segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Encontro Marcado com Gnosticismo


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Entrevistada:Aláya Dullius
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16243494776688454213

26 mar
♪♪Tony♪♪
Aláya
Fale um pouco sobre o despertar da consciência e porque estamos todos "dormindo".
Namastê! 26 mar Daniel Francisco
O que é o Gnosticismo?
27 mar
Alaya
Olá amigos! Agradeço a oportunidade de participar do tópico e espero que possamos manter uma conversa legal sobre o assunto. De fato o titulo do tópico é sobre um assunto pouco conhecido
estou me dispondo a responder as perguntas que eu puder responder. Tenho estudo no assunto, mas nao tenho todas as respostas, farei o possivel para colaborar.
Só vi o tópico agora e estou indo dormir, amanha eu dou uma resposta direito.
um abraço a todos
28 mar
Alaya
Pois bem, o que é gnosticismo?
O gnosticismo foi originalmente um movimento religioso heterogêneo e independente. Um movimento que espalhou-se entre os séculos I a.C. e III d.C., especialmente pela Galiléia, Síria (Antioquia), Egito, Armênia e regiões da Grécia e Palestina. Haviam diferente grupos gnósticos, como os Sethianos, Docéticos, Valentinianos, Marcionitas etc.
O Cristianismo nem sempre foi algo homogêneo e estabelecido (hoje ele é homogêneo em comparação com a antiguidade, pois baseia-se na mesma bíblia e mesmo as diferentes ‘igrejas’ estão fundamentadas sobre os mesmos dogmas). O que chamamos de cristianismo representa apenas uma pequena seleção de fontes especificas, escolhidas entre dezenas de outras. Antes do século II inúmeros evangelhos circulavam entre diversos grupos cristãos. O grupo que se associou a Roma e acabou tendo poder político foi apenas um desses grupos. Foi entre as comunidades gnósticas que circularam os textos que hoje conhecemos a partir da descoberta dos manuscritos de Nag Hammadi. (como o evangelho do Tomé por exemplo)
Por volta do ano 220 o cristianismo se tornou uma instituição encabeçada por uma hierarquia, que se via como guardiã da única ‘fé verdadeira’. Assim, todos os outros pontos de vista que não fossem os seus foram rejeitados como heréticos. Iniciou-se uma empreitada de perseguição e destruição dos outros movimentos cristãos/gnósticos. Após o estabelecimento 'oficial' da Igreja Católica Romana, esses grupos foram chamados de heréticos e todos os seus tratados proibidos e seus líderes perseguidos. No século IV, época da conversão de Constantino, o cristianismo tornou-se religião oficial, os bispos passaram a controlar a ‘policia’ que perseguia. Possuir livros considerados heréticos tornou-se crime. Assim, alguns monges provavelmente provenientes do mosteiro de são pacômio, no Egito, colocaram esses textos em urnas e os enterraram em cavernas, para que se preservassem para a posteridade. 28 mar Alaya
Em 1945 foi encontrada em Nag Hammadi, Egito, essa ‘biblioteca’. Os manuscritos totalizavam treze códices de papiro, escritos em copta (e com termos técnicos em grego), com capa de pergaminho.
Esses manuscritos, que contam em 52 textos, datam do ano 60d.c ao ano 350d.c aproximadamente. Os textos descobertos em nag hammadi proporcionam apenas um vislumbre da complexidade do movimento cristão primitivo. Mas nos dão a oportunidade de conhecer os outros movimentos cristãos/gnósticos a partir dele mesmos, e não dos ataques por eles sofridos pela Igreja de Roma.
Dentre esses textos descobertos podemos citar “o Evangelho de Tomé” , o “livro apócrifo de João”, “evangelho de Thiago” “evangelho de Maria madalena”, “Evangelho de Filipe”, “Apocalipse de Paulo” e outros; outros que em alguns casos não tem nenhuma relação direta com o cristianismo, mas tratam de questões metafísicas sobre a origem do cosmos e da alma e da jornada dessa em retorno a ‘casa do pai’.
O professor Hans Jonas, uma autoridade em gnosticismo, escreveu em 1962 que o achado gnostico de Nag Hammadi (ao contrario das descobertas do Mar Morto) foi assolado por emepcilhos políticos, litígios, contendas e outros problemas. O acesso aos textos foi deliberadamente impedido, pois não havia interesse por parte do Vaticano que aqueles textos que foram descartados por não atenderem as necessidade institucionais e políticas de estabelecer o cristianismo como religião fossem conhecidos. Esses textos mostrariam um outro cristianismo, mais pratico e menos dogmático, que atrapalharia os interesses da igreja romana. O primeiro códice a ser conseguido foi o que contém o Evangelho de Tomé. Ele foi dado de presente à fundação Jung. Jung tinha muito interesse no gnosticismo.
Os gnósticos são assim chamados pois eram buscadores da ‘Gnosis’, isto é, de uma percepção interior, um processo intuitivo de conhecer a si mesmo, é o conhecimento direto daquilo que é, da Verdade.
28 mar
Alaya
Os gnósticos tinham uma ênfase na busca da sintonia interior com essa Gnosis, essa “sabedoria Divina”, e pregavam que não era necessário intermediários para essa experiência do ‘divino em nós’. (assim descartavam a utilidade de padres e igrejas).
A tradição gnóstica baseia-se na experiência da gnose, sendo caracterizada por determinadas atitudes em relação à vida e à realidade, e por certos mitos e ensinamentos concernentes às origens e natureza do cosmos e ao ser humano, que são o resultado desta mesma experiência
Eles ensinam um “gêneses” diferente, falam também do elemento feminino da divindade, ensinam que a ressurreição de Cristo deve ser entendida simbolicamente. Para os gnósticos Jesus não é deus, mas um grande Mestre, um Ser iluminado que atingiu essa compreensão e que quer que todos sejam capazes de atingi-la igualmente. Já dizia São Paulo “Cristo em vós a esperança da glória”. Era isso que os gnósticos ensinavam, que o reino de deus está em cada um de nós, que devemos despertar o cristo interno (eles diferenciam Cristo do homem Jesus). Os gnósticos procuravam respostas para as questões essenciais da alma: de onde viemos, para onde vamos, como vivemos etc. Eles sustentavam que este conhecimento salvador não surge meramente dos processos racionais.. contudo, como outros místicos, eles compuseram documentos amplificando seus entendimentos visionários e tentaram comunicá-los aos outros. Assim, esses evangelhos gnósticos podem nos ajudar não só a rever as bases históricas da cristandade, como a perceber os diferentes ensinamentos que podem nos ser úteis.
28 mar
O Observador
outro grande tema
gnose influenciou muitos seguimentos intelectuais,claro que linhas mais ocultistas.
28 mar
O Observador
vou acompanhar a entrevista.
8 mar
Silvania
Olá,Alaya...
Hj em dia, como anda esse conhecimento gnóstico?

28 mar
♪♪Tony♪♪
Minha pegunta não obteve resposta
Fale um pouco sobre o despertar da consciencia e porque muitos ainda vivem "dormindo"...
(uma dica: ao responder, faça como outros entrevistados, no assunto coloque o nome do questionador.)
29 mar
Alaya
silvana
sinceramente nao sei ao certo. Desde o século 19 começou a se formar uma núcleo de estudo academico sobre esse tema. Na alemanha um proeminente professor universitario chamado Karl Schmidt estuou a fundo alguns dos textos gnosticos ja descobertos naquela epoca, promoveu comentarios e traducoes e montou uma equipe de estudo sobre o tema dentro da universidade. Na inglaterra o professor de linguistica e linguas antigas G.R.S Mead escreveu varios livros sobre cristianismo primitivo com um enfoque gnostico, manteve contato com o professor alemao e foi o primeiro a traduzir o importante texto gnostico Pistis SOphia para o INgles.
Atualmente sei que há varios nucleos dedicados a esse tema.
Elaine Pagels, uma conhecida autora sobre o tema é professora de religião na Universidade de Princeton e tem Ph.D. da Universidade de Harvard. Sua tese de doutorado foi o livro 'os evangelhos gnosticos', que é uma das melhores obras sobre o tema até hoje
Outro estudioso sobre o assunto é Stephan Hoeller, um dos colaboradores do site www.gnosis.org -- esse site contém todos os envagelhos na integra em ingles e é fruto de uma equipe de tradutores e pesquisadores
Mas nao sei ao certo como andam oficialmente esses estudos hoje em dia, mas o fato de estarem saindo documentarios no discovery e national geografic ( http://www.youtube.com/watch?v=X2eH8mtW7kQ ) sobre o tema mostra uma certa abertura para ele hoje em dia
um conhecido meu esta fazendo mestrado sobre o apocalipse de paulo (um texto da biblioteca de nag hammadi) em uma universidade do canadá.
e mesmo que o 'codigo da vinci' contenha muitas distorcoes, ele promoveu mais debates e maior abertura ainda para esse assunto
29 mar
Alaya
além de estudos academicos e universitarios, há grupos que se interessam pelo lado espiritual desses ensinamentos
na internet encontra-se uma meia duzia por ai, porém alguns se dizem gnostico mas promovem uma visao bastante distorcida do assunto
é um tema delicado
29 mar
Júnior
Aláya
Olá querida.
Fico feliz por saber que fiz parte do processo que culminou nesta entrevista contigo.

Minha pergunta tem haver com os evangelhos canônicos e o gnosticismo.

Antes de entrar em contato com a sua comunidade e com os evangelhos apócrifos e não conhecia nada sobre gnosticismo, mas já havia estudado sozinho os evangelhos canônicos de forma bem profunda, e, apenas com o estudo dos evangelhos canônicos escrevi alguns textos que hoje considero como sendo meio que carregados de gnosticismo...

Minha pergunta é se, tirando as cartas de Paulo e os textos de João, que são escancaradamente gnósticos, você consegue ver gnosticismo no restante do novo testamento também?

E se há algum segmento que estude o gnosticismo dentro dos evangelhos canônicos e do restante do NT.? 29 mar (93!) Luiz
bom dia aláya...

como são as práticas gnósticas?
existe alguma iniciação?
faz quanto tempo que você se interessa pelo assunto e interage com o mesmo?

teria alguma referência bibliografica com um entendimento mais claro (pra iniciantes)?!

obrigado...
4 abr
Alaya
ola, gostaria de me desculpar com vcs pela ausência
meu monitor pifou e fiquei sem internet. como so vou comprar um novo na sexta, ta complicado ficar na net por muito tempo, o que me impossibilita de dar respostas de qualidade
assim, peço paciencia, e logo voltarei para responder
4 abr
Marco Antonio
alaya
gostaria de saber se esse gnosticismo que voce pertence 'e o mesmo pregado por samael waun veor e v.m. rabolu.
Caso isso seja afirmativo voce acredita em hercolubus?
16 abr
Alaya
olá amigos, novamente me desculpo pela demora, agora estou de monitor novo e posso acessar a internet de casa, entao voltarei a responder perguntas

TONY
creio que como não me considero um ser de consciencia plenamente desperta não posso falar disso senão pelo que li a respeito, e não por vivência própria. Ainda estou tentando acordar
mas puxando sua pergunta para o gnosticismo, em alguns textos Jesus passa a idéia de que somos mortos vivos. Que vagamos pelo mundo feito mortos vivos, pois vivemos em corpo mas estamos mortos para o espirito e para a verdade. Algumas outras vezes o paralelo é feito com a sobriedade, somos embriagados e devemos nos tornar sobrios. Estamos dormindo e devemos acordar.
No próprio Novo Testamento, Jesus, no evangelho de João, exorta para que nasçamos novamente: "Quem não nascer de novo nao pode entrar no Reino dos Céus ... o que nasceu da carne é carne, o que nasceu do espírito é espirito ... deveis nascer de novo"

novamente dando a entender que estamos mortos, que estamos dormindo. Pelo meu entendimento, quando ele fala que 'devemos nos tornar crianças', é a mesma ideia de 'devemos nascer de novo'. Isso é, morrer para a ignorancia, para o eu mundano e egoista, e nascer para a espiritualidade.
Ainda no evangelho de Joao ele diz: "os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem, e os que ouvirem, viverão"

Curiosamente, também é no Evangelho de João que temos a historia de Lazaro, que voltou a vida após de 'despertado' por Jesus.
alguns tomam isso como o milagre, a tradição gnóstica vê essa passagem como simbólica.
16 abr
Alaya
Se me lembro bem da história, Lazaro esta morto em uma caverna e chama jesus para traze-lo de volta a vida. Sabemos que historicamente Jesus passou parte de sua vida no Egito. Semelhantemente, há um rito de iniciação egipcio que aquele que esta para ser iniciado passa 3 dias 'morto' em uma caverna. Até que o Grande Hierofante vá la e o desperte de seu sono profundo.
Assim que Jesus traz Lázaro de volta a vida, um dos discipulos exclama "Vamos nós também, para que possamos morrer como Lazaro". Ora, eles não estão falando de suicidio. Mas dessa morte para a matéria e renascimento espiritual. Estão repetindo a simbologia que aprenderam com seu Mestre Jesus.

Em um texto apócrifo encontrado na biblioteca de Nag Hammadi, chamado Dialogos do Salvador - são dialogos entre jesus e alguns discipulos. Há uma passagem que reforça essa ideia

“Mateus: ‘Diga-me Senhor, como o morto morre e o vivo vive?’ Senhor: ‘... mas eu lhe digo que quando o que vivifica um homem é removido, ele será chamado ‘morto’. E quando o que é vivo abandona o que é morto, o que é vivo será chamado vivo’. [...]
Tomé: ‘Por que em consideração à verdade eles morrem e vivem?’ Senhor: ‘Tudo o que nasce da verdade não morre. Tudo o que nasce da mulher morre’.”

essa questao do 'nascer de mulher' nao tem nenhuma relação com machismo. Até porque Maria Madalena é uma das discipulas nominadas no dialogo desse evangelho. Nascer de mulher é uma simbologia da epoca que denota tudo que nasce da materia, tudo que nasce do mundo material, da natureza. Como na biblia esta 'nascer da carne', como eu citei anteriormente. Então essa passagem novamente confirma o ensinamento de jesus sobre nossa condição de 'mortos-vivos'. Pois ainda nao nascemos da verdade, do espirito. "Quando o que é vivo abandona o que é morto, será chamado vivo". Ora, o que isso significa senão que ao abandonarmos nossa natureza puramente 'material', 'morta', tornaremo-nos vivos.
Em outros apócrifos ele é chamado de Jesus, O VIVO
16 abr
Alaya
Júnior
Fico feliz por você ter me proporcionado essa oportunidade de divulgar o gnosticismo.

Como você viu em minha resposta anterior, usei dos evangelhos canônicos para me referir a um ensinamento que também se encontra nos evangelhos apócrifos. Assim como você, também ja dei algumas lidas no Novo Testamento, e tirei coisas maravilhosas de lá. Considero que grande parte da Bilbia foi adulterada, remexida, enxertada. Mas partes dos textos originais se conservam, e sabendo 'garimpar' podemos tirar liçoes maravilhosas. Como o mestre é o mesmo, é bastante natural encontrar paralelos (e até frases identicas, como no caso do Evangelho de Tome) entre os evangelhos canônicos e apócrifos. Creio que basta ter olhos para ver
A ultima vez que li o Novo Testamento procurei anotar as passagens que para mim se assemelhavam muito ao ensinamento gnóstico e também aquelas em que encontrei conexão direta com algum outro evangelho nao canonico.
Você tem razão, tirando os enxertos, é claro, grande parte das cartas de Paulo possuem um tom bastante gnóstico. e de Fato o Evangelho de Joao é o mais gnostico deles. Mas ainda assim, como ja disse, há passagens no Evangelho de Mateus que muito se assemelham com o Evangelho de Tomé, e assim por diante

Então sim, consigo ver gnosticismo em algumas partes do Novo Testamento. Nao poderia ser diferente, afinal, antes da formação da biblia, todos esses textos (canonicos ou apocrifos) circulavam juntos entre as comunidades gnósticas/cristãs

Não sei de nenhum segmento que estude diretamente o gnosticismo dentro dos evangelhos canonicos. Há um livro da Elaine Pagels chamado "The Gnostic Paul", onde ela aponta o gnosticismo em suas cartas. Há estudos isolados sobre o assunto.

E se há algum segmento que estude o gnosticismo dentro dos evangelhos canônicos e do restante do NT.?

Júnior
Quanto à doutrina da reencarnação Aláya...

Não acredito nela, mas me lembro de algumas leituras sobre gnosticismo onde, salvo engano, vi que os gnósticos acreditavam na reencarnação.

Isso é fato?
Qual é a semelhança existente entre a reencarnação no gnosticismo e esta mesma nas doutrinas espiritualistas, tendo em vista o fato de que, segundo o que me consta, no gnosticismo o ESPÍRITO é apenas UM, que é chamado de Cristo, ou a essência divina do ser humano...???
17 abr
Alaya
LUIZ
"como são as práticas gnósticas?"

bem, pelo que entendo as praticas gnósticas são mais focadas no mergulho interior, na auto observação, no auto conhecimento.
Em um evangelho chamado "O Livro de Tomé, o Indagadaor" há uma passagem que diz "Aquele que não conhece a si mesmo não conhece nada, mas aquele que conhece a si mesmo já adquiriu ao mesmo tempo o conhecimento sobre as profundezas do Todo"

o gnóstico essencialmente busca respostas para as velhas questoes: quem somos, de onde viemos para onde vamos, porque vivemos etc.

Os gnósticos interpretam a passagem no evangelho de mateus onde aparece o pai nosso como uma pratica de meditação. "quando orares, entra em teu quarto (teu interior) e fechando as portas (dos sentidos), ora a teu pai, que esta lá, no segredo (no silencio interior)."

quem viu o filme STIGMATA sabe que os gnósticos consideram que "O reino de deus está em vós"
em outro apocrifo chamado "Dialogos do Salvador" é dito "em verdade vos digo, em vós habita o Deus vivo"

então basicamente os gnosticos buscavam o contato com o divino através do mergulho interior, e por acreditarem que 'Deus' habita em cada um não necessitavam de intermediarios (padres, bispos e igrejas). Alguns textos como "Apocalipse de Paulo" descrevem experiencias místicas de profunda meditação que alguns tiveram. De visões dos outros planos (céus/esferas) da existencia e assim por diante.

Um dos textos, "Atos de João" descreve um rito coordenado por Jesus. Onde Jesus faz invocações e os discipulos participam desse ritual.
17 abr
Alaya
"existe alguma iniciação?"

a iniciação gnóstica é uma "auto iniciação". Aquele que busca o auto conhecimento e o atinge de certa forma torna-se um 'perfeito'. "Sede perfeitos como o pai no céu é perfeito" exorta Jesus na Biblia.
No evangelho de joao, ele também diz: "Basta que o discípulo se torne como o mestre" Jo,10:25

assim, em evangelhos apócrifos os discipulos são estimulados a tornarem-se eles mesmos mestres, buscarem a perfeição interior, o despertar espiritual. Para os gnósticos Jesus é uma coisa e Cristo é outra. Cristo é algo presente em todos nós, devemos despertar o 'cristo interior'. Em suas cartas, Paulo fala "Cristo em VÓS a esperança da Gloria"
enfim. a iniciação no gnosticismo nao se dá por um ritual externo, mas por um processo individual.



"faz quanto tempo que você se interessa pelo assunto e interage com o mesmo?"

estudo o gnosticismo faz uns 8 anos
na verdade tive uma facilidade porque meus pais também sao estudiosos do gnosticismo. Tenho uma vasta biblioteca sobre o tema em casa e ele sempre me despertou interesse. Meu pai foi um dos responsaveis pela publicacao da traducao da importante obra gnostica PISTIS SOPHIA aqui no Brasil. E ele e minha mãe fundaram juntos um centro de estudos sobre esses temas chamado COLLEGIUM LUX, que funciona em Brasilia. Me envolvi com o tema por interesse próprio. E após algum tempo resolvi participar dos grupos de estudos. Estudamos um a um cada evangelho apocrifo. Estudamos a biblia, estudamos historia. Foi muito proveitoso. Também montamos uma equipe de tradução, pois na epoca nao existia publicacoes de todos os textos em portugues. Cheguei a traduzir o Evangelho Apócrifo de João, que é um texto muito interessante, e estamos pensando em algumas publicacoes.

falando nisso, sobre REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
creio que essa lista aqui pode ser de bom proveito para quem está interessado no tema
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=12244976&tid=2460448599091137450
17 abr
Alaya
KEIBAL
olá amigo, vejo a 'doutrina' de vitor como uma distorção e apropriacao do gnosticismo. Portanto a resposta é não, não acredito.
Fique a vontade para perguntar outras coisas. Apenas peço que por favor não desvie o assunto para um debate sobre samael. ficarei feliz em responder suas questoes se for possivel para mim responde-las. mas gostaria de manter o foco no gnosticismo original e historico.
obrigada
17 abr
Alaya
ah sim, tambem disponibilizei alguns textos online na pasta 'evangelhos apocrifos'
http://alaya.4shared.com

gostaria de dizer a todos que muitas vezes estou respondendo de memória. Gostaria de ter tempo para procurar sempre referencias. Mas sao mais de 60 textos, e as vezes fica complicado procurar citações.
Ainda assim, há muita coisa interessante, como por exemplo a versão gnóstica para adao e eva e o geneses, bem diferente.

obrigada a todos
17 abr
Gregor
Evangelhos apócrifos?

Qual o seu preferido? Os li todos...
17 abr
Alaya
preferido? Dificil dizer
Gosto muito do "Evangelho Apócrifo de Joao"
do "Livro de Tomé"
gosto de "Sophia de Jesus, o Cristo"
e "Sobre a Origem do Mundo"

mas são tantos! e cada um tem cada coisa interessante!
17 abr
Rhyan
Olá Aláya
O gnosticismo é capaz de criar uma evidência do sobrenatural?

(sou cético)

Obrigado, bjos!
17 abr
Júnior
como por exemplo a versão gnóstica para adao e eva e o geneses, bem diferente.

Você fala do texto A História do Universo?

Li ele tempos atrás.
Achei lindo.
17 abr
carmen
Moro no Rio de Janeiro, já fui em varias livrarias e não encontro todos os livros com os evangelhos apócrifos.Vc poderia me recomendar alguma?Gostaria muito de ler Pistis Sophia, e o evangelho de Tomé.

17 abr
ॐ Rodrigo ॐ
Oi Aláya tudo bem
O que relaciona Gnostico e Agnostico, são somente opostos ?

Toda religiã, doutrina, seita, irmandade, tem sua parte boa e sua parte ruim (exemplo na Universal ele vendem o céu), claro isso é um absurdo, mas no caso da gnose, vc´s tem proibições, pecados ?

Que tipo de forças sobre-naturais vc´s acreditam ? (ex. santos, deuses, demonios, duendis?

Abraço e boa sorte em sua busca pessoal
17 abr
Malê
Alaya

Parabéns pelo encontro “estrelado” por vc! Tenho muito interesse nos grupos gnósticos como parte do estudo geral da formação do cristianismo. É difícil perceber quão anárquica eram os grupos que então surgiam, especialmente após o massacre de massada e a expulsão judaica da palestina em 135, onde se vê uma evidente influência platônica nas doutrinas.

Como se sabe, um dos pilares dos debates do início do cristianismo é a questão da trindade. O concílio de Nicéia foi basicamente organizado em oposição aos ensinamentos unitaristas dos arrianistas, que apesar disso sobrevivem pelos menos até o século 8 d.c.

Então, como aparece a Trindade, se é que aparece, nos textos gnósticos?

Uma segunda pergunta, gostaria que falasse um pouco sobre dois personagens e como se relacionam com o gnosticismo: Simão o Mago e Apolônio de Tiana.
17 abr
Malê
Alaya

Já se fez muito esforço no sentido de definir exatamente o que é o gnosticismo. As tentativas disso caem geralmente na doutrina da salvação pelo conhecimento em oposição à salvação pela fé da igreja, idéia defendida atualmente por grupos católicos tradicionalistas. Outros adotam a tese de que os gnósticos sofriam invariavelmente de uma repulsa a este mundo, o que seria corroborado pelo mito do demiurgo, embora este se encontre já em Platão. Pessoalmente, sempre acho essas definições pouco convincentes.

Minha questão é então em um contexto mais geral, de linhas cristãs primitivas. Sabemos que houveram muitos grupos hj chamados gnósticos: valentinianos, ofitas, marcionitas. Há um registro de como eram as relações entre eles? Há algo que indique concretamente essa unidade sugerida pelo fato de terem sido encontrados textos em Nag Hammadi e do termo geral “gnósticos”, ou estamos falando de grupos rivais?

Vc acha que o gnosticismo, alguma dessas linhas, representa um cristianismo mais autêntico?
20 abr
o pensador
alaya sou se fá;


como vc explica a trindade na visão gnostica.?


qual e na sua opinião a maior autoridade em gnostiçismo ( escritor ) ?

desde ja agradeco.
inte.
23 abr
Alaya
junior
é fato que os gnósticos falam de reencarnação. Porém são apenas algumas referências que nos confirmam isso. Com certeza deve haver divergencias entre as teorias reencarnatorias espiritas e budistas. Mas em essencia é a mesma coisa.
Os gnósticos, assim como Sao Paulo, diferenciam alma de espirito. Pneuma de Psiquè. Assim, o espírito é apenas UM, e os gnósticos buscam despertar esse Cristo Interno. Porém alguns evangelhos contém relatos que claramente estão falando de reencarnação.
Vale lembrar que algumas seitas judaicas (e pensa-se que os essenios estariam entre essas) aceitavam a reencarnação. E a doutrina da reencarnação só foi banida do cristianismo no século IV
Em um dos textos de Nag Hammadi chamado Apocalipse de Paulo é descrita uma experiencia mistica de paulo em que ele ascende os vários céus (esferas, planos) e vai passando por portais e contando o que ele vê. neste percurso de ascenção, Paulo testemunha julgamentos de almas e 'punições' e vê os 'anjos' dirigentes dos diversos céus
23 abr
Alaya
então temos a seguinte passagem:
"Porém eu vi no quarto céu correspondente à classe * vi os anjos semelhantes a deuses, os anjos conduzindo uma alma para fora da região da morte. Eles a colocaram no portal do quarto céu. E os anjos a estavam açoitando. A alma falou dizendo: "Qual foi o pecado que eu cometi no mundo?" O cobrador que era o instrumento dirigente no quarto céu replicou-lhe dizendo: "Não foi direito cometer todos aqueles atos ilegais que são do mundo da morte". A alma respondeu: "Tragam testemunhas! Deixe-as mostrar[-lhe] em que corpo eu cometi atos ilegais. [Desejas] trazer um livro [para ler dele]?"
E as três testemunhas vieram. A primeira se pronunciou dizendo: "Eu [não] estava [no] corpo na segunda hora [...]? Eu ergui-me contra ti até que [caístes] na raiva, [na ira] e na inveja." E a segunda falou: "Não estava eu no mundo? E eu entrei na quinta hora, te vi e te desejei. E então observe, agora eu te incrimino com os assassinatos que cometestes." A terceira disse: 'Não vim eu a ti na décima segunda hora do dia quando o sol estava por se pôr? Eu te concedi trevas até que devesses concluir teus pecados." Quando a alma ouviu estas coisas, baixou o olhar com tristeza. E então ela olhou para cima e foi subjugada. A alma que tinha sido abatida [foi] para [um] corpo que havia sido preparado [para ela. E] viu [que suas] testemunhas estavam acabadas."

aqui vemos o relato sobre uma alma que morreu, foi julgada por suas ações, e retornou para um corpo preparado especialmente para ela. É a ideia da reencarnação e do karma
23 abr
Júnior
Alaya...

Mas isso é bem simbólico não?

Se lembrarmos que eles nos consideravam como mortos-vivos... e que precisávamos fazer com que a alma (morta) se reencontrasse com o espírito para ressussitar.

Não é mais ou menos isso?
23 abr
Alaya
ainda sobre reencarnação
no Evangelho de Maria Madalena temos:
"alma respondeu dizendo: ' O que me subjugava foi eliminado e o que me fazia voltar foi derrotado..., e meu desejo foi consumido e a ignorância morreu. Num mundo fui libertada de outro mundo; num tipo fui libertada de um tipo celestial e também dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. Daqui em diante, alcançarei em silêncio o final do tempo propício, do reino eterno'."

temos aqui a descrição de uma alma que diz ter se libertado daquilo que a subjugava. E isto a fazia voltar constantemente para o mundo

a mesma idéia se repete no evangelho apócrifo de joao

E eu disse: "Senhor, como pode a alma tornar-se menor e retornar à natureza de sua mãe ou ao homem?" Então ele regozijou-se quando eu lhe perguntei isso, e ele me disse: "Realmente você é abençoado, pois entendeu! Aquela alma é feita para seguir uma outra alma (fem.), uma vez que o Espírito da vida está nela. Ela é salva por meio dele. Ela não é lançada novamente em outro corpo."

quando a alma é 'salva' ela nao será novamente lançada em corpos, ela nao precisará voltar ao mundo.

Os espíritas sempre citam a passagem na BIlbia em que jesus diz "elias ja veio, e vocês nao o reconheceram - e os discipulos entenderam que ele se referia a João Batista" como comprovação da reencarnação no cristianismo. Eu concordo com os espíritas quanto a isso. As duas vezes que Elias é citado no NT, ele é relacionado a Joao Batista.
A coisa se torna mais interessante ainda quando lemos PISTIS SOPHIA, um dos mais importantes Textos gnósticos
Pistis Sophia é um dialogo entre Jesus e, se nao me engano, 16 discipulos nominados. Jesus da ensinamentos, se refere a coisas ja ditas anteriormente, responde perguntas.
23 abr
Alaya
Nesse texto aparece novamente a idéia de que João Batista foi elias

"“Quando eu vim à região dos eons, fiz Elias voltar, enviando-o ao corpo de João, o Batista, e o restante também fiz voltar em corpos apropriados, para que encontrem os mistérios da Luz e ascendam ao alto herdando o Reino da Luz” (Pistis Sophia"

há uma outra passagem no mesmo texto, semelhante a esta, que Jesus explica que ele escolheu os discipulos e os fez nascer naquela região para que encontrassem com ele. E que foi ele que apareceu para sua mae Maria na forma do Anjo Gabriel.
Na Biblia, no Evangelho de João, Jesus afirma: “Não vos escolhi, eu, aos doze?”

achei isso curioso

Bem, esse tratado gnostico, Pistis Sophia, é bastante grande, e grande parte dele é a descrição do que acontece com as almas após sua morte. Creio que devemos interpretar as passagens dentro de seu contexto, e vejo uma grande diferença entre o renascer espiritual, isso é, nascer do Espirito, nascer da verdade, como na questao anterior, e o 'ser jogado de volta no corpo' 'voltar ao mundo', 'ter um novo corpo formado para si' 'uma alma velha que toma uma taça de esquecimento e volta ao mundo'

como em seu contexto esta bem claro que essas passagens estao inseridas num ensinamento que esta falando de morte. Para mim é bastante claro que nao sao meramente simbolicos nesse caso.
23 abr
Alaya
Em Pistis Sophia Jesus descreve o que acontece com cada alma que pratica pecados. Novamente, como no Apócrifo de João, é dada uma taça de oblivio a alma
por exemplo, as punições do praguejador

"... eles levam-na para o caminho do meio e cada um dos regentes castiga-a. Depois, levam-na à Virgem de Luz, que julga o bom e o mau... E quando a esfera gira, ela entrega a alma a seus recebedores, para que possam lançá-la nos eons da esfera, conduzem-na para a água que se encontra abaixo da esfera, que se torna um fogo em ebulicao que a consome até purifica-la completamente. Então vem Yaluham, aquele que entrega às almas a taca do oblívio, ele traz a taça cheia com a água do esquecimento e a entrega à alma. ... que esquece das regiões que tinha ido. A lançam num corpo que passará seu tempo constantemente preocupado. " (PISTIS SOPHIA)

o difamador:
"Adamas, traz a taça do oblívio e entrega-a a alma que a bebe e esquece de todas as regiões e coisas pelas quais passou. E eles colocam-na num corpo que passará seu tempo sendo magoado. "

o vaidoso:
"Ela toma a taça do oblívio de Yaluham e lançam-na num corpo coxo e deformado, para que todos a desprezem constantemente." P.413

Jesus também fala, nessa obra, que as almas devem alcançar o despertar em vida, estando no mundo. E assim sao lançadas no mundo repetidamente até que possam encontrar os mistérios e despertar espiritualmente, saindo da condicao de mortas vivas, de embrigadas.
Maria Madalena o questiona sobre o que acontece com uma alma que praticou o bem mas nao encontrou os mistérios
Ele diz que ela será lançada em um corpo que terá todas as oportunidades de continuar praticando o bem e tera a chance de conhecer os misterios atraves de um mestre (como Jesus)

e assim por diante, sao varios exemplos
é um exemplo claro de que a doutrina da reencarnação era ensinada em meios gnósticos. Assim como a idéia do karma. Voce colhe o que planta, voce sera punido de acordo como agiu.

23 abr
Alaya
Pistis Sophia é uma obra bastante conhecida na antiguidade. Foi editada pela Escola de Valentino (lembrando que os gnosticos nao eram um grupo homogeneo) e cópias fragmentadas desse texto circularam por alguma comunidades no decorrer dos seculos. O documento original é um texto copto descoberto no egito no seculo 18 e comprado pelo museu britanico.
mais informacoes sobre esse texto aqui
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=26515654&tid=2510512395771538666
23 abr
Alaya
esqueci de uma passagem que tinha extraido de pistis sophia

“Quando uma alma velha está prestes a descer por intermédio deles, os regentes dão à velha alma uma taça de oblivio, assim ela esquece de todas as regiões onde esteve...e a mandam para um novo corpo.”
23 abr
Alaya
Rhyan
creio que sua pergunta foi respondida com a resposta acima para o Junior.
os gnósticos acreditam em um mundo espiritual sim. Em planos de consciencia. Em forças. Em anjos. Em experiencias místicas.
Além disso, alguns apócrifos se apresentam como ensinamentos dados por jesus após sua morte. Em alguns a introducao fala que algum discipulo estava andando e viu uma criança, mas essa criança se tranformou em um homem que diz 'nao me reconheces joao, sou eu, Jesus' (estou simplificando, mas é essa a ideia)
Em outros Jesus aparece vestindo um manto de luz, em um apocrifo que nao lembro agora é ate engraçado, um dos discipulos pede pra ele 'diminuir a luz' prq tava dificil de olhar.
23 abr
Alaya
Junior
"como por exemplo a versão gnóstica para adao e eva e o geneses, bem diferente.

Você fala do texto A História do Universo?"

Não sei ao certo qual texto vc esta se referindo Junior. Mas os evangelhos da biblioteca de Nag Hammadi que abordam essa questao do geneses, da origem do mundo, de adao e eva, na visao gnostica sao:
(vou citar de memoria, entao posso esquecer de algum)

- Evangelho Apocrifo de Joao
- Apocalipse de Adão
- A hipóstase dos Arcontes
- Sobre a Origem do Mundo
- Pensamento de Norea
- as tres formas da mente primordial (protenóia trimórfica)

acho que to esquecendo de algum. Mas esses falam da origem do mundo. Apresentam varios pontos em comum, mas as vezes tem algumas diferenças, de terminologia, ou detalhes. Vale lembrar que os textos da biblioteca de Nag Hammadi nao fazem parte de um unico grupo gnóstico. Alguns sao ligados aos valentinianos, outros aos sethianos, e assim por diante.
23 abr
Alaya
Carmem
estranho que nao tenhas encontrado nas livrarias, tem sido cada vez mais comum encontrar esses textos

Pistis Sophia a melhor traducao é a de Raul branco, pela editora Bertrand Brasil

o Evangelho de Tome tem varias traducoes publicadas em portugues. Tem até uma com comentarios do Yves LeLoup que é boa.
as traduções que circulam pela internet nao sao as melhores

dá uma olhada na listinha bibliografica que vc acha a referencia de livros que contem esses evangelhos apocrifos
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=12244976&tid=2460448599091137450

nessa pagina, na pasta evangelhos apocrifos, vc encontra alguns tb
http://alaya.4shared.com/
23 abr
Alaya
Rodrigo
Gnóstico é 'aquele que conhece'
assim agnóstico é aquele que desconhece.
nao no sentido de conhecimento intelectual, claro

já respondo as suas proximas perguntas
23 abr
Júnior
Alaya
http://www.mucheroni.hpg.ig.com.br/religiao/96/index_int_7.html 23 abr Alaya
obrigada junior, mas qual é a origem desse texto?
dei uma olhada rapida e não vi terminologia gnóstica nele
pelo uso das palavras parece ser um texto mais tardio

bem, vou almoçar, depois volto a responder
23 abr
Júnior
Alaya
O pessoal do site cita os manuscritos do mar morto, mas...

Sei lá.

Tem outros apócrifos...

http://www.mucheroni.hpg.ig.com.br/religiao/96/index_pri_1.html 23 abr Alaya
é, dei uma olhada. Com certeza nao é dos manuscritos do mar morto. O uso do termo lucifer para designar o diabo é razoavelmente posterior.
nem todo evangelho apocrifo é bom. Confio bastante nos da biblioteca de nag hammadi por serem coerentes entre si e fazerem parte de um conjunto. Os Codices de Bruce, Askew e Berlim também contem textos bons (como o evangelho de maria e pistis sophia)
já alguns sao textos anonimos que circulavam na epoca e tem origem bastante duvidosa. Alguns sao propositalmente escritos para denegrir, outros sao fabulas e historinhas bobas. Tem que saber filtrar. Por isso perguntei da origem.

23 abr
Júnior
Eu não sei de onde é, mas...

É um texto cativante.
Dá uma lida depois pra vc ver.

Acho que vai gostar.
28 abr
Alaya
para ser sincera nao conheco muito os podres do gnosticismo. Como disse antes, nao é um movimento homogeneo, haviam varias escolas diferentes, com semelhanças, mas tb com algumas diferenças. Acho que o principal problema que vejo no gnosticismo é que algumas linhas 'demonizaram' a materia... criou-se uma dualidade entre vida espiritual e vida material, de forma que essas nao se relacionassem. Plotino, o neoplatonico, em muito se assemelha a alguns ensinamentos gnosticos, porém, ele escreveu um texto contra alguns gnosticos, no caso, os sethianos, por causa dessa 'dualidade'. Pecados... sim, existem pecados, mas suas 'punicoes' sao atraves da lei do karma.
creio que o principal 'pecado' (lembrando q a palavra pecado significa 'errar o alvo') é esquecer de sua natureza divina e se afundar no mundo.

sobre forças sobrenaturais... creio que ja respondi essa logo ali acima, mas em suma, acredita-se em anjos e em forças 'cosmicas' que geram o universo, ou que prendem o ser humano na ignorancia, acredita-se em manifestacoes daqueles que ja morreram, em visoes misticas... e assim por diante
28 abr
Alaya
male
suas perguntas estao muito interessantes, vou ali cuidar do almoço e ja volto para responder
28 abr
#Lucas
Aláya... a gnose e um problema..
acreditar em apócrifos.
28 abr
Júnior
Não é preciso acreditar em apócrifos pra se entender que Jesus e os seus, caso tenham realmente existido, eram gnósticos.

É só ler os canônicos.
28 abr
#Lucas
Júnior
que isso moss...vc esta equivocado....se assim fosse nos canonicos haveria referencias. fazer alusão a algumas palavras(que poderiam ser ate coincidenicas ja que são ensinamentos éticos) não significa seguir o pensamento agnostico na sua integra(diga-se de passagem tão diferente do Cristo).
29 abr
Júnior
Primeiro...

Não é agnóstico, mas sim gnóstico.
Depois... me aponte as diferenças.
30 abr
Alaya
Male
como aparece a Trindade, se é que aparece, nos textos gnósticos?

De certa forma existe uma trintade, mas é mais num sentido metafisico.

Os gnósticos falam de um UNO, um ilimitável, inefável, insondável, a monada, o grande espirito invisivel, eterno, indescritível, inominável etc etc... Esse uno, simbolizado pelo 0, manifesta-se a si mesmo. Ele manifesta-se a si mesmo quando seu pensamento se torna ativo, gerando o 1

No Evangelho Apócrifo de João, essa primeira manifestação é chamada de Barbelô, o primeiro poder, o pensamento primordial (protenoia).
Bem, continuando...
no Evangelho apócrifo de Joao temos: "Ela é o Pensamento Primordial, a imagem dele (o Espírito). Ela se tornou o útero universal, pois precede a tudo, é o Mãe-Pai, a humanidade primordial, o Espírito Santo, o tríplice poder, o andrógino com três nomes, o eon eterno entre os seres invisíveis, o Primogênito."

Barbelo, o pensamento primordial, também é Adão Kadmon, como aparece em outros textos gnósticos. Ela é o Homem Primordial

“Então Barbelo concebeu e o Pai produziu uma centelha de luz que era semelhante à luz abençoada, mas não tão grandiosa. Esta centelha de luz que surgiu era o filho único da Mãe-Pai. É a única descendência e o único Filho do Pai, é a pura luz.” – Esse Filho também é chamado de ‘auto-gerado’. O divino auto-gerado é o Cirsto. (não Jesus). O Filho do Homem, do Homem primordial, Adão Kadmon

Aqui esta a trindade
O ilimitável inefável insondável e invisível eterno, que se manifesta gerando o pensamento primordial, a utero universal, o Homem Primordial, Barbelô.. Esses dois combinados geram o Cristo, o auto gerado, a centelha divina. 30 abr Alaya
Não deixa de ser Pai, Mãe e filho numa interpretação simplista. Mas a nível metafísico. É curioso que se vc ler a bíblia tendo isso em mente, verá que várias vezes Jesus se refere ao Filho do Homem, e isso claramente aparece como uma terminologia técnica. O Filho de Deus (do inefável e do útero universal) é Cristo, não Jesus... Jesus atingiu o estado espiritual de um Cristo, e exorta seus discípulos para atingirem também.

Gostaria de lembrar que esse uno, a monada, o espírito invisível e inefável NÃO é o ‘Deus criador do Mundo’ na visão gnóstica. Esse está muito abaixo da criação original. Os gnosticos relacionam o deus criador a um demiurgo arrogante e ciumento que criou o mundo terreno como uma copia imperfeita do mundo divino. Esse demiurgo é relacionado ao deus do velho testamento, a Jeová, e em momento nenhum se relaciona com o grande espírito invisível cujo reflexo apareceu sobre as águas primordiais.


os gnósticos usam de explicações metafísicas e 'mitologicas' para falar da criação do universo e dos planos espirituais, mas nunca deixam de relacionar esse mundo externo e mitologico a processos internos que ocorrem no homem
30 abr
Alaya
Malê - sobre Simão o Mago
Para explicar sobre Simão começarei com Irineu, ele foi o principal formador da Igreja romana, o principal responsavel pelas deturpações na bilbia, um dos mandantes de que textos fossem forjados e o principal perseguidor aos gnosticos e qualquer outro grupo cristão que questionasse sua autoridade. Irineu foi o primeiro a estabelecer os dogmas.. e foi quem disse que Pedro foi o primeiro Papa (e estabeleceu isso como dogma).

Simão o Mago aparece na Bilbia nos Atos dos Apóstolos, que ja é comprovado hoje, por teólogos inclusive, ser uma coletânea de extratos verdadeiros de trechos de um diário de viagens de Lucas acrescido de várias invenções criadas para montar-se uma 'historinha de catequese' que cabesse nos moldes e dogmas da igreja que estava se formando oficialmente.

Simão, nas tradições hebraicas, é considerado já antes de Jesus um grande Mago - no bom sentido da palavra, como os 3 reis magos.
Simão é dito ser um grande conhecedor dos mistérios que se tornou discipulo de Jesus.
Irineu coloca Simão como o "Primeiro grande herege" o Primeiro gnostico.. mas na verdade, ele aprendeu com Jesus

Como Simão é o "Pai dos Hereges", criaram historinhas onde ele 'disputa o poder' com o "santo" Pedro (que na propria biblia nao aparece tao santo assim)... E claro, que a partir dai criaram uma imagem ruim de SImão. Na verdade, assim como Madalena, foi um grande discipulo de Jesus... e como Madalena, sofreu as mesmas calunias e tentativas de quebrar e diminuir sua imagem por parte da Igreja

Simão se tornou o principal herege e gnóstico (numa maneira depreciativa nas palavras da igreja) e madalena se tornou a prostituta.
Curiosamente, ambos sao considerados entre os gnosticos como estando entre os principais e mais elevados discipulos de Jesus

30 abr
Alaya
"Simão era filho de Jonas e nascera em um vilarejo da Samaria chamado Gitta, tendo sido educado em Alexandria e sendo versado em sabedoria grega e ‘Magia’ (egípcia e caldaica). Ele era discípulo de João Batista, sendo o grande companheiro de Tiago o justo, o irmão do Senhor e apresentado nos Atos (ortodoxo editado) como acompanhando Filipe constantemente. Bem conhecido na região, era chamado de ‘pilar’ (coluna). Segundo o estudioso John Allegro, deve ter sido alguém de destaque entre os Essênios seguidores de João Batista. Na literatura gnóstica é denominado ‘o que está de pé’ ou ‘o pilar’.

Mas os textos canônicos o apresentam como um herético e opositor de Pedro. De fato, Simão o Mago é conhecido como uma das principais e mais profundas fontes de referência do antigo cristianismo gnóstico, sendo destacado como um dos primeiros gnósticos e o grande representante destes. Por outro lado, Pedro representa o lado ortodoxo do cristianismo, daí a apresentação simbólica de uma suposta ‘disputa’ entre os dois. Diziam os padres da igreja, como Irineu, que os que seguem os ensinamentos de Simão o Mago “corrompem a verdade e prejudicam os ensinamentos da igreja”, sendo ele considerado “o pai de todas as heresias”, especialmente do antigo gnosticismo."
Diz Allegro que “como Simão era muito estimado por uma larga seção da oposição, era muito natural que os padres da igreja caíssem sobre ele, como a fonte da ‘heresia’ que tanto ameaçava a unidade do movimento”, sendo que a “historização dos contos do NT, nomeadamente a do Mago Simão pela facção ‘ortodoxa’, distorceu durante séculos a nossa compreensão sobre as origens do movimento gnóstico ...”. Na verdade, é Simão e não Pedro o personagem citado no NT em vários dos diálogos estabelecidos com Jesus." 30 abr Alaya
se lermos a biblia com atenção, toda vez que Jesus chama pedro de traidor, de satanás, de pedra de tropeço, de burro (se quiserem as referencias biblicas eu passo).. aparece apenas PEDRO
todas as vezes que jesus elogia, aparece SIMAO pedro...
pensa-se que, assim como distorceram madalena tranformando-a em prostituta, e assim como tentaram apagar a presença de Apolonio de Tiana das cartas Paulinas verdadeiras encurtando o nome para APOLO, ao nome Simão foi acrescentado o de Pedro.. e criaram a historinha de que pedro se chamava na verdade SImao para justificar essa intervenção...
percebem a sutileza do problema?
30 abr
Alaya
Isso nos leva a Apolônio de Tyana
Apolonio foi uma figura muito eminente e importante em sua época, sendo impossível para a Igreja negar sua importância. Assim parec, que resolveram diminuir seu nome para Apolo, para não ficar tao evidente.
Apolo é referido nas cartas de Paulo. na biblia temos um Apolo e um Demas e o documento q temos sobre Apolonio é escrito por um Damis
coincidencia? acho q nao...
as menções sobre Apolo na biblia:

atos dos apostolos 18,24 - "Apolo havia chegado a Éfeso.Era um homem eloquentee versado nas Escrituras... falava com exatidão o que se refere a Jesus"

atos dos apostolos. 19,1 - "enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo chegou a Éfeso"

Cartas de Paulo
Corintios I 3,5 - "Quem portanto é Apolo? Quem é Paulo? Servidores... cada um deles agiu segundo os dons que o Senhor lhes concedeu. Eu plantei; Apolo regou."

Corintios 16,12 - "Quanto ao nosso irmão Apolo, roguei-lhe insistentemente que fosse visitar-vos; mas nao quis em absoluto ir agora; irá quando tiver oportunidade"

é interessante observar que paulo parece dar uma grande importancia a Apolo. Como ja disse anteriormente, as cartas de Paulo so foram acrescentdas ao novo testamento bem após sua morte (e mexidas.. além disso cartas falsas foram forjadas, para adequar Paulo aos interesses vigentes). Durante a vida, Paulo foi considerado herético. E um grupo gnostico importante, os Marcionitas (liderados por Marcion) tinham em Paulo um de seus maiores instrutores.

Nas cartas de Paulo Apolônio aparece com alguém que conhece com exatidão os ensinamentos de Jesus, um homem viajado, que regava o que Paulo havia plantado.. isso é, Paulo criava grupos cristãos e depois de estabelecidos Apolonio ia lá ensinar.

Assim a relação que Apolonio parece ter com o gnosticismo é praticamente a de instrutor de Paulo. Sabe-se a partir de sua biografia que ele viajou por toda antioquia, capadocia, grecia.. indo à espanha, bretanha, roma, india, nepal.
30 abr
Alaya
Apolonio desde criança envolveu-se com estudos de filosofia, desfrutou da sociedade e instrução de discípulos e instrutores das escolas de filosofia Platônica, Estóica, Peripatética e Epicurista; mas mesmo tendo estudado estes sistemas de pensamento com atenção, foram as lições da escola Pitagórica que ele absorveu com uma extrordinária profundeza de compreensão. Ele adotou o modo de vida pitagórico, se abstinha de alcool e carnes, usava linho branco. Buscava ensinar e curar doentes. Possuia 'dons divinos', e pensa-se que muito da historia de Jesus se fundiu com a de Apolonio, pois sao bastante semelhantes e separadas apenas por uma geração mais ou menos.
rapidamente se tornou tão famoso por seu ascetismo e vida pia, que uma frase dos cilícios sobre ele (“Para onde estão correndo? Apressam-se para ver o jovem?”) se tornou um provérbio.
Apolônio também visitou os essenios na judéia. Inclusive considera-se que ele acompanhou paulo em sua viajem a 'jerusalem', junto com Barnabé (um essenio). Provavelmente estavam indo para Qumran, que ficava perto de Jerusalem.

Ao nascer do sol praticava certos exercícios religiosos sozinho, cuja natureza ele só transmitia a quem passasse a disciplina dos cinco anos de silêncio. Então palestrava com os sacerdotes do templo ou os líderes das comunidades, conforme estava em um templo grego ou não-grego com ritos públicos, ou em uma comunidade com uma disciplina peculiar à parte do culto público.
Então tentava trazer os cultos públicos de volta à pureza de suas tradições antigas, e sugerir melhoramentos nas práticas das irmandades privadas. A parte mais importante de seu trabalho era com aqueles que estavam seguindo a vida interna, e que já olhavam Apolônio como um instrutor do caminho espiritual.
30 abr
Alaya
Ele viaja para a india e nepal atrás de mais conhecimento. Conviveu com mestres budistas e foi profundamente influenciado pelo pensamento oriental, assim como pelos anteriormente citados, epicurismo, pitagorismo, estoicismo, cristianismo (no qual era versado). Apolonio atua como um grande instrutor, respeitado pela populacao e pelos reis. Ensinando a sabedoria e a pureza por onde passasse. Nao é a toa que Paulo o admirava.
Suas viajens nunca eram apenas por viajar. a ele é atribuida a frase:
“dou-vos meu adeus. Pois eu mesmo devo ir onde quer que a sabedoria e meu eu interior me levarem"

existe uma boa biografia sobre ele em portugues. esta inteira online aqui
http://theosophical.ca/theosophical.ws/Portuguese/ApolonioDeTiana.htm

então pelo que parece ele deve ter sido sim uma grande influencia para os movimentos cristãos/gnosticos. Ele nasceu, se nao me engano, no ano 4.d.C e morreu em 98. Viveu durante todo o primeiro século da era cristã 1 mai Alaya
Pensador,
sobre a trindade, respondi a mesma coisa para o Male ali acima

quanto a maior autoridade em gnosticismo
creio ser G.R.S.Mead no inicio do secluo 20, e Stephan Hoeller agora.

alguns dos livros de sua autoria:

• MEAD, G.R.S - Apolônio de Tiana – Editora Teosófica; um estudo a partir do diário de Damis publicado por Filostrato no séc III d.C.
• MEAD, G.R.S – A Gnosis Viva do Cristianismo Primitivo (seleção de alguns artigos)
• MEAD, G.R.S – Did Jesus Lived 100 B.C?
• MEAD, G.R.S – Fragments of a Faith Forgotten
• MEAD, G.R.S – The Gospels and the Gospel
• MEAD, G.R.S – Thrice Greatest Hermes

ele também foi o primeiro a traduzir PISTIS SOPHIA para o ingles


mas viveu antes da descoberta dos manuscritos de Nag Hammadi.
por isso citei Hoeller.
mas a melhor fonte sobre gnosticismo hoje é uma equipe que juntos escreveram e disponibilizaram material sobre o assunto no site www.gnosis.org , o mais completo que ja encontrei.

5 comentários:

Anônimo disse...
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