casos em que a adaptação dá um resultado feliz. Gosto demais do livro e do filme de Scorcese.

25 fev
Ana Lúcia
resposta a Mary sobre Guimarães Rosa
Sim, Mary, as obras de Guimarães Rosa são complexas mesmo, porque ele utiliza um vocabulário muitas vezes de uso regional, desconhecido para nós (fora as palavras que ele cria!). Eu sugeriria que você começasse pelos contos, para poder se acostumar com o estilo do autor (Veja os contos de maneira salteada em Primeiras Estórias e Sagarana). Depois, diga-me o que achou. Boa leitura. Ana.

25 fev
Ana Lúcia
sobre ABL, resposta a Mary
Mary:Honestamente, desconheço a rotina da ABL, como são as reuniões e indicação de novos membros. Sei que há candidatos indicados para se tornarem imortais. Por exemplo, eu me lembro que João Ubaldo Ribeiro foi ter sido muito elogiado por Jorge Amado teve força para se tornar um imortal. Mas não sei se alguém se candidata para fazer parte. Seria interessante você entrar no site da ABL e entrar em contato com eles para ter esse tipo de informação.

25 fev
Carol
Oi Ana, sou apaixonada por literatura inglesa Porem, estou com dificuldades em encontrar bons titulos contemporaneos Poderia me ajudar???

25 fev
Ana Lúcia
Literatura Inglesa Contemporânea
São autores da literatura inglesa contemporânea: Modernidade na literatura inglesa: T.S. Eliot ; Virginia Woolf; James Joyce; Samuel BeckettAutores após Segunda Guerra Mundial: Seamus Heaney, Ted Hughes, John Osborne, Harold Pinter, Julian Barnes, Martin Amis, Ian McEwan, Salman Rushdie.

10 mar
Joao Carlos
Balzac
Oi Ana, pra mim, no que diz respeito a romances... um dos melhores é Honoré de Balzac, como ele retrata a sociedade france e os sentimentos humanos e, principalmente, o humor... que as vezes é do tipo "rir pra nao chorar". =)Gosto de autores que vão no fundo dos sentimentos humanos. Atualmente estou lendo Fausto de Goethe... justamente pq gosto de autores que valorizam confusões sentimentais internas, as peculiaridades da condição humana. Vc gosta destes autores e... conhece outros com esse perfil? =)

10 mar
Ana Lúcia
Balzac, Goethe e outros
O que você disse sobre Balzac e Fausto de Goethe está correto, sim. Adoro estes autores. Você me pergunta sobre outros romances, outros autores que tratam da condição humana. Cito Os miseráveis de Victor Hugo (o melhor romance dele, sem dúvida), também citaria um exemplo norte-americano na ficção norte-americana: O som e a fúria (William Faulkner). Ah, leia também A mãe de Maximo Gorki (escritor realista russo - fabuloso!!!!).

10 mar
Joaquim
Mary
Oi.lendo sobre sua impossibilidade de ler Guimarães Rosa, fico imaginando que realmente (como já foi dito anteriormente), existem literaturas que não são traduzidas por dicionários ou, se traduzidas, tornam-se completamente desfiguradas (e, consequentemente, chatas).Você já reparou a quantidade de pessoas que cantam músicas em outras línguas, sem ter a mínima noção daquilo que elas estão dizendo? No entanto cantam (literatura melódica) e adoram! E não venha me dizer que é só pela questão musical...

18 mar
Ana Lúcia
comentário a Joaquim
Joaquim:Acho perfeito o seu comentário sobre Guimarães Rosa e a comparação com canções em outras línguas. Obrigada pelo reforço. Ana Lúcia.


Gabriel García Márquez (entrevista)





33333333333333333333333333
"As fotos e vídeos não refletem, necessariamente, a opinião do entrevistado, sendo meramente ilustrativas e de responsabilidade da editora do Blog."
33333333333333333333333333

Nenhum comentário: