quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Encontro Marcado com A Oncologia









30 mar

Lillian


Convidada: Cynthia Netto (Key of Diamonds On the inside)

Cynthia Netto, nascida na Itália (na cidade de Milano), mudou-se para o Brasil aos 4 anos, devido ao trabalho do pai. Filha de um italiano economista e de uma francesa jornalista e pedagoga, aos 10 anos foi diagnosticada com leucemia mielóide crônica (rara nesta faixa etária) e mudou-se para Manhattan, onde fez tratamento no Sloan Katterine Memorial Hospital - enquanto o pai trabalhou na cidade em um banco. Talvez a doença tenha influenciado na escolha da carreira, mas o fato é que aos 16 anos, passou no vestibular de Medicina, que foi cursada na UFMG, em Belo Horizonte. Especializou-se, através de residência médica, em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Mastologia, no Brasil. Fez pós-graduação em Mastologia em Milano (Istituto Europeo di Oncologia) e Oncologia na Universidade de Genebra, Suíça. É doutora em Saúde da Mulher, conselheira da OMS em Genebra, onde trabalha e divide seu tempo entre o Brasil e a Suíça. Atualmente, coordena projetos relacionados aos tratamentos oncológicos cirúrgicos, clínicos e radioterápicos, além de ainda exercer ginecologia e obstetrícia. O seu enfoque maior é no tratamento e profilaxia das malignidades femininas, principalmente na área de biologia molecular.
----------------------------------------------------------------------------------


30 mar

Lillian

Observar os Termos de Uso da comunidade

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2493264492153962093&start=1,

Durante o -->Encontro Marcado<-- --="" -a="" -antes="" -as="" -o="" -perguntas="" :="" a="" ainda="" ao="" apagadas.="" apenas="" as="" assim="" bjetivo="" com="" compartilha="" conhecer="" conhecimento="" conversas="" convic="" curiosidades="" das="" de="" definida="" dele.="" devem="" direcionadas="" dirigidas="" dura="" e="" ele="" em="" entretando="" entrevista="" entrevistado.="" entrevistado="" entrevistas="" es.cr="" es="" evitar="" exclusivamente="" feita="" ficar="" foi="" forma="" indefinidamente="" indica="" j="" la="" mesma="" mesmas="" modera="" n="" normas="" o.="" o="" ofensivas="" ou="" outro="" outros="" pagina="" para="" paralelas="" pelo="" pergunta="" perguntas="" pessoais="" podem="" podendo="" poder="" postar="" preferir="" proveitosa="" qualquer="" que="" quest="" repeti="" repondida="" responder="" respondida="" s="" sauda="" se="" seja:="" seja="" semelhantes.assim="" ser="" serem="" sim="" sua="" suas="" tem="" terceiriz="" ticas="" todos.="" u="" uma="" valem="" verificar="">Críticas à Moderação<-- a="" href="http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2509758139380694637&start=1">http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2509758139380694637&start=1

----------------------------------------------------------------------------------

30 mar

αηα

Bom Cynthia, a impressão que eu tenho é que o nível da entrevista é elevado e que precisamos descobrir o que perguntar pra vc, por falta de visão e atualização mesmo nessas áreas

Eu, por exemplo, acho interessante a biologia molecular, então a pergunta é: o que está acontecendo no momento? (pra poder abrir um leque de informações)

30 mar

.. .. .Cris R.

DR. Cynthia

É possivel fazer pós na Europa com o diploma de bacharel de universidade brasileira? eles aceitam numa boa? tem respeito pelo aprendizado ou precisa 'convencer' que o estudo aqui no Brasil pode ser sério?




A mastologia precisa caminhar mais ainda? O conhecimento anatomico ( ou tudo foi descoberto), o desenvolvimento de novas maquinas, ou apenas o esclarecimento dentro da sociedade, o que necessita mais ser impulsionado para que o cancer de mama seja apenas uma coisica facil de resolver?

Conheço uma idosa de quase 70 anos que está com cancer de mama, pensava que o risco era pequeno nessa faixa devido a ausencia de menstruaçao.

Poderia discorrer um pouco sobre a doença e suas formas inclusive cirurgica de erradicaçao, tem tipos diferente de tumores no seio?, é um tumor que se desenvolve por longo tempo e mata e\ou existem aqueles fulminantes?

As celulas cancerosas do tecido mamario podem numa metastase causar cancer em qualquer outro tipo de tecido, como o muscular ou osseo?


O que devemos fazer para nos proteger, já me falaram que o toque é bobagem, pois quando se pode detectar com os dedos já é um estagio avançado?

Homens podem ter cancer de mama? Isso é raro? A ginecomastia é perigosa e deve ser tratada pois há maior risco de cancer para os homens?

Os glanglios axilares uma vez tumefatos são sempre indicativos para problemas no seio ou denunciam outros orgãos?


O que acarreta o cancer de mama? Mamas grandes tem mais risco de incidencia?

Sendo eu leiga, queria desculpar algumas questões tolas.

30 mar

Kaez Misae

Não seria bom colocar o link da pessoa que tá dando essa oportunidade para nós?


Ou vamos ter que fazer perguntas no escuro e receber respostas tb?

30 mar

Lillian

Kaez, o link está no começo da entrevista. Caso tenha alguma dúvida é só colocar o nome Cynthia Netto no google que encontrará muitas coisas por lá.

Seria uma irresponsabilidade muito grande da moderação, entrevistar alguém cuja idoneidade fosse duvidosa. Conheço a Cynthia há um bom tempo e garanto que poderá responder as suas perguntas com a maior competência possível, caso você tenha perguntas a fazer.

Grata pela compreensão.

Saudações

30 mar

Kaez Misae

vixe, então eu cliquei no negócio errado... valeu...

Eu ví...

Brigada.

30 mar

Nanda

DRa. Cynthia...

Apesar de a herança genética ser um fator mais do que agravante para um indivíduo poder desenvolver o problema, quais são os principais modos de conduta que podem facilitar o surgimento de tumores??? Ouve-se muito da cultura popular, mas nada se sabe de fato, o que é verdade e mentira? Já ouvi dizer que alimentação influencia, ingestão de certos tipos de alimentos, ondas emitidas por antenas de telefonia, microondas, e até mesmo certos tipos de telhas que são usadas na construção civil. Existe mesmo alguma coisa que ''ajude'' a pessoa a desenvolver a doença?

Por mais que se fale, [não sei se essa pergunta tem ligação com a primeira], percebo que as gerações passadas não sofriam/morriam tanto de câncer quanto a atual, assim como tbm não haviam tantas crianças com o problema. De fato, haviam menos doentes, [e se haviam, por que?] ou apenas não se diagnosticava como hoje?

Quem sofre mais a doença, homens ou mulheres?

No caso das mulheres, o exame preventivo feito anualmente pode detectar o problema no início??? Não seria melhor diminuir essa período? O câncer de colo do útero pode causar algum sintoma inicial, levantando suspeitas?

Qual foi o caso mais difícil que vc presenciou?

Na sua opinião, a cura para este tipo de mal está muito longe de ser descoberta? Em caso de ser descoberta, vc acredita na passividade da indústria farmacêutica [não sei se pode ser assim chamado] para permitir a divulgação dessa mesma cura?


Conste aqui que também sou leiga... perdão por qualquer pergunta maluca. E obrigada!

30 mar

Key of Diamonds

Ana

Tudo bem? Bom, vejo a Biologia Molecular como a área mais promissora para entender os processos celulares que determinam condições de saúde, doença, bem-estar físico, mental e emocional.

Através do mapeamento dos genes existentes no DNA de cada ser - aqui me restringirei ao ser humano, por razões óbvias - foi possível identificar que algumas proteínas sintetizadas pela ativação de um certo gen poderia provocar câncer, levar ao aumento de peso, à ativação de doenças auto-imunes (como artrites, lupus, tireoidites), de doenças herdadas e adquiridas. Inicialmente, foi difícil saber o papel de cada proteína e ainda não sabemos da função nem de 10% delas. A Biologia Molecular estuda estas proteínas sintetizadas na própria célula e que ao serem ativadas ou desativadas podem causar ou tratar doenças.

Para citar o projeto em que estou envolvida, há uma proteína presente em 25% dos carcinomas de mama, a oncoproteína Her-2-neu. Sabe-se que os cânceres que têm esta oncoproteína amplificada ou superexpressada, ou seja, que fazem réplicas e mais réplicas dela, são extremamente agressivos e atingem mulheres mais jovens. A simples descoberta desta oncoproteína também permitiu que se analisasse a maneira de desativá-la. Desse modo, um anticorpo monoclonal (artificial) é dado às mulheres portadoras de carcinomas Her-2-neu positivos para que ele se ligue a estas oncoproteínas e impeçam sua ação.

A mais recente descoberta é em relação à dosagem sanguínea da oncoproteína, isto é, o que antes era feito através de complicados exames imunohistoquímicos (aplicáveis apenas a tecidos malignos), agora pode ser dosado no sangue da paciente tratada que não mais apresenta tecido maligno. A importância disso reside no fato de algumas mulheres poderem apresentar aumento sanguíneo da oncoproteína, anos antes de apresentarem metástases, o que permite que se trace uma estratégia para evitar a recidiva do câncer.

Existem inúmeras oncoproteínas e imunoproteínas causando estados de doença. Determiná-las e paralizá-las é o objetivo.


30 mar

L. Gustavo

Dra. Cynthia,
_
gostaria de saber quais as chances de um câncer de ovário, apos a retirada deste e remoção do útero, apêndice e biópsia dos linfonodos ter dado negativa (pelo que entendi o câncer estava limitado apenas aos ovários) voltar em outro órgão, mesmo após a quimioterapia?

30 mar

αηα

tudo bem, obrigada por perguntar e espero q tbm esteja tb bem com vc.


E aproveitando o embalo, vc acredita que a revolução humana no sentido psicologico, social, afetivo, físico, enfim, todos os sentidos, está em grande parte nas mãos principalmente da genética. Se sim, quais seriam na sua opinião as outras áreas relacionadas?

30 mar

Key of Diamonds

Cris R.

É possivel fazer pós-na Europa com o diploma de bacharel de universidade brasileira?Sim, tudo depende da universidade que se deseja cursar, da validação do diploma e de ser aprovado na prova aplicada à área que se deseja. No meu caso, não fiz 'pós' na Europa, fiz residência médica no Brasil (que já é uma pós) e mestrado fora do Brasil - o que é mais fácil de se conseguir na Europa e nos USA, do que no Brasil. Eles aceitam numa boa? tem respeito pelo aprendizado ou precisa 'convencer' que o estudo aqui no Brasil pode ser sério? Sou italiana e tenho nacionalidade francesa e brasileira, mas não foi isso que me levou a ser bem aceita na Europa. A mastologia no Brasil é de ponta e segue a escola do Prof. Veronesi, cirurgião que desenvolveu a cirurgia conservadora da mama, a pesquisa do linfonodo sentinela, a radioterapia intra-operatória e quase tudo que há de novo no tratamento do câncer de mama. Não precisei 'convencer' em lugar nenhum, pois fui aprovada através de prova escrita, oral e prática, além de avaliação de currículo, tanto na Itália, quanto na Suíça. Também sou 'fellow' do MD Anderson, nos USA e o acompanhamento do serviço só pode ser feito por pessoas aprovadas através de currículo. Mas é necessário estudar muito e se dedicar integralmente. continua...



30 mar

Key of Diamonds

Cris R.

A mastologia precisa caminhar mais ainda? O conhecimento anatomico ( ou tudo foi descoberto), o desenvolvimento de novas maquinas, ou apenas o esclarecimento dentro da sociedade, o que necessita mais ser impulsionado para que o cancer de mama seja apenas uma coisica facil de resolver?O entendimento da história natural do câncer, não só o de mama, mas de todos, é que possibilitará que se chegue à cura. Por enquanto, a maioria dos carcinomas são controláveis, exceção ao carcinoma basocelular de pele que é curável. A história natural revela como uma célula normal pode ser afetada por um fator extrínseco (dano celular) ou intrínseco (hereditariedade) e, a partir desse pequeno dano, perder a capacidade de se auto-regular e sofrer "apoptose" - morte celular programada. A célula com seu conteúdo genético danificado pode adquirir a capacidade de se multiplicar (através da ativação de oncogenes, como o Her-2-neu citado no post que respondi para a Ana), formar um aglomerado de células malignas, um tumor com capacidade de invasão (pela ativação de fatores de desenvolvimento da neoangiogênese, que é a formação de vasos sanguíneos que se prestam apenas para alimentar o tumor maligno) e, finalmente, um tumor com capacidade de metastatização.

Entender como cada oncogene, proto-oncogene, fatores celulares agem é que possibilitará o correto tratamento das malignidades.



30 mar

Key of Diamonds

Cris R.

Conheço uma idosa de quase 70 anos que está com cancer de mama, pensava que o risco era pequeno nessa faixa devido a ausencia de menstruaçao.Ao contrário, o risco de qualquer câncer aumenta com o envelhecimento, que nada mais é do que a oxidação dos tecidos e formação de radicais livres capazes de provocar danos celulares e doenças, como os cânceres, as demências, a diabete do tipo II etc. Poderia discorrer um pouco sobre a doença e suas formas inclusive cirurgica de erradicaçao, tem tipos diferente de tumores no seio?, é um tumor que se desenvolve por longo tempo e mata e\ou existem aqueles fulminantes? Bom, aí teria que escrever um livro para você. Há um site em que escrevi que disponibiliza as informações, tanto em linguagem leiga, quanto científica. O site é www.mamainfo.com.br Ele é completíssimo. Mas resumindo:
- o tumor maligno pode ser 'in situ' e só atingir o ducto mamário, invasor (que atinge vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, linfáticos) ou metastático (que atinge órgãos distantes da mama).
- existem vários tipos histológicos de carcinoma mamário, sendo o ductal e o lobular os mais comuns. Os sarcomas também podem acometer as mamas, mas são raros.
- o tratamento é feito, basicamente, com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, ablação hormonal (pois a maioria dos carcinomas são hormônio-dependentes) e imunoterapia. A ordem em que estas modalidades de tratamento serão aplicadas dependem do estadiamento da doença, isto é, do quanto a doença está avançada.
- os tumores das mulheres mais jovens parecem ter um ciclo de desenvolvimento mais curto e o das idosas, mais longo. Tudo depende da Biologia molecular do tumor, ou seja, do quanto de oncogenes ele é capaz de produzir.


30 mar

Key of Diamonds

Continuando as perguntas da Cris R.

As celulas cancerosas do tecido mamario podem numa metastase causar cancer em qualquer outro tipo de tecido, como o muscular ou osseo?Eles metastatizam e se multiplicam como câncer de mama nos órgãos-alvo. Não causam outro tipo de câncer. O que devemos fazer para nos proteger, já me falaram que o toque é bobagem, pois quando se pode detectar com os dedos já é um estagio avançado? Atitudes que comprovadamente diminuem o risco de desenvolvimento de CA de mama:
- manter o peso mais para baixo e, nunca acima do IMC (Índice de massa corporal).
- não ingerir bebida alcoólica.
- amamentar durante 3 meses, ao menos 3 filhos, até a idade de 25 anos (sério mesmo).
- evitar gorduras, comida condimentada, sedentarismo.
- fazer uma atividade prazerosa que envolva relaxamento e consciência corporal, como yoga e pilates.
- fazer o auto-exame das mamas. No Brasil, 70% dos cânceres de mama são encontrados pela própria mulher. Homens podem ter cancer de mama? Isso é raro? A ginecomastia é perigosa e deve ser tratada pois há maior risco de cancer para os homens? Há um caso de CA de mama masculino para cada 100 casos de CA de mama feminino. A ginecomastia do homem maduro, a medicamentosa e a da insuficiência hepática são fatores de risco e devem ser tratadas. A juvenil e a da obesidade são questão de estética. Os glanglios axilares uma vez tumefatos são sempre indicativos para problemas no seio ou denunciam outros orgãos? Apenas em 50% das vezes em que se encontram linfonodos axilares palpáveis relacionados a tumor mamário é que se trata de comprometimento maligno axilar. O mais importante, é definir a natureza do tumor mamário, se benigno ou não.

30 mar

Kaez Misae

Dra... Cinthya

Alimentos podem causar câncer?

30 mar

Key of Diamonds

Cris R.

O que acarreta o cancer de mama? Mamas grandes tem mais risco de incidencia?O CA de mama é multifatorial, não existindo uma causa única, mesmo nas mulheres BRCA1 positivas. Parece haver uma relação entre o atraso do diagnóstico de CA e mamas grandes, mas muito mais pela dificuldade de examiná-las e da presença de maior quantidade de tecido propenso ao câncer, do que por qualquer outro motivo. A não ser que o tamanho das mamas esteja relacionado à obesidade - fator de risco relativo para o CA. Sendo eu leiga, queria desculpar algumas questões tolas. Suas questões não foram tolas, uma vez que me permitiram discorrer, ainda que superficialmente, sobre muitos aspectos relacionados ao CA de mama. Acho que você tinha dúvidas que todas as mulheres têm.

Obrigada por participar.

30 mar

.. .. .Cris R.

Eu que agradeço pela seriedade e profundidade das respostas, sinto-me bem esclarecida e posso dizer que tirou onda agora com toda justiça, hahaha. Obrigada!

30 mar

Key of Diamonds

Nanda

Oi, querida! Apesar de a herança genética ser um fator mais do que agravante para um indivíduo poder desenvolver o problema, quais são os principais modos de conduta que podem facilitar o surgimento de tumores? Os tumores herdados hereditariamente correspondem a 8% de todos os casos de CA de mama. Todos os tumores malignos têm alterações genéticas, mas não encontramos fatores de risco comprovados em mais de 60% das mulheres portadoras de CA de mama. A melhor maneira de não ser surpreendida por um CA de mama é indo ao mastologista para fazer a mamografia (a partir dos 35 anos) ou o ultrassom (somente para tumores palpáveis em mamas densas de mulheres jovens) e o exame físico das mamas uma vez ao ano; o auto-exame (é necessário saber como fazer) é mensal.
Como dito anteriormente, o sedentarismo, a protelação da primeira gravidez (principalmente após os 30 anos), a urbanização, a obesidade, a má alimentação, a exposição à radiação (como no caso de Hiroshima), o desenvolvimento dos métodos de diagnóstico precoce, o uso indiscriminado de hormônios aumentaram a chance de uma mulher ser diagnosticada com CA de mama em alguma época de sua vida. Há 30 anos atrás, morria-se de câncer, mas não se sabia de qual câncer, mas claro que o processo de urbanização foi o fator isolado mais importante para o aumento do número de casos de CA de mama no mundo todo. Apesar disso, os homens apresentam muito menos CA de mama que as mulheres, na proporção de 1 para 100. Qual foi o caso mais difícil que vc presenciou? Todos os casos em que a mulher mulher migra de médico em médico até escutar o que deseja: que ela não tem câncer, quando de fato, tem.

A cura não está longe, mas ainda não faz parte da realidade. O CA de mama tende a se tornar uma doença crônica controlável.
Obrigada por participar. Suas perguntas foram ótimas.

31 mar

Key of Diamonds

L. Gustavo

Para responder esta pergunta, teria que saber o tipo histológico do CA de ovário. Os ovários podem ser sede de vários tipos de tumores malignos, desde carcinoma, tumores germinativos, sarcomas etc, pois possuem células totipotentes, as famosas células-tronco. Isto significa que uma variedade enorme de células podem sofrer transformação maligna, nos ovários.

Os tipos mais comuns são o adenocarcinoma seroso e o adenocarcinoma mucinoso. Os linfomas também podem ocorrer no ovário e, geralmente são do tipo não-Hodgkin, os mais agressivos.

Mas o que determina a sobrevida livre de doença na maioria dos cânceres e, especialmente no caso dos cânceres de ovário, é o estadiamento da doença ao diagnóstico.

O câncer de ovário é extremamente insidioso e silencioso, sendo difícil o diagnóstico precoce, uma vez que não existe um marcador sanguíneo específico para ele e o ultrassom endovaginal oferece poucas informações a cerca dos ovários, a não ser que já se tenha um tumor grande. Mesmo os pequenos, ao atingirem a camada superficial do ovário, já são capazes de metastatizar à distância.

O tratamento é feito com cirurgia radical de Wertheim-Meigs: histerectomia total do tipo III com anexectomia (retirada dos ovários), omentectomia (retirada da camada de gordura que repousa sobre as alças intestinais), dissecção dos linfonodos da fossa obturatória e biópsia dirigida dos linfonodos para-aórticos. A quimioterapia é mandatória e, nos casos avançados, opta-se por quimioterapia antes da cirurgia.

Atualmente, a associação de 2 a 3 drogas (poliquimioterapia) tem sido capaz de aumentar o intervalo livre de doença e a sobrevida global, mas dentre os cânceres ginecológicos, o de ovário ainda permanece como o mais letal. Isto porque ele recidiva com mais frequência, exigindo quimioterapia de segunda linha e novas cirurgias de cito-redução.

Caso não tenha elucidado o que você gostaria de saber, poste mais detalhes.

Obrigada por participar.

31 mar

Key of Diamonds

Ana

A Biologia Molecular é apenas uma face da doença e da saúde. Acredito, sim, que a maioria das enfermidades esteja relacionada ao modo de agir da célula - que parece até ser independente, mas não é.

A área que tem-se mostrado mais elucidativa é a da Neurociência, tendo o cérebro um grande domínio sobre o corpo e a mente sendo responsável por nossos processos de cura e doença. Com isso, não quero dizer que as doenças são causadas por estados emocionais, mas a cura depende muito dos neurotransmissores, das endorfinas e da mudança de comportamento mental, pois não adianta fingir que mudou, é necessário, diante de qualquer obstáculo, que se tenha uma mudança de comportamento.

Muitos neurocientistas acreditam que o desenvolvimento e a progressão de uma doença depende totalmente dos neurotransmissores cerebrais, ainda que a genética e o meio ambiente possam entrar com uma pequena parcela.

O que observo em relação ao CA de mama: a mulher que acredita que vai se curar, realmente permanece muitos anos em remissão da doença. Já as que têm um ganho com a doença (atenção, sentimento de solidariedade, ajuda de parentes antes omissos) e que permanecem em estado de depressão são mais propensas às recidivas.

Mas a Neurociência está apenas no começo, embora acredite que ela elucidará muitas de nossas dúvidas.

31 mar

Key of Diamonds

KAEZ

Sim, alguns alimentos relacionam-se a certos tipos de câncer. Por exemplo:

- amendoim (devido à contaminação por um certo tipo de fungo) e câncer hepático;
- alimentos defumados e câncer gástrico;
- sal e câncer de boca e estômago (para quem tem o costume de se alimentar com comida conservada em sal);
- peixes e crustáceos e neoplasia trofoblástica gestacional;
- álcool e câncer de mama, próstata, fígado, estômago...

Mas nada que é consumido com moderação fará mal, exceto a gordura. Rica em fatores oxidantes e radicais livres, associa-se aos cânceres de mama, ovário, próstata e pode acelerar o aparecimento de um câncer hepático, devido à transformação gordurosa do fígado.

Muito especula-se a cerca de conservantes, transgênicos, edulcorantes (adoçantes), mas não há comprovação científica. Os alimentos transgênicos saíram da lista negra, ainda bem.

Já o cigarro, que não é um alimento, mas parece, comprovadamente aumenta em mais de 100 vezes a chance de desenvolvimento do câncer de colo uterino (causado pelo papilomavirus humano), de língua, faringe, laringe, estômago e pulmões.

Obrigada por participar.

31 mar

αηα

poxa, ainda bem que passei por aqui, adorei ler isso pois penso igual, claro q não com a mesma profundidade de conhecimento, mas a nivel de noções gerais


o que me deu vontade de fazer uma nova pergunta:

Vc tem uma perspectiva, com base no que se conhece hoje, com o desenvolvimento da biologia molecular, genetica, tal, de qto em anos pode chegar a expectativa de vida de uma pessoa no futuro?

31 mar

Key of Diamonds

Ana

Num futuro bem próximo, um indivíduo que tem hoje seus 30 anos, que se cuida, respeita seu corpo, pratica esporte com moderação, mantem uma atividade intelectual prazerosa, tem uma boa alimentação, acesso aos tratamentos dentários, médicos e psicológicos, reside em área pouco urbanizada e segura, mas próxima a grandes centros, tem um relacionamento estável, uma família equilibrada e possui estabilidade financeira para pagar tudo isso, chegará aos 120 anos com facilidade - se não morrer atropelado, assassinado ou em qualquer catástrofe quando estiver passando suas férias na Tailândia.

Ou seja: corpo e mente em equilíbrio, menos conflitos sociais, mais tolerância, menos correria, evitar o tabagismo, o álcool e os amigos falsos contribuem para a longevidade!

Adorei a pergunta. Existe um 'score' que calcula sua idade biológica e sua média de vida. Procurarei e postarei aqui.

31 mar

Key of Diamonds

Cris R.

Obrigada. Recebi a revista 'Veja' hoje e li uma matéria cujo título tinha algo a ver com 'marolinha'. Lembrei-me de você, mas esqueci-me da sua explicação sobre o que era marolinha.

31 mar

.. .. .Cris R.

"corpo e mente em equilíbrio, menos conflitos sociais, mais tolerância, menos correria, evitar o tabagismo, o álcool e os amigos falsos contribuem para a longevidade!"

Ahahah por isso a estimativa de vida é tão baixa!





De fato a entrevista está muito interessante e pretendo acompanhar para aprender.

Aproveitando a viagem, gostaria de saber suas impressoes sobre a TRH, apesar de nao ter historico de cancer de mama na familia, tenho muito receio, pois faço a tal reposiçao em funçao dos desagradaveis fogachos.

31 mar

Luizao

Querida Dra., qual eh - na sua opiniao - a causa ou o efeito?
A - Basal cell carcinoma ativando mycosis funoides ou...
B- Mycosis funoides ativando basal cell carcinoma?

31 mar

αηα

Cynthia, qdo essa 'nova consciencia' estiver realmente incorporada na humanidade, a tendencia é que a medicina caminhe para o modo preventivo, e não como hoje, reparador (não achei outra palavra rss)


O sistema hoje sobrevive dessa ignorancia humana pois vende-se muitos remédios, mts alimentos não apropriados, o próprio mecanismo hospitalar atua em função de altos lucros, enfim


Mudar essa consciencia ou paradigma (parece q não tem mais como sustentar o que eu chamei algumas vezes de 'carnificina' sorry rs) já é viavel na questão de lucros?

31 mar

Bethy

Qual a sua opiniao sobre a reposição hormonal e pq existem posições tao contrárias?

1 abr

Key of Diamonds

Cris R.

A terapia de reposição hormonal, durante mais de 20 anos, foi considerada o marco entre a má qualidade de vida da mulher após a menopausa e o bem-estar, após a introdução dela. Como a medicina é cíclica, a idoneidade de grandes corporações farmacêuticas duvidosa e o mundo ditado por regras masculinas - mesmo que o seu micro-universo não seja, acho extremamente suspeito que a reposição hormonal, antes tida como a 'melhor invenção do século' passe a ser considerada a causa de várias doenças letais, como embolia pulmonar, trombose venosa profunda, câncer de mama e de endométrio.

O fato é que ao iniciar a TRH, a mulher não pode simplesmente seguir com a medicação, sem acompanhamento semestral ou anual (dependendo do seu histórico médico) gineco e mastológico.

Há vários tipos de combinações hormonais e eu, mesmo sendo mastologista, não sou contra a TRH, desde que bem indicada. Não se prescreve TRH para paciente com mãe ou irmã que tiveram CA de mama; obesa; com passado de trombose venosa profunda; com insuficiência hepática; com histórico de lesões de alto risco na mama (hiperplasias ductais floridas, atípicas, neoplasia intralobular ou CA 'in situ' ductal); com alterações mamográficas; com dificuldade de fazer acompanhamento médico.

Por outro lado, a menopausa com seus desconfortos - fogachos, depressão, ressecamento da pele, insônia, diminuição da libido, labilidade emocional - associada a uma fase em que a mulher, geralmente, ou está com os filhos criados e a sós com o marido, ou divorciada, provoca uma mudança radical na vida dela: para pior (dados estatísticos). Não existe medicamento mágico, mas a TRH alivia a maioria desses sintomas e, com o uso contínuo, eles desaparecem.

Existem medicamentos que influenciam menos nas mamas e no endométrio, como a tibolona, enquanto que a combinação estradiol/progestágeno deve ser utilizada com cautela. Assim mesmo, há as combinações que são feitas com doses baixíssimas e que alteram menos a densidade mamária...

1 abr

Key of Diamonds

... Em 1997, foi publicado um estudo americano conhecido como WHI. Este estudo envolveu mulheres americanas, na maioria obesa, com 60 anos ou mais, que iniciaram a TRH com estrogênios conjugados em alta dosagem e progesterona, utilizando a combinação por até 10 anos seguidos. O estudo, em números relativos, mostrou:
- aumento em 100% na chance de ter uma TVP (trombose venosa profunda);
- aumento em 50% na chance de apresentar uma lesão mamária de alto risco;
- aumento em 25% na chance de vir a apresentar câncer de endométrio.

Mas em números absolutos (que não foram divulgados pela impressa) o que aconteceu foi o seguinte:
- aos 60 anos, num grupo de 1000 mulheres obesas que não utilizam TRH, uma terá TVP. Ao utilizar TRH, um grupo semelhante apresentou 2 casos de TVP num universo de 1000 mulheres, ou seja, houve aumento de 100%, realmente... Análise: na Europa e no Brasil, raramente se inicia TRH após os 60 anos de idade, época em que a mulher está mais sedentária e tem uma chance maior de ter TVP, mesmo sendo magra. Obesa, então, nem se fala.
- aos 60 anos, nos USA, 1 mulher em cada 10 terá CA de mama, mesmo que não utilize TRH ou seja obesa. A obesidade é um fator de risco isolado para o aparecimento do câncer de mama. Portanto, no grupo WHI de mulheres com 60 anos ou mais e obesas, 2 em cada 10 mulheres apresentaram uma lesão de alto risco para CA de mama, após 10 anos de TRH. Portanto, o aumento foi de 50%...

1 abr

Key of Diamonds

Ainda para a Cris R.

... Após mais de 10 anos da publicação do WHI, o que ficou:
- não se faz TRH por mais de 5 anos seguidos, a não ser em casos específicos;
- utiliza-se baixa dosagem;
- não se prescreve, indiscriminadamente, TRH a todas as mulheres, pois as propensas podem ter seu processo de iniciação oncogênica acelerado;
- não se prescreve TRH para mulheres que estejam com o IMC (índice de massa corporal) acima de 29, sendo que o ideal é que ele esteja entre 20 e 24,5;
- ao prescrever TRH, a mulher tem que ser concientizada que necessita fazer atividade física, optar por alimentação pobre em carnes, carboidraidratos brancos e gordura. Deve consultar o cardiologista regularmente e fazer mamografia anualmente.

Quanto à terapias alternativas com isoflavonas: mostraram a mesma quantidade de efeitos colaterais (principalmente CA de mama e endométrio), sem os mesmos benefícios da TRH alopata.

Chá de amora: alivia os sintomas de fogacho, diminui a ocorrência de infecções do trato urinário - comuns após a menopausa, devido ao ressecamento vaginal - mas não melhora libido, depressão, insônia...

Medicamentos alopatas para controlar as ondas de calor (fogachos): não têm contra-indicação, mas só melhoram as ondas de calor em 30%.

Conclusão: cada mulher é uma e assim deve ser tratada.

Obrigada por esta pergunta interessante.

1 abr

Key of Diamonds

Luizao

A insolação - incidência solar sobre a pele com raios UVA e UVB - é a causa isolada mais importante para o aparecimento do carcinoma basocelular (câncer de pele).

A micose pode ocorrer concomitante ao CA basocelular não diagnosticado, pois fungos desenvolvem-se em áreas em que há desequilíbrio de pH (pele ou mucosas) e má irrigação. As micose associadas ao CA basocelular não melhoram enquanto a malignidade não é tratada.

Não há evidência científica suficiente de que a micose de pele cause o CA basocelular.

O basocelular é de fácil tratamento, costuma recidivar na pele, não causa metástases à distância (ao contrário do melanoma) e está relacionado à quantidade de sol que se tomou até os 15 anos de idade, mas claro que a permanência da exposição solar só agrava o quadro.

Os tratamentos mais empregados são:
- quimioterapia com imiquimod;
- laserterapia;
- cirurgia.

Obrigada por perguntar. Caso queira saber de algum caso específico, por favor, poste.

1 abr

Key of Diamonds

Luiza

Se você se referia à Micose Fungóide, então a resposta é diferente, pois ela é definida como uma neoplasia dos linfócitos T helper que afeta, primariamente, a pele e permanece sem manifestações extracutâneas por muitos anos.

A forma típica de apresentação dessa doença consiste de três padrões:
- estágio precoce com lesões inespecíficas, placas eritêmato-escamosas, lembrando psoríase e parapsoríase.
- segundo estágio que se caracteriza por infiltração das placas eritêmato-descamativas preexistentes, surgimento de novas placas infiltradas e nódulos.
- terceiro estágio identificado pelo aparecimento de tumores de vários tamanhos e de cor eritêmato-acastanhada.

Há uma variante hipopigmentar pura, na qual não ocorrem lesões clássicas de micose fungóide.

Ela pode estar associada ao CA basocelular, embora a exposição solar, assim como na psoríase, melhore o aspecto das lesões...

1 abr

Key of Diamonds

Ainda para o Luizao

... As opções terapêuticas são: radiação ultravioleta isoladamente, corticóide oclusivo, banho de elétrons e biscloronitrosouréia (BCNU). Mas as modalidades mais descritas e bem avaliadas foram a fototerapia com UVA e UVB, e a mostarda nitrogenada tópica, o que, no caso de um basocelular, agravaria a lesão.

Os achados de imunohistoquímica evidenciam maior freqüência de células CD8 em micose fungóide de início juvenil e nos pacientes de cor escura (também ao contrário do basocelular). Nos pacientes de cor clara e de maior idade, infiltrados de linfócitos CD4 são freqüentes. Os linfomas cutâneos primários de comportamento agressivo, têm o CD8 como fator de mau prognóstico, devido à disseminação para sistema nervoso central, pulmões, testículos e mucosa oral. ***

"Cabe ressaltar a importância histológica de lesões hipocrômicas em pacientes jovens de fototipo alto (Fitzpatrick) para se excluir o diagnóstico de MFH (micose fungóide hipopigmentar), antes de se atribuir a hipopigmentação a doenças mais comuns, como vitiligo, pitiríase alba, hanseníase indeterminada, dermatite atópica, entre outras. Além disso, o uso da imunofenotipagem pode ser complementar ao diagnóstico, demonstrando a monoclonalidade celular." Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Espero ter ajudado.

1 abr

Key of Diamonds

Correção: Luizao, não Luiza. Indivíduos portadores de micose fungóide parecem ter maior risco de incidência de epitelioma basocelular do que os outros tipos de doenças linfoproliferativas, devido ao próprio tratamento instituído à MF.

Só para concluir, pois parecia óbvio concluir isso, mas quando li meus posts, vi que deveria ser óbvio só para mim.

Abraços e obrigada por participar.

1 abr

Key of Diamonds

ana

qdo essa 'nova consciencia' estiver realmente incorporada na humanidade, a tendencia é que a medicina caminhe para o modo preventivo, e não como hoje, reparador (não achei outra palavra rss).A medicina preventiva está disponível, mas apenas para quem pode pagar. O SUS no Brasil e os convênios de saúde não estão interessados em 'previnir' nada. Para se ter uma idéia, ao preencher uma guia de pedido de exames, seja do SUS, seja de algum convênio, é necessário colocar o código da doença do paciente, mesmo que ele esteja saudável e que os exames sejam justamente para detectar a propensão a alguma doença. O sistema hoje sobrevive dessa ignorancia humana pois vende-se muitos remédios, mts alimentos não apropriados, o próprio mecanismo hospitalar atua em função de altos lucros, enfim A medicina preventiva é milhões ou bilhões de vezes mais barata que a que visa a instalação da doença para, só neste momento, abordá-la. O afastamento do trabalho de um indivíduo economicamente ativo, o gasto com cirurgias, medicamentos e internações não se compara ao gasto de se fazer exames periódicos, investir em saneamento, educação sanitária e conscientização do valor da saúde. Mas os países em desenvolvimento tendem a pensar a curto prazo. E isto se aplica a todas as áreas. Mudar essa consciencia ou paradigma (parece q não tem mais como sustentar o que eu chamei algumas vezes de 'carnificina' sorry rs) já é viavel na questão de lucros? Não só viável, como indispensável. Os convênios e o SUS não terão como arcar financeiramente com tantas pessoas doentes, num futuro próximo. Nos últimos 4 anos, todas as metas anuais da OMS focaram-se em prevenção de doenças, com livros e manuais sendo distribuídos a todos os países que integram a ONU. A OMS cobra ações preventivas, mas costuma ser ridicularizada quando publica que o Brasil esconde sua verdadeira incidência de casos de câncer de colo de útero (totalmente evitável), só para citar a área oncológica.

1 abr

αηα

bárbaro!

mt bom, to adorando Cynthia :)

1 abr

Key of Diamonds

Bethinha

Sou favorável, desde que... veja a resposta que acabei de dar para a Cris R.

Os posicionamentos diversos partem da dicotomização da medicina e, consequentemente, do paciente, que é examinado como sendo um útero, ou uma mama, ou um fígado. Quando se pensa no indivíduo como um todo, pesa-se a relação risco/benefício de qualquer terapêutica instituída.

Ao meu ver, os benefícios da TRH são muito maiores que os riscos, mas a paciente precisa fazer a parte dela: indo ao gineco, mastologista, cardiologista, mantendo-se magra, ativa mental e fisicamente. Ao entregar nas mãos do médico o seu próprio destino, a mulher acaba nas mãos de médicos que são contra uma gama de medicamentos, uma vez que não assumirão a responsabilidade pela escolha de ninguém. É muito mais fácil 'prescrever' um remédio natural sem qualquer efeito colateral, mas que exercerá muito bem sua função de placebo por 6 meses, do que assumir um tratamento alopata que gera efeitos colaterais, telefonemas de madrugada e mais consultas que pagam pouco. Refiro-me, principalmente, ao tratamento oncológico, mas isto se aplica a qualquer tratamento em que médico e paciente precisam estar comprometidos com o sucesso. Um medico não é bom sozinho. Ele tem bons pacientes.

Adorei sua pergunta. Obrigada por participar.

1 abr

Key of Diamonds

Obrigada, que bom que está gostando!

1 abr

αηα

na verdade eu gostaria q essa entrevista fosse bem mais explorada pq acho super util

Não gosto mt de fazer perguntas sobre doenças pq não gosto de ficar pensando nelas... se vc não se importa gostaria de perguntar sobre genética

Vc falou sobre a expectativa de vida a curto prazo em uma média de 120 anos, considerando a qualidade de vida principalmente

Mas com base na genética... isso é mt doido, mas decodificando a cadeia de DNA, vc acha possivel as pessoas virem a ser "perfeitas" ?

1 abr

αηα

não q eu tenha essa meta ou esse objetivo... apenas pra fazer uma projeção de humanidade num futuro mais distante

1 abr

Luizao

Abraços e obrigada por participar. Oqui-qui-eh-isso!!!
Eu sou quem lhe agradece pelo resposta clara e direta!!!
Me esclareceu e me educou bastante!!
Thank YOU!

1 abr

Bethy

E qual a idade q vc considera para começar a reposição?
É importante q se incie antes dos sintomas aparecerem ou o contrário?

Por conta de sintomas na TPM (depressão) minha gineco me receitou o Diserin, tomei no primeiro mes e percebi um efeito colateral totalmente indesejável q me faz parar com a medicação: Dificuldade no orgasmo e diferença nitida na libido, (para baixo), ao relatar isso ela me disse q nao tinha acontecido antes.. isso procede?

Vc acha q o cancer pode ser resultado de uma ou várias mágoas reprimidas?

1 abr

.. .. .Cris R.

Obrigada, muito esclarecedor e me deixou com a pulga atras da orelha.

Tenho usado um medicamento de baixa dosagem, (suprelle), agora pergunto: o quadro de sindrome metabolica pode estar associado a sua ingestão ou pode como foi falado ter sido causado por uma depressão sintomatica, revertido felizmente?

Mesmo nao sendo responsavel pode a TRH (em seus efeitos adversos) contribuir para a piora ou dificuldade em sair desse quadro?

Outra pergunta, os marcadores tumorais são boas ferramentas nos cuidados preventivos da mama? Alem da mamografia, tem algum outro exame capaz de detectar possiveis modificaçoes celulares não só na mama quanto no organismo como um todo? Tipo exame de presença de minerais ou algo similar?

Obrigada por responder, peço desculpa pelo excesso, mas oportunidades como essa são raramente oferecidas pelos especialistas, ainda mais feita dessa maneira tao concisa e clara.

1 abr

\O_MARAVILHA_O/

DRA:Cinthia

.
Só entrei para parabeniza-la por assumir o seu lado brasileiro, e fazer um trabalho que vai muito além das linhas do horizonte.
Estou muito encantada com a linha de pessoas, que ultimamente tenho encontrado na minha estrada.
E a Madame é uma das pessoas que encantam,tanto o mundo dos encarnados e o desencarnados!
Mais luz em sua estrada minha rainha!
Sou brasileira com cidadania Suiça e unica latina, vendedora de asseguração de uma cia Suiça e vivo em Luzern.
Vou a Geneve 2 x por mês e adoraria um dia ,caso seja possivel tomar um café e entregar-lhe flores.
Mais uma vez obrigada querida mais uma brasileira, no time dos bem sucedidos profissionais brasileiros,na Suiça e Europa.
.
.
Humildemente aceite minhas considerações querida!
.

1 abr

Cleo

tô encantada e agradecida com e pela a entrevista

estou acompanhando com atenção.

atualmente estamos passando um mau pedaço aqui em casa...tá dificil...

1 abr

Key of Diamonds

Ana

Talvez, num futuro muito remoto, a perfeição genética relacionada à total ausência de doenças, dificuldades de aprendizado, dificuldades de relacionamentos inter e intrapessoais, uso pleno do cérebro, uso pleno e correto da estrututa esqueleto-muscular ... até seja possível. Mas eu espero que isto não venha a ocorrer, pois como seria definido o padrão do melhor e mais bem adaptado?

Por enquanto, contento-me com a ausência de doença; existência de bem-estar emocional (controle da ansiedade, da depressão e de outros distúrbios classificados como desordens mentais); possibilidade de desenvolvimento de imunoterapias (através de medicamentos ou vacinas) para a profilaxia e tratamento de doenças letais e possibilidade de utilização de células tronco-embrionárias para tratamento de algumas alterações, mas não de todas.

As possibilidades da terapia genética são inúmeras, quando vistas na teoria. Na prática, nem sempre os resultados são os esperados e corre-se o risco de, no afã de se livrar de qualquer desconforto, ser vítima de pesquisas que visam o enriquecimento de grandes corporações da indústria farmacêutica - que, obviamente, conta com o auxílio de milhares de médicos - sem que o benefício seja verdadeiro.

Exemplo: uma imunoterapia para se evitar um tipo de câncer, ou para não permitir sua progressão, necessita que o paciente compareça ao médico de 3/3 meses, por 7 anos. Será que sem a imunoterapia, a pessoa sadia que tivesse a chance de se consultar com os melhores especialistas de várias áreas, de 3/3 meses, chegaria a ter alguma doença evitável?

De qualquer maneira, ainda creio que o conhecimento da neurociência, da biologia molecular (genética) somados à medicina preventiva é que levarão aos melhores resultados na qualidade e quantidade de vida.

Obrigada pela pergunta, também me interesso pelo assunto.

1 abr

αηα

"Mas eu espero que isto não venha a ocorrer, pois como seria definido o padrão do melhor e mais bem adaptado?"


sim, espero o mesmo, pq eu ainda acredito que a natureza sabe o que faz qto a evolução da espécie, e não há melhor adaptação do que esta a meu ver. Mas como geralmente as decisões são tomadas para nós (e não por nós) é interessante saber quais as probabilidades


Super obrigada pela resposta :)

1 abr

Key of Diamonds

Bethinha

E qual a idade q vc considera para começar a reposição?Quando a mulher começar a apresentar sintomas de irregularidade menstrual; longos períodos sem menstruação (amenorréia); hemorragias genitais; fogachos (ondas de calor); diminuição da libido; labilidade emocional fora do período pré-menstrual; distúrbios do sono etc. Às vezes, os sintomas existem sem a alteração hormonal sanguínea. Assim mesmo, o médico deve tratar o desconforto da paciente, não o exame laboratorial. É importante q se incie antes dos sintomas aparecerem ou o contrário? É importante que se adie ou evite os sintomas de maneira natural: praticando atividade física, mantendo o cérebro ocupado, mantendo a vida sexual ativa e alimentando-se bem. Não se trata exames laboratoriais, mas pessoas. O que quero dizer é que muitas mulheres não sentem nada na menopausa. Por que, então, fazer TRH nelas? Por conta de sintomas na TPM (depressão) minha gineco me receitou o Diserin, tomei no primeiro mes e percebi um efeito colateral totalmente indesejável q me faz parar com a medicação: Dificuldade no orgasmo e diferença nitida na libido, (para baixo), ao relatar isso ela me disse q nao tinha acontecido antes.. isso procede? Os antidepressivos diminuem, de fato, a libido e, consequentemente, a lubrificação. Sua queixa procede, mas há outras maneiras de se abordar a TPM, sem acabar com o apetite (sexual, alimentar, de compras etc). Vc acha q o cancer pode ser resultado de uma ou várias mágoas reprimidas? Não! Acho que pessoas que tendem a culpar as outras por seus problemas têm maior dificuldade de encarar um câncer. Também acho que a depressão não tratada, por inibir o sistema imune, pode acelerar o aparecimento de muitas doenças típicas de idosos e o próprio câncer. Mas é certo que pessoas mais leves, menos competitivas, menos rancorosas e que tendem a permitir que cada um cuide da própria vida têm menos endometriose, infarto, hipertensão...

Obrigada!

1 abr

Key of Diamonds

Definição de Síndrome Metabólica

Para que todos entendam a resposta que darei à Cris R., postarei, primeiro, o que é Síndrome Metabólica (SM), de acordo com a World Health Organization (OMS): 1. Presença de anormalidade da tolerância à glicose ou resistência à
insulina;

2. Presença de 2 ou mais dos seguintes critérios:
- hipertensão arterial sistêmica (pressão arterial maior ou igual a 140/90 mmHg ou uso de medicação anti-hipertensiva, mesmo que com pressão arterial controlada);
- elevação dos triglicerídeos séricos (maior ou igual a 150 mg/dl) e/ou diminuição do colesterol HDL (inferior a 35 mg/dl para homens e inferior a 39 mg/dl para mulheres);
- relação cintura/quadril elevada (maior que 0,90 para homens e 0,85 para
mulheres) e/ou índice de massa corporal (IMC) > 30kg/m2;
- microalbuminúria (taxa de excreção de albumina ≥ 20 μg min). Importância nosológica da SM:

Eleva sobremaneira a chance de aparecimento de Diabete do tipo II, de infarto agudo do miocárdio, de doenças da microcirculação arterial, de insuficiência renal e morte súbita.

1 abr

Key of Diamonds

Cris R.

Tenho usado um medicamento de baixa dosagem, (suprelle), agora pergunto: o quadro de sindrome metabolica pode estar associado a sua ingestão ou pode como foi falado ter sido causado por uma depressão sintomatica, revertido felizmente?O Suprelle não causa SM, que também não é desencadeada por quadros depressivos. A SM deve ser tratada com perda de peso, atividade física, uso de hipoglicemiantes orais, hipocolesterolêmicos e, se for o caso, com antihipertensivos. A SM é comum na menopausa, pois a queda dos estrogênios assemelha o perfil lipídico da mulher ao do homem, ocorrendo acúmulo de gordura visceral (abdominal). A TRH com estrógenos, como no seu caso, está indicada, desde que a pressão, o colesterol, a glicemia e o peso estejam normais. Mesmo nao sendo responsavel pode a TRH (em seus efeitos adversos) contribuir para a piora ou dificuldade em sair desse quadro? Não. Penso que a TRH adequada pode melhorar a depressão, mas que talvez, o uso de antidepressivos e de medicamentos como Sinvastatina, antihipertensivos, AAS infantil, metformina estejam indicados. É comprovado que a TRH com estrógenos pode diminuir a pressão arterial e elevar o HDL colesterol. Mas percebo, no consultório, que às vezes, leva-se algum tempo para encontrar a TRH que melhor se adapta ao organismo da paciente. Outra pergunta, os marcadores tumorais são boas ferramentas nos cuidados preventivos da mama? Não. Só servem, por enquanto, para traçar o possível comportamento biológico do tumor já apresentado pela paciente. Não servem como método de rastreamento de CA de mama.

1 abr

Key of Diamonds

Cris R.

Continuando... Alem da mamografia, tem algum outro exame capaz de detectar possiveis modificaçoes celulares não só na mama quanto no organismo como um todo? Tipo exame de presença de minerais ou algo similar? A MMGF é um exame de imagem para detectar mais precocemente as lesões malignas. Lesões celulares são diagnosticadas por exames citológicos, histológicos e imunohistoquímicos e, para isso, é necessário que se realize biópsia de área suspeita, seja à MMGF (mamografia), ressonância magnética das mamas, ultrassom ou exame físico.
Para a mulher que já teve câncer, a dosagem de alguns antígenos podem revelar que a doença recidivou, como é o caso do CA15-3 e do CEA (antígenos que não são específicos para a mama). Atualmente, dispõe-se de um novo exame para detectar a possível falha de uma quimioterapia, a chance de uma recidiva precoce e a necessidade de mudança de estratégia de tratamento. O exame é a dosagem do Her-2-neu (oncoproteína) no sangue. Mas ainda é um exame sob avaliação clínica - em pesquisa de fase III: liberado o uso para população de alto risco e com possibilidade de se mostrar falho.

Gostei muito das perguntas.
Converse com o gineco e com o endócrino que a acompanha sobre: perda de peso, controle de pressão, uso de estatinas, AAS infantil, dosagem de hormônios da tireóide, atividade física, uso de antidepressivos - até que a SM esteja sob controle ou desapareça, já que é uma doença da modernidade e que pode ser tratada com sucesso, mas que depende do paciente e da atenção do médico.

1 abr

Key of Diamonds

Maravilha

Passe-me seu e-mail. Adoro viajar pelos recantos helvéticos e detesto não ter com quem tomar chá verde. Você me encontra na Tourelle, vendo coisas bonitas que não posso comprar!

Obrigada!

1 abr

LINDSAY JÚNIOR

Eu trabalho na área de saúde, porém não gosto, mas queria fazer treis questionamento.


Estive conversando com um médico amigo meu, que me disse que nada foi comprovado que o cigarro provoca CA.



As céluas tronco nesses casos ainda ta em fase de teste, ou ja estão se fazendo uso do mesmo?


Quanto a metastase, já é um ultimo estágio do CA, e se tem como inverte? Sengundo outro médico, mesmo se combatendo qualquer tipo de CA, se não foi para os linfomas, pode se curá?


Desculpe se alguem já postou sobre as minhas perguntas.

Abraço.

1 abr

Key of Diamonds

Cleo

Tudo de bom para você e sua família.

Tudo passa.

1 abr

Key of Diamonds

Ana

Também acredito piamente em Darwin e, não fosse pelo avanço da medicina, acho que os criacionistas (com todo o respeito à minha opinião e a deles) não existiriam... A involução não é uma opção...

1 abr

LINDSAY JÚNIOR

Já houvi um comentário, que tem empresa que colhe o sangue, e que já tem este, para saber se a pessoa vai ter no futuro algum tipo de doença grave, e por isso não contratam, que esses exames são feitos em laboratórios super sofisticados fora do Brasil. Tem alguma base?

1 abr

Key of Diamonds

Lindsay Junior

Estive conversando com um médico amigo meu, que me disse que nada foi comprovado que o cigarro provoca CA.Ele está equivocado. Há mais de 175 substâncias oncogênicas na nicotina e qualquer câncer tem aumentada sua chance de se desenvolver, se o tabagismo for um hábito do paciente. Veja o site da WHO para tabagismo. As céluas tronco nesses casos ainda ta em fase de teste, ou ja estão se fazendo uso do mesmo? Já se faz uso para enxertos de grandes queimados, para auto-enxerto, para doação de medula óssea e outros usos que estão em fase I ou II de pesquisa. Quanto a metastase, já é um ultimo estágio do CA, e se tem como inverte? Não. Há como conseguir remissão prolongada ou qualidade de vida sem remissão. Sengundo outro médico, mesmo se combatendo qualquer tipo de CA, se não foi para os linfomas, pode se curá? Os linfomas não-Hodgkins são extremamente letais. O médico deveria estar se referindo ao Hodgkin, que é curável, mas que se diagnosticado tardiamente, também tem prognóstico sombrio.

Vários tipos de câncer são curáveis, como alguns tipos histológicos da tireóide, paratireóide, pele, ossos, colo uterino, vulva, pênis etc. Tudo depende de se fazer o diagnóstico precocemente. E a maioria é controlável, se o caso for bem conduzido.

Minha pergunta: por que trabalha na área de saúde, se não gosta? É o tipo de profissão que é preciso gostar muito...

Obrigada por participar.

1 abr

Key of Diamonds

WHO

www.who.int/

1 abr
excluir

Celia

Cynthia, sobre linfomas... Gostaria de saber como estão as pesquisas com os anticorpos monoclonais e se em breve alguns tipos de linfomas ou outros tipos de câncer poderão ser tratados apenas com eles, sem precisar fazer uso de drogas tão agressivas quanto os quimioterápicos... Bem, não sei se os anticorpos monoclonais são menos ou mais agressivos ao corpo humano, mas até onde eu sei, e posso estar enganada, são menos agressivos.

Quanto aos linfomas nos ovários... como é o tratamento? Pode-se fazer uma cirurgia e retirar o linfoma, ou linfomas não devem ser retirados e sim tratados com quimioterapia e/ou radioterapia? Sei que existem vários tipos de linfomas, mas nesse caso falo do LNH... Sei também que são vários tipos, entre eles, os chamados indolentes que têm crescimento lento. Ouví dizer que em alguns países, estão optando por não tratar certos tipos de linfomas até que estejam num estágio bem avançado, vc concorda com isso? Vc não acha que quanto antes tratar melhor, para que não haja comprometimento da medula?

desculpe-me se falei alguma bobagem muito grande, rss

Em tempo, parabéns pela entrevista!

1 abr

Key of Diamonds

Lindsay

A coleta de sangue de cordão já é feita no Brasil, desde 2005, nos recem-nascidos cujos pais optam por isso. O sangue - rico em células-tronco de cordão - só servirá para aquele indivíduo.

Desde 2007, o SUS também disponibiliza o serviço, nos Hospitais-Escolas, no Brasil.

O custo anual de manter congelado o sangue de cordão em câmara de nitrogênio varia entre R$2.000,00 a R$7.000,00.

No SUS, não há custo para a família, mas ela tem que disponibilizar o sangue para qualquer pesquisa que seja do interesse dos hospitais, o que acho justo.

Obrigada pelas perguntas.

1 abr

.. .. .Cris R.

Obrigada Key

Sem duvida que está muito proveitosa a 'consulta'. rs

A SM, considerando os marcadores que listou até que está razoavel pois os exames de tireoide feitos semana passada estão normais apesar de ter apenas 1\4 dela, a glicose há dois anos ou mais em 114\118, nao consigo baixar mais, o trigli razoavel e pressão na faixa 12\13 por 8 e nao tomo mais anti-depressivos, o Orkut ajudou no relax. rsrsrs

Estou um pouco acima do peso e sem atividade fisica regular, nada que um fecho-eclair e umas auto-chicotadas nao resolva. Vou batalhar para ficar melhor ainda.


Como profissional tiro o chapeu para voce e como pessoa também por ter-se disposto a dividir seu saber conosco.
Vou continuar acompanhando.

Thanks you.

1 abr

Sergio

Cara Key of Diamonds,

Quanto aos homens (não excluindo mulheres) que chegam aos 50 anos nos dias de hoje e dormem com uma sensação de que algumas células de um de seus orgãos internos podem estar se reproduzindo de forma rebelde e desordenada, e podem vir a se tornar um cancer incontrolável; o que fazer? Existe algum método indireto de prevenção e detecção precoce? Qual seria, onde fazer, e qual o custo?

Sds. Parabéns pelo que tem apresentado neste encontro marcado.

1 abr

LINDSAY JÚNIOR

Pena que o sit que vc colocou esta em ingles, o qual sou péssimo.

Trabalho a área de saúde, porém não faço parte da mesma, estou na área de segurança por falta de emprego, sou mais na área de exatas.



Tenho formação tecnica e superior incompleto.



Outra questão:

Sou fumante, e ja tive asma e bronquite. Já houvi falar tb que hoje se faz transpante de pulmões, e que tb sobre a celulas tronco, tem se aproximado para a reconstrução do pulmões.




Desculpe pela minha simplicidade, por não conhecer muito sobre CA.


Abraço.

1 abr

αηα

o fato de vc acreditar em Darwin, exclui a sua crença em um Deus ? (criacionistas à parte rs)

1 abr

LINDSAY JÚNIOR

É verdade que nosso organismo produz de 5 céluas ou mais cancerigenas, e que o organismo as eliminas todo dia?

1 abr

Cleo

Key,

minha sogra faz tratamento de CA no ICESP e estou achando muito bom, porém, o q observo é uma conduta absolutamente condicionada a protocolos...o q vc pensa sobre isso ?

1 abr

LINDSAY JÚNIOR

O que vc pode me falar sobre esse vídeo?

Seria auto promoção?

Tem fundamento?


http://www.cancer-fungus.com/sub-v1pt/sub-pt.html



Abraço.

4 abr

Key of Diamonds

Célia

Oi! Desculpe-me pela demora, mas estive em lugar sem sinal de internet.

Os anticorpos monoclonais pretendem ser uma terapia exclusiva para cada tipo de câncer, portanto, numa análise simples, seriam menos danosos do que a quimioterapia, pois são célula-alvo específicos.
Por exemplo: o rituximab é um anticorpo monoclonal específico para linfoma não-Hodgkin de células B, indolente e agressivo. Ele, ao contrário da QT, atacaria apenas este tipo de glóbulo branco. Mas o que acontece de fato, é que, tanto os linfócitos-B doentes, quanto os saudáveis têm seu antígeno de superfície "desligado" (o CD20). Isto leva à morte de linfócitos-B saudáveis. Na prática, a medula óssea começa a produzir mais células B do tipo 'células B - tronco', que ainda não possuem o antígeno de superfície CD20 e, portanto, o próprio organismo começa a repor as células B saudáveis, enquanto as doentes vão sofrendo morte celular. Por esse motivo, durante o período de administração do Rituximab, o (a) paciente pode mostrar-se leucopênico e suscetível a infecções, mas é um estado passageiro e auto-limitado.
Talvez, a terapia monoclonal não chegue a substituir totalmente a QT, mas ela aumenta a sobrevida global e, de certo modo, pode ser menos agressiva. Por enquanto, ela é mais eficaz se usada em combinação à QT. Quanto aos linfomas nos ovários... como é o tratamento? Os linfomas não são de um órgão específico, são mutações malignas de células de defesa, como os glóbulos brancos, portanto, podem atingir qualquer órgão. No caso dos ovários, o linfoma não é tratado apenas como um CA de ovário. O tratamento padrão para CA de ovário é instituído (histerectomia, ooforectomia, omentectomia, disseção dos linfonodos regionais; quimioterapia, radioterapia de acordo com o estadiamento) e a infusão de anticorpos monoclonais recombinantes pode ser feita, dependendo do tipo de linfoma.

4 abr

Key of Diamonds

Ainda para a Célia

Por se tratar de uma terapia contra um determinado antígeno celular (proteína de superfície, citoplasmática, nuclear) ou oncoproteína, ainda não há esta terapia para todos os tipos de malignidade. Um exemplo é o trastuzumab, utilizado no tratamento do CA de mama, mas que só se aplica aos carcinomas que possuem a oncoproteína Her-2-neu (25% dos casos de CA de mama).

Quanto ao tratamento de linfomas de crescimento lento: depende do tipo de célula acometida. Alguns linfomas de crescimento muito lento não provocarão nenhum efeito sistêmico no paciente, até que estejam mais avançados. Isto não significa que se esperará até que a doença se metastatize pelo organismo, para então, indicar quimioterapia. Significa que alguns sinais e exames laboratoriais podem sugerir um tipo de linfoma no futuro, mas que naquele momento, qualquer tratamento realizado será mais agressivo do que a própria doença.

Por exemplo: acompanho uma paciente há 5 anos que vem mostrando um aumento lento, mas progressivo das plaquetas. Inicialmente, não sabíamos do que se tratava, mas com a propedêutica aprofundada, chegou-se à conclusão de que ela teria um tipo de leucemia, que naquele momento, não era tratável, simplesmente porque o risco do tratamento superava o benefício. Chegará o momento em que ela poderá necessitar de QT, mas ainda não é o caso.

Obrigada por participar. Perguntas com respostas difíceis, nenhuma tolice. Beijos!

4 abr

Key of Diamonds

Cris R.

Que bom que você tem-se tratado, mas é bom lembrar que Síndrome Metabólica é apenas um nome que deram para agrupar vários distúrbios decorrentes do sedentarismo, da má alimentação, do stress e da própria hereditariedade, no caso da diabete do tipo II e da hipertrigliceridemia.

O tratamento, portanto, envolve a mudança dos hábitos de vida (fundamental), o uso de estatinas, de hipoclicemiantes orais, de hipotensores... Mas acima de tudo, de olhar para dentro e descobrir o que a levou a deixar o organismo ser tão mal tratado, isto é, em que ponto da vida, tudo passou a ser mais importante do que o seu bem-estar.

Obrigada pela participação.

4 abr

Key of Diamonds

Sergio

Não sei ao certo ao que você está se referindo, confesso.

Pode ser uma ansiedade por saber que não tem se cuidado adequadamente...

A melhor maneira de previnir doenças e malignidades, é tentando poupar o corpo, diminuindo a idade biológica (que é diferente da cronológica, mas mais importante). Isto pode ser feito da seguinte maneira:

- cortando o tabagismo,
- diminuindo a ingestão alcoólica para uma taça de vinho, ou 150 ml de cerveja ao dia; ou uma dose de destilado a cada quatro dias; ou melhor ainda, nada de álcool, uma vez que o suco de uvas pode proteger o coração tão bem quanto o vinho,
- praticando atividade aeróbica de 4 a 6 vezes por semana, após liberação pelo cardiologista. Não saia por aí correndo, sem saber do seu limite,
- praticando musculação, Pilates uma a duas vezes por semana para diminuir a flacidez muscular e retardar o envelhecimento,
- comendo mais peixes, menos carnes vermelhas, mais vegetais, farelos (soja, linhaça, aveia etc), nas horas certas e não pulando refeições,
- reservando, diariamente, uma hora para despender com as pessoas de quem gosta, sem celular ligado,
- dando-se momentos de relaxamento e férias,
- consultando regularmente o urologista (exame de próstata), o cardiologista, o geriatra (especializado em evitar doenças, não em tratá-las) e
- identificando e eliminando o que o faz deitar na cama e achar que o corpo está produzindo células malignas... Parece que a sua qualidade de sono não está muito boa.

Obrigada por participar. Se não entendi direito o que queria saber, é só postar novamente. Abraços.

4 abr

D321. Fernando

Agora que li sobre o peixe.

Existem estudos sérios que correlacionem o consumo de carne vermelha a câncer?

Existem realmente vantagens do ponto de vista da saúde como um todo na alimentação estritamente vegan?

Obrigado.

4 abr

Key of Diamonds

Lindsay Junior

Infelizmente, não há site similar com as infornmações que o site da WHO oferece. O site da OMS no Brasil passa pelo crivo da censura do Ministério da Saúde e muitas informações estão faltando.

Tabagismo e bronquite: paciente de baixa estatura e um pouco acima do peso. O tabagismo é causa e/ou fator de piora da bronquite.

O transplante de pulmões tem indicações muito restritas, ainda não apresenta resultados satisfatórios e não é forma de tratamento para a bronquite ou enfisema causados pelo tabagismo. O melhor é não fumar. Como você sabe disso, não preciso nem ficar explicando os motivos, pois sei que o tabagista sempre arranjará alguma desculpa para fumar, até que tenha um infarto, um AVC, que perca um pé, uma perna, que dependa de aparelhos para respirar... Ainda assim, se puder, ele acenderá um cigarro.

Espero que você consiga parar de fumar.

4 abr

Key of Diamonds

Lindsay

Sim, é verdade que o organismo em perfeito funcionamento é capaz de eliminar mais de 1000 células inadequadas por dia.

4 abr

Key of Diamonds

Ana

Acredito em Deus, mas não aquele que está na bíblia ou no torá. Também não sou muçulmana.

Tenho a certeza da presença de Deus em minha vida e escrevo com letra maiúscula para diferenciá-lo de outros deuses - nos quais acredito também, quando me é interessante acreditar. Acredito que Jesus existiu, mas levo muito mais a sério a mensagem que ele deixou, do que o fato de ser Deus reencarnado. Também gosto de alguns santos (filósofos), mas rezo mais é para Deus mesmo.

Entendo pouco de religião cristã, embora tenha sido batizada e tenha casado na Igreja Católica (cada uma mais linda do que a outra), mas muito mais do que muitos que se dizem cristãos. Meu pai nasceu na religião judaica, converteu-se ao catolicismo e foi seminarista. Minha mãe é atéia.

Conheço a India, o Tibet e Deus estava lá da mesma forma que está em qualquer lugar. Mesmo seguindo alguns preceitos budistas, Deus para mim é um só e não é responsável pelos meus fracassos ou sucessos. Ele existe independente da Ciência, pois é extremamente darwinista - o forte se sobressai e sobrevive. O fraco vai ao inferno. Não é assim que está na bíblia? Mesmo que ela se refira ao fraco de espírito.

Beijo!

4 abr

D321. Fernando

Alem da pergunta gostaria de parabeniza-la.

Pelas respostas vc não só é cientista, senão que também deve ser docente ou tem queda para

Respostas muito claras e com definições previas incluídas

Meus parabéns!!!

4 abr

D321. Fernando

Uma outra pergunta saindo um pouco da ciência e partindo um pouco para a posiçao política da OMS.

Não sei se vc poderá responder, mas não custa nada perguntar:

A OMS tem alguma posiçao politica enquanto a socializar (de verdade) a saúde de qualidade na população mundial ou esse não é um papel que corresponda a instituição?

4 abr

αηα

"Também gosto de alguns santos (filósofos), mas rezo mais é para Deus mesmo."

entendo perfeitamente e concordo plenamente.



Na questão das doenças, vc acredita que as orações tem algum poder de cura, ou uma força benéfica sobre o organismo?


Não sei se vc viu o antigo documentário "What the BLEEP Do We Know", não ortodoxo mas que utiliza idéias gerais da fisica quantica. Bom, a biologia molecular está a nivel celular se foi isso q eu entendi, e as celulas não atuam de forma independente como vc disse (cadeia ou rede?). Vc acredita que a nivel atomico, através de orações ou pensamento, não digo positivo como as teorias 'de mercado' mas harmonico, são eficazes ao equilibrio organico?

(outro beijo, e obrigada)

4 abr

D321. Fernando

Uma outra pergunta digamos mais trivial, o que vc acha de seriados como House?

Tem embasamento científico?

Eles ajudam, atrapalham ou não tem importância para a labor dos médicos de verdade?

4 abr

Márcia

Dr Cinthia

Entrei só pra agradecer pelas respostas tão claras dadas às perguntas feitas. Essa entrevista é de extrema utilidade pra quem lê. Muito obrigada!!!

4 abr

Key of Diamonds

Quanto ao link passado pelo Lindsay, sobre a causa de qualquer câncer ser a contaminação por fungos, posso dizer que o médico que afirmou isto foi extremamente criticado pela forma como fez a colocação.

O câncer é a multiplicação descontrolada de células geneticamente modificadas e não tem uma causa apenas. Embora um fungo presente no amendoim brasileiro possa causar câncer de estômago, por exemplo, ele precisa de várias alterações para que uma única célula danificada chegue a ser um tumor e isto, além de levar muitos anos, significa que houve falhas em várias etapas do organismo para eliminar a contaminação fúngica, a célula danificada, a multiplicação da célula danificada e o estabelecimento da doença.

Portanto, além de ser uma auto-promoção irresponsável, o que o médico afirma em entrevistas e artigos publicados em revistas científicas, mas que não preenchem critérios de pesquisa científica, não é verdadeiro.

4 abr

Key of Diamonds

Cleo

Protocolos são bons!

Refiro-me a protocolos de tratamento, pois não dão margem a "achismos", a "aventuras", a "egos inflados de médicos que acham que sabem mais pela 'experiência pessoal' do que o que se encontra publicado".

A função dos protocolos é criar uma uniformidade no tratamento para que se saiba, futuramente, se algo der errado, o que foi que deu errado. Se não seguirmos protocolos e ficarmos mudando o tratamento a cada mês, nunca saberemos qual o melhor esquema terapêutico para determinada doença.

Mas não existe um protocolo único para determinado câncer. Existem vários protocolos e eles serão usados conforme a biologia molecular do tumor, ou seja, de acordo com a histologia e a imunohistoquímica que revelam a agressividade e a forma de invasão dele. Findo um protocolo de tratamento, caso o paciente não tenha respondido adequadamente, um novo protocolo é iniciado. No caso do câncer, ele é chamado de terapêutica de 2ª linha. Não porque seja de 2ª categoria, mas porque é a segunda tentativa de sucesso.

Desconfie sempre de novos tratamentos, esquemas quimioterápicos muito rápidos, sem nenhum efeito colateral, de muitas mudanças na linha terapêutica e de falta de transparência entre o médico e o paciente.

Se você quiser explicar especificamente a sua dúvida, pode fazer isto por depoimento, ou por e-mail.

Obrigada pela confiança.

4 abr

LINDSAY JÚNIOR

Key of Diamonds

Muito obrigado pela sua explanação.

Desculpe por tomar o seu tempo.


Abraço.

4 abr

Key of Diamonds

D321 Fernando

Existem estudos sérios que correlacionem o consumo de carne vermelha a câncer?Sim, mas os estudos mostram que a ingestão excessiva de carne vermelha (mais de 550g 'in natura' por dia, todos os dias, por mais de 10 anos) contribui para o aparecimento de várias doenças, muito mais associadas à alta ingestão de gordura e medicamentos presentes na carne vermelha, do que ao aparecimento do câncer, exceção feita ao câncer de intestino grosso, ao câncer de endométrio e ao câncer de mama (2º câncer mais comum no mundo, atrás do de pulmão e na frente do de intestino - o carcinoma basocelular seria o mais incidente, mas como a mortalidade por ele é quase insignificante, não foi considerado).

Doenças tão graves e caras (em relação ao tratamento) quanto o câncer são associadas ao consumo excessivo de carne vermelha, como hipercolesterolemia, diabete, aterosclerose, infarto etc.

Mas como escrevi antes, a carne sozinha não causa o câncer, é mais um fator de risco para vários tipos de câncer. Existem realmente vantagens do ponto de vista da saúde como um todo na alimentação estritamente vegan? Qualquer dieta restritiva não é aconselhada. Pode-se e deve-se comer de tudo um pouco, mas ninguém é obrigado a gostar de carne ou a ser vegetariano. Isto é uma escolha individual. Do ponto de vista social, não há vantagens para a saúde em ser vegetariano, mas em pesquisas, os vegetarianos que consumiram proteína animal na forma de suplementos mostraram uma qualidade de vida melhor. Se isto pode ser feito fora do ambiente de pesquisas, não sei dizer, pois os protocolos eram muito severos e a quantidade de alimentos (considerada bem baixa) pode ser uma dificuldade a ser enfrentada.

O melhor, é restringir a quantidade de carne vermelha a ser ingerida: 100g por dia, de 2 a 3 vezes por semana. Os peixes de águas geladas (salmão, atum, cavalinha, linguado) devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana.

Obrigada pela participação.

4 abr

Key of Diamonds

Ainda para o D321 Fernando

Tenho doutorado e sou do corpo docente de duas universidades. Uma brasileira, outra suíça. A OMS tem alguma posiçao politica enquanto a socializar (de verdade) a saúde de qualidade na população mundial ou esse não é um papel que corresponda a instituição? Sim, a OMS acredita que a saúde de um indivíduo é da responsabilidade do outro e, portanto, da comunidade, da sociedade, dos governos e, por fim, de todos os países que integram a ONU. Infelizmente, esta visão deu espaço para políticas assistencialistas apoiadas pela ONU, mas não pela a OMS - que é subordinada à ONU.

A OMS é composta muito mais por advogados, técnicos, estatísticos, economistas e pelo pessoal das Ciências Sociais e Humanas do que por médicos. Talvez por este motivo, seja tão difícil colocar em prática o que ela mesma recomenda no papel. Além disso, assim como o FDA, a OMS sofre pressões de indústrias farmacêuticas, de governos, de outras ONGs para apoiar esta ou aquela causa. Existe dentro da OMS uma 'polícia da OMS' para evitar que estas pressões continuem barrando o desenvolvimento de pesquisas que melhorem as condições de vida no planeta a preços mais módicos.

Mas note que: sendo um indivíduo co-responsável pelo bem-estar do outro, este mesmo indivíduo pode cobrar que o outro tenha atitudes saudáveis, daí a grande tendência mundial de se criar "os monstros": o tabagismo, a junkie food, a promiscuidade etc, porquanto que o tratamento das enfermidades causadas por estes hábitos levam embora grande parte do dinheiro reservado à promoção da saúde, uma vez que se gasta muito em tratamentos.

Excelente pergunta. Obrigada por participar mais uma vez.

4 abr

Key of Diamonds

Ana

Na questão das doenças, vc acredita que as orações tem algum poder de cura, ou uma força benéfica sobre o organismo?Sim. Não sei se vc viu o antigo documentário "What the BLEEP Do We Know", não ortodoxo mas que utiliza idéias gerais da fisica quantica. Bom, a biologia molecular está a nivel celular se foi isso q eu entendi, e as celulas não atuam de forma independente como vc disse (cadeia ou rede?). Vc acredita que a nivel atomico, através de orações ou pensamento, não digo positivo como as teorias 'de mercado' mas harmonico, são eficazes ao equilibrio organico?Sem a menor sombra de dúvida.

Independente da religião de cada um, há trabalhos que demonstram que a fé (pensamento positivo, otimismo) é coadjuvante no tratamento de qualquer doença. Um estudo interessante mostrou que se um doente que não tenha qualquer fé permitir que pessoas rezem, orem, peçam por ele, ele terá maiores chances de sobreviver a doenças letais ou de prolongar sua sobrevida.

Isto ocorre mesmo no campo da Física Quântica e como trabalho com físicos na WHO, se eu escrever qualquer coisa diferente disso, serei retaliada... Mas pessoalmente, também acredito que certos rituais espirituais de engrandecimento, fé na cura do outro ser humano, estabelecimento de um círculo de amizades de pessoas que tragam paz e otimismo em torno de um doente possam contribuir para a reprogramação das células - do caos à harmonia.

Não entro em consultório ou hospital, sem antes pedir por aqueles que lá se encontram doentes, seja da alma, seja fisicamente. Mas não me esqueço de que só ajudamos aqueles que querem ser ajudados.

Muito legal esta pergunta.

4 abr

Key of Diamonds

D321. Fernando

Sobre os seriados 'médicos': para mim, não influenciam em nada. Nunca tive um paciente que chegasse a mim para ser tratado de um certo modo, porque viu no House ou em Grey's Anatomy (que é, em verdade, o nome do livro mais usado em Anatomia).

Pessoalmente, acho que House é um grande deboche e mostra como a medicina ficou tão cara e ineficiente: embasada em exames complementares caros, médicos semi-deuses e viciados, que não encostam no paciente e diagnósticos feitos por exclusão, mas às custas de procedimentos invasivos, à revelia da vontade ou do conhecimento do paciente, que de ator principal (como deve ser na prática médica) passa a ser mero coadjuvante para as epifanias do semi-deus.

De qualquer forma, os seriados servem mais para a diversão do que para a informação. Como médica, o seriado que mais se aproxima da verdade é "Scrubs", onde temos um diretor que só quer saber de ganhar dinheiro, apesar de ter sido excelente cientista, um chefe estudioso que erra muito pouco, pois acredita na própria falibilidade, um monte de residentes querendo agradar e que não têm vida pessoal - residente não tem vida além da do hospital e as enfermeiras mandando em tudo, pois são elas que ficam o tempo inteiro com os doentes, não os médicos.

Bom, este é só o meu gosto pessoal e a opinião de quem vive em hospitais.

4 abr

Key of Diamonds

Márcia

Que bom que esteja gostando. Tive dúvidas se o assunto atraíria os membros da comu, já que na vida real, vivemos fugindo de médicos.

Valeu!

4 abr

Key of Diamonds

Lindsay Junior

Tomar meu tempo? De maneira alguma!

Eu é que agradeço por você participar da entrevista e por postar um link do qual já havia me esquecido , mas que causou muito barulho, na época em que foi publicado.

4 abr

Bethy

Eu tb quero agradecer pelas respostas claras e parabenizar a Key pela brilhante entrevista!!!
Realmente ser chamada de burra por alguns idiotas é na verdade um enorme elogio.

4 abr

D321. Fernando

Eu que agradeço as respostas.

E surgiu uma a mais das suas respostas especificamente pelo lado das pressões que este tipo de instituição sofre.

Tenho lido por ai que hj em dia as pesquisas em farmacologia são dirigidas em maior medida para questões estéticas do que para questões de patologia.

O que ha de certo nisso?

Se é verdade em que tipo de instituição são feitas as pesquisas orientadas a resolver problemas patológicos e geralmente de onde vem o financiamento que recebem?

Estamos sem resposta de novos grupos de fármacos antibióticos?

5 abr
excluir

Celia

Cynthia, muito obrigada pelas respostas esclarecedoras.

Ainda sobre anticorpos monoclonais... No caso de uma recidiva de LNH, CD20+, exatamente esse que você descreveu, o Rituximabe pode ser usado sozinho ou é aconselhável que se faça o esquema CHOP+Rituximabe? Você conhece casos em que o Rituximabe foi utililizado isoladamente e que o tratamento foi bem sucedido?

Sobre o Tositumomab... Ele só é usado em pacientes refratários ao Rituximabe, ou já está sendo usado em conjunto com o esquema CHOP? E, qual a diferença entre os dois?

Sobre transplante de medula óssea em pacientes com linfoma... Realmente funciona e a pessoa fica livre da doença ou apenas aumenta a sobrevida? Pergunto, pois sabe-se que é um esquema super agressivo onde o paciente passa por uma mega quiometerapia, podendo morrer durante o processo.

Parabéns Cynthia, a sua entrevista, além de esclarecedora é de altíssimo nível.

bjs

5 abr

Silvana

Olá!

Parabéns pelo seu trablaho e obrigada por nos dispensar um pouco do seu tempo.

Li os posts anteriores e, naturalemtne, como muitas mulheres de nossa época, aspectos específicos sempre ficam saltitando em nossos pensamentos.

Quando se fala em protelação da primeira gestação e de como influencia na saúde da mulher, fica sempre a dúvida:
exatamente o mesmo ocorre quando não há uma "primeira gestação", ou seja, quando há a opção (ou falta dela, rsrsrs) de não ter filhos?

Seria a natureza cobrando seu preço por nossas escolhas mundanas?

5 abr

Cleo

a entrevista da Key foi dez, obrigada querida, adorei !!!

5 abr
excluir

Celia

Muito dez mesmo Cleo... e ainda bem que as entrevistas temáticas não têm data pra acabar...

Aproveitando pra fazer mais uma pergunta:

Cynthia, fico me perguntando porque as pessoas ainda têm tanto medo de falar em câncer, e mesmo nos hospitais evitam a palavra, usando apenas CA... E há médicos que também não a pronunciam... Não sei se para amenizar a dor do paciente (não ameniza nada na verdade), ou apenas por questões práticas, pois deve ser mais fácil pronunciar CA. Mas o que eu vejo ainda hoje, é um enorme preconceito e falta de conhecimento sobre a doença, por parte da sociedade, não sei se por medo ou simplesmente por não entendê-la. E não vejo campanhas para realmente esclarecer a população sobre a doença... Acredito que existam apenas campanhas para as pessoas se prevenirem contra a doença ou para se cuidarem no sentido de detectar o câncer o mais rápido possível. Falo isso, pois ainda há quem pense que o cabelo cai por causa da doença e não da quimioterapia... Ainda há quem pense que câncer é uma doença contagiosa... E ainda há quem pense que a doença é um atestado de óbito. Ainda há aqueles que nem CA pronunciam, mas falam bem baixinho (doença ruim), como se o fato de pronunciar a palavra tivesse o poder de torná-los doentes.

Como acabar com isso? Que tipo de campanha você sugere para que o paciente de cãncer não seja visto como um ET andando pelas ruas?

5 abr

αηα

e aproveitando a sequencia da Celia, pq é tão dificil encontrar 'a cura', considerando que se fala muito em 'controle'?


ou seja, pq tantos anos de investigação, com tantas pesquisas, técnicas, descobertas, conhecimento da complexidade do organismo inclusive dos processos cerebrais as pesquisas não se tornam conclusivas e eficazes como ocorre com diversas outras doenças?

5 abr

LINDSAY JÚNIOR

Key of Diamonds

Já que não estou tomando tempo e já tomando.


Conheço o professo Ivan Ker, que é daqui da cidade de Uberlandia, renomado cientista, que ja viajou praticamente todo o mundo, e que desenvolveu a alface de 10.000 BTUS, tb quem fez a abelha africanizada, e que tb desenvolvel o plantio da moringa, que uma vez colocado na água suja ela se torna limpa, e tb falou que as folhas da graviola cura o CA, sera isso verdade?

Ele é professo da Universidade de Uberlandia, e é um grande pesquisador e tem vários sistemas em desenvolvimentos.

5 abr

LINDSAY JÚNIOR

desenvolvel = desenvolveu

6 abr

Key of Diamonds

Bethinha

Obrigada!

E quanto a ser chamada de burra, não ligo. Há muitos anos, descobri que não sou. Mais burro é quem me diz...

Beijo!

6 abr

Key of Diamonds

D321. Fernando

Tenho lido por ai que hj em dia as pesquisas em farmacologia são dirigidas em maior medida para questões estéticas do que para questões de patologia.As pesquisas patrocinadas por laboratórios, talvez. Mas o que dá e sempre deu mais dinheiro são as pesquisas voltadas para o tratamento das doenças que mais matam, como por exemplo: infarto, AVC, diabete... Por isso, há uma grande tendência atual, quase uma histeria, em torno da "vida saudável". Em verdade, excetuando-se alguns médicos, pouco se fala em hábitos de vida saudável. Não só porque todos sabem o que é, mas também porque não interessa à indústria farmacêutica que uma criança de um ano já seja estimulada a levar uma vida saudável, já que é na infância e puberdade que certas doenças começarão a aparecer, não como doenças, mas como alguns sintomas. Os medicamentos mais vendidos e pesquisados, no mundo, são os analgésicos, anti-inflamatórios, quimioterápicos, anti-hipertensivos e anti-hipercolesterolêmicos.

A indústria cria necessidades e, ao invés de se fazer jejum de 12 a 14 horas para dosar o colesterol, recomendam que seja feito apenas por 10 horas. Veja bem, diminuindo o tempo de jejum, mais pessoas normais parecerão doentes e necessitadas de medicamentos para abaixar o colesterol, mesmo sendo normais. E isto se aplica a uma infinidade de medicamentos e vacinas.

6 abr

Key of Diamonds

D321. Fernando

Continuando...

Em que tipo de instituição são feitas as pesquisas orientadas a resolver problemas patológicos e geralmente de onde vem o financiamento que recebem?As descobertas, na maioria das vezes, são feitas em centros de pesquisa de boas universidades. Mas o patrocínio é dado por laboratórios interessados neste ou naquele tratamento. E não há como ser diferente, pois o Estado não tem como arcar com pesquisas que duram, no mínimo, 10 anos (da descoberta de uma probabilidade, ao desenho do estudo clínico e avaliação de sua aplicabilidade e à utilização em seres humanos, ainda na fase de testes). Este período de pesquisa e desenvolvimento de uma nova droga é o que mais consome recursos financeiros e humanos, sendo que o lançamento de uma nova medicação no mercado pode custar muitos blilhões de dólares. Para que não haja promiscuidade entre o interesse daqueles que preservam a saúde e aqueles que vendem a saúde em frascos, existem os órgãos reguladores. O primeiro órgão é a Comissão de Ética da entidade onde a pesquisa será desenvolvida - sempre há universidades envolvidas. Os outros são os próprios pesquisadores, a concorrência, as agências reguladoras de cada país (ex.: ANVISA, FDA) e a população. Burlar todas as fiscalizações não é difícil, infelizmente, pois tudo parece ter um preço no final das contas, o que é extremamente desanimador. Já tive a infelicidade de ver de perto como um laboratório lança determinado produto no mercado, sua força financeira, a corrupção de médicos, pesquisadores, fiscais, para criar uma necessidade que, talvez, nem exista. Fora a quantidade de medicamento que é liberada sem completar todas as etapas de um estudo clínico padrão. Cabe ao médico que prescreve estudar e estar a par de como foi feito o estudo de uma medicação que ele deseja prescrever. Há pouco tempo, certo laboratório tentou junto à ANVISA que uma medicação profilática para câncer fosse vendida sem receita médica!!!

6 abr

Key of Diamonds

D321. Fernando

Ainda ...

Estamos sem resposta de novos grupos de fármacos antibióticos?De maneira alguma. Enquanto as bactérias desenvolvem resistência a novos e caríssimos antimicrobianos, elas sofrem mutações que as tornam suscetíveis a velhos e baratos medicamentos.

O que vem acontecendo, por descuido do médico, ansiedade e preguiça do paciente, necessidade de vender do farmacêutico, é que tem-se usado tiros de canhões para matar formigas. Quando os canhões são necessários, não há como utilizá-los e aquela 'formiguinha' quase inofensiva se transforma em bactéria letal, como foi o caso da moça jovem que faleceu de uma infecção urinária mal tratada e tardiamente diagnosticada, no Espírito Santo.

Portanto, antimicrobiano, antibiótico, creme vaginal para candidíase, o mais inofensivo colírio só deverão ser usados com prescrição do médico. Mesmo se ele errar, a culpa será dele, não do paciente.

Mais uma vez, obrigada por participar.

6 abr

Key of Diamonds

Célia

Ainda sobre anticorpos monoclonais... No caso de uma recidiva de LNH, CD20+, exatamente esse que você descreveu, o Rituximabe pode ser usado sozinho ou é aconselhável que se faça o esquema CHOP+Rituximabe? Você conhece casos em que o Rituximabe foi utililizado isoladamente e que o tratamento foi bem sucedido?Se o paciente não utilizou o esquema padrão CHOP (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisolona) na doença inicialmente diagnosticada, então o rituximab será utilizado concomitante à QT, no caso de uma recidiva. Se a QT padrão já tiver sido usada, o anticorpo monoclonal será utilizado com o esquema CVP (ciclofosfamida, vincristina e prednisolona).
O rituximab só é utilizado como monoterapia em estudos clínicos, ou em pacientes previamente tratados com QT e que não apresentam qualquer sinal de recidiva da doença - mas só tomei conhecimento de pacientes de estudos clínicos, o que significa que ainda não é totalmente conhecido o benefício do anticorpo monoclonal, na doença avançada ou na doença em remissão. A tendência é que se utilize a associação CHOP e rituximab em todos os casos de Linfomas Foliculares (LNH de células B CD20+) avançados (estadiamento III e IV). Ele deverá ser usado como profilático de recidivas, nos pacientes assintomáticos - este é o objetivo que os estudos clínicos esperam alcançar.

6 abr

Key of Diamonds

Ainda para a Célia

Sobre o Tositumomab... Ele só é usado em pacientes refratários ao Rituximabe, ou já está sendo usado em conjunto com o esquema CHOP? E, qual a diferença entre os dois?É um novo anticorpo monoclonal que também age contra antígenos de superfície de células B CD20+ cancerígenas. Ele ainda está em fase de avaliação através de estudos clínicos e é reservado a pacientes que não apresentaram resposta ao rituximab, isto é, pacientes com prognóstico sombrio.

Geralmente, o Bexxar (nome comercial) é utilizado sozinho, pois ele é um anticorpo monoclonal marcado com iodo radioativo. A diferença entre ele e o rituximab é que o último liga-se à oncoproteína CD20 e a desativa, levando à morte celular por apoptose medicamentosa. Já o Bexxar liga o iodo radioativo ao antígeno de superfície da célula B maligna e a destrói por radioatividade. Por conseguinte, mais células B normais e outras linhagens celulares serão destruídas, do que na terapia monoclonal com o rituximab. Além disso, o paciente em uso do Bexxar fica, também, radioativo, não podendo portanto, manter contato ou chegar próximo de crianças e mulheres grávidas, enquanto durar o tratamento e até 6 meses depois.

Diferentemente do rituximab, o Bexxar é dado em centros de Medicina Nuclear e, não em clínicas de oncologia.

As duas terapias são feitas por via venosa.

6 abr

Key of Diamonds

Célia

Sobre o transplante de medula em LNH:

Antes de se pensar em transplante, o paciente tem que ter passado por uma hierarquia estrita de procedimentos, que é a única hipótese de otimização dos resultados:
1º - Diagnóstico histopatológico correcto (exame anátomo-patológico confiável).
2º - Estadiamento correto, para determinar o estado de evolução da doença (localizada,avançada).
3º - Identificação de fatores de risco para recidiva, como a existência de linfoma de Burkitt ou foliculares indolentes.
4º - Modulação do esquema terapêutico, em função desses factores de risco, isto é, uso de QT e radioterapia; QT, radio e terapia monoclonal.

Tendo o paciente passado por todas estas etapas, existem 2 indicações básicas para o transplante autólogo de medula ou o transplante com células-tronco periféricas:
1. Paciente jovem, em remissão da doença. É realizada QT agressiva para inibir a medula óssea do paciente e, então, fazer o transplante autólogo, após tratamento celular.
2. Paciente relativamente jovem, que não respondeu ao tratamento, mas encontra-se moderadamente estável clinicamente para se submeter a um transplante com células de doador compatível.

A sobrevida em cinco anos é muito variável e depende da resposta à terapêutica inicial. Portanto, varia entre 80 a 50% de pacientes vivos, após 5 anos do transplante e em remissão completa da doença.

Obrigada pelos elogios e pelas perguntas.

6 abr

Key of Diamonds

Silvana

Quando se fala em protelação da primeira gestação e de como influencia na saúde da mulher, fica sempre a dúvida:
exatamente o mesmo ocorre quando não há uma "primeira gestação", ou seja, quando há a opção (ou falta dela, rsrsrs) de não ter filhos?Há evidências clínicas que, após os 30 anos de idade, uma gravidez única aumenta mais o risco relativo (RR) para:

- câncer de mama
- DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez) ou a famosa pré-eclâmpsia e eclâmpsia
- hipertensão arterial crônica
- diabete
- descolamento de placenta

Dentre estas condições, o câncer de mama destaca-se, pois parece que a primeira gravidez tardia aumenta muito mais a chance dele se desenvolver, do que nunca engravidar. Quanto às outras condições: elas são inerentes à gestação e só existirão se a mulher engravidar.

De qualquer forma, no grupo de mulheres que tem 3º grau completo, as gestações tardias são muito mais frequentes. Portanto, é a medicina que deve se adaptar às novas condições sociais da mulher, tentando evitar ou minimizar os danos das complicações que podem surgir numa gestação. Exceto pelo CA de mama, todas as outras condições são controláveis.

Obrigada pela participação.

6 abr

Key of Diamonds

Célia

Sobre o preconceito sofrido pelo paciente portador de câncer:

Como acabar com isso? Que tipo de campanha você sugere para que o paciente de cãncer não seja visto como um ET andando pelas ruas?Bom, primeiramente, devo me desculpar, pois escrevo CA o tempo todo, apesar de não falar desta maneira. CA é só uma forma mais rápida de escrever. Os médicos que utilizam a palavra "CA" com o paciente, ou estão tratando de alguém acostumado ao jargão do meio, ou estão numa enfermaria com vários residentes e pacientes, falando "CA" para que o doente não entenda do que se trata. Acho que deve ser por isso... Não sei.

Quanto ao preconceito: quando um indivíduo que se pensa saudável vê alguém que parece doente, rapidamente faz alusão à própria fragilidade e mortalidade. O preconceito nasce do desconhecimento, mas principalmente do medo de "ficar igual", neste caso, de ficar doente. O medo da morte é inerente ao ser humano e até a bem pouco tempo atrás - 30, 40 anos - a maioria dos carcinomas e sarcomas eram uma sentença de morte, pois a opção terapêutica mais utilizada é a que menos resolve, como hoje se sabe: a cirurgia. O tratamento dos carcinomas, leucemias e linfomas está baseado no tratamento sistêmico - feito com quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, sendo a cirurgia um complemento necessário para diminuir a recidiva local e melhorar a qualidade de vida. Já os sarcomas dependem mais de cirurgias.

Mesmo andando entre Angola e Suíça, encontro pessoas que não pronunciam "câncer", pessoas que se afastam de um indivíduo com alopécia quimioterápica, pessoas que não entendem quando falamos que a doença delas é maligna. Portanto, acho que não só a ignorância contribui para o preconceito, mas o medo também. E por falar em contágio: o CA de colo, vagina e vulva são sexualmente transmissíveis.

6 abr

Key of Diamonds

Célia


Continuando...

Como todos que leram a apresentação do tópico sabem, tive LMC aos 10 anos e, inicialmente no Brasil, fui diagnosticada como portadora de tuberculose, o que atrasou muito o meu tratamento. Como não respondia às drogas para tuberculose, voltei para a minha terra e tive o diagnóstico de LMC. Eu sentia um alívio das pessoas ao saber que eu estava com leucemia e, não, com tuberculose (TBC). A TBC é uma doença que gera ainda mais preconceito que o próprio câncer, pois não só alude à morte, como à sujeira e, atualmente, à AIDS.

Somente a informação correta do que significa cada câncer, a organização dos pacientes portadores da doença e a educação (sempre a bendita educação) poderão diminuir o preconceito. Mas o medo... Só quem sobrevive a um câncer deixa de ter medo. Aliás, o maior temor das pessoas seja mesmo o medo dos sobreviventes. Elas sabem que eles podem sobreviver às mais duras provas. Os sobreviventes parecem ameaçar, pois pior do que a cara de pena das pessoas saudáveis para os doentes, é expressão de surpresa quando nos encontram vivas, trabalhando e tocando a vida.

Mas talvez, o preconceito seja esta música da Jewel, que sempre canto baixinho, quando sofro qualquer tipo de preconceito. Vou postar para você.

Beijos e, mais uma vez, obrigada.
6 abr

Key of Diamonds

Pieces of you




6 abr

Key of Diamonds

Shes an ugly girl, does it make you want to kill her?
Shes an ugly girl, do you want to kick in her face?
Shes an ugly girl, she doesnt pose a threat
Shes an ugly girl, does that make you feel safe?
Ugly girl, ugly girl, do you hate her cause she's pieces of you?

Shes a pretty girl, does she make you think nasty thoughts?
Shes a pretty girl, do you want to tie her down?
Shes a pretty girl, do you call her a bitch?
Shes a pretty girl, did she sleep with your whole town?
Pretty girl, pretty girl, do you hate her cause she's pieces of you?

You say hes a faggot, does it make you want to hurt him?
You say hes a faggot, do you want to kick in his brain?
You say hes a faggot, does he make you sick to your stomach?
You say hes a faggot, are you afraid youre just the same?
Faggot, faggot, do you hate him cause he's pieces of you?

You say hes a jew, does it mean that hes tight?
You say hes a jew, do you want to hurt his kids tonight?
You say hes a jew, hell never wear that funny hat again
You say hes a jew as though being born were a sin
Oh jew, oh jew, do you hate him cause he's pieces of you?

Do you hate him cause he's pieces of you?

6 abr

Ana

Dra Cynthia!!!

Só a conheço virtualmente mas tens me ajudado muito e a muitas outras pessoas.Sou muito grata pelo seu carinho,paciência e compreenção. Nunca imaginei que tivesse passado por um ca...és uma vencedora!!!!
Agradeço a Deus pela sua saúde e sucesso.
Fique com Deus
Carinhosamente.

7 abr

Key of Diamonds

Ana

e aproveitando a sequencia da Celia, pq é tão dificil encontrar 'a cura', considerando que se fala muito em 'controle'?Mas o que significa cura? Apenas a ausência da doença ou a presença do bem-estar? O que é mais importante para uma mulher: controlar um câncer de vulva sem mutilá-la, ou curá-la ressecando toda a sua genitália externa?

E como ficar num estado total de ausência de doença, se há milhares de afecções que acometem o ser humano e que não são malignidades? Cura, para mim, é doença sob controle e bem-estar fisico e emocional - o que já é difícil de alcançar, ainda que não se tenha qualquer câncer. ou seja, pq tantos anos de investigação, com tantas pesquisas, técnicas, descobertas, conhecimento da complexidade do organismo inclusive dos processos cerebrais as pesquisas não se tornam conclusivas e eficazes como ocorre com diversas outras doenças? Somente nos últimos dez anos é que a história natural do câncer vem sendo reconhecida. Até bem pouco tempo atrás, não importava a causa da doença, nem seus fatores agravantes, mas ressecar o tumor maligno. As pesquisas na área da biologia tumoral - como uma célula maligna burla o sistema de defesa do hospedeiro e consegue formar um aglomerado de células malignas - são muito recentes. Ainda há muita dificuldade em se mapear o genoma humano e reconhecer que uma determinada condição é desfavorável à vida. Como alardear uma descoberta genética, quando tantos países ainda são contra pesquisas com células humanas, células animais... Quantos laboratórios pequenos - pois com gente poderosa não se brinca - foram destruídos, porque faziam alteraçõe genéticas em alimentos?

Pesquisas conclusivas dependem de grupos de pessoas que se disponham a ser cobaias. E a medicina não está avançada o suficiente para que um teste com certo anticorpo monoclonal seja feito em samambais e, então, utilizado no ser humano. A ciência evoluiu mais nos últimos 100 anos do que nos 1909 anos anteriores. Tudo é questão de tempo.

7 abr

Key of Diamonds

Lindsay Junior

Não houve evidência clínica (p<0>

7 abr

Key of Diamonds

Oi, Ana!

Que bom tê-la por aqui.

Obrigada pelo elogio. Lembro-me do seu diagnóstico. O tempo voa.

Beijos!

8 abr

Gato

Ola Key,

O tempo&tarefas nao tem colaborado comigo para passar mais tempo por aqui...

Fico feliz de ver pessoas dispostas a ajudar nessa area... Fui, bom, pelo meu ponto de vista, portador de Hodgkin a 3 anos atras, fiz a extracao do timo, onde o cancer apareceu, quimio e radio... Mas vi que pela medicina eles contam a 'cura' somente apos 5 anos...

Fiz uma pet-scan semana passada e ontem fui ao medico, continuo limpinho e cheiroso!

Perguntinhas:
Por que 5 anos?

Existe algum estudo que diga se alguem teve algum tipo de cancer ha uma probabilidade ter ter outros no futuro? Ou seria a mesma probabilidade de qq um?

Gostaria de saber se vc teve algum paciente que fez uso de maconha durante a quimio, e o que vc pensa disso (claro que nao em casos de cancer de pulmao ;) )

Desculpe se fiz perguntas que ja foram feitas, so consegui ler uma parte da entrevista...

8 abr
excluir

Celia

Cynthia, obrigada pelas respostas super bem detalhadas... Se me permite, gostaria de fazer mais algumas perguntas.

Ainda sobre linfoma folicular CD20+ (nem me lembro se é desse jeito que se escreve).

Muito bem, no meu caso, eu tive três diagnósticos diferentes:

1-Linfoma de celulas do manto (aqui, na cidade onde eu vivo)

2-Linfoma folicular de pequenas celulas B, grau 2. (em uma universidade de Londres)

3-Linfoma folicular de pequenas celulas B, grau 1 (laboratório ligado a Santa Casa de São paulo)

Fui tratada pelo primeiro dignóstico (linfoma de celulas do manto) com o esquema CHOP+Rituximabe, já que só soube dos dois outros diagnósticos, no final do tratamento, quando viajei para São Paulo em consulta com o Dr. Sérgio Chiattone, para saber da necessidade de um transplante de medula ou não... Logicamente ele pediu que eu levasse o " material", para que fosse analisado pelo laboratório de confiança dele, onde são especialistas em linfomas. Muito bem, não chegaram a uma conclusão sobre o tipo de linfoma que eu tive e por isso pediram para que o material fosse analisado nessa Universidade de Londres, que me deu o dignóstico de Linfoma folicular grau 2... Que história complicada... Mas bem, segundo o Dr Sérgio Chiattone, eu nunca tive linfoma de celulas do manto, porém, nunca tive a resposta de que o tratamento teria sido o mesmo para os três diagnósticos... E, o patologista de São Paulo, mesmo depois do diagnóstico de Londres, me certificou que era no máximo Linfoma folicular grau 1.

Bom, no final não precisei fazer o transplante.

Cynthia, é mesmo tão difícil fazer esses diagnósticos? Eu penso que o primeiro laboratório que fez a imunohistoquímica pisou na bola, sabe!?

Desculpe-me se usei alguns termos errados com relação a todos esses nomes técnicos.

8 abr

LINDSAY JÚNIOR

Key of Diamonds

Vejo que vc é uma MULHER( com todos adjetivo), pois vc teve a doença, e ainda por cima, se especializou na mesma.


Grande guerreira, um beijo no corção.

8 abr
excluir

Celia

Cynthia

"Aliás, o maior temor das pessoas seja mesmo o medo dos sobreviventes. Elas sabem que eles podem sobreviver às mais duras provas. Os sobreviventes parecem ameaçar, pois pior do que a cara de pena das pessoas saudáveis para os doentes, é expressão de surpresa quando nos encontram vivas, trabalhando e tocando a vida."

Simplesmente perfeito! É exatamente o que eu penso... Na verdade, depois de tanto ser olhada com aquele olhar de pena, ou como se fosse uma fotografia, coisa do passado, a conclusão a que chego é essa, de que as pessoas se decepcionam porque não morremos, mesmo que seja inconsciente!

Obrigada pela música... realmente, cabe direitinho nessa questão do preconceito abordada aqui.

8 abr

.. .. .Cris R.

Eu nao sei que perfil me encaixo como pessoa, mas quando olho alguem que sobreviveu a uma doença grave, um transplantado, uma vitima de AVC mesmo sequelado, um portador de hiv controlado, um ex-paciente de cancer, eu penso:

- Cara, isso quer dizer que se eu tiver um trem desses eu vou conseguir sair, é só correr atrás, e fico feliz por mim que estou saudavel naquele momento e pelo outro que me apresenta a esperança, olho para aquela pessoa como um portador de boas noticias.




Key, tomo extrato de ginko biloba 120, e capsulas de oleo de linhaça e tenho tido algumas dores de cabeça depois disso, pode ser do ginko?

O que pensa dos alimentos funcionais e dos remedios fitoterapicos? E o chá verde é essa panaceia mesmo?

9 abr

Marcinha

CA MAMA

OLA
GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO
MINHA MAE TEVE CA DE MAMA, ISSO COMEÇOU EM SETEMBRO 2008, DE + - 1,9CM, FEZ INUMEROS EXAMES, INCLUSIVE O PET
NO QUAL NÃO FOI OBSERVADO NENHUM TIPO DE METASTASE. FEZ A CIRURGIA DE RETIRADA DO TUMOR, EM SEGUIDA 4 SECOES DE QUIMIO, E RADIO. ACABADO O TRATAMENTO, NOVA BATERIAS DE EXAMES, O C15-3, AUMENTOU PARA 36,99 E NUM RAIO X DO PULMÃO, DEU ALGUMA ALTERAÇÃO NA QUAL NUM TEM CARCTERISTICA DE SER TUMOR, POREM OS MEDICOS SOLICITARAM ALGUNS EXAMES COMO MAMOGRAFIA BILATEL, TOMOGRAFIA OSSEA E CINTILOGRAFIA OSSEA, ESTAMOS MUITO PREOCULPADOS. A MINHA DUVIDA É QUANTO A ESSA TAXA TUMORAL QUE NO LUGAR DE ABAIXAR, PELO AO CONTRARIO, EM 3 MESES SUBIU DE 29,0 PARA 36,99, MESMO FAZENDO A QUIMIO E A RADIO. GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE EXISTE PERIGO DE UMA METASTASE.
GRATA

10 abr

Key of Diamonds

Gato

Por volta do final dos anos de 1960, época em que o intervalo de 5 anos foi estabelecido como tempo suficiente para se considerar um doente de câncer curado, a maioria desses doentes já não estava viva após 5 anos do diagnóstico.

Um estudo clínico realizado na década de 70 (anos de 1970) revelou que um novo câncer (diferente daquele que foi inicialmente diagnosticado) poderia aparecer entre 3 meses e 21 anos, após o primeiro câncer, sendo 5 anos e 5 meses a média obtida. Por este motivo, o intervalo de 5 anos foi adotado como o marco para considerar o paciente curado do câncer e, caso apareça outra malignidade, mesmo que semelhante à primeira, ela será considerada e tratada como se fosse um segundo câncer e não, uma recidiva.
***
Os paciente já tratados de qualquer malignidade, principalmente as que necessitam de radioterapia e as que tem vários marcadores moleculares (oncoproteínas) envolvidos no seu desenvolvimento, são os pacientes que possuem o maior risco relativo de vir a apresentar uma segunda malignidade. Atualmente, considera-se o linfoma não-Hodgkin e o carcinoma de mama as doenças que mais recidivam. As leucemias são as malignidades mais associadas a um segundo câncer. O linfoma de Hodgkin vem mostrando uma tendência progressiva de recidiva que não era comum até 10 anos atrás.
***
Quanto ao uso da maconha: nunca recomendei e não tenho - que eu saiba - pacientes que fazem uso dela, para conter a ansiedade, a depressão ou para melhorar o sistema imune. Há maneiras melhores e mais seguras e pouco sabemos dos efeitos somados da maconha à quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia ou radioterapia.
***
A cura do câncer não está longe e será baseada, provavelmente, no conhecimento profundo da biologia molecular da célula maligna e da história natural do câncer, eliminando-se modos de vida que aceleram o aparecimento das doenças.

Obrigada por participar.

10 abr

Key of Diamonds

Célia

Bom, acho que você não se lembra, mas já me enviou por e-mail - quando eu era EU - seus diagnósticos. Brinquei com você, dizendo que o "patologista quando não f... a vida do médico, f... a vida do paciente". Isto porque, naquela época, um patologista havia sumido com a peça cirúrgica de uma ex-paciente minha de câncer de mama (cirurgia realizada em hospital dito de 'ponta' em Belo Horizonte) e, depois, soltou um laudo de benignidade, utilizando - pasme - material de uma segunda paciente. Somente o exame de DNA pode mostrar que as peças haviam sido trocadas. Uma vez que a paciente mudou de médico e passou a se tratar com o dono do hospital em que eu a operei, que tratou de esconder a sete chaves a verdade, nunca soube se ela ficou sabendo do seu verdadeiro diagnóstico.

Atualmente, o Conselho Federal de Medicina tem sido extremamente rigoroso com os laudos de anatomia patológica, trazendo várias regras para que um laudo seja emitido com responsabilidade, no Brasil. A minha opinião é a seguinte: nada é fácil em Medicina e se o médico não for exigente consigo mesmo, estudioso, criterioso e responsável, além de ético, a tendência a cometer erros será maior. E os patologistas deixam muitos laudos nas mãos de principiantes, técnicos, sem a devida identificação da peça e outros absurdos. Claro que isto ocorre, também, em excelentes laboratórios, imagine nos não tão excelentes?! Critério, compromisso, ética profissional, organização e conhecimento diminuem as dúvidas, mas casos difíceis são difíceis em qualquer laboratório do mundo, por isso, humildade para solicitar uma segunda, terceira ou quarta opinião deve existir, em prol do paciente.
***
Quanto ao seu tratamento: apesar do erro inicial, o linfoma foi tratado corretamente, com o esquema padrão para linfoma folicular (de células B com CD20 +), isto é: ciclofosfamida, vincristina, doxirrubicina e prednisolona, além de anticorpo monoclonal (rituximab). Independente do grau (I ou II), o tratamento foi agressivo e adequado.

10 abr

Key of Diamonds

Lindsay Junior

Obrigada!

10 abr

Key of Diamonds

Célia

É o que eu penso em relação a qualquer preconceito: será que a pessoa preconceituosa (em relação a algum fator) está com medo da outra, ou ela é igual a outra, mas não quer admitir? Ou será que ela gostaria de ser igual e, portanto, vê um pedacinho de si mesma na outra pessoa?

Preconceito: medo ou inveja daqueles que sobrevivem, que se assumem ricos, pobres, pretos, brancos, gays, heteros, patricinhas, hippies...?

Que bom que gostou e entendeu o que sinto.

Obrigada, pela centésima vez!

10 abr

Key of Diamonds

Cris R.

Key, tomo extrato de ginko biloba 120, e capsulas de oleo de linhaça e tenho tido algumas dores de cabeça depois disso, pode ser do ginko?Você já tinha dores de cabeça ou tendência à enxaqueca, antes de começar a usar o Ginko e a linhaça? Se sim, o óleo de linhaça e a terapia de reposição hormonal podem desencadeá-las. Se for este o caso, a alteração do horário da tomada das medicações ajuda. Se você tem pressão alta, veja com o seu médico se ela está sob controle (outra causa frequente de dor de cabeça occipital - na nuca e na área dos olhos) e pergunte sobre o uso de beta-bloqueadores seletivos (hipotensores), que ajudam a diminuir as crises de enxaqueca - se este for o seu caso.

O Ginko-biloba é utilizado na dose diária de 160 mg, em duas tomadas de 80 mg ao dia, para previnir AVC, agregação plaquetária, melhorar a memória e não está associado a dores de cabeça, pelo contrário. Já o óleo de linhaça está entre os alimentos 'enxaquecosos', nunca devendo ser consumido de estômago vazio e, preferencialmente, após o almoço. O que pensa dos alimentos funcionais e dos remedios fitoterapicos? E o chá verde é essa panaceia mesmo? Todo alimento que não é totalmente industrializado é funcional. A nova linha da Nutrição baseada em "alimentação funcional", na minha opinião, é uma chatice. Nenhum paciente consegue comer apenas alimentos 'in natura', sem cozimento, totalmente orgânicos, sem adição de gordura ou sal, apenas de temperos de ervas e pimentas, por um período superior a três meses, apenas para defecar diariamente. A não ser que resida numa fazenda ou esteja disposto a gastar uma pequena fortuna para adquirir a dieta nos 'restaurantes funcionais' - a Europa está cheia deles. Dieta saudável e possível é aquela feita para você, sem privá-la de tudo o que gosta. A melhor que já vi é a do Vigilantes do Peso: alimentos funcionais preparados de forma gostosa.

10 abr

Key of Diamonds

Cris R.

... ContinuandoO mais importante, é comer nos horários certos, comer o que se gosta, sentir-se bem ao se alimentar, evitar gorduras e carnes em excesso, preferir folhas, grãos (linhaça, soja, kinoa), leguminosas (lentilha, grão-de-bico, feijão), frutas 'in natura' e secas (se você gostar de doces) e comer pouco. Sair da mesa com a sensação de que não está totalmente satisfeita, porque seu organismo está, pode ter certeza.

Fitoterápicos: isoflavonas e proteínas vegetais: enquanto não houver estudos clínicos sérios, não recomendo. Melhor comer bem. A isoflavona causa os mesmos efeitos colaterais dos hormônios alopatas, sem os mesmos benefícios.

Chá verde, chá de amora, chá branco, suco de cramberry: são anti-oxidantes potentes e há estudos clínicos sobre eles. O chá verde deve ser tomado duas a três vezes ao dia e o suco de cramberry (evita infecções do trato urinário e é anti-oxidante) deve ser tomado pela manhã.

Outros: pycnogenol, extrato de chá verde, citrus arantium, polypodium leucotomus - se bem manipulados pelo laboratório, sou muito a favor, mas precisam de receita médica e ela fica retida. Além de recomendar o uso da vitamina C (500mg ao dia para não-fumantes e 2g ao dia para fumantes), ácido fólico (mas só para quem não está em quimioterapia), zinco, vitaminas do complexo B, vitamina E (em baixa dosagem), sulfato ferroso... Mas isto tudo você encontra em alguns suplementos vendidos em farmácia: Geriaton, Pharmaton e Centrum. Não pretendo fazer propaganda, só postei nomes comerciais de suplementos que não causam mal à saúde.

Obrigada por participar e por dividir suas dúvidas, mostrando que deseja mesmo mudar seus hábitos de vida e que está ligada no que faz bem à sua saúde.

10 abr

Key of Diamonds

Marcinha

MINHA MAE TEVE CA DE MAMA, ISSO COMEÇOU EM SETEMBRO 2008, DE + - 1,9CM, FEZ INUMEROS EXAMES, INCLUSIVE O PET
NO QUAL NÃO FOI OBSERVADO NENHUM TIPO DE METASTASE. FEZ A CIRURGIA DE RETIRADA DO TUMOR, EM SEGUIDA 4 SECOES DE QUIMIO, E RADIO. ACABADO O TRATAMENTO, NOVA BATERIAS DE EXAMES, O C15-3, AUMENTOU PARA 36,99 E NUM RAIO X DO PULMÃO, DEU ALGUMA ALTERAÇÃO NA QUAL NUM TEM CARCTERISTICA DE SER TUMOR, POREM OS MEDICOS SOLICITARAM ALGUNS EXAMES COMO MAMOGRAFIA BILATEL, TOMOGRAFIA OSSEA E CINTILOGRAFIA OSSEA, ESTAMOS MUITO PREOCULPADOS. A MINHA DUVIDA É QUANTO A ESSA TAXA TUMORAL QUE NO LUGAR DE ABAIXAR, PELO AO CONTRARIO, EM 3 MESES SUBIU DE 29,0 PARA 36,99, MESMO FAZENDO A QUIMIO E A RADIO. GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE EXISTE PERIGO DE UMA METASTASE.Presumo que sua mãe tenha sido submetida à pesquisa do linfonodo sentinela. Se sim, ela foi positiva, isto é, foi necessário esvaziamento axilar? Pergunto, pois isto muda o estadiamento da doença de sua mãe. E qual o esquema de QT? Houve 'boost' de radioterapia, na fossa axilar?

E a imunohistoquímica? O tumor tem receptores hormonais? E o Cerb-B2, o Ki-67 e o p53?

O CA15-3, ao contrário dos marcadores que postei acima, é inespecífico e pode se elevar em muitas situações. No momento, a cintilografia óssea, a tomografia pulmonar e abdominal são os exames que mais podem ajudar a afastar a presença de metástases. Se estiverem normais e o CA15-3 persistir na elevação, a dosagem sanguínea de Her-2-neu deve ser feita e novo PET-scan com gálio marcado.

Obrigada por participar.

10 abr

.. .. .Cris R.

Obrigada!

Sou uma enxaquecosa por excelencia e de longa data, nao posso mais com alcool, chocolate e agora oleo de linhaça.



Abusando mais uma vez:

Eu tomava vitamina c e ossopan 800, aí um medico mandou suspender alegando perigos de acumulo no organismo em relaçao ao calcio e falta de necessidade de tanta vitamina c que ele afirma ser quase toda eliminada, o que tem de real nisso?

11 abr

Marcinha

Dra

Muito grata pelo retorno
realmente foram removidos os linfonodos, pq durante a cirurgia rancaram alguns
e fizeram o teste, ai retiraram todos para novos exames.
esse novos exames não deram comprometimento nos linfonodos.o tipo de CA dela,
deu exame positivo e ela tem que tomar um remedio referente a parte hormonal durante 5 nos.
Como não conheço os termos da medician, peço desculpas, pelas poucas informações que lhe passei, tentarei, pelo exames, passar maiores informaçoes
muito grata
pela sua atenção

11 abr
excluir

Celia

Olá Cynthia, realmente não me lembro desse e-mail, mas com certeza, lembro-me de termos conversado sobre esse assunto em outra comunidade. Desculpe-me pela redundância e agradeço pela paciência em responder de maneira tão clara.

Bem, tenho outras perguntas relacionadas ao tratamento do câncer e de outras doenças... Muitas pessoas, ao saberem sobre o seu quadro clínico (câncer), começam a utilizar todos os recursos oferecisdos pelo "mercado"... Bem, isso é uma realidade... desde babosa, noni, até auto-hemoterapia.... sendo que essa última, eu acho a mais perigosa, pois além de dar inúmeras garantias para o paciente, ainda se propõe e afirma que é possível se curar fazendo uso desse metodo... Muito bem, eu tenho uma visão leiga, mas muito firme sobre essas terapias alternativas... e principalmente sobre auto-hemoterapia,que normalmente, são terapias validadas por médicos... Muito bem, eu realmente gostaria de saber da eficácia de tais metodos/substâncias... aliás, se existe alguma eficácia, pois ví um amigo morrer de leucemia acreditanto que o tal do noni iria curá-lo... muito triste isso...

14 abr

αηα

ainda falta alguma realização a nivel profissional pra vc? um sonho pra realizar ou ver acontecer?

14 abr

Key of Diamonds

Cris R.

Eu tomava vitamina c e ossopan 800, aí um medico mandou suspender alegando perigos de acumulo no organismo em relaçao ao calcio e falta de necessidade de tanta vitamina c que ele afirma ser quase toda eliminada, o que tem de real nisso?Desculpe-me pela demora em respondê-la. Aliás, a todas vocês que postaram mais perguntas e eu, distraída, não vi.

Ossopan e outros cálcios: cálcio após os 30 anos de idade não é mais absorvido pelo organismo, podendo facilitar, apenas, a formação de cálculos renais (nefrolitíase). Para a prevenção e tratamento da osteopenia ou da osteoporose, o recomendado seria o alendronato de sódio, que além de aumentar a formação óssea, acelera a mineralização, auxiliando em casos de fraturas. Mas o alendronato, devido aos seus efeitos colaterais (gastrite, náuseas) e alto custo, só é recomendado para quem tem osteopenia, osteoporose ou fará algum tratamento que poderá levar à perda óssea (tratamento de endometriose, infertilidade, câncer de mama, de próstata etc). A prevenção mais simples é a realização de atividade física de impacto: caminhada, corrida, ginástica aeróbica (hidroginástica não conta, pois o impacto é mínimo), bodyjump etc.

Vitamina C: até 500mg por dia, ela é recomendada para quem ingere poucas frutas e até mesmo como anti-oxidante para qualquer um. Acima de 1g, ela será eliminada na urina, por ser hidrossolúvel e não se acumulará no organismo. Para os fumantes, a dose é de 2g ao dia. Por precaução, prefiro que a paciente use a vitamina C, mesmo que o excesso seja eliminado, pois ela não faz mal à saúde e ainda auxilia na absorção do ferro, evitando anemias.

Obrigada por participar! Você tem se revelado nesta entrevista. Não imaginava que andava se cuidando de maneira tão bacana.

14 abr

Key of Diamonds

Marcinha

Tudo bem, eu aguardo, caso queira postar os resultados.

Obrigada.

14 abr

Key of Diamonds

Célia

Eu, particularmente, não recomendo que nenhuma paciente minha faça uso de Noni, babosa e, muito menos, de auto-hemoterapia.
Noni: é um complemento vitamínico e de sais minerais associado a proteínas e carboidratos. Não vejo a menor indicação, a não ser para pessoas desnutridas, pois não é medicamento, é suplemento alimentar a preço de ouro. Não há estudo clínico randomizado validado a respeito do Noni, mas há estudos sobre alguns componentes desse suplemento. Definitivamente, não se presta para tratamento de nenhuma doença. Só se for de resfriado. Babosa e outros: podem ser usados, desde que o paciente não deixe de fazer o tratamento alopata, pensando que será curado pela babosa. De fato, a babosa é excelente cicatrizante, mas também não conheço estudo clínico randomizado que trate do assunto, ou seja, não há nada além de "eu acho que pode fazer bem". Mas fazer bem para o que? Não sei responder.
Auto-hemoterapia: se uma paciente minha, em tratamento de câncer, disser que fará este procedimento paralelamente à quimioterapia, radio etc, pedirei que ela procure outro profissional. Não faço parte dos médicos que validaram a auto-hemoterapia e não conheço oncologista, mastologista, cirurgião oncológico sérios que a recomendem. Em caso de doenças auto-imunes, 'dizem' que pode ajudar a controlar a sintomatologia. Não posso confirmar, pois ao pesquisar para responder esta pergunta, não encontrei artigos que foram aceitos pela Bireme, Cielo, FDA ou OMS. Portanto, mais uma panacéia.

Pacientes oncológicos que deixam de se tratar com profissionais da área e buscam alternativas duvidosas, talvez necessitem de um atendimento melhor, mais aprofundado e demorado para entender que o câncer pode ser curado, controlado e superado. Pessoalmente, pacientes minhas esclarecidas que desistiram do tratamento e "aceitaram Jesus" ou partiram para 'coisas alternativas' sempre se portaram como grandes vítimas de tudo. Cada paciente tem o médico que merece e cada médico, o paciente que lhe ouve.

Obrigada!

14 abr

Key of Diamonds

Ana (ana)

Poxa, faltam muitos sonhos, muita coisa para fazer, muita pesquisa para levar adiante, muita vontade de mudar a maneira da saúde ser vista, muita lei para ser elaborada, votada e colocada em prática, para que o sistema de saúde mundial deixe de ser 'sistema de doença'. Estamos longe, mas muito longe mesmo de... De tanta coisa!

- órgãos fiscalizadores da indústria farmacêutica que não sejam corruptos;
- órgãos que se propõem a ditar regras sobre o que deveria ser feito, mas que não apoiam o assistencialismo sanitário;
- indústrias farmacêuticas que reconheçam que: quando um estudo clínico de bilhões de dólares não mostra os resultados esperados, ele deve ser interrompido, mesmo que isto signifique perder os bilhões, mas salvar vidas que são perdidas sem a menor necessidade;
- escolas de medicina de boa qualidade. Há muitas no Brasil, mas provavelmente, nenhuma que tenha sido inaugurada após a década de 80;
-produção em massa de pesquisa científica de pequeno porte e baixo custo (são elas que levam às grandes descobertas);
- boa educação sanitária; boa educação neuropsíquica; boa educação...

Os meus sonhos são esses e muitos outros. Enquanto eles não se realizam, trabalho apenas com dados, tratamentos e equipes nos quais acredito. Mas se deixar de acreditar amanhã, tenho a humildade de reconhecer que errei e deixo de trabalhar com pessoas, instituições e empresas que perdem a credibilidade comigo...

14 abr

Key of Diamonds

Continuando

...Todo médico deveria ser capaz de saber avaliar um estudo clínico e traduzi-lo de forma a enxergar se é idôneo, ou não. Todo médico deveria ser remunerado de maneira suficiente para não servir de testa de ferro de laboratórios. Todo médico deveria poder se reciclar a cada 2 anos. Todo médico deveria gostar de medicina pela profissão que ela é, não pelo status ou dinheiro que ela pode dar - esta ilusão forma péssimos profissionais.

Acho que seria chata se colocasse aqui tudo que penso que poderia ser mudado. Não sou dona da verdade, mas falta muito para me sentir realizada. Mas faço o que gosto.

Obrigada por perguntar.

14 abr

αηα

obrigada vc por responder Cynthia, bacana a sua postura e visão. Consciente eu acho, com a realidade de um modo geral.

Mas como vc disse, o sistema precisa mudar pois não terá como se manter... que seja breve e 'limpo' :)

obrigada

14 abr

Key of Diamonds

Ana (ana)

Um sonho para ver acontecer:
A humanidade consciente da importância da qualidade de vida; do controle da natalidade; do exercício da cidadania; do acesso nato à educação, saúde e habitação; dos deveres e direitos igualitários para todos.
E isto tudo acontecendo por vontade das pessoas, não por determinação de leis. Principalmente no que diz respeito aos deveres de cada um.

A humanidade desfrutando da melhora das condições de vida advinda de tudo que citei acima.

E o óbvio: poder oferecer "a palavra de conforto" ao paciente terminal; "o tratamento" para a doença letal; "o conselho" na hora certa.

Obrigada!

14 abr

Helena

Quando li:

-->Encontro Marcado com A Oncologia<-- -="" 14="" 1="" 21.="" 28="" 2="" 5="" a="" abaixo="" agora="" ainda="" ajudar="" algum="" amigdalite="" amigo="" anos.="" anos="" anualmente="" ao="" aos="" artificial="" as="" cheiro="" cia="" circunst="" clinicamente="" com="" comentando="" comunidade="" consulta="" cynthia:="" cynthia="" da="" dando="" de="" decis="" depois="" devido="" diagnosticada="" dicos="" dito="" div="" doen="" doente="" dra.="" e="" em="" embora="" entrar="" est="" esta="" estava="" estive="" eter="" etesto="" exames="" excelente="" fa="" fazer="" felizmente="" ficar="" fiquei="" foi="" fui-me="" fui="" gico="" grande="" gripe="" hoje="" hospitais="" j="" juntei="" key="" lembrei="" ligada="" logo="" m="" mais.="" mal.="" mantenham="" mantermo-nos="" mas="" me="" melhor="" membro="" meu="" minha="" minhas="" muito.="" muito="" n="" na="" ncia="" nenhuma="" netto.="" no="" nossa="" not="" novo="" nunca="" o="" obriga="" oncol="" ontem="" papel="" par="" para="" pele="" pensamento="" pensei:="" perguntas:="" pico.="" pode="" por="" positivo="" possivel="" primeira="" problema="" problemas="" profissional="" psicosom="" que="" quebra="" quero="" quinas.="" rela="" respeitada="" rias="" rie="" s="" sa="" sarampo="" saud="" segunda="" seja="" sem="" sempre="" sentido="" ser="" sete="" seu="" sob="" sua="" surpreendida="" t="" tambem="" tenha="" tenho="" ter="" terceira="" ticamente="" tido="" tinha="" tive="" trabalho.="" triste.="" tudo="" um="" uma="" uns="" v="" veis="" vel.="" verdade="" vez="" vezes="" vida="" vontade="">

14 abr

αηα

Penso que a medicina tem um papel importante nessa mudança de consciencia da humanidade partindo do principio corpo são mente sã, mas pra isso precisa mudar a cultura do medo, da culpa, dos engodos que levam às doenças (incluindo ind alimentos) e em consequencia aos laboratórios

Acredito na mudança, e lendo a sua entrevista mais ainda, considerando a sua posição 'no quadro'. Mt legal

15 abr

.. .. .Cris R.

Obrigada mais uma vez, pretendo continuar acompanhando.

16 abr

Key of Diamonds

Helena

Oi! Poxa, acho que realmente meto medo em todo mundo. Por isso, gosto do meu avatar de chave e fechadura de strass, num fundo pink. Quer coisa mais, aparentemente, fútil?

Quanto às suas perguntas: minha resposta é "sim" para as duas.

Pensamentos e atitudes positivas nos mantem saudáveis por mais tempo. Mas não vale só pensar. É necessário agir positivamente e ao seu favor.

Para impedir que você fique viva somente por estar ligada a aparelhos, você precisa deixar este desejo por escrito em testamento ou documento legal, sob a guarda de advogados. Não sei como funciona em Portugal, mas geralmente, é elaborado um documento com cláusulas e que deve respeitar a legislação do seu país. Se não for este o caso, o documento servirá para que os seus advogados ou familiares possam brigar na Justiça para que o seu desejo seja realizado.

Obrigada por participar.

20 abr
excluir

Celia

Cynthia, obrigada por todas as respostas... Em breve farei outras, mas antes confesso que tenho que dar uma pesquisada para poder elaborá-las.

25 abr

Marcinha

ola

COMO EU JÁ HAVIA MENCIONADO, MINHA MÃE FEZ OS EXAMES E O RESULTADO NOS ASSUSTOU BASTANTE
NA CINTILOGRAFIA OSSEA, DEU NORMAL, A MAMOFRAFIA TAMBEM NÃO ACUSOU NADA... POREM
A TOMOGRAFIA DO TORAX, ACUSOU UM NODULO PULMONAR DE 0,4CM NO PULMÃO DIREITO
GOSTARIA DE ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ISSO... POIS OS RESULTADOS SAIRAM HOJE E TEMOS MEDICO MARCADO PARA SEMANA QUE VEM
GRATA

25 abr

αηα

Cynthia, saudade docê! rs

26 abr

Key of Diamonds

Oi, Célia!

Ok, fique à vontade.

26 abr

Key of Diamonds

Marcinha

Uma vez que a tomografia pulmonar revelou uma imagem sugestiva de nódulo de 0,4 cm, a dosagem de CA15-3 deverá ser repetida. Se ela continuar a se elevar, a imagem será tida como suspeita de malignidade (primária ou metastática).

Talvez, o oncologista que acompanha a sua mãe queira fazer novo PET, ou raramente, dependendo da localização da imagem, prefira recorrer a uma biópsia pulmonar. A biópsia servirá para que seja diferenciada a metástase de um novo câncer primário (no caso, de pulmão). Isto porque o tumor mamário inicial de sua mãe era pequeno, a axila era negativa e o tumor responsivo à hormonioterapia - ou seja, aparentemente, de bom prognóstico e de baixo risco para metástases precoces. A não ser que seja um tumor Her-2-neu positivo e que não tenha sido usada imunoterapia monoclonal com trastuzumab, será muito difícil diferenciar a doença recidivada (metástase) do tumor novo (de pulmão).

Em todo caso, deve-se rever a imunohistoquímica para avaliar o Her-2-neu, talvez dosá-lo e, caso seja negativo, investigar a origem da alteração tomográfica, para decidir entre quimioterapia de 2ª linha ou quimioterapia específica para câncer de pulmão.

O mais provável, se o CA15-3 persistir alterado, é que se trate de uma metástase. Mas me baseio apenas em estatísticas, uma vez que não vi nenhum exame de sua mãe. Nesses casos, pode-se alterar a hormonioterapia, fazer QT de 2ª linha, revisão anátomo-patológica da peça cirúrgica (para confirmar as características biológicas do tumor) ou utilizar trastuzumab, se for o caso.

Não fique ansiosa por antecipação. Aguarde a avaliação do oncologista e, se quiser, leve até ele essas questões.

Obrigada e boa sorte.

26 abr

Key of Diamonds

ana

Ando sem muito tempo. Também estou com saudades da comunidade. Às vezes, entro rapidamente, leio um tópico, mas não tenho tempo nem para elaborar uma resposta!
Beijo!

26 abr

Sergio



Desculpe não ter te agradecido antes, o que faço agora. Sua resposta foi muito legal e proveitosa, somente hoje a li.. rs. Não acompanhei de perto a entrevista no início do mes.. Um abraço e felicidades.

Key

Desculpe não ter te agradecido antes, o que faço agora. Sua resposta foi muito legal e proveitosa, somente hoje a li.. rs. Não acompanhei de perto a entrevista no início do mes.. Um abraço e felicidades.

26 abr

Key of Diamonds

Sergio

Que bom. Espero que consiga dormir melhor e se preocupar menos com malignidades, através da prevenção.

Obrigada a você.

29 abr

Marcinha

Ola

Agradeço muito o retorno...
saímos da medica hoje com otimas noticias...
a imagem do pulmão de 0,4cm não é sujestivo de malignidade.
os outros exames foram otimos ... incluse os de sangue... e ossos..
agora teremos que em cada 2 meses repetir exames da taxa tumoral
a medica trocou o remedio dela para um chamao FEMARA. absurdamente
caro.... mais disse ser o mais aconselhavel..
agradeço muito a tenção de vcs da comunidade
irei postando na medica do possives
abraços a todos e fique com Deus

1 mai

Key of Diamonds

Marcinha


Que bom!

O Femara é um inibidor da enzima conversora aromatase. Também é hormonioterapia como o tamoxifeno, que suponho que seja a droga que estava sendo utilizada anteriormente.

O Femara está indicado para pacientes que tiveram câncer de mama após a menopausa, sendo mais eficaz que o tamoxifeno, apenas nessas pacientes.

Obrigada por compartilhar a boa notícia.
----------------------------------------------------------------------------------












Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.