segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Entrevistando Uma Astrônoma


6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6


Nebulosa Cabeça de Cavalo - A nebulosa Cabeça do Cavalo é uma enorme nuvem de poeira no espaço que tem a forma semelhante a uma cabeça de cavalo. Ela é luminosa nas suas bordas porque ela está na frente de uma nebulosa de emissão brilhante. A nebulosa Cabeça do Cavalo está localizada na constelação chamada de Órion.outros nomes: B33/IC434 (Número 33 no catálogo Barnard e 434 no Catálogo Principal)constelação: Óriondistância: ~ 1600 anos-luzOutros fatos importantes os grãos de poeira bloqueiam a luz proveniente da nebulosidade de fundo cujos gases brilhantes são excitados por radiação ultravioleta proveniente de estrelas jovens e massivas.as regiões escuras, tais como a Cabeça do Cavalo, são causadas por grãos de poeira que bloqueiam a luz proveniente da nebulosidade de fundo.a maioria das estrelas e a nebulosidade nesta fotografia estão a 1600 anos-luz da Terra.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-->Entrevistando Uma Astrônoma<--

Convidado:Duília de Mellohttp://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2585896299815078126

Doutora em astrofísica pela USP. Pós-doutora no Space Telescope Institute. Tenho mestrado do INPE e da Universidade do Alabama. Fiz bacharelado em Astronomia na UFRJ. Sou pesquisadora associada da NASA - Goddard Space Flight Center há 4 anos e sou cientista visitante da Johns Hopkins.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

29/12/06
Deyvson Lv99
Vc é atéia?


29/12/06
Leonardo .
O big bang, matéria escura e energia escura já são uma certeza ou ainda podem ser contestados/refutados?

31/12/06
Asmond
Olá, a pergunta, por favor se possível me responda!O quem vem a ser morte, existem anjos e demônios?O que vem ser a vida e a existência?Obrigado e saudações!

31/12/06
Deyvson Lv99
Acho q ela é atrônoma, não astróloga. ¬¬
31/12/06
Asmond
Desculpe-me mas insisto no questionamento, estou me embasando primordialmente!Saudações.

31/12/06
Duília
Apresentação e explicação
Oi pessoal, eu sou astrônoma, cientista, estudo as leis físicas do universo. Resumindo, todas as perguntas que forem relacionadas a mitos, religiões, advinhações, futurismos ou coisas do gênero, estão fora da minha alçada. Como sou muito ocupada não vou perder o meu nem o seu tempo em responder coisas que não sei e não tenho interesse em saber.

31/12/06
Duília
Deyvson
Oi Deyvson, vc como muitos outros são curiosos em saber a religião dos cientistas. Já me fizeram esta pergunta em várias partes do mundo. Eu não acredito nas INSTITUIÇÕES religiosas. Quanto à necessidade do criador, isto é humano, muito humano. Somos seres vivos que nascem, vivem e morrem e nos consola saber que alguém nos criou e nos aguarda.

31/12/06
Duília
Asmond
A definição de vida é algo muito complexo. Nós só conhecemos a vida na Terra e que vai desde bactérias simples até sistemas bem mais sofisticados. Se existem anjos e demônios eu nunca vi.

31/12/06
Asmond
Obrigado. Saudações. Sucesso em 2007.
31/12/06
Duília
Leonardo
O Big bang, a existência de matéria escura e energia escura são frutos de teorias e como toda teoria elas podem ser questionadas. Existem muitas evidências que sugerem que as atuais teorias apontam para a direção correta, mas temos que ser bem abertos pois não sabemos explicar tudo 100%.

31/12/06
кεℓ
Oie, tudo bem? I hope so
"Desde pequena eu decidi que queria entender o universo e até mudá-lo, se necessário. E aos 16 anos, quando tive que optar por uma carreira, decidi que queria ser astrônoma. Hoje tenho dois títulos de mestrado, um de doutorado, dois pós-doutorados, e sou pesquisadora assistente da Nasa. Mas às vezes me questiono se teria realmente valido a pena todo o meu investimento pelo entender. Qual é o prazer de se viver em uma ilha de conhecimento sem passá-lo adiante?"fonte:http://dudemello.zip.net/arch2006-06-18_2006-06-24.html(muito interessante seu blog, aliás, espero que seu livro seja publicado, comprarei com gosto!!)Vc não tem interesse em dar aulas em faculdades? Se já dá, em qual vc leciona? Eu peguei esse trecho do seu blog porque sempre tive o mesmo problema, eu adoro entender o mundo, saber e aprender, mas tenho medo de me frustrar por não conseguir compartilhar ou colocar em prática as coisas que aprendo. Como vc lida com isso? Acha que agora, depois de tanto ter aprendido, valeu a pena? Acha que um livro é realmente uma boa forma de "colocar em prática" todo seu conhecimento? Vc poderia me descrever o seu trabalho no dia a dia? sempre tive curiosidade de entender o dia dia profissional de um cientista. Quais as principais dificuldades que vc encontrou durante seu trajeto? Ser mulher foi um impecílio em algum momento? Como vc define astronomia?E pra finalizar, por enquanto (me perdoe tantas perguntas mas adorei o seu curriculo assim, admirei sabe), como que o mundo vê um cientista brasileiro? Existe algum preconceito? Como vc vê o incentivo (ou a falta dele) à prática da ciência no Brasil?Obrigada!!

1 jan
Julián
Duília, sou mais um entusiasta de astronomia e agradeço de antemão pela paciência.Tenho várias perguntas, de tipos variados :) mas vamos começar pelos debates planetários.-Tem se discutido bastante sobre a classificação dos planetas. Você concorda com a classificação final utilizada pela UAI para planeta, planeta anão, asteróide ? poderia explicá-la com as suas palavras ? Acha que ainda poderá ser reformulada ? -Essa reformulação tem relação com o número crescente de planetas observados fora do nosso sistema solar ?

1 jan
Kelly
Olá!1- Existem muitas outras astrônomas? (mulheres)Existe uma desproporção grande entre homens e mulheres, entre os profissionais desse campo da ciência?2- E no "público-alvo"? Sabe dizer se existe uma diferença de gênero muito grande entre os "consumidores" de livros a respeito de astronomia?3- Em poucas linhas, o que pensa do trabalho do Stephen Hawking? Concorda com ele quando ele se auto-classifica como em pé de igualdade com os maiores gênios de todos os tempos, como Einstein, Newton e Copérnico?

1 jan
Kelly
4- Para o leigo, é uma idéia recorrente que o profissional astrônomo é muito isolado, solitário, circunspecto, desligado das questões comezinhas da vida. Esse estereótipo corresponde à realidade?5- É muito comum as pessoas confundirem, à primeira vista, seu trabalho com o de uma astróloga, e começarem a falar de signos e horóscopos?

1 jan
Duília
Kel - parte I
Oi Kel, que bom que vc gosta do blog. Tem sido uma experiência nova pra mim e devo admitir que estou gostando!P. Vc não tem interesse em dar aulas em faculdades? Se já dá, em qual vc leciona? R. já lecionei em vários lugares, o último foi na Chalmers University of Technology na Suécia, mas atualmente não leciono. Sou pesquisadora tempo integral.P. resumindo a pergunta, como é colocar em prática o conhecimento?R. Não é fácil, devo dizer, acho até que requer um certo dom, ou pelo menos muita experiência. Mas eu já divulgo astronomia há muitos anos. Quando era estudante da UFRJ nos anos 80 eu ia para as praças públicas falar de astronomia. Dei até palestra na Rocinha naquela época e recentemente voltei a fazer isto tb, dei palestra em escolas públicas em outubro. Curto muito isto, mas gasto muita energia toda vez pq precisa de muita concentração para não falar coisa que ninguém entende, principalmente com crianças.

1 jan
Kelly
6- Você assistiu aquele filme, "Contato", da Jodie Foster? Gostou? Gosta de Carl Sagan?

1 jan
Duília
Kel parte II
P. Vc poderia me descrever o seu trabalho no dia a dia? sempre tive curiosidade de entender o dia dia profissional de um cientista. R. Eu sou astrônoma observacional, analiso dados obtidos com telescópios e satélites. Sou especialista em galáxias, estudo como as galáxias se formam e evoluem. Tenho vários projetos que coordeno e tento entender das imagens que obtenho com o telescopio espacial Hubble e outros telescópios como funciona o universo. O meu dia a dia é em frente ao computador analisando as imagens, trocando informações com colaboradores, lendo artigos, escrevendo os resultados, enviando propostas para obter mais dados, viajando para mostrar os resultados em congressos, dando palestras.P. Quais as principais dificuldades que vc encontrou durante seu trajeto? Ser mulher foi um impecílio em algum momento? Como vc define astronomia?R. A carreira acadêmica é muito longa, tem hora que deu vontade de largar e fazer algo mais prático, mas eu sou viciada em astronomia, queria saber mais e mais. Ser mulher sempre me ajudou, mas pode atrapalhar certas horas, principalmente fora do Brasil. Isto mesmo! no Brasil é bem mais fácil ser mulher cientista, nos EUA tem mais preconceito. Mas eu nunca fui mal tratada, tiro de letra qq problema de gênero, mas muitas amigas minhas reclamam que são mal tratadas pq são mulheres.P. E pra finalizar, por enquanto (me perdoe tantas perguntas mas adorei o seu curriculo assim, admirei sabe), como que o mundo vê um cientista brasileiro? Existe algum preconceito? Como vc vê o incentivo (ou a falta dele) à prática da ciência no Brasil?R. O Brasil faz ciência de primeiro mundo, não tenho dúvida disto. Claro que as condições de trabalho não são as mesmas em todas as áreas ou em todos os centros de pesquisa. Na astronomia existem apenas 5 grupos que possuem os recursos necessários, mas estamos melhorando muito.

1 jan
Duília
Julian - Plutão
P. Você concorda com a classificação final utilizada pela UAI para planeta, planeta anão, asteróide ? R. Julian, que pena que vc não acompanhou isto lá do meu blog em agosto! eu estava lá na UAI e votei contra Plutão. Não dava para mantê-lo na categoria de planetas pq outros, muitos outros, deveriam entrar para a categoria tb. Olha aqui no blog, tem até foto do dia da decisão: http://dudemello.zip.net/arch2006-08-27_2006-09-02.html

1 jan
Duília
Kelly parte I
1- Existem muitas outras astrônomas? (mulheres)Existe uma desproporção grande entre homens e mulheres, entre os profissionais desse campo da ciência?R. Nos países latinos existem muitas mulheres astrônomas, no Brasil, na faixa etária mais jovem, somos 50%. Na Suécia são só 4%, Inglaterra deve ser uns 10% e Alemanha uns 5%, Japão tb é baixo. Nos EUA depende da faixa etária tb, no nível mais elevado não chega a 10%, mas são 50% dos estudantes de doutorado. Parece que o problema nos EUA é que as mulheres largam e não seguem a carreira depois do doutorado.2- E no "público-alvo"? Sabe dizer se existe uma diferença de gênero muito grande entre os "consumidores" de livros a respeito de astronomia?R. Não sei te dizer ao certo. Mas astronomia em muitos lugares é vista como algo masculino. Nunca entendi pq.3- Em poucas linhas, o que pensa do trabalho do Stephen Hawking? Concorda com ele quando ele se auto-classifica como em pé de igualdade com os maiores gênios de todos os tempos, como Einstein, Newton e Copérnico? R. Hmmm, prefiro não responder. Não conheço bem o trabalho dele, sei que é conceituado no meio científico e eu o admiro de uma certa forma, mas prefiro não compará-lo a niguém. A história fará isto por nós.
--------------------------------------------------------------------------------------

Nebulosa Olho de gato ou NGC 6543 é uma nebulosa planetária na constelação do Dragão. Estruturalmente é uma das nebulosas mais complexas conhecidas tendo-se observado em imagens de alta resolução do Telescópio Espacial Hubble mostrando jorros de material e numerosas estruturas em forma de arco. Foi descoberta por William Herschel em 15 de Fevereiro, de 1786 e foi a primeira nebulosa planetária cujo espectro foi pela primeira vez pesquisado sendo este trabalho realizado pelo astrônomo amador William Huggins em 1864. Os estudos modernos revelam uma natureza complexa com intrincadas estruturas que poderiam ser causadas por material ejectado por uma binária acompanhando à estrela central. No entanto não há evidências diretas da presença de desta parceira estelar. Também as medidas de abundâncias de elementos químicos revelam uma importante discrepância entre as medidas obtidas por diferentes métodos indicando que há aspectos desta nebulosa que permanecem ainda sem ser compreendidos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo

DUÍLIASempre fui apaixonado por astronomia, pois acho que o grande segredo da vida se encontra nela, pois nela se esconde o misterio dos misterios..."Devorei" as páginas do Livro "Um Pálido Ponto Azul" de Carl Sagan.Achei facinante o nosso significado comparado com imensidão do universo.Ao ficarmos conscientes da magnitude e grandiosidade que envolvem o espaço sideral, será que precisamoster medo da morte?Será, que ao morrermos, a nossa energia não poderia ser direcionada a outro planeta, quem sabe, ha milhões de anos luz daqui, e teriamos uma nova existência neste novo planeta paralelo e assim sucessivamente?Voce,como astrônoma, na sua opinião, acredita que exista planetas paralelos ao nosso, embora ha milhões de anos-luz de nós, e que tenham vida?

1 jan
Duília
Kelly -parte II
4- Para o leigo, é uma idéia recorrente que o profissional astrônomo é muito isolado, solitário, circunspecto, desligado das questões comezinhas da vida. Esse estereótipo corresponde à realidade?R. puxa, parece até que vc leu um trechinho do meu livro que está no blog http://dudemello.zip.net/arch2006-07-02_2006-07-08.htmlQuando eu falo que sou astrônoma, todo mundo imagina que vivo no mundo da lua, já que o estereotipo associado a figura do astrônomo é que ele é um ser noturno, tímido e que nunca sai a luz do sol. Ainda ontem quando eu estava lendo o último livro da Isabel Allende, Meu país inventado, me deparei com um parágrafo no qual ela comentava a idéia que tinha dos astrônomos....5- É muito comum as pessoas confundirem, à primeira vista, seu trabalho com o de uma astróloga, e começarem a falar de signos e horóscoposR. Sim, em qq lugar do mundo isto acontece...talvez um pouco menos aqui nos EUA pq existe muita divulgação de astronomia. As vezes eu falo que sou astrofísica para evitar a confusão com astrólogo...6- Você assistiu aquele filme, "Contato", da Jodie Foster? Gostou? Gosta de Carl Sagan?R. Contato é um dos meus filmes favoritos! queria até comprar um Jeep vermelho... A astronomia deve muito ao Carl Sagan, ele era um desbravador e sou fanzoca dele - por sinal, o pessoal que mantém o clube Mulher das Estrelas fez uma homenagem a ele =http://www.clubemulherdasestrelas.net/home/index.php?option=com_content&task=view&id=29 Estive tb recentemente em Arecibo visitando o rádio telescópio, tem foto lá no blog.

1 jan
Kelly
haha... realmente, tá igualzinho, mas juro que não li não... mas fiquei interessada...passa o nome do livro pra gente...

1 jan
Ana
Olá,1)O filme Contato também é um dos meus preferidos. Vc acha que um dia faremos contato? Crê que isso seja possível? Se sim, acredita que ainda está longe ou próximo de acontecer?2) Acredita na teoria da panspermia?obrigada.

1 jan
Kelly
ah, e também acho que "Contato" é um dos melhores filmes já feitos!é de uma sensibilidade emocionante.e aquela "viagem" que ela faz, só de pensar, fico arrepiada!ainda mais legal que o efeito visual, são as questões "intelectuais" que o filme traz. fiquei "catatônica" ao final do filme, um momento de êxtase... me fez refletir bastante sobre a vida...* * * de curiosidade: a tal viagem que eles fazem no filme, mostrando aquelas galáxias e tal, será que você viu com os mesmos olhos que a gente (leigos)? ou viu 1000 defeitos? ou abstraiu os eventuais defeitos?

1 jan
Duília
Paulo Roberto e Ana
Paulo Roberto,eu acho que quem tem medo da morte é pq está cheio de pecado kkkkkkkkkkkkk brincadeirinha.... sou meio engraçadinha, vcs vão perceber aos poucos...Realmente é fascinante saber das dimensões do universo, eu lido com isto todos os dias da minha vida.Ana e PRNós sabemos que outras estrelas possuem outros planetas e é possível que estes planetas possuam vida, mas o assunto é mais complexo do que isto.... O que eu acho é que é pouco provável que haja contato com outros planetas. O universo é muito grande, as distâncias são muito longas e as civilizações teriam que se achar, além de estarem mais ou menos no mesmo estágio tecnológico, ou seria difícil a comunicação. Fico torcendo para isto acontecer, mas sou pessimista. E ANTES que me perguntem, NAO, A NASA NAO ESCONDE NENHUM ET EM NENHUMA GELADEIRA. kkkkkkkkkkPanspermia é uma teoria como várias outras, não acredito e nem deixo de acreditar. Precisamos de evidências que comprovem ou não a teoria. Por enquanto estas evidências não são fortes o suficiente para fazer a panspermia uma teoria vigente.

1 jan
Ana
Vc acha que mesmo uma civilização que esteja bem avançada, se isso fosse possível, teria alguma resposta sobre aquelas perguntas que sempre atormentaram o ser humano: quem somos,de onde viemos e por quê estamos aqui ? Ou por mais que hajam vidas inteligentes que viajam pelas estrelas, essas respostas não serão respondidas...Eu penso que não, mas gostaria de saber o que vc acha?

1 jan
Deyvson Lv99
Me corrija se eu estiver errado...
A explicação q Einstein encontrou do pq a luz sempre viaja na mesma velocidade, estando o seu irradiador parado ou em movimento, é q para aquele q está em movimento o tempo passaria mais devagar, e não a luz q iria mais rápido. P. ex., uma pessoa q corre a 30km/h e joga um pedra a 20km/h, a pedra alcançará 50km/h. Soma-se a velocidade da pedra com a do seu "irradiador". Mas com a luz isso não acontece, ela viaja sempre a 300000km/s, estando o seu irradiador em movimento ou não, se é q eu entendi alguma coisa.Como um físito faz para testar isso? Como ele sabe se a luz está ou não na mesma velocidade? Concorda com o q Einstein disse sobre o tempo passar mais devagar para objetos em movimento para explicar essa situação?Sei tb q vc se reservou de tocar em assuntos místicos. Mas diante do fato q gostou do filme Contato, vc leva a sério esse papo de Criador? Se leva, seu Deus seria como o de Einstein, uma espécie de motor q faz o universo girar e as leis físicas funcionarem, mas sem consciência, um deus máquina? Me desculpe por ter voltado a esse assunto.

1 jan
Sr.Nadilson
Duília,
Obrigado por estar se dispondo a nos prestar estes esclarecimento.Vc citou a nasa e Et´s na geladeira;O que de verdade tem no projeto zona azul? Como são tratados os ovins e como são clasificados?Existe algo de inexplicável neste campo para vc?Desculpe sobre se me inclinei para a ufologia em minha pergunta, mas gostaria de saber a opnião de alguem "de dentro".Uma dúvida minha aqqui que já me rendeu até uma desqualificação - creio por se tratar de uma duvida primária: muitas galáxias tem forma espiral. Como é feita a verificação da forma tridimensional de nossa gáxia, já que nossos aparelhos são limitados.O que é panspermia?Obrigado pela atenção.

3 jan
Reynaldo
Olá, Duília.
A sua área de pesquisa é Cosmologia ou Astrofísica?Qual a diferença, se houver, entre Estrela de Nêutrons e Buraco Negro?Quais observações astronômicas que levam a idéia das galáxias terem em seu centro, um buraco negro c/ milhões/bilhões de vezes à massa do Sol?Obrigado.

5 jan
Duília
Ana,acho que no maximo aprenderiamos como eles chegaram a um estagio mais avancado. Com certeza o contato com outras civilizacoes seria muito bom porque o universo me parece chatissimo se formos os unicos...

5 jan
Duília
Deyvson Me corrija se eu estiver errado...A explicação q Einstein encontrou do pq a luz sempre viaja na mesma velocidade, estando o seu irradiador parado ou em movimento, é q para aquele q está em movimento o tempo passaria mais devagar, e não a luz q iria mais rápido. P. ex., uma pessoa q corre a 30km/h e joga um pedra a 20km/h, a pedra alcançará 50km/h. Soma-se a velocidade da pedra com a do seu "irradiador". Mas com a luz isso não acontece, ela viaja sempre a 300000km/s, estando o seu irradiador em movimento ou não, se é q eu entendi alguma coisa.Como um físico faz para testar isso? Como ele sabe se a luz está ou não na mesma velocidade? Concorda com o q Einstein disse sobre o tempo passar mais devagar para objetos em movimento para explicar essa situação? R. Isto mesmo, na teoria especial de relatividade de Einstein assumimos que a luz mantem a mesma velocidade em todos os referencias inerciais. Consequencias disto sao a dilatacao do tempo, a contração do comprimento e a simultaneidade. Existem muitos experimentos para testar a teoria especial da relatividade. Aqui neste link (em ingles) tem um monte: http://math.ucr.edu/home/baez/physics/Relativity/SR/experiments.html

5 jan
Duília
DeyvsonSei tb q vc se reservou de tocar em assuntos místicos. Mas diante do fato q gostou do filme Contato, vc leva a sério esse papo de Criador? Se leva, seu Deus seria como o de Einstein, uma espécie de motor q faz o universo girar e as leis físicas funcionarem, mas sem consciência, um deus máquina? Me desculpe por ter voltado a esse assunto. R. Uauuu, como que eu vou sair desta, hein? não, não acho que o tal criador seja uma máquina que saiba física...

5 jan
Duília
NadilsonVc citou a nasa e Et´s na geladeira;O que de verdade tem no projeto zona azul? Como são tratados os ovins e como são clasificados?Existe algo de inexplicável neste campo para vc?Desculpe sobre se me inclinei para a ufologia em minha pergunta, mas gostaria de saber a opnião de alguem "de dentro".R. Olha, eu sempre morro de rir destes boatos. A NASA gasta bilhões e bilhões de dólares tentando buscar a origem do universo, da vida. Vc acha que ela esconderia alguma coisa relacioanda a isto? Os cientistas seriam os primeiros a irem aos jornais. Adoramos notícias, descobertas e o contato com uma outra civilização seria um GRANDE acontecimento. Os OVNIS geralmente são fruto do desconhecimento das pessoas que nunca olham para o céu e de repente vêm um planeta como Vênus dançando no horizonte devido a turbulência atmosférica e acham que é OVNI. Muitos dos OVNIs eram fruto da guerra fria, espionagem mesmo. Já repararam que nos últimos 10 anos tem havido menos OVNI?

5 jan
Duília
NadilsonUma dúvida minha aqqui que já me rendeu até uma desqualificação - creio por se tratar de uma duvida primária: muitas galáxias tem forma espiral. Como é feita a verificação da forma tridimensional de nossa gáxia, já que nossos aparelhos são limitados.O que é panspermia?Além de termos imagens de espirais de todos os ângulos possíveis, ou seja, de ser possível ver que se parece com um objeto tridimensional, pelos espectros de galáxias medimos a velocidade das estrelas, fazemos um mapeamento das estrelas nas galáxias o que confirma a terceira dimensão. Olha a coleção do Hubble de galáxias http://hubblesite.org/gallery/album/galaxy_collection/ e me diz se vc não se convenceu ainda...Panspermia é a teoria que diz que a vida se espalha pelo universo como sementes. Ou seja, a vida na terra teria uma origem extra-terrestre e que espalharíamos a vida pelo universo tb.

5 jan
Paula
Olá querida...Gostaria de saber se voce ja assistiu a um filme pseudo cientifica chamado "what a bleedp do we know?" e o que achou dele... =)

5 jan
Duília
Nao conheco o tal filme, vou tentar assistir uma hora destas e mando minha opiniao.

5 jan
Deyvson Lv99
Pela lógica, os buracos negros acumulariam cada vez mais matéria e aumentaria cada vez mais sua gravidade "inutilizando" a matéria q seria necessária para formar estrelas e planetas. É possível q os buracos negros deixem de existir? Se formos observar a teoria do Big Bang, era como se ele fosse o mais gravitacional dos buracos negros q em determinado momento explodiu, sendo assim é possível q esses buracos negros "devolvam" a matéria como hidrogênio denovo?Aproveitando, vc acha q o universo irá retroceder para acontecer um novo Big Bang, ou acha q ele irá se expandir indeterminadamente e pq? Se acha q ele vai retroceder, acredita então q essa não é a primeira vez q o universo foi formado? Ou acha q a física e a astronomia ainda não tem conhecimentos o suficiente para responder essas questões de forma consensual?

5 jan
Duília
Reynaldo
Reynaldo: A sua área de pesquisa é Cosmologia ou Astrofísica?Qual a diferença, se houver, entre Estrela de Nêutrons e Buraco Negro?Quais observações astronômicas que levam a idéia das galáxias terem em seu centro, um buraco negro c/ milhões/bilhões de vezes à massa do Sol? R. minha area é Astrofisica, entendo pouco de cosmologia, mas dah para o gasto ;-)R. Preciso explicar um pouco sobre evolucao estelar para chegar as diferencas entre estrela de neutrons e buraco negro. Vou dividir em 2 partes.Parte I - SupernovasEstrelas grandes/massivas, de massa 25 vezes maior do que o Sol, tem uma vida relativamente curta, vivem apenas alguns milhões de anos. Durante os seus últimos cem anos a estrela massiva transforma/queima elementos como carbono, neônio, oxigênio e silício em elementos mais pesado como o ferro produzindo energia/luz. Até que chega uma hora que todo o seu núcleo é convertido em ferro. A produção de energia cessa pois o ferro não sofre queima. A interrupção na produção de energia provoca o colapso do núcleo e uma avalanche das camadas exteriores sobre o núcleo faz com a estrela exploda como uma supernova.

5 jan
Duília
Depois da explosão em supernova, o núcleo continua a evoluir e dependendo da massa pode se transformar em uma estrela de neutron ou em um buraco negro. Nos núcleos de até 5 vezes a massa do Sol, a densidade é tão alta que os prótons se combinam com os elétrons formando os neutrons que se compactam ainda mais, chegando a 20 km de raio e densidades da ordem de 10^17 kg/m3. As estrelas de neutrons, como todas as estrelas, estão em rotação e possuem campos magnéticos, mas que no caso das de neutrons estão extremamente compactados e por isto bem mais potente. Objetos pequenos, como as estrelas de neutrons, tendem a rodar mais rápido a fim de conservar momento angular. O campo magnético potente e a rotação rápida produzem corrente elétrica (partículas carregadas) na superfície da estrela. Estas partículas carregadas entram no campo magnético e giram com ele ao redor da estrela de neutron. Ao atingirem velocidades próximas da velocidade da luz, elas liberam radiação eletromagnética. Como o polo magnético não coincide com o de rotação, o efeito visto da Terra é semelhante ao de um farol, daí o nome pulsar. Quando o núcleo é mais pesado do que 5 vezes a massa do Sol nada consegue interromper o colapso, a gravidade vence a pressão e a estrela de neutron continua a se contrair até desaparecer em um buraco negro, um objeto tão denso que cuja própria luz não consegue escapar.

5 jan
Duília
buraco negro supermassivo
ReynaldoQuais observações astronômicas que levam a idéia das galáxias terem em seu centro, um buraco negro c/ milhões/bilhões de vezes à massa do Sol? Existem evidencias indiretas de buracos negros supermassivos jah que nao se pode observa-los diretamente. Uma das mais convincentes eh a da galaxia M87 que foi observada com o Hubble e com outros telescopios. A velocidade do disco nesta galaxia eh muito alta e apenas buracos negros supermassivos produziriam o campo gravitacional forte o suficiente para justificar as velocidades. Os jatos emitidos por galaxias na frequencia de radio tambem eh evidencia de buraco negro. Estes jatos sao perpediculares ao disco que acreta massa no buraco negro.

6 jan
Duília
buracos negros
DeyvsonPela lógica, os buracos negros acumulariam cada vez mais matéria e aumentaria cada vez mais sua gravidade "inutilizando" a matéria q seria necessária para formar estrelas e planetas. É possível q os buracos negros deixem de existir? Se formos observar a teoria do Big Bang, era como se ele fosse o mais gravitacional dos buracos negros q em determinado momento explodiu, sendo assim é possível q esses buracos negros "devolvam" a matéria como hidrogênio denovo?O buraco negro tem o que se chama horizonte de eventos, fora deste horizonte não acontece nada, mas a matéria que entra neste horizonte fica presa pelo buraco negro. No caso dos supermassivos em galáxias, existe um disco que vai acretando (este termo não é da lingua portuguesa, mas muito utilizado pelos astronomos) matéria que vai ser engolfada pelo buraco negro. Os buracos negros passam mesmo por um período de inatividade, quando nenhuma matéria entra. Existem até previsões de que todas as galáxias possuem ou possuíram um buraco negro supermassivo mas que eles não estão necessariamente ativos.Não, o big bang não tem nada a ver com um buraco negro porque não existia matéria antes do big bang. A matéria se formou a partir do big bang.Não, buracos negros não devolvem matéria. O que acontece durante o período de acresção é que parte da matéria é ejetada perpendicularmente ao disco. Estes são os jatos observados facilmente com rádio telescópios.

6 jan
Duília
Deyvson Aproveitando, vc acha q o universo irá retroceder para acontecer um novo Big Bang, ou acha q ele irá se expandir indeterminadamente e pq? Se acha q ele vai retroceder, acredita então q essa não é a primeira vez q o universo foi formado? Ou acha q a física e a astronomia ainda não tem conhecimentos o suficiente para responder essas questões de forma consensual? Não é bem uma questão de achar... as últimas observações sugerem que não vai haver um retrocesso, mas sim uma expansão indeterminada. Estes resultados vêm de observações de supernovas distantes com o Hubble e com o satélite WMAP, que mostram que na verdade o universo está acelerando! Este site tem uma figura ilustrando isto e o texto é relativamente simples, mas em inglês. http://spaceflightnow.com/news/n0104/03supernova/

--------------------------------------------------------------------------------------


Pálido Ponto Azul

--------------------------------------------------------------------------------------


7 jan
_Walter_
Duília
Quando observamos o universo, existem regiões onde a concentração de galáxias é maior do que em outras? Caso a distribuição não seja homogênea, existem teorias que esplicam as leis de distribuição das galáxias?.

7 jan
Deyvson Lv99
A matéria não existia antes do Big Bang? Mas ela não estaria toda concentra num único lugar antes da explosão? Tanto é q os q acreditam, ou acreditavam, no retrocesso do universo achavam q haveria uma espécie de novo Big Bang. Lendo o seu texto acima, talvez a matéria contida antes do Big Bang era toda composta de neutrons.Uma vez eu li uma Super Interessante q relatava a explosão de magnatares, onde se liberava uma forte energia eletromagnética denominada raios gama, q seriam como q mini buracos negros, talvez estrelas de neutrons. Na mesma reportagem os cientistas se perguntavam: se os magnatares, devido talvez ao atrito gerado entre sua matéria pela própria gravidade, explode devolvendo ao universo a matéria condensada, será q buracos negros maiores não poderiam fazer o mesmo? Além da expansão contínua, q tornaria a matéria cada vez mais exparsa, o universo acabaria em buracos negros então, q nunca se desmanchariam?

7 jan
David
Olá.1) uma pergunta que pode soar um pouco estranha: Qual é o objetivo da astronomia? o que é que os astronomos estao buscando, e para quê?2) em uma das respostas, eu li "o contato com uma outra civilização seria um GRANDE acontecimento.", isso me fez pensar em uma pergunta: o que seria um exemplo de grande acontecimento na astronomia?3) você tem algum """"palpite"""" (entre muitas aspas) sobre a questão do "tamanho" do universo? existe "espaço infinito"?

7 jan
Raphael
Duilia
Como andam as pesquisas sobre o Apophis? Ele continua sendo uma ameaça? Levando em conta que a orbita da terra tem uma força Gravitacinal, bem maior a que o do asteroide, não é mais fácil o planeta alterar a rota dele?

8 jan
Duília
Quando observamos o universo, existem regiões onde a concentração de galáxias é maior do que em outras? Caso a distribuição não seja homogênea, existem teorias que esplicam as leis de distribuição das galáxias? Sim, existem observacoes e simulacoes numericas (modelos) que demonstram que a distribuicao de galaxias nao eh homogênea. Olha este link com simulacoes http://cosmicweb.uchicago.edu/sims.htmlE este com observacoes: http://deep.ucolick.org/overview/structure.htmlEstah tudo em ingles, mas as imagens dizem por elas mesmas!

8 jan
Duília
DeyvsonA matéria não existia antes do Big Bang? Mas ela não estaria toda concentra num único lugar antes da explosão? Tanto é q os q acreditam, ou acreditavam, no retrocesso do universo achavam q haveria uma espécie de novo Big Bang. Lendo o seu texto acima, talvez a matéria contida antes do Big Bang era toda composta de neutrons.A quantidade altissima de energia liberada no Big bang foi que criou a materia, a anti-materia e a materia escura. A materia nao era feita de neutrons, talvez de quarks.

8 jan
Duília
Pergunta do Deyvson sobre Magnetares.Eu entendo pouco do assunto, mas pelo que sei Magnetares sao estrelas de neutron com campos magneticos fortissimos e emissoras de Raios X e Raios Gama. Elas tem uma vida curta porque gastam muita energia liberando particulas.

Duília
David1) uma pergunta que pode soar um pouco estranha: Qual é o objetivo da astronomia? o que é que os astronomos estao buscando, e para quê? ]Entender o universo, saber como o universo se formou e como chegamos ateh este ponto.2) em uma das respostas, eu li "o contato com uma outra civilização seria um GRANDE acontecimento.", isso me fez pensar em uma pergunta: o que seria um exemplo de grande acontecimento na astronomia?Tudo que estah relacionado as nossas origens eh fundamental. Saber que somos feitos de elementos quimicos que foram criados no interior de estrelas eh um grande acontecimento, nao achas? Por exemplo, ateh hoje nao sabemos como a nossa galaxia, a Via Lactea, se formou. Entender o processo de formacao de galaxias eh fundamental. Alem de saber o que vem a ser a energia escura que domina grande parte do universo.3) você tem algum """"palpite"""" (entre muitas aspas) sobre a questão do "tamanho" do universo? existe "espaço infinito"? Nao se pode medir o tamanho do universo pq a medida que ele se expande ele se modifica, aumenta. O que temos eh uma ideia da idade do universo, 13,7 bilhoes de anos.

8 jan
Duília
RaphaelComo andam as pesquisas sobre o Apophis? Ele continua sendo uma ameaça? Levando em conta que a orbita da terra tem uma força Gravitacinal, bem maior a que o do asteroide, não é mais fácil o planeta alterar a rota dele? Foi bom vc perguntar pq eu andava meio desatualizada sobre o Apophis, sabia apenas que os calculos mais atuais nao mostravam perigo de impacto com a terra em 2029. Entao fui olhar na Wikipedia e achei um monte de informacao. Tem ateh filminho!!! http://en.wikipedia.org/wiki/99942_Apophis A probabilidade de impacto eh uma em 45.000 para 13/abril de 2036. Existe um premio de 50 mil dolares para quem tiver o melhor projeto para colocar algum rastreador no asteroide.A Terra eh muito maior, ou seja, dependendo da distancia que ele chegar da Terra, a forca da gravidade da Terra atrairah o asteroide. O que nao se sabia antigamente era a que distancia ele chegaria da Terra pq este asteroide foi descoberto recentemente. Assim que adicionaram mais pontos na orbita dele, as previsoes de impactam mudaram de 2029 para 2036 e as chances diminuiram de 1 em 37 para 1 em 45 mil. ufa!

8 jan
David
"Nao se pode medir o tamanho do universo pq a medida que ele se expande ele se modifica, aumenta. O que temos eh uma ideia da idade do universo, 13,7 bilhoes de anos. "me pareceu que quando vc diz "universo", vc está se referindo ao conjunto de todos os corpos que existem. a matéria só ocupa uma região finita do espaço? reformulando a pergunta: o espaço é infinito?

8 jan
Pedro
Duília, boa noite.Se tiver tempo, gostaria que você, enquanto especialista na área, lesse a matéria em anexo: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/257/economia/257_sera_fim.htmEu, particularmente, não sou visitante assíduo desse site, mas todos nós sabemos da credibilidade do portal Terra. Analisando a reportagem, o que você pode nos dizer sobre a veracidade dela?

8 jan
Samuel
Duília, eu não sei se você ja postou no seu blog, mas você conheceu seu marido no Chile? É meio dificil ter encontrar suécos no Brasil.Aliás, não sei por que, toda vez que assisto Pica Pau e vejo o Leôncio eu lembro de vc. O desenho enfatisa muito que ele é suéco e tal. rsrrsrsrs
8 jan
Anônimo
Se fala muito no Big Bang, mas de onde ele surgiu? e da onde surgiu o q originou ele?

10 jan
Duília
DavidO espaco eh infinito?Existe o infinito matematico, o infinito fisico e o infinito filosofico. Dizem que os tres estao interligados, nao sei... ninguem sabe...

10 jan
Duília
Pedro, a materia que vc sugeriu como leitura eh antiga, de 2002. Nao me lembrava de ter ouvido falar nesta epoca em nenhum impacto. Fui olhar no google e achei a materia do NASA/JPL http://neo.jpl.nasa.gov/news/news132.html aonde eles falam em baixa probabilidade de impacto em 1/2/2019. O que eu achei um furo naquele artigo em portugues foi que chamaram o asteroide de meteoro. Veja a materia acima que falo do Apophis, que foi descoberto em 2004 e causou alarde.

10 jan
Duília
OzNao sabemos nem como e nem porque houve o Big Bang. A astronomia/cosmologia eh cheia de perguntas sem respostas. Esta eh uma delas!

11 jan
Lygiaكوري
Ola Duilia...
sei q vc não é Astronauta rssss... mas quero saber se vc gostaria de fazer uma viagem espacial algum dia???O que vc acha necessario para tornar acessível a Astronomia, e as ciencias de formas geral,para que chegue a população (principalmente as crianças). O que falta para motivar o interesse das pessoas nas Ciencias( principalmente aqui no Brasil)???.(Digo isso ,porque creio de entre os sec 18 e 19, parece que havia mais interesse da população nas descobertas cientificas, na arte,na ciencia, filosofia... enfim da a impressão que tinhamos uma Era de um povo erudito, que se perdeu no tempo). O que acha??

Duília
Oi Samuel,meu marido eh sueco, mas nos conhecemos no Chile. Vou falar para ele do pica-pau. Antigamente bricavam com ele com o Swedish Chef (cozinheiro sueco) dos Muppets, mas ninguem nunca mencionou o pica-pau [eu tinha escrito sito do pica-pau... sorry, Samuel. thanks, Ivan]

11 jan
Duília
Lygia, sei q vc não é Astronauta rssss... mas quero saber se vc gostaria de fazer uma viagem espacial algum dia???Nao, eu nao tenho vontade de fazer viagem espacial. Sou claustrofobica ateh com equipamento de mergulho, imagina sentar com aquele capacete em um lugar apertadinho, nem pensar. Eu ando de aviao monomotor sem problemas mas pq sei que serao soh umas horinhas...

11 jan
Duília
LygiaO que vc acha necessario para tornar acessível a Astronomia, e as ciencias de formas geral,para que chegue a população (principalmente as crianças). O que falta para motivar o interesse das pessoas nas Ciencias( principalmente aqui no Brasil)???.(Digo isso ,porque creio de entre os sec 18 e 19, parece que havia mais interesse da população nas descobertas cientificas, na arte,na ciencia, filosofia... enfim da a impressão que tinhamos uma Era de um povo erudito, que se perdeu no tempo).Acho que o interesse geral da populacao pelo topico soh aumentarah quando o astronomo, ou o cientista de um modo geral, descer do palanque academico e falar uma linguagem mais simples e valorizar a divulgacao da ciencia. O cientista se acha muito ocupado para perder tempo com o publico... eu, como vcs ja perceberam, nao concordo com isto. Acho que soh crescemos como individuo e como cientista qdo conseguimos expor nosso conhecimento a todos. Mas eh MUITO dificil falar de ciencia usando uma linguagem simples, eh quase um dom. Nao sao todos os que conseguem, entao eles preferem se isolar. Se o meu portugues fosse um pouqinho melhor, eu faria ainda mais divulgacao...Eu discordo, nao acho que povo fosse mais interessado em ciencia nos sec 18 e 19. Ciencia sempre foi coisa de elite, de poucos.

11 jan
David
ja que falaram em astronauta, como são escolhidas as pessoas que vão ser mandadas lá pra cima?

11 jan
Duília
astronauta
A escolha da equipe é feita levando diversos fatores em consideração. Geralmente é por merecimento, vão os melhores da turma. Mas tem decisões políticas também. Sabemos que uma equipe mais diversificada tem desempenho melhor, então isto também é levado em conta. Agora, por exemplo, a astronauta que ficou na estação espacial foi escolhida por ser mulher. Eles queriam fazer um experimento com os efeitos da gravidade no corpo feminino e ela era a melhor astronauta da turma para fazer isto. Ou seja, tem que ser a bola da vez, um pouco de sorte ajuda mas o desempenho nos treinamentos é o que mais conta.

--------------------------------------------------------------------------------------


Viagem pelo universo


--------------------------------------------------------------------------------------


12 jan
Ira
Olá, eu também sou fisica..Alias, um dos motivos que me fez escolher a profissão foi a astrofisica... Mas depois acabei indo pra Cristalografia de proteinas e agora trabalho com dosimetria e fisica das radiações ionizantes...Tenho uma pergunta...Vi em uma palestra que as distancias no universo são calculadas com a ajuda de Quasares... Mas não entendi muito bem como...Me ajuda?

15 jan
Cell
Não sei se já foi falado, mas vi o seguinte:COMETA MAIS BRILHANTE EM 30 ANOS SURGE DE SURPRESAHá algo de novo no céu: um cometa descoberto há apenas cinco meses surpreendeu astrônomos ao se aproximar do Sol, tornando-se visível a olho nu no hemisfério Norte, e está prometendo um espetáculo ainda maior quando aparecer no Sul esta semana. O nome dele é McNaught e, segundo os astrônomos, tem tudo para ser o mais o brilhante em décadas. Aqui pra baixo do Equador, esse objeto vai ser observável no nascer e no pôr-do-sol por vários dias, na segunda quinzena de janeiro. A surpresa foi que só quando o McNaught se aproximou do sol é que ficou claro que ele seria tão visível. O cometa leva o nome de Robert McNaught, astrônomo australiano que o descobriu.O astrônomo da Nasa Tony Philips diz que esse já é o objeto mais visível dos últimos 30 anos: seis vezes mais brilhante do que o cometa Hale-Bopp, que teve sua última passagem em 1997, e cem vezes mais brilhante do que o Halley quando passou em 1986. Segundo ele, o novo cometa pode se tornar "o mais brilhante com registro na história". Agora, o cometa está com uma trajetória paralela ao horizonte, mas os cientistas ainda não conseguiram calcular com que período ele visita as vizinhanças da Terra. Provavelmente é um período longo, com mais de 200 anos.Tu já viu esse cometa?

15 jan
Duília
IraVi em uma palestra que as distancias no universo são calculadas com a ajuda de Quasares... Mas não entendi muito bem como...Não sei se entendi bem a pergunta, os quasares são os objetos mais distantes. Dos espectros dos quasares medimos o efeito doppler, ou seja o desvio das linhas de emissão para o vermelho. Esta medida, chamada redshfit, dá a distância do objeto, que pode ser um quasar. Pergunta de novo se não foi bem isto que vc queria saber.

15 jan
Duília
Oi Cell, o cometa McNaught está mesmo surpreendo a todos. Infelizmente não pude vê-lo pq estava nublado nos dias em que ele estava visível aqui em Baltimore, aonde moro nos EUA. Vc pode encontrar bastante informação e até fotos tiradas do BRASIL na comunidade Astronomia! Aqui vai o link, mas procura lá nos tópicos para achar info. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49251 Eu comentei que não pude ver o cometa lá no meu blog no dia 11/01, tem foto da cidade nublada e sem o cometa: http://dudemello.zip.net/

15 jan
Deyvson Lv99
O q é um quasar?

15 jan
Paulo H
Duília.1- O Halley já deu o que tinha que dar ou por quantos anos ainda será útil?2- Quais seriam os próximos instrumentos de observaçãoe e o que esperar deles?3- Fazendo um exercício de futurologia, daqui a cem anos como você imagina que estará a Astrofísica e a Cosmologia? Há expectativas de grande avanço em novas descobertas nesse período?5- No programa Celéstia já estão mapeadas milhares de estrelas, e todas elas somente em um dos lados da Via láctea onde está o sol e adjacências. No lado oposto da Via láctea já há estrelas mapeadas?

15 jan
Duília
DeyvsonO que é um quasar Quasares são galáxias distantes com buracos negros gigantes no núcleo. O buraco negro está ativo, ingerindo matéria. Durante este processo, a matéria espirala ao redor de um disco e emite energia.Mais info: http://astro.if.ufrgs.br/galax/#quasares

15 jan
Alan
me desculpe essa pergunta básica, mas em que se baseia a teoria que refuta o big ben? vc poderia explicar de forma rasteira? eu nao sei com se referem a essa teoria, mas já estão questionando a teoria do big ben.

15 jan
Neto
pq "distantes"?a via lactea tb nao eh espiral?

15 jan
Ivan
Só corrigindo... Big ben é o relógio. A teoria é o BIG BANG.

15 jan
Paulo H
Ato falho: quando falei Halley na minha pergunta quis dizer Hubble

15 jan
Duília
Paulo 1- O Hubble já deu o que tinha que dar ou por quantos anos ainda será útil? O Hubble fez 16 anos e está relativamente bem, apesar de um dos instrumentos não estar funcionando. A nova missão do ônibus espacial para manuntenção já foi marcada para setembro de 2008. Dois instrumentos serão instalados, baterias e giroscópios trocados e se der tempo ainda vão consertar o instrumento que está parado. Ele ainda tem muitos anos pela frente e vai continuar revolucinando a astronomia por mais uma década, cruzem os dedos!2- Quais seriam os próximos instrumentos de observaçãoe e o que esperar deles?do Hubble? ou em geral? do Hubble será um espectrógrafo de altísssima resolução e uma outra câmera de imagem que vai cobrir do ultravioleta até o infravermelho. Em geral, tem vários instrumentos, como o interferômetro ALMA (Atacama Large Millimeter Array) que vai desvendar a composição química do universo em detalhe. E tem também o James Webb, que é maior projeto da Nasa para a próxima década e vai ver objetos nos confins do universo. Antes disto, a agência espacial européia vai lançar os satélites Planck e Herschel que vão estudar a radiação cósmica de fundo e o universo infravermelho.3- Fazendo um exercício de futurologia, daqui a cem anos como você imagina que estará a Astrofísica e a Cosmologia? Há expectativas de grande avanço em novas descobertas nesse período?hmm... 100 anos é muito tempo... até lá a tecnologia já mudou muito. Prefiro não especular muito, mas espero que até lá já tenhamos identificado planetas do tamanho da Terra em outros sistemas solares.5- No programa Celéstia já estão mapeadas milhares de estrelas, e todas elas somente em um dos lados da Via láctea onde está o sol e adjacências. No lado oposto da Via láctea já há estrelas mapeadas?Só podemos ver um ângulo da Via Láctea, estamos em um dos braços, temos que viver sem saber como é o outro lado, mas temos uma boa idéia olhando para as galáxias parecidas com a nossa, como a Andrômeda.

15 jan
Duília
Alan, uma teoria alternativa ao Big Bang é a teoria do Estado Quase Estacionário. Nesta teoria o universo existiu e sempre existirá, não teve um começo, um Big Bang. Astrônomos famosos como o falecido Fred Hoyle, Bondi, Burbidge e Narlikar são favoráveis a esta teoria e conseguem explicar vários pontos que o BB não consegue. Vou te passar um link muito bom escrito por um astrônomo da UFMG http://www.observatorio.ufmg.br/pas35.htm

15 jan
Cell
Ainda não consegui ler tudo, nem sei se já perguntaram.Estava lendo sobre as estrelas de neutrons e surgiu a dúvida:- todas se transformam em buraco negro?- um buraco negro já foi uma estrela de neutros, que já foi uma super-nova?- super-novas são visíveis a olho nu?

15 jan
Duília
Bimpq "distantes"? a via lactea tb nao eh espiral? A via Lactea é uma galáxia espiral, mas não confundir o disco espiral da galáxia com o disco de matéria que espirala ao redor do buraco negro (disco de acresção). Eles são BEM diferentes. O disco da galáxia tem por volta de 100 mil anos luz de diâmetro, enquanto que o disco de acresção tem menos que 0.02 anos luz. Já sugeriram que na via Láctea existe um micro-quasar, mas é um pouco de especulação. Os quasares são de 10 a 100 mil vezes mais luminosos do que a nossa galáxia.

Duília
Herminio Bimpq "distantes"? a via lactea tb nao eh espiral? A via Lactea é uma galáxia espiral, mas não confundir o disco espiral da galáxia com o disco de matéria que espirala ao redor do buraco negro (disco de acresção). Eles são BEM diferentes. O disco da galáxia tem por volta de 100 mil anos luz de diâmetro, enquanto que o disco de acresção tem menos que 0.02 anos luz. Já sugeriram que na via Láctea existe um micro-quasar, mas é um pouco de especulação. Os quasares são de 10 a 100 mil vezes mais luminosos do que a nossa galáxia.

18 jan
Duília
estrelas de neutrons e buracos negros
CellEstava lendo sobre as estrelas de neutrons e surgiu a dúvida:- todas se transformam em buraco negro?- um buraco negro já foi uma estrela de neutros, que já foi uma super-nova?- super-novas são visíveis a olho nu? Depois da explosão da supernova, o núcleo continua a evoluir e dependendo da massa pode se transformar em uma estrela de neutron ou em um buraco negro. Nos núcleos de 1,4 até 5 vezes a massa do Sol, a densidade é tão alta que os prótons se combinam com os elétrons formando os neutrons (i.e. matéria degenerada) que se compactam ainda mais, chegando a 20 km de raio e densidades da ordem de 10^17 kg/m^3.Quando o núcleo é mais pesado do que 5 vezes a massa do Sol nada consegue interromper o colapso, a gravidade vence a pressão e a estrela de neutron continua a se contrair até desaparecer em um buraco negro, um objeto tão denso, cujo a própria luz não consegue escapar.

19 jan
Reynaldo
Oi, Duília. Cá estou eu de volta.
Parece que o assunto "Buraco Negro" domina, não é? Duas perguntas:- Na sua opinião, existe algum evento no universo tão ou mais complexo e extraordinário que um Buraco Negro?- Apesar da duração de "vida" de um Buraco Negro ser muito longa p/ ser observado até o fim, o que as pesquisas, hoje, dizem do seu final? Ou seja, como é o fim de um Buraco Negro?Brigadão!

20 jan
Alberto
Com respeito a Estrêla de Neutron, é conhecido os fenômenos como ela se forma ? Por exemplo, vc disse que acontece a reação nuclear:p + e ------> nPara que aconteça esse fenômeno, existe a formação de sub-partículas e pode emite algumas radiações ? Note que a soma das massas do proton com eletron não dá exatamente a massa do neutron.

20 jan
Alberto
Outra coisa, como seria classificado o estado da matéria de uma estrela de neutron ? Existe evidências para se poder saber se é quarto ou quinto ou sexto, ... (se existir! rss) estado matéria ?

21 jan
Sr.Nadilson
Duília,
Existem inúmeras cam, conectadas a internet e a disposição 24 horas.Já me debrocei horas e horas a procura de alguma realmente on-line de algum observatório do mundo, ou mesmo da nasa, que podesse ispobililizar imagens capatadas por telescópios potentes, de eventos importantes. Recentemente passou um cometa e, se tivesse disponível seguramente eu teria vista.vc conhece algum link de cam que esteja observando o espaço em tempo real para que pudessemos acessá-las em momentos de eventos?

21 jan
Lua
Vou fazer minha pergunta tendo como intrução uma poesia de DrummondO Homem e as viagensO HOMEM, bicho da Terra tão pequenochateia-se na Terralugar de muita miséria e pouca diversão,faz um foguete, uma cápsula, um módulotoca para a Luadesce cauteloso na Luapisa na Luaplanta bandeirola na Luaexperimenta a Luacoloniza a Luaciviliza a Luahumaniza a Lua.Lua humanizada: tão igual à Terra.O homem chateia-se na Lua.Vamos para Marte - ordena a suas máquinas.Elas obedecem, o homem desce em Martepisa em Marteexperimentacolonizacivilizahumaniza Marte com engenho e arte.Marte humanizado, que lugar quadrado.Vamos a outra parte?Claro - diz o engenhosofisticado e dócil.Vamos a Vênus.O homem põe o pé em Vênus,vê o visto - é isto?idemidemidem. O homem funde a cuca se não for a Júpiterproclamar justiça junto com injustiçarepetir a fossarepetir o inquieto repetitório.Outros planetas restam para outras colônias.O espaço todo vira Terra-a-terra.O homem chega ao Sol ou dá uma voltasó para tever?Não-vê que ele inventaroupa insiderável de viver no Sol.Põe o pé e:mas que chato é o Sol, falso touroespanhol domado.Restam outros sistemas forado solar a col-onizar.Ao acabarem todossó resta ao homem(estará equipado?)a dificílima dangerosíssima viagemde si a si mesmo:pôr o pé no chãodo seu coraçãoexperimentarcolonizarcivilizarhumanizaro homemdescobrindo em suas próprias inexploradas entranhasa perene, insuspeitada alegriade con-viver. Acredita q em um futuro (não muito proximo)poderemos viver em outros planetas? Sei q o planeta mais indicado para isso seria Marte. Poderia explicar com suas palavras o pq e se vc acredita nessa hipotese...Ah! Tem aquela lua de saturno se naõ me engano...

21 jan
Lua
p.s: Já quis ser astronoma...queria trab na Nasa...rs..sonhos de crianças... então vi q minha realidade era bem diferente...e desisti... no meio da minha adolescencia...Um dia li um mito...em q dizia q alguém (q não lembro quem...rs...) Guardava todos os segredos do universo dentro da garganta...então é mais ou menos isso... acho q todos os segredos do universo estão dentro das pessoas...rs...não trab com estrelas como queria quando criança...descobrindo... todo o universo... mas vivo tentando entender o universo das pessoas hoje em dia...Parabéns! Por sua profissão... ela é linda!

21 jan
Duília
Reynaldo,os buracos negros são mesmo fascinantes. O fato deles serem tão diferentes de todos os outros objetos os fazem ainda mais interessantes. Quanto ao final deles, eles simplesmente continuam a existir como qualquer objeto astronômico. Simplesmente não vemos sinais dele pq é quando ele está ingerindo matéria é que temos evidências indiretas de que ele existe.

21 jan
Duília
AlbertoCom respeito a Estrêla de Neutron, é conhecido os fenômenos como ela se forma ? Por exemplo, vc disse que acontece a reação nuclear:p + e ------> nPara que aconteça esse fenômeno, existe a formação de sub-partículas e pode emite algumas radiações ? Note que a soma das massas do proton com eletron não dá exatamente a massa do neutron. Exatamente! além de formar neutrons, se formam neutrinos tb. p+e=n + neutrino. Os neutrinos têm papel fundamental pq escapam da estrela e ajudam a liberar energia, abaixar a temperatura e evitar o colapso total.

21 jan
Duília
Alberto1/20/2007 12:22 PM Outra coisa, como seria classificado o estado da matéria de uma estrela de neutron ? Existe evidências para se poder saber se é quarto ou quinto ou sexto, ... (se existir! rss) estado matéria ? A matéria em estrelas de neutron está em estado sólido (existem 4 estados da matéria, líquido, gas, sólido e plasma).

21 jan
Duília
LuaAcredita q em um futuro (não muito proximo)poderemos viver em outros planetas? Sei q o planeta mais indicado para isso seria Marte. Poderia explicar com suas palavras o pq e se vc acredita nessa hipotese...Ah! Tem aquela lua de saturno se naõ me engano...Sinceramente não sei se um saíremos da Terra para habitar outros planetas. Com a tecnologia atual, até a ida a marte para uma pequena exploração está além da nossa tecnologia. Estamos tentando desenvolver ao máximo, mas precisamos de alguams décadas até vencermos obstáculos importantes como os efeitos da radiação no corpo humano. A atmosfera terrestre nos protege de raios ultravioletas e infravermelhos que são nocivos à saúde. A partir do momento que sairmos daqui teremos que nos proteger contra estas radiações. A lua de saturno, Titã, tem atmosfera mas não tem as condições para vida humana por estar muito longe do sol (1,4 bilhões de km - a terra está a 158 milhões km do sol).

21 jan
Duília
Lua,entender as pessoas é bem mais difícil do que entender o universo, mesmo com todas as incertezas da ciência...

21 jan
Duília
Nadilson, vou procurar e depois te digo. Não sei de nenhuma.

21 jan
Lua
Duilia
Digo isto (tb acho improvavel) pq um astronomo do Planetario da Gavea/RJ dizia com toda certeza q um dia nós iriamos habitar em marte, cheguei a questionar algumas coisas... pensei q esse pensamento fosse geral entre os astromos...Segunda pergunta (pessoal)*No q vc acredita estar propondo a humanidade com o seu trabalho?Terceira pergunta (tecnica)* Os satelites q "vistoriam" a Amazonia são realmente armas para evitar o incendios... já q ós incendios só são detectados depois de estarem acontecendo? Existe pesquisas para ajudar a floresta?

21 jan
_Walter_
Duília
Existem hipóteses sobre a natureza da matéria escura? Haveriam átomos, ou seria uma espécie de matéria que não "deu certo", uma espécie de sucata cósmica?.

21 jan
Duília
LuaDigo isto (tb acho improvavel) pq um astronomo do Planetario da Gavea/RJ dizia com toda certeza q um dia nós iriamos habitar em marte, cheguei a questionar algumas coisas... pensei q esse pensamento fosse geral entre os astromos...Não, isto não é visão de todos os astrônomos. Alguns viajam na maionese... kkkkkkkkkkkkkSegunda pergunta (pessoal)*No q vc acredita estar propondo a humanidade com o seu trabalho?O ser humano cresce à medida que adquire conhecimento. Como cientista eu busco o conhecimento e espalhá-lo.Terceira pergunta (tecnica)* Os satelites q "vistoriam" a Amazonia são realmente armas para evitar o incendios... já q ós incendios só são detectados depois de estarem acontecendo? Existe pesquisas para ajudar a floresta? Não sou a pessoa indicada para responder a estas perguntas. Os satélites com que trabalho olham para fora da Terra.

21 jan
Duília
WalterExistem hipóteses sobre a natureza da matéria escura? Haveriam átomos, ou seria uma espécie de matéria que não "deu certo", uma espécie de sucata cósmica?Claro, muitas! mas a matéria escura não é feita de átomos, mas de partículas. Se fosse átomos saberíamos quais pq a física atômica é bem conhecida. Tudo indica que a matéria escura é feita de partículas exóticas como axions e photinos. Pode até ser um tipo de neutrino com massa. Mas ainda é tudo especulação.

--------------------------------------------------------------------------------------


Voyage Across the Universe

--------------------------------------------------------------------------------------

Anônimo
Duília
Perguntinha simples:Quão produtivo vc acha que foi a viagem espacial do astronauta brasileiro a estação espacial internacional financiada pelo nosso "iluminado" presidente Lula?

21 jan
Alberto
Só queria lembrar que o que vc disse sobre a fuga dos meutrinos das estrelas é conhecido por "Efeito Urca" de nosso saudoso físico Mario Schemberg.Soube que ele deu esse nome porque ele notava que quando ia jogar no Cassino da Urca no Rio, o dinheiro dele fugia tal como a agua pelo ralo (rss). Citei mais de 4 estados da matéria pq no universo tudo é possível.

Duília
DadoQuão produtivo vc acha que foi a viagem espacial do astronauta brasileiro a estação espacial internacional financiada pelo nosso "iluminado" presidente Lula? Não vejo a ida do Marcos Pontes à ISS como um evento político. A preparação dele como astronauta é bem anterior a atual política de Brasília. A ida dele é um marco para a ciência espacial brasileira algo que deve ser valorizado e que devemos sentir orgulho. Quanto a produtividade da ida, bem isto é um outro assunto. Muitos questionam a produtividade do projeto ISS como um todo, mas a idéia de uma estação tem o seu valor. Por exemplo, a agricultura no espaço é algo que merece muito estudo, afinal não sabemos como os vegetais se desenvolvem sem a gravidade.

24 jan
Alberto
Vc escreveu que o Quazar são Galaxias que têm um Boraco Negro no centro e emite imensa quantidade de energia, ok ? Mas em outra questão vc disse o seguinte:"Já sugeriram que na via Láctea existe um micro-quasar, mas é um pouco de especulação."Como é que pode haver um micro-quazar dentro de uma Galáxia ?Em outras palavras, o que é um micro-quazar ?Outra coisa:Todo Pulsar é proveniente de uma Estrela de Neutron ?

24 jan
Duília
Alberto
Os quasares tem buracos negros super massivos equivalentes a bilhões de massas solares. Um micro quasar tem buracos negros da ordem de milhões de massas solares (mil vezes menor). Ou seja, qdo falamos que a Via Lactea tem um micro quasar, estamos querendo dizer que tem um buraco negro massivo da ordem milhoes de vezes a massa do sol.

24 jan
Alberto
Vc já explicou. Quer dizer que quando vemos um Pulsar no espaço, podemos dizer que ali existe uma Estrêla de Neutron. OK ?

25 jan
Duília
Alberto, sim! o pulsar é uma estrela de neutron.

25 jan
Alberto
Alguma vez vc já teve alguma evidência sobre a existência de um Buraco de Mioca (único Buraco de Mioca que vi foi o da mioca).Os cientistas são pródigos em inventarem teorias para explicar o que eles mesmos não sabem explicar.Outra coisa é a Teoria das Supercordas. Ainda hj não entendi direito de que se trata. Talvez estão querendo unificar a Teorias Relativistas e Quântica. Vc conhece algo sobre isso ?

25 jan
Anônimo
Formação de Galáxias.
Duília. Meus cumprimentos pela entrevista, pela escolha da profissão e por sua postura nas respostas de questões que envolvem temas que extrapolam sua área de atuação. E minha simpatia por sua pessoa. Seu blog realmente é um blog muito legal. Mereceu o selo. Como especialista em formação de Galáxias, gostaria que você esclarecesse a questão da redução localizada da entropia na formação de uma Galáxia (e de uma estrela) em virtude do efeito cumulativo da interação gravitacional, bem como o mecanismo originador de flutuações de densidade (não homogeneidade) capaz de permitir a formação de uma semente agregadora. Outra questão é a da rotação. Porque algumas Galáxias se formam em rotação e outras (raras) não. Se possível cite links com referências sobre essas coisas (podem ser técnicas).

25 jan
Anônimo
Estrelas colapsadas
Tenho algumas dúvidas sobre certas questões pertinentes ao destino final de estrelas colapsadas. Existem dois limites (Chandrasekhar e Oppenheimer-Volkoff) que marcam as faixas de massa de anâs brancas, estrelas de nêutron e buracos negros. Entendo que esses limites se reportam à massa remanescente do caroço, após a explosão. É assim? E quais são esses valores no contexto atual da teoria? Há alguma relação entre a massa original da estrela e a massa residual do caroço, ou isto depende de sua composição ou posição no diagrama de Hertzprung? Quanto ao estado do caroço residual, pode-se dizer que uma anã branca é um cristal metálico com sua nuvem eletrônica no estado fundamental de energia (gás degenerado) ou seria um cristal molecular (covalente)? Quanto à estrela de nêutrons, seria correto dizer que seu caroço consiste em um único núcleo de um hiper-átomo de número atômico zero e número de massa equivalente á totalidade da massa? Haveriam camadas externas com uma estrutura semelhante à das anãs brancas? E quanto ao buraco negro, seria válido dizer que a singularidade consiste num único híperon com a massa total do buraco e, assim, não teria volume zero, mas um volume finito, determinado por uma densidade limite estabelecida teoricamente? Qual seria ela?

25 jan
Anônimo
Duília
Gostaria de saber sua pinião sobre:Teoria das cordas.Energia escura, e se você acreditar em energia escura, acredita na possibilidade de ser a cte cosmológica a energia escura, sei que você trabalha com, física, experimetal, e essas questões são bem teóricas, mas gostaria de saber a opinião de outros físicos. E sobre a forma do universo, qual sua topologia, qual você acredita ser a topologia do universo? Obrigado pela atenção.

27 jan
Duília
Teoria de Cordas
Não trabalho com teoria de cordas e sei muito pouco sobre o assunto. A Paula Romano, como física teórica, seria uma pessoa mais indicada para responder a este tipo de pergunta.Os únicos buracos de minhocas que conheço são os das minhocas mesmo...kkkkkk

Duília
Formação de galáxias
A teoria mais aceita de formação de galáxias é a de aglomeração hierárquica, ou seja, as galáxias eram pequenas unidades que se uniram para formar galáxias maiores. Aqui vão uns links para artigos científicos/técnicos no assuntohttp://xxx.lanl.gov/abs/astro-ph/0211331http://xxx.lanl.gov/abs/astro-ph/0506659http://www.pnas.org/cgi/content/full/94/7/2783http://lahmu.phyast.pitt.edu/~gardner/Galaxy/index.html
27 jan
Anônimo
dulia, tenho tres duvidas basicas.primeiro, vida extraterreste, alguns cientistas falam de bacterias, mas eu aprticularmente acho muito dificil existir uma bacteria (como aqui na terra), talvez exista algo parecido com uma abcteria, pois alehm de toda a evolucao q sofreram, as condicoes ambientais sao completamnete diferentes, resultando em uma fisiologia diferente (aquela vez q achavam q tinham rastros bacterianos em amrte). O q vc acha em relacao a isso?segundo, Viagens no tempo sao fenomenos naturais do universo, eh q no nosso dia dia nao percebemos isso, neste momento alguma materia no universo esta "viajando" no tempo (afirmacao de um astrofisico numa palestra uma vz), considerando esta afirmacao, nos como planeta, ja pdoemos ter viajado no tempo?terceiro. afinal das conta, o universo esta expandindo ou retraindo?, e se ele estiver expandido, chegara o dia q ele se retraira pela forca de atracao das massas?

27 jan
Anônimo
dulia, vc trabalha na nasa?, surgiu mais uma duvida.para as pesquisas de carater biologico, a nasa tem um departamento proprio, ou as universidades assumem este papel?

Duília
Estrelas Colapsadas I
Primeiro deixa eu responder sobre a massa das estrelas:O caminho evolutivo de uma estrela depende da sua massa. Segundo os cálculos do prêmio nobel em física, Subrahmanyan Chandrasekhar, se no momento em que o combustível nuclear se esgotar, a estrela tiver massa equivalente a até 1,4 massas solares, ela se tornará uma anã branca que aos poucos cessa a produção de energia e não mais irradia luz. Estrelas com maiores massas passam por um processo violento durante a evolução, explodindo em supernova. Depois da explosão, o núcleo continua a evoluir e dependendo da massa pode se transformar em uma estrela de neutron ou em um buraco negro. Nos núcleos (caroços) de até 5 vezes a massa do Sol, a densidade é tão alta que os prótons se combinam com os elétrons formando os neutrons que se compactam ainda mais formando as estrelas de neutrons.Quando o núcleo (caroço) é mais pesado do que 5 vezes a massa do Sol nada consegue interromper o colapso, a gravidade vence a pressão e a estrela de neutron continua a se contrair até desaparecer em um buraco negro.

2 fev
Duília
Estrelas Colapsadas II
Qual o material dentro da anã branca?Matéria degenerada.Link explicando (em inglês)http://imagine.gsfc.nasa.gov/docs/science/know_l2/dwarfs.html

2 fev
Duília
Estrelas Colapsadas III
Qual o tamanho de um buraco negro?Vai depender da massaMais informação aqui (inglês) http://curious.astro.cornell.edu/question.php?number=219

3 fev
Alberto
Estrelas Colapsadas II
A respeito da Matéria Degenerada, li o link mas me deixou uma dúvida. Utilizando o Principio de Exclusão, não sei se entendi corretamente, mas acho que os átomos ficam "comprimidos" obedecendo este Princípio que deve ocupar apenas 2 eletrons em cada orbita. Isto quer dizer que os níveis quânticos (orbitais) ficam muito próximos ? Isto é, o raio dos átomos são bem menores ? Haverá átomos de mais de 2 eletrons ?

9 fev
Alberto
2001 - Odisséia ...
Ontem voltei a assistir o filme 2001-Odisséia no Espaço e achei interessante as criativas e futuristas imagens Stanley Kubrik. O que me chamou a atenção foi a cena quando a nave vai caindo no Planeta Jupter, o diretor mostra uma interessante alegoria de cores e curvas, parecendo com as idéias da Relatividade Geral sobre a descrição das curvaturas do Campo Gravitacional.Tenho uma dúvida que sempre tive vergonha de pergunta a alguém pois é muito elementar, mas minha dúvida continua. É sobre os planetas gasosos, pois não consigo entender como o planeta Jupter é gasoso e há alguns anos atrás um cometa se chocou nela e foi decomposta. Então, lhe pergunto, com voz bem baixa para que minguem nos ouça: como é constituido os planetas gasosos ?Outra pergunta (em voz alta) é: vc teve notícia sobre se Stanley Kubrik consultou a NASA para fazer aquele filme?

28 fev
Duília
Materia Degenerada
Alberto, mesmo na materia degenerada o principio de exclusao de Pauli funciona. Ou seja, apenas dois eletrons podem ocupar o mesmo nivel, um com o spin up e outro com o spin down. Mas no caso da materia degenerada em estrelas de neutrons todos os niveis estao ocupados com dois eletrons.

28 fev
Duília
Kubrick
Alberto, realmente o 2001 eh um filme marcante. Foi feito nos anos 60, mas parece filme atual! Nao sei se ele falou com alguem da Nasa, mas o Kubrick entrevistou muitos cientistas antes de escrever e fazer o filme. Ele queria fazer algo bem parecido com o real, mas futuristico.... Achei um artigo (em ingles) falando sobre isto http://enjoyment.independent.co.uk/film/news/article321643.ece

28 fev
Duília
Planetas gasosos
Alberto, os planetas gasosos como Jupiter sao constituidos principalemente de hidrogenio e helio. Jupiter tem um nucleo solido que deve ser umas 20 vezes do tamanho da Terra. Realmente o cometa Shoemaker-Levy se chocou com o Jupiter. Ele foi engolfado pelos gases e ateh vimos o estrago que fez, mas como eh gasoso o efeito depois sumiu! se o impacto tivesse ocorrico com um planeta rochoso teria formado uma cratera.Mais info sobre planetas gasosos aqui (em ingles)http://www.solstation.com/stars/jovians.htm

28 fev
Anônimo
Perdoe a pergunta boba... mas como astrônoma, você não teria quase obrigação de conhecer as teorias Strings e M? não considere uma ofensa, é que eu quase caí da cadeira quando vi sua resposta pra outra pessoa. Parece que essas teorias trazem muitas respostas...
28 fev
Anônimo
é que eu ia perguntar justamente sobre isso, sei que você deve ter muito trabalho, muito envolvimento, poxa, não considere impertinência, eu preciso entender.
28 fev
Anônimo
e ninguem reposnde minhas eprguntas

28 fev
Alberto
Ainda Planetas Gasosos
Mas voltando aos Planetas Gasosos, veja se eu estou certo. Eles são envolvidos por um "mar" de gases tal como a Terra é envolvido pela água. Isto é, existe uma camada de uma mistura de gases bem compacta devido ao forte campo gravitacional. Está certo ? Mas agora tenho outra pergunta: e a sua atmosfera ? Essa atmosfera foi formado depois dessa camada compacta de gases ?A astronomia diz que eles são gasosos mas na realidade eles são compacto pois como vc disse, existe um múcleo sólido tal como a Terra que em sua maior parte é constituido por agua na sua superfície.

28 fev
Alberto
Márcia, acho que ela como astrônoma, Duília é experimentalista, a Teoria das Cordas ou Buraco de Mioca são teorias que ainda necessitam serem exploradas. Pode ser que essas teorias estejam corretas mas elas são modelos teóricos que evidentemente ainda não podem ser observadas experimentalmente.
28 fev
Anônimo
marcia, acho q nao precisa saber aquelas teorias nao

1 mar
Duília
Marcia, teoria de corda é física teórica profunda, não tenho a mínima intenção em entender porque não vejo aplicação direta. Mesmo dentro da física teórica a teoria de cordas é cheia de oponentes. Fico com a astronomia observacional e deixo esta obrigação para os que gostam do tema.

1 mar
Duília
Andre, eu tinha começado a responder outro dia, mas o orkut caiu bem no meio e fiquei com preguiça de re-escrever. Hoje simplesmente pulei, esqueci. Vou dormir, mas depois respondo, tá?

1 mar
Marcio
Existe anti-gravidade? Se existe, por que ela ocorre? Alguem já fez experimentos com ela na terra?

1 mar
Anônimo
Alberto.. primeiro: é buraco de MINHOCA; segundo: deixa a entrevistada responder. Duília, minha admiração ao seu trabalho, muito agradecida por me responder.

3 mar
Alberto
Perdão, Marcia. Escrevi aquilo pq venho acompanhando essa entrevista e me baseei em perguntas anteriores. Apenas isso.Quanto a MINHOCA, confesso que foi um lapso de minha parte. Não tem importância é só acrescentar o "nh" a MIOCA. Mas isso é apenas uma correção ortográfica pois os "Buracos de MINHOCAS" estão nos mesmos lugares.

3 mar
Roberto
Duília, Monteiro Lobato disse que os astrônomos são a categoria humana menos propensa a neuroses; vivem em meio aos astros e à imensidão do espaço e não ligam o mesmo que o homem comum às estreitezas e pequenezas do nosso dia-a-dia.Você concorda?

7 mar
Eduardo
Olá!Venho mais com uma pergunta prática. É possível vermos coisas realmente ineterssantes no céu com uma lupa de noite? Estou morando no interior e às vezes pode-se enxergar coisas bonitas e gostaria de receber uma dica entendida...

--------------------------------------------------------------------------------------


O "Hubble Deep Field": A Imagem Mais Importante Ja Tirada


--------------------------------------------------------------------------------------


Duília
Andre
primeiro, vida extraterreste, alguns cientistas falam de bacterias, mas eu aprticularmente acho muito dificil existir uma bacteria (como aqui na terra), talvez exista algo parecido com uma abcteria, pois alehm de toda a evolucao q sofreram, as condicoes ambientais sao completamnete diferentes, resultando em uma fisiologia diferente (aquela vez q achavam q tinham rastros bacterianos em amrte). O q vc acha em relacao a isso?Bacterias raras foram encontradas em um meteoro ha alguns anos atras e como nao existe nada semelhante na Terra que apresente tal estrutura cristalina tipica concluimos que a tal bacteria era marciana. Marte tem as condicoes necessarias para produzir este tipo de bacteria. Explicacao (em ingles) aqui:http://mars.jpl.nasa.gov/newsroom/pressreleases/20020802a.html

9 mar
Duília
Andre
segundo, Viagens no tempo sao fenomenos naturais do universo, eh q no nosso dia dia nao percebemos isso, neste momento alguma materia no universo esta "viajando" no tempo (afirmacao de um astrofisico numa palestra uma vz), considerando esta afirmacao, nos como planeta, ja pdoemos ter viajado no tempo?hmmm... quem viajou foi vc! nao entendi a pergunta... estaria vc se referindo ao fato de olharmos para o passado quando olhamos para o infinito?

9 mar
Duília
Andre
terceiro. afinal das conta, o universo esta expandindo ou retraindo?, e se ele estiver expandido, chegara o dia q ele se retraira pela forca de atracao das massas?O universo estah se expandindo e recentemente suspeitamos que esteja acelerando, se isto for confirmado, significa que havera expansao eterna, nao havera volta, contracao.

9 mar
Eduardo
"Bacterias raras foram encontradas em um meteoro ha alguns anos atras e como nao existe nada semelhante na Terra que apresente tal estrutura cristalina tipica concluimos que a tal bacteria era marciana."Desculpe, mas não foi isso que aconteceu, como está escito. Imagina, isso ia ter sido o OH do brogodó, hahaha... A notícia é famosa, e o link é claro: foram encontrados estruturas que PARECEM com as produzidas por uma bactéria na Terra. E não o inverso. Nunca se achou uma bactéria extraterrestre.Na minha opinião pessoal, o fato do cristal parecer com um outro aqui é interessante, mas significa que deve haver MUITOS outros cristais de bactéria nunca estudamos, como é típico da biologia, que bem conheço... Eles puxaram a sardinha para aumentar o apelo e puxar dinheiro.

9 mar
Duília
Alberto
Mas voltando aos Planetas Gasosos, veja se eu estou certo. Eles são envolvidos por um "mar" de gases tal como a Terra é envolvido pela água. Isto é, existe uma camada de uma mistura de gases bem compacta devido ao forte campo gravitacional. Está certo ? Mas agora tenho outra pergunta: e a sua atmosfera ? Essa atmosfera foi formado depois dessa camada compacta de gases ?A astronomia diz que eles são gasosos mas na realidade eles são compacto pois como vc disse, existe um múcleo sólido tal como a Terra que em sua maior parte é constituido por agua na sua superficieNao, os planetas gasosos sao mesmo gasosos. O tal nucleozinho eh tao pequeno em comparacao com o resto que nao tem muita importancia na estabilidade do planeta.

9 mar
Duília
Marcio
Existe anti-gravidade? Se existe, por que ela ocorre? Alguem já fez experimentos com ela na terra?A anti-gravidade teria o efeito de anular a gravidade. A anti-gravidade eh uma consequencia da teoria da gravitacao, nada impede que exista, mas ninguem conseguiu reproduzir no laboratorio. Muitos estao trabalhando nisto porque ajudaria muito em diversas areas. Por exemplo, as companhias aereas tem mutio interesse nisto porque poderia revolucionar a area de transporte. Jah vi uns experimentos utilizando campos magneticos que tentam reduzir o efeito da gravidade, mas nada significativo.

9 mar
Duília
Roberto
Monteiro Lobato disse que os astrônomos são a categoria humana menos propensa a neuroses; vivem em meio aos astros e à imensidão do espaço e não ligam o mesmo que o homem comum às estreitezas e pequenezas do nosso dia-a-dia.Você concorda?Nossa, Monteiro Lobato disse isso mesmo? a Isabel Allende escreveu algo parecido no livro dela "Meu pais inventado". Em uma conversa dela com um chileno que havia trabalhado no observatorio europeu, ESO, no Chile, ela mencionou que deve ser incrivel trabalhar com cientistas cujos olhos estao sempre voltados para o infinito e que nao se preocupam com as mesquinharias terrestres. Ele respondeu que era completamente o oposto e que astronomos eram tao mesquinhos quanto os poetas. E ainda citou que eles brigam ate por geleia no cafe da manha. Eu concordo com ele, o amigo da Isabel.

9 mar
Duília
Eduardo
Venho mais com uma pergunta prática. É possível vermos coisas realmente ineterssantes no céu com uma lupa de noite? Estou morando no interior e às vezes pode-se enxergar coisas bonitas e gostaria de receber uma dica entendida...LUPA?????????? acho que vc estava querendo dizer luneta, nao? com lupa a noite vc nao vai ver nada, com uma luneta pode ver muito! tem uma comunidade de astronomia aonde eles tem dicas para comprar telescopios, binoculos, etc.http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=49251&tid=23094592

9 mar
Duília
Eduardo
Desculpe, mas não foi isso que aconteceu, como está escito. Imagina, isso ia ter sido o OH do brogodó, hahaha... A notícia é famosa, e o link é claro: foram encontrados estruturas que PARECEM com as produzidas por uma bactéria na Terra. E não o inverso. Nunca se achou uma bactéria extraterrestre.Eu sei que este resultado eh polemico, muitos duvidam, mas TRADUZINDO o primeiro paragrafo do link da NASANos ultimos estudos de um meteorito marciano de 4,5 bilhoes de anos, pesquisadores apresentaram evidencias confirmando que 25% do material magnetico no meteorio foi produzido por uma bacteria ancia em Marte. Estes ultimos resultado foram publicados no jornal de Microbiologiologia Aplicada e Ambiental.

9 mar
Eduardo
OPA dica boa, obrigado
Vivo tracando as bolas, hahaha è lunetaMas posso ver o que? Vale a pena uns 200 mangos nisso?

9 mar
Duília
Eduardo
200 mangos? depende, aqui nos EUA os mangos sao bem caros ... piadinha boba... 200 reais acho que eh pouco, mas lah naquele link eles comentam sobre preco tambem. Com qq telescopinho ou um bom binoculo a lua e os planetas ficam ao seu alcance!A lua eh LINDA!! dah para ver as crateras e as sombras, muito legal, qualquer um fica arrepiado. Os planetas tambem sao bonitos, dah para ver os aneis de saturno e as luas (pequeninas) de Jupiter!!

9 mar
Eduardo
Ah sim, mas não foi encontrada bactéria alguma e a estrutura é igual a de uma bactéria terrestre, por isso a especulação.Mas se conheço jornalismo e ciência, os autores apenas chegaram ao ponto de achar que as coisas sejam parecidas (que depende de opinião) e que possam estar interligadas... Isso realmente não é muito duvidoso. Estou certo de que notícia deve ter puxado a sardinha da conclusão. Apenas vendo o artigo para dizer, mas seria típico.

9 mar
Eduardo
Me deixou com vontade, vou procurar a respeito...
9 mar
Anônimo
eduardo
"Desculpe, mas não foi isso que aconteceu, como está escito. Imagina, isso ia ter sido o OH do brogodó, hahaha... A notícia é famosa, e o link é claro: foram encontrados estruturas que PARECEM com as produzidas por uma bactéria na Terra. E não o inverso. Nunca se achou uma bactéria extraterrestre"se encontrarem uma bacteria parecida com as da terra em marte por exemplo, para mim esta sim vai ser noticia equivocada. mas se algo parecido com uma bacteria, ateh podendo ter algumas careacteristicas comuns, isto para mim eh mais logico. por um motivo, a expressao genica de uma abcteria eh quase q 100% influenciada pelo meio, e em tais condicoes seria algo bem diferente, talvez com estruturas parecidas, pois parece q em condicoes de determinadas substancias elas teem alguma homologia, por exemplo a forma dela q parece ser o melhor em qualuqer condicao..

9 mar
Anônimo
"Nos ultimos estudos de um meteorito marciano de 4,5 bilhoes de anos, pesquisadores apresentaram evidencias confirmando que 25% do material magnetico no meteorio foi produzido por uma bacteria"dulia material "ambiental" catalisado, eh tipico de presenca bacteriana. Como seria uma bacteria marciana, fiquei curioso. talvez apresenta-se a mesma forma, mas ela seria muito diferente do ponto de vista fisiologico. Sera q ela teria importancia biotecnologica para nos?

9 mar
Anônimo
meteorito nao deixa de ter um determinado "ambiente" ou istema, sei la.

Anônimo
ou material produzido com constante eficiencia para manter um determinado equilibrio..

9 mar
Duília
Astrobiologia
A Nasa investe neste ramo e tem o instituto de astrobiologia http://nai.arc.nasa.gov/Vou passar a bola para o Gustavo que eh astrobiologo, eu sou amadora nistohttp://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2517559082058949073&na=1&nst=1

27 mar
Gilberto
Boa noite aos entrevistados.Uma duvida sempre me preocupou e até a presente data não tenho a resposta.Ficarei grato se puderem me esclarecer.Considerando-se as três dimensões estabelecidas pelas coordenadas X, Y e Z.Sendo X a direção de MarteSendo Y a 90º a direita.Sendo Z o céu dos pólos quer seja Norte ou Sul.Porque as naves que são lançadas com o objetivo de estudar novos mundos não seguem a rota Z ?Acredito que seria muito mais fácil se afastar da terra seguindo esta rota.Tem alguma coisa a ver com a atração do sol ?

28 mar
α Ireth ♥
Qual o teu percurso académico?
Como uma moça brasileirra pode chegar onde chegaste?

28 mar
α Ireth ♥
Gilberto
falas de um sistema solar parado no espaço. Ora da tua Mecânica te recorda o que professor disse...E nem sempre se pode lançar sondas. Há alturas em que a Terra e sse planeta estarão mais próximos.Porque será que as sondas europeias são lançadas da base de Koiru?É deveras complicado explicar-te aqui a trajectóeria que deve seguir uma nave para se ir encontrar com Vénus, por exemplo.mete representação de forças e é necessário desenho Mas pode ir ao site da NASA e escreveres, por exemplo, SOHO. Vem lá tudo sobre o seu lançamento.Por alto te poderei dizer que a nave precisa de ser acelerada e para tal se usam as trajectorias em torno de outros planetas pois F=m a e ainda F= G m m/r^2. Uma nave nunca poderia levar todo o combustível necessário para uma viagem de 2 anos ou 11 como a Pioneer pois ficaria tão pesada que não poderia sair da Terra. Enmtendes?

29 mar
Gilberto
Na minha descrição não considerei um sistema solar parado no espaço.Foi apenas uma maneira de descrever minha dúvida.Realmente na trajetória sugerida não poderia contar com a auxilio da gravidade de outros planetas.Grato pela resposta.Muita paz

31 mar
Reynaldo
Olá Duília!
Com toda certeza, você já viu as novas fotos (depois de 20 anos fotografado) do hexágono sobre o polo norte de Saturno.Qual a sua opinião sobre ele?Obrigado!

31 mar
Duília
Gilberto,realmente os outros planetas influenciam muito a trajetória das naves. Olha este desenho da trajetoria da nave Cassini até ela chegar em Saturno http://saturn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/image-details.cfm?imageID=776Na verdade utilizamos os planetas e o sol para impulsionar a nave e com isto economizar combustível!

31 mar
Duília
Percurso acadêmico
Oi Maria,eu fiz graduação em astronomia na UFRJ, mestrado no INPE, doutorado na USP. Durante o meu doutorado estive na Universidade do Alabama, EUA, fazendo pesquisa. Depois do doutorado, fiz pós-doutorado no Chile (com bolsa da FAPESP) e um outro pós-doutorado no instituto do Hubble nos EUA. Para quem não sabe, o pós-doutoramento é um tipo de estágio aonde se especializa em certas áreas de pesquisa e se pega experiência profissional. Depois do Hubble fui trabalhar no Observatório de Onsala na Suécia por 3 anos. Estou na Nasa há quase 5 anos e devo ficar mais alguns anos.

31 mar
Duília
Hexágonos de Saturno
As imagens de saturno são fantásticas. Ainda não sabemos o que causa aquele formato hexagonal, mas como ele está lá desde que a Voyager fotografou há mais de 20 anos atrás, comprovamos que ele é estável com as fotos da Cassini. Eu não sou especialista nisto, mas usando a intuição física, parece que o tal hexágono é criado por alguma camada mais interna do planeta. Lembra que Saturno é basicamente apenas gás, então pode ser que ele tenha uma camada mais espessa no interior e que esta camada mantenha através da força da gravidade aquelas nuvens em formato hexagonal na mesma posição. Para quem nunca viu: http://saturn.jpl.nasa.gov/news/press-release-details.cfm?newsID=735 (em inglês, mas as fotos estão em língua universal kkkkkk).

31 mar
Anônimo
Qual eh a distancia do objeto mais farther away que pode ser detectado e qual eh a idade do univervo?Obrigado.

31 mar
Reynaldo
Duília,
Sendo você, a 1ª astrônoma brasileira (talvez do mundo) a descobrir uma Supernova - a SN1997D - o que a descoberta lhe rendeu profissionalmente?E mais,Em 10 anos de observação, o que mais se conhece da SN1997D?Brigadão.

31 mar
Gilberto
Muito interesante.Grato
'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

31 mar
IVV@@@NNNN
Olá Duília!Supondo Que a Lua Se Afaste Da Terra Aproximadamente 1,5 Polegadas Por Ano, Então Se Fizermos Uma Continha Simples, Podemos Concluir Que a Lua Estava Coladinha Com a Terra Há Exatamente 10 Bilhões 416 Milhões 666 Mil e 666,7 Anos.Meu Raciocínio Está Correto Ou Há Controvérsias?

31 mar
Paulé
Duilia
vc acreditaria em uma explosao nuclear na terra (num atol) a ponto de desviar o eixo a fim de livra la de um choque ?

1 abr
Duília
Objeto mais distante
O objeto mais distante é um quasar (galáxias com um buraco negro gigante no centro). Quando as distâncias são muito grandes, temos que usar a medida te tempo e modelos cosmológicos para estimar mais precisamente. O quasar mais distante está a z=6.4 (efeito doppler, z=desvio da luz para o vermelho). Usando o modelo cosmológico atual isto equivale a uns 207 bilhões de anos luz de distância, quando o universo tinha apenas uns 874 milhões de anos.

Duília
SN97D
Oi Reynaldo, eu não sou a primeira brasileira a descobrir uma supernova. Talvez eu tenha sido a primeira a descobrir olhando na telinha da buscadora, mas ninguém nem sabe disto.A supernova não teve nenhum impacto na minha carreira porque não trabalho nessa área. A mídia brasileira exagerou na cobertura há 10 anos atrás.A SN97D é bem estudada porque ela teve luminosidade muito baixa durante a explosão, beirando o limite mínimo que uma supernova daquele tipo deve ter. Além disto ela é do tipo que deveria virar buraco negro e os teóricos estavam propondo que seria possível ver a entrada da matéria no buraco negro. Mas não temos a instrumentação para ver isto porque a SN97 está em outra galáxia (há uns 4 milhões de anos luz). O pessoal do Clube postou uns textos que escrevi sobre a SN http://clubemulherdasestrelas.net/home/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=35

3 abr
Reynaldo
Duília,
Não minimize sua importância no meio científico. Você tem muitos fãs e admiradores, que é o que todo grande brasileiro deveria ter.E o exagero da mídia, deve ser por publicarem que o "D", da SN1997D, seja de "Duília". rsrsrsrsrsObrigado e parabéns!
3 abr
Anônimo
Obrigado!

3 abr
Juliano Vetachi
Boa tarde,a minha pergunta pode parecer simples mas eu não entendo até hoje como é que o gas hélio queima na superficie solar e como isso ocorre ,pois eu creio que não existe oxigênio para ocorrer a queima e também pelo fato do hélio não ser gas inflamável. Obrigado.

3 abr
O Observador
Sinceramente
Acho muito importante o trabalho da astronomia atual,será a base para um futuro mais rico.Mas como é possível se dar a pretensão de falar qualquer coisa sobre o Universo?Nós mal conhecemos nosso proprio sistema solar,só chegamos,em relação a humanos,na Lua.

10 abr
Carla
Duília, como se mede a distância e o tamanho de uma estrela?
10 abr
Anônimo
Duília
Como você explicaria à uma criança de 7 anos o que é uma estrela, aliás, "do que as estrelas são feitas" Meu filho fez essa pergunta à caminho da escola e eu fiquei com cara de tonta pois não sabia o que responder.

10 abr
Eduardo
Dark MAtter
Têm-se falado muito nisso, inclusive que talvez seja uma coisa indetectável por natureza! QUe louco!O que vc acha a respeito?

10 abr
Rhyan
Na sua opinião, qual a razão da existência do universo?

11 abr
Duília
Queima do Hélio
Oi Juliano, qdo dizemos que ocorre a queima dos gases nas estrelas não é bem uma queima do tipo combustão utilizando oxigênio como estamos acostumados na terra. O que ocorre é uma "transformação" do gás mais leve em um gás mais pesado, é o que chamamos de fusão de núcleos atômicos. Na Wiki tem isto explicadinho em português http://pt.wikipedia.org/wiki/Fus%C3%A3o_nuclear

Duília
Mas como é possível se dar a pretensão de falar qualquer coisa sobre o Universo?é exatamente porque não sabemos muito que temos que continuar a procurar responder às inúmeras perguntas que temos!

11 abr
Juliano Vetachi
Obrigado pela explicação.
'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

14 abr
IVV@@@NNNN
Duilia,Continuo Querendo Saber Se a Lua Estava Colada Com a Terra, Conforme Pergunta Anterior. ( Postado Em 31/03/07 )IVV@@@NNNN

14 abr
Plazzah
duília por gentileza poderia me explicar .........
este investimento da NASA que acabou,quebrando a teoria da evolução de Darwin.a NASA na década de 1960, com o intuito de descobrir evidências a favor da existência de vida em planetas como Vênus e Marte. Ao ser contratado para auxiliar no desenvolvimento de instrumentos para a detecção de vida, Lovelock levantou uma questão fundamental: ‘Como podemos ter certeza de que as formas de vida de Vênus e Marte, caso existam, sejam passíveis de descoberta através de testes baseados na vida como a conhecemos na Terra?’ (Lovelock 1995a). Ponderando sobre essa questão, ele chegou à conclusão de que a característica mais geral da vida era a de que todos os organismos vivos assimilam matéria e energia, e descartam resíduos metabólicos. Supondo-se que os organismos utilizariam, em qualquer planeta, a atmosfera e os oceanos (caso estes existissem) como fontes de matéria-prima e depósitos de resíduos, Lovelock propôs, em 1965, alguns testes para a presença de vida num planeta. Num destes testes, realizado por Hitchcock e Lovelock (1967), a idéia era comparar a composição química das atmosferas de Vênus, Marte e Terra, sendo esta última utilizada como controle, na condição de um planeta no qual a presença de vida é comprovada. A base teórica do teste era simples: se um planeta não apresentasse vida, sua atmosfera seria determinada apenas pela física e pela química e, desse modo, estaria próxima ao estado de equilíbrio químico. Em contraste, a atmosfera de um planeta que contivesse seres vivos apresentaria uma espécie de ‘assinatura’ química característica, uma combinação especial de gases que poderia ser detectada até mesmo da Terra. Essa ‘assinatura’ seria um estado de constante desequilíbrio químico, causado pela retirada de matéria-prima e incorporação de resíduos metabólicos dos organismos. Muito obrigado pela Atenção! Grato!

14 abr
Plazzah
Não sabia que o Luizão tinha virado a Duília !
Perguntei para ela porque provavélmente deve ter alguma informação a respeito desse estudo sobre estes planetas e não para Luizão.
14 abr
Anônimo
Pô Luizão, minha pergunta também é importante pois meu filho quer saber do que são feitas as estrelas, rs!

14 abr
Duília
Lua-Terra
Supondo Que a Lua Se Afaste Da Terra Aproximadamente 1,5 Polegadas Por Ano, Então Se Fizermos Uma Continha Simples, Podemos Concluir Que a Lua Estava Coladinha Com a Terra Há Exatamente 10 Bilhões 416 Milhões 666 Mil e 666,7 Anos.Meu Raciocínio Está Correto Ou Há Controvérsias? Realmente a Lua está se afastando da Terra com velocidade de 3,8cm/ano. O problema no cálculo que vc fez é que a velocidade de recessão era maior antigamente do que agora devido à força de maré. Só nos primeiros 100 milhões de anos depois do grande impacto que deu origem à Lua, ela se afastou 140 mil km.

14 abr
Duília
Desculpas!
Oi pessoal, peço desculpas por não estar respondendo às perguntas com frequência. Ando muito ocupada no trabalho. A Nasa me consome...

14 abr
Duília
vc acreditaria em uma explosao nuclear na terra (num atol) a ponto de desviar o eixo a fim de livra la de um choque ? O negócio não é acreditar, tem que fazer uns cálculos para ver se dar certo. Mas pensando alto, acho que não daria não. O melhor seria tentar desviar o bicho que estaria vindo em direção de colisão. Tem muita gente pensando no assunto. Um dos meus favoritos é este projeto chamado Atrator Gravitacional http://space.newscientist.com/article/dn8291--gravity-tractor-to-deflect-earthbound-asteroids.html (em inglês)

14 abr
Duília
Tamanho e distancia de uma estrela
como se mede a distância e o tamanho de uma estrela? Existem alguns métodos para estimar a distância. Um deles é o chamado paralaxe, mas só funciona até uma certa distância. O método é pura triangulação, utiliza o movimento da terra ao redor do sol, mas fica difícil de explicar sem desenhar. Então vou passar o link para o site do pessoal da UFRGS onde está bem claro http://astro.if.ufrgs.br/dist/dist.htmJá o tamanho de uma estrela é inferido de outras propriedades da estrela, como a massa, a cor e o brilho (luminosidade).

Duília
Célia
Como você explicaria à uma criança de 7 anos o que é uma estrela, aliás, "do que as estrelas são feitas" As estrelas são feitas de gás. Criança tem dificuldade de entender o que é gás, então pode usar como analogia o vapor de água. O vapor é água no estado gasoso. Nas estrelas o gás está tão compactado (espremido) que a temperatura fica muito alta e isto faz o gás produzir luz (energia). Mas o melhor mesmo é mostrar para o seu filho que o SOL é uma estrela! As imagens do sol permitem uma boa visualização do que se passa nas estrelas. Veja, por exemplo, a imagem do Sol tirada pelo satélite Soho no dia de hoje: http://soho.nascom.nasa.gov/data/realtime/eit_304/512/

14 abr
Anônimo
Duília
Muito mas muito obrigada mesmo, ajudou e muito!!!Sinta-se responsável por meu filho não ter que fazer terapia quando crescer e eu não morrer de culpa por não ter dado essa resposta à ele.Abraços

14 abr
Duília
Dark Matter - Matéria escura
A presença de matéria escura é inferida a partir do estudo da rotação de galáxias. Estes estudos mostram que a região mais externa da galáxia gira com a mesma velocidade que as regiões internas, ao contrário do previsto. A melhor explicação para justificar as altas velocidades é de que na verdade as galáxias são mais extensas do que o observado. Ou seja, existe um halo de matéria escura (invisível) ao redor das galáxias que pode chegar a ter até 10 vezes mais massa do que o halo visível. Mas de que é feita a matéria escura? Boa pergunta, não sabemos. Mas tudo indica que os componentes da matéria escura não são feitos apenas de matéria bariônica, ou seja de prótons, elétrons e neutrons. A partícula super-simétrica neutralino, por exemplo, é uma possível candidata à matéria escura. A estimativa atual é de que 23% do universo seja composto de matéria escura. Resultados recentes obtidos com o satélite WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) sugerem que existe também um outro constituinte do universo, invisível, mas que chega a ocupar 73% do universo, a energia escura. A parte visível do universo, feita de átomos, ocupa apenas 4% do universo.

14 abr
Duília
Na sua opinião, qual a razão da existência do universo? deixo a filosofia para os filósofos!

14 abr
Duília
Luizão
Oi Luizão não é burrice não. Isto é difícil de entender mesmo. Tá achando que cosmologia é bolinho? kkkkkkkkkkkkk (ainda se usa falar bolinho como sinônimo de fácil?) Vc está usando as leis de Newton para calcular distâncias, mas as leis de Newton não funcionam qdo falamos de distâncias cosmológicas. E viva o Einstein!!!! Precisa usar relatividade para calcular distâncias. A expansão do universo e a curvatura do espaço complicam os cálculos. Precisa também assumir métrica e escolher as constantes cosmológicas. Quer ler sobre o assunto? http://atlas.zevallos.com.br/redshift.htmlhttp://www.astro.iag.usp.br/~jatenco/aga215/cap18/cap18.htm
'>'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

14 abr
IVV@@@NNNN
Duilia,Grato Pela Resposta e Saiba Que Admiro Muito Pessoas Inteligentes Que Respondem e Satisfazem As Curiosidades Das Demais. Luizão, Não Lembro De Ter Perguntado Algo a Você.Quando Precisar De Respostas Imbecis, Perguntarei a Você.Ok AMIGO!

15 abr
Juliano Vetachi
Mais uma pergunta que me intriga,é verdade que com o passar dos anos a Terra sofre redução na velocidade no movimento de rotação,e isso influi no tempo?

15 abr
Duília
Quem diz PO sou eu! que história é esta de resposta confusa??? achei que tava bem clara!!! o cálculo que ele fez usou uma velocidade constante de aproximação entre a Lua e a Terra, o que não é o correto porque a velocidade não era constante, houve aceleração no início. Reclama se ainda não entendeu!!!
'>'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

15 abr
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8925713501640162017
Duília,Considero Sensata e Correta a Tua Resposta e Me Satisfiz Com Ela.Até Porque a Astrônoma e Entrevistada Chama-se Duília. Entre o Luizão e Duília Há Muita Distância e Parece Que Ele Não Consegue Notar Esta Diferênça.Não Esquente a Cabeça Com o Luizão. Ele Deve Estar Sob Influência Da Mudança De Fase Da Lua.Te Toca Luizão.
'>'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

15 abr
IVV@@@NNNN
Mais Uma Coisa Para Duília, Ponderadores, e Membros Da Comunidade.Fiquei Satisfeito Com a Resposta Da Duília.Para o Luizão :Qualquer Bobagem Escrita Por Vc, Não Terá Mais Minha Resposta No Tópico. Relevarei Em Consideração e Respeito à Entrevistada e Aos Participantes.

Duília
Aí galera, deixemos o bate-boca de lado e voltemos a astronomia!!! eu sou relativamente paciente e levo numa boa os comentários e críticas de todos. Quando a resposta não estiver clara, reclamem! se eu tiver tempo de responder mais detalhadamente, respondo. É difícil saber o quanto tenho que me aprofundar nas respostas porque não sei a escolaridade de cada um e o tipo de linguagem que posso usar. Detesto cientista que usa o tecniquês e não consegue explicar em uma linguagem simples assuntos complexos....

16 abr
Anônimo
Obrigado

21 abr
Duília
Violência na Nasa de Houston
Oi pessoal, sei que a notícia do tiroteio na Nasa já se espalhou e muitos ficaram preocupados. Então escrevi lá no blog sobre o ocorrido http://mulher-das-estrelas.blogspot.com/

21 abr
Eduardo
Ae Duilia, vc não tem ai uns links maneiros para fotos do Hubble não?Tão fascinante e poucos param para olhar essas fotos de vez em quando...Abraço! Ihh tiroteios na minha terra são como chuva... Ah, cidade maravilhosa! Já ouvi bala assobiando de tão perto que passavam, coisas que meu avô me contava da guerra.

21 abr
César
Duília
Volta e meia lemos em jornais sérios e canais de ciências sérios certas teorias que parecem um tanto pitorescas. A partir de seus nomes, como, por exemplo, Buraco de Minhoca. Até quando as teorias astronômicas são calculadas ou especuladas ?
'>'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

21 abr
IVV@@@NNNN
Duília, Quando Passou, o Cometa Halley Causou Mais Barulho Que Imagem.Por quê Foi Feito Tanto Barulho Na Imprensa Se a Passagem Não Foi Tão Brilhante Assim.Lembro Que Muitos Acharam Frustrante a Passagem Do Cometa. Faltou Informação Para a Imprensa?

21 abr
Duília
Imagens do Hubble
Eduardo, que bom que vc pediu imagens do Hubble. Sabia que é a minha especialidade? bem, aqui vai o meu link favorito:http://hubblesite.org/gallery/album/entire_collection/

21 abr
Duília
Teorias!
Oi César, teoria nunca é especulação, mas simplesmente teoria. Na astronomia temos teorias para todos os assuntos porque não sabemos exatamente como os astros se formam e evoluem, então temos que usar os conceitos físicos (e a matemática) para tentar entendê-los. Atualmente as teorias utilizam as simulações numéricas em computadores de alto porte, mas os ingredientes dos modelos teóricos são baseados nos dados observacionais porque queremos reproduzir o universo que conhecemos.

21 abr
Duília
Halley
Fazer a previsão dos cometas é sempre muito difícil principalmente para os de período longo, porque além de não sabermos exatamente a composição deles eles passam por transformações durante este tempo. No caso do Halley, tinham se passado 76 anos desde a última aparição e a previsão era de que seria brilhante novamente. Mas a posição da Terra não era muito boa, chegamos a 0,46UA de distância em 1986, mas em 1910, quando ele fez o show, estava a apenas 0,14 UA (1UA=distância Terra-Sol) de distância. A mídia infelizmente publicou as previsões como se fossem certeza. Previsão é sempre previsão...
'>'>" alt="" src="http://img3.orkut.com/images/small/1190682100/21525610.jpg">

21 abr
IVV@@@NNNN
Beleza Duília!

22 abr
Diego
Oi Duília!Nossa, quando vi esse tópico, fique contente.Pena que cheguei tarde, e já foram feitas várias pergntas.Então me desculpe se estou repetindo questões.1. Há vida(ou possibilidade de vida) em outros planetas?2. Quanto ao tamanho do Universo? Há alguma delimitação sobre ele? Você poderia dar uma pincelada sobre seu tamanho (só falar por cima)3. Há possibilidade no momento de humanos (nós mesmos) vivermos em outro planeta?4. Foi descoberta existência de água, em outro planeta? Se foi, porque não ter vida, e nossas civilizações começaram através desse elemento?5. Quais são as maiores descobertas astronômicas atuais?6. E os maiores impasses?7. Quais os maiores projetos atuais da astronomia?8. Acho (plenamente leigo) que a Fisica Quântica tem certa aplicação na astrônomia. Tem uma tal teoria das cordas, que parece que mudaram alguns conceitos, certo? Isso implica na descoberta de prováveis outras dimensões, além das 3 conhecidas? É isso (como disse, pergunta de leigo)?Bom, desculpe a enxurrada de perguntas, mas como você é a única astrônoma disponível para perguntas no momento....rsrsrs...sobrou para você!Na medida que for possível para você, responder, fico grato, ok?De qualquer forma, estarei atento ao seu blog!Abraços e agradeço desde já, amigona!Boa sorte, no trabalho!

24 abr
Reynaldo
Diego,
Existe também outra entrevista em andamento, com um astrofísico, que também poderia sanar dúvidas sobre vida extra-terra.http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2517559082058949073&na=1&nst=1

24 abr
Eduardo
Tem um astrobiólogo tb, e ele é muito bom!
Obrigadão Duilia, assim que eu puder vou entrar no seu link e viajar pelo espaço...As pessoas não entendem o quanto o Hubble é uma coisa importante e incrível. Dêem uma olhada!

25 abr
Duília
Uau, Diego, vc tem pergunta para vários dias.... kkkkkkk Sério agora, as perguntas 1, 3 e 4 vou mesmo deixar para o Gustavo Porto de Melo (não é meu parente, mas um grande amigo) que é especialista em astrobiologia - é o mesmo que o Diego e o Eduardo mecionaram. As outras vou respondendo aos poucos, ok?

25 abr
Duília
Tamanho do universo
2. Quanto ao tamanho do Universo? Há alguma delimitação sobre ele? Você poderia dar uma pincelada sobre seu tamanho (só falar por cima)O tamanho do universo é por volta de uns 78 bilhões de anos luz (1 ano luz = 9,46 x 1000000000000 km).

25 abr
Duília
Maiores descobertas
5. Quais são as maiores descobertas astronômicas atuais?Posso mudar a pergunta e puxar a sardinha para o telescópio espacial Hubble? Vou listar as descobertas do Hubble que acho mais importantes:- Os detalhes do ambiente onde as estrelas nascem e como elas morrem http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1995/44/ http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2004/27/image/a- A detecção de galáxias primordiais nos confins do Universo http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1994/52/- As imagens profundas revelando como galáxias evoluem http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1996/01/- Uma estimativa mais precisa da idade, tamanho, e evolução do Universo http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2004/07- O acompanhamento ao vivo da colisão entre o Cometa Shoemaker-Levy e o planeta Júpiter http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1995/15/- O monitoramento das condições meteorólogicas em outros planetas do sistema solar. http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1997/15/- A detecção de vários discos proto-planetários ao redor de estrelas http://www.seds.org/hst/OrionProplyds.html- A revelação de que os objetos conhecidos como quasares habitam galáxias http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/1994/16/- As evidências de que buracos negros supermassivos habitam núcleos de galáxias. http://csep10.phys.utk.edu/astr162/lect/active/smblack.html

25 abr
Duília
Diego, depois continuo!Mas aproveito para fazer propaganda do meu blog na Revista Superinteressante. Passem lá para prestigiar as Mulher das Estrelas :-) Ainda é a versão beta, sejam pacientes... http://super.abril.com.br/super2/blogs/mulherestrelas/

25 abr
Lygiaكوري
Ola Duilia...
que bom q o topico ta no topo rss,bom sinal, sou sua fã...Dulia quero te perguntar qual a sua definição de Ciência ? eh que estava discutindo com um professor de fisica sobre isso.Mas ainda não concordei com a resposta dele,já que ele me disse que minha definição de ciencia seria como era vista no sec.19 hehea minha questão com ele, era que Ciencia seria um estudo aprofundado sobre qualquer coisa. Ciencias humanas,ciencias exatas,ciencias sociais,Ciencias naturais.Acho que faz sentido já que tem até 'cientista politico" que estuda a politica. Então para esclarecer minha duvida qual seria na sua opinião particular e da maioria de seus colegas, sobre a que se classificaria como Ciencia?se realmente existiu essa diferença no sec passado e atualmentebjus

26 abr
Eduardo
Aee Duilia, pode puxar a sardinha pq esse brinquedinho lá em cima é o máximo... Um dia vou empinar um para mim.

26 abr
Diego
Opa!Brigadão Duília!=DPode responder aos poucos, pq pergntei bastante cois mesmo!rsrsrsMas é que esse tipo de conhecimento não é de se perguntar para qualquer um né.E como percebi que você tem bastante conhecimento, acho que você pode me ajudar.=DVou visitar se blog!bjooss

26 abr
Diego
Valeu galera!

9 mai
Duília
Classificando a ciencia
Oi Lygia,custei, mas agora respondo. Eu, como cientista, defino ciência como exploração do desconhecido. Somos um pouco detetives e queremos chegar a conclusões baseados em fatos científicos. Somos também um pouco céticos, sempre questionamos o que já foi feito. Não podemos ser passivos, temos que ser atuantes e perseverantes. Bem, espero que tenha ajudado um pouco e não tenha te confudido ainda mais.

10 mai
Lygiaكوري
legal Duília, obrigada.não confundiu não hehe, pelo contrariobjus

10 mai
Duília
Diego, voltando a sua lista de perguntas6. E os maiores impasses? Existem muitas questões em aberto, mas as que acho mais interessantes são a natureza da Matéria Escura e da Energia Escura.

10 mai
Duília
7. Quais os maiores projetos atuais da astronomia? Projetos já em andamento ou futuros? em andamento, o Interferômetro do Atacama (ALMA - Atacama Large Millimeter Array) e o James Webb Space Telescope que estarão operando depois de 2013. Falo um pouco sobre estes projetos no Clube Mulher das Estrelas http://clubemulherdasestrelas.net/home/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=47#

12 mai
Reynaldo
Du,
Ainda não me cadastrei no Super Blog, mas estou sempre lá de olho nos teus comentários.Aulas e informações grátis da Mulher das Estrelas, p/ quem gosta de Astronomia.Bjs

13 mai
Duília
Perguntas e respostas
Recentemente dei uma entrevista a uma revista brasileira e como várias perguntas aparecem com uma certa frequência sempre que falo que sou astrônoma da Nasa, vou postar aqui o link para a entrevista, podem comentar aqui na comu que respondo. 20 Perguntas: http://clubemulherdasestrelas.net/home/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=47#

13 mai
MILTON
Duília, você que olha muitopara o universo, qual foi a coisa mais extraordinária que você já viu no universo através de uma luneta ou telescópio?Você acredita em vida fora da Terra? Você já avistou algum OVNI? Pergunto isso porque O astrônomo britânico Edmond Halley, também observou uma série de objetos aéreos inexplicáveis no mês de março de 1716. Um deles iluminou o céu durante mais de duas horas. Disse ele que chegou a ler um texto iluminado pela luz do objeto.O que você pensa ou acha do trabalho de Edmond Halley?

13 mai
Duília
Depende do que vc chama de extraordinário... a observação mais marcante que eu fiz, foi a descoberta de uma supernova em 1997 (mais aqui http://clubemulherdasestrelas.net/home/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=35#. Quantos os OVNIs, nunca vi, não acredito ou desacredito, simplesmente nunca vi e não conheço ninguém que tenha visto. O Edmund Halley foi um grande observador e não posso te dizer se ele realmente observou um OVNI, não conheço o caso suficiente para dar uma opinião. Vou ler e depois te digo.

21 mai
Duília
Reynaldo, agora não precisa mais cadastrar na super para comentar. Pode deixar pergunta lá também. Vou começar a postar sobre as próximas missões espaciais em breve.

--------------------------------------------------------------------------------------

Hubble Ultra Deep Field - O Hubble Deep Field (HDF) (em português pode ser traduzido como Profundezas do Hubble) é uma vista de uma pequena região do hemisfério celestial norte, baseada no resultado de uma série de observações do Telescópio Espacial Hubble. A composição final foi montada através de 342 exposições em separado tiradas com a câmera Wide Field and Planetary Camera 2 do Telescópio Hubble ao longo de 10 dias, entre 18 de Dezembro e 28 de Dezembro de 1995. No ano 2004 seria criada uma imagem ainda mais profunda, designada Hubble Ultra Deep Field, com um total de 11 dias de observação. A imagem mostra galáxias a uma distância de até 78 bilhões de anos-luz.
---------------------------------------------
"As fotos e vídeos não refletem, necessariamente, a opinião do entrevistado, sendo meramente ilustrativas e de responsabilidade da editora do Blog."

---------------------------------------------

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.