quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Entrevistando Um Hinduísta


6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6
6




-->Entrevistando Um Hinduísta<--

444444444444433333333333333

Shiva Dance

444444444444433333333333333
Marcos
Ponderador e Thakur
Obrigado pela boa vontade em trazer a entrevista para cá :)

16/11/06
Marcos
Thakur
Gostei muito das suas opiniões anteriores sobre as linhas de interpretação das escrituras védicas, e sobre vegetarianismo. Vc poderia expor aqui um resumo, apenas para todos ficarem a par do que já foi abordado antes?abraço

16/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
As escrituras védicas podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Existem seis escolas de filosofia hindu ou Darshanas, cada uma com suas diferenças e semelhanças:1 – A escola Sankhya fundada por Kapila;2 – A escola Purva Mimamsa fundada por Jaimini;3 – A escola Uttara Mimamsa, ou Vedanta fundada por Vyasa;4 – A escola Yoga fundada por Patanjali;5 – A escola Nyaya fundada por Gotama;6 – A escola Vaisheshika fundada por Kanada.Dessas seis escolas, a escola mais importante e mais influente, é a Vedanta.A escola vedanta se divide em três:Dvaita Vedanta: Esta escola foi fundada por Madhva, ela diz que a alma individual humana é totalmente diferente de qualquer outra alma, e consequentemente diferente de Deus, que é uma Alma Suprema. Para esta escola, a alma deve buscar a Salvação por meio da adoração a um Deus, que geralmente é Vishnu ou um de seus avatares. Ao atingir a salvação, a alma viverá eternamente em um paraíso junto do seu Deus.Vishistadvaita Vedanta: Esta escola foi fundada por Ramanuja, ela prega que a alma individual é uma parte de Deus, portanto essa é uma escola panteísta. Ela prega que a alma deve alcançar a salvação através da devoção a Deus que novamente é representado como Vishnu ou um de seus avatares. Após a salvação, a alma permanece com sua individualidade.Advaita Vedanta: Esta escola foi fundada por Shankara (ou Shankaracharya). Ela prega que não há nenhuma diferença entre a alma individual e Deus, as duas coisas são uma só. Após a salvação, a alma realiza sua verdadeira identidade como Deus, e perde sua individualidade.

16/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Vegetarianismo
Desde o início do período védico, uma grande importância tem sido dada à que tipo de alimento pode ser comido sem riscos pelos indo-arianos. Nem todos os tipos de comidas são considerados bons para o bem estar físico e espiritual das pessoas. O antigo legislador Manu descreveu detalhadamente que alimentos são proibidos e quais são permitidos.Os ancestrais védicos dos hindus comiam, entre outras coisas, certos tipos de carne permitidos pelo seu livro de leis (Smriti). Apesar do consumo de carne ser permitido, Manu recomendava o vegetarianismo baseado na não-violência. Manu diz: “Não existe pecado em comer carne... mas a abstenção traz grandes recompensas.” Toda comida, inclusive carne, deveria primeiramente ser oferecida a Deus.Um exemplo é de que as vacas leiteiras não podiam ser mortas, apenas as vacas estéreis, touros e bezerros.Atualmente é permitido que um hindu coma o que quiser, mas sabendo os riscos que pode correr.O Bhagavad Gītā, a bem conhecida escritura hindu, ensina que apenas comidas suculentas, calmantes, integrais e agradáveis devem ser ingeridas para o bem estar físico e espiritual da pessoa. Comidas excessivamente amargas, azedas, muito salgadas, muito quentes, picantes, secas e ardidas devem ser evitadas. A pessoa deve também evitar comidas passadas, sem sabor, podres e impuras.“Se uma pessoa que come carne de porco pode pensar em Deus incessantemente, ela é muito superior a uma pessoa que come comida vegetariana e ainda assim pensa nos objetos dos sentidos durante todo o tempo.” Frase de Sri Ramakrishna, um grande Santo moderno.continua...

16/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Vegetarianismo, continuação
Meera Bai, uma grande santa indiana costumava dizer:"Se comer frutos e raízes possibilitasse a visão de Deus,Porque os morcegos e os macacos não o vêem? Se tomar banho em águas sagradas possibilitasse o conhecimento de Deus, Porque os peixes não o conhecem?Se comer vegetais e folhas possibilitassem encontrar a Deus,Porque os cervos e os bodes não o encontram?Se renunciar as suas esposas possibilitasse a visão de Deus,Porque os eunucos não o vêem?Sem o amor de Deus, diz Meerā,Ninguém jamais terá a visão de Deus."Portanto, de acordo com os santos hindus, comer o tipo correto de comida, além de benéfico para a vida espiritual, desenvolve genuíno amor de Deus. Tal amor torna possível a visão de Deus... Mas o "tipo correto" não quer necessariamente dizer Vegetariano. Alguns conseguem sim comer carne e levar uma vida espiritual normal, outros precisam eliminar a carne do cardápio pelo menos por um tempo para facilitar a purificação da mente.A carne traz agressividade, energia imediata, agitação.Os vegetais trazem serenidade, calma, e pureza.Alguns necessitam de um pouco daquilo que a carne traz, outros necessitam daquilo que trazem os vegetais. O que importa mesmo é aquilo que sai da boca, acima daquilo que entra. Mas aquilo que entra até que pode ser de ajuda.

16/11/06
Marcos
Thakur
Qual sua opinião, em particular, sobre os nacionalistas hindus indianos?

16/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
Não tenho ainda uma opinião formada sobre esse assunto.

16/11/06
Lak
Thakur, você poderia explicar um pouco sobre o principio da reencarnação, segundo o hinduismo? Tenho grande afinidade com a Índia, desde que nasci porque minha mãe é apaixonada por esse lugar mágico e, inclusive, me batizou com um nome hindu, Lakshmi, ainda que não tenhamos nenhuma ascendência de lá. O que mais me fascina no hinduismo é justamente o principio da evolução da alma através de inumeros renascimentos. E gostaria de saber um pouco mais sobre isso, você poderia falar um pouco a respeito?

17/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
A evidência que sustenta a reencarnacão vem de duas fontes: (1) Jātismaras – pessoas que se recordam de seus nascimentos prévios e (2) o testemunho dos santos e das escrituras.A literatura religiosa hindu está cheia de numerosas referências à reencarnacão. No Bhagavad Gītā, Srī Krishna, uma encarnação divina diz para Arjuna, “Arjuna, Eu e você já nascemos muitas vezes no passado. Você não se lembra desses nascimentos, mas Eu me lembro de todos.” Nesse contexto em particular, Srī Krishna pode ser chamado de jātismara, uma pessoa que recorda-se de seus nascimentos prévios, mas não Arjuna.O hinduísmo acredita que não apenas encarnações divinas como Srī Krishna, mas também santos de mente pura se assim quiserem, podem recordar-se de suas encarnações passadas. Através dos anos, pessoas que não são Encarnações Divinas ou santos, têm demonstrado a rara habilidade de se lembrar de suas vidas passadas.Em resposta à pergunta, “Porque uma pessoa reencarna?” O hinduísmo diz que os desejos não satisfeitos das pessoas que partem, são os principais responsáveis por seus renascimentos, e para entender essa posição, a pessoa deve conhecer o ponto de vista do hinduísmo em relação à morte e ao que está além.Quando uma pessoa morre, o seu denso corpo físico é deixado para trás, e a alma, com o corpo sutil consistindo da mente, do intelecto, da energia vital, dos órgãos motores e dos sentidos, vai para um diferente plano de existência. A alma desencarnada permanece em um desses planos por um determinado período de tempo, sofrendo ou desfrutando, o que é determinado pelo karma passado.A reencarnacão também proporciona uma oportunidade para que a pessoa gradualmente evolua espiritualmente, através das várias valorosas experiências que ela adquire nas diversas encarnações. Finalmente ela atinge o objetivo de seu progresso espiritual através da realização de Deus. Depois de realizar Deus, ela vai além de todos os desejos porque agora nada lhe falta. Transcendendo a corrente de repetidos nascimentos e mortes.

ॐ Thakur Dasa 卐
Tal pessoa é chamada de uma alma liberada.A idéia da transmigração das almas está também presente no hinduísmo. De forma geral, a alma humana evolui de encarnação em encarnação, e é normal que uma alma humana nasça repetidamente apenas em corpos humanos até que atinja a liberação. Podem existir casos raros em que a alma humana nasce por uma ou duas vezes numa forma subumana, para assim resolver karma ruim. Quando esse karma ruim é resolvido, a alma novamente encarna em um corpo humano e passa pelo processo de gradual evolução espiritual.

17/11/06
Le.an.dro
Thakur
poderia falar sobre os principais deuses do Hinduismo e suas caracteristicas? Vishnu, Krishna, Maya, Brahma...pode organizar isso em ordem ascendente(ou o contrario)?qual a origem do OM? qual o significado primario?

17/11/06
João Carlos
Thakur:
Em diversas comunidades de física (em inglês) tenho visto diversos indianos defenderem a tese de que tudo o que é novidade na física (Relatividade Geral, Mecânica quântica, etc) aparece nos Vedas sob forma alegórica ou mesmo explícita.Algum comentário a fazer?

17/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Não posso colocar em ordem ascendente, ou descendente, pois nenhum deus é melhor ou superior a outro.O Hinduísmo possui muitos deuses, não poderia colocar todos aqui. Mas posso colocar os principais.Brahma: Esse é o Deus responsável pela criação do Universo, possui quatro cabeças, e nasceu do umbigo do deus Vishnu. Cada universo é criado por um Brahma diferente. Sua montaria é o Hamsa, ou Cisne.Vishnu: Esse é o Deus responsável pela manutenção do Universo. Sua pele é azul, e ele possui quatro braços. Vishnu frequentemente encarna na Terra com o propósito de estabelecer a Ordem. Suas principais encarnações são Rama e Krishna. Sua montaria é Garuda, a águia celestial.Shiva: Esse é o Deus responsável pela destruição do Universo ao final de um ciclo. Ele é o deus da Yoga, das austeridades, dos mendigos e pobres. Sua pele é azul ou branca, é representado frequentemente com quatro braços. Sua montaria é um Touro chamado Nandi.Saraswati: A deusa da sabedoria, artes, música. É esposa de Brahma, possui quatro braços e usa roupas brancas.Lakshmi: A deusa da prosperidade, abundância e boa sorte. Esposa do Deus Vishnu. Possui quatro braços e é representada sentada sobre uma flor de lótus.Parvati: A deusa da maternidade, energia, da feminilidade, do lar, do casamento. Esposa de Shiva. Ela possui várias manifestações, como Durga e Kali.O OM, é o símbolo mais sagrado do Hinduísmo. É o som primordial, o som do Absoluto, o som que representa o Espírito do Universo. Deste som, todos os outros mantras surgiram. É formado de três sons: "A", "U", e "M". Esses três sons representam os três mundos, os três estados da mente, e os três deuses da trindade (Brahma, Vishnu e Shiva).

17/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
João Carlos
Sim, muita coisa que a ciência descobriu há pouco tempo, já se falava nos tempos antigos. Por exemplo, a velocidade da luz já era conhecida pelos indianos antigos. O fato de que tudo é formado por partículas (átomos) também.Lei da Gravidade, Heliocentrismo, esfericidade da terra, tudo isso já era conhecido, e existem passagens nos textos sagrados que falam sobre isso.Quanto a física quântica e relatividade, a filosofia Advaita Vedanta já trabalha a muito tempo com os mesmos conceitos. Você já assistiu o filme "Quem somos nós"? Lá se fala coisas que é exatamente o que prega a filosofia Advaita do hinduísmo.

18/11/06
Lak
Os ocidentais tendem a dizer que Karma é ruim e Dharma é bom.Mas você usou o termo 'karma ruim', então deve haver 'karma bom', certo?Qual a diferença, afinal, entre karma e dharma?

18/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Lak
Dharma, é a maneira correta de agir, é a Ordem, é a Lei natural das coisas. Por exemplo, o Dharma do fogo é queimar, o dharma do vento é soprar, etc...Karma, nesse contexto, significa resultado de uma ação. Ou seja se uma ação for boa, produzirá bons resultados (bom karma). Uma ação ruim produz mau resultado (mau karma).Quando um homem não age de acordo com seu Dharma, ele produz Karma ruim, quando ele age de acordo com o Dharma, ele produz Karma bom.O Karma ruim traz sofrimentos, o Karma bom traz prazeres. O Dharma é aquilo que define se o karma é bom ou ruim.

18/11/06
Anônimo
oi Thakur
Como se deu sua conversão ao hinduísmo? Você acha que dá pra ser hinduísta no Brasil, no sentido de haver material e pessoas suficientes para ajudá-lo?

18/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Iasmin
Para ser agricultor, temos que plantar.Para ser pintor, temos que pintar.Para ser Hinduísta, temos que seguir o Hinduísmo.As escrituras hindus não falam sobre o tema da conversão, por isso esse tema está aberto para interpretações de acordo com a linha seguida. Pode ser considerado Hindu todo aquele que crê nos ensinamentos dos Vedas e os pratica em sua vida diária. Por isso, é possível sim, ser hindu no Brasil, pois em muitas cidades existem centros ou mesmo templos hindus, que dão orientação aos praticantes. É como dizem: "Mesmo se todas as escrituras hindus sumissem da face da terra, se restasse o Bhagavad Gita, o Hinduísmo estaria a salvo."Portanto, creio eu que é possível ser hindu em qualquer parte do Brasil, aonde tenha pelo menos o Bhagavad Gita, pois nele estão os ensinamentos básicos que podem caracterizar qualquer pessoa como hinduísta.

19/11/06
Marcos
Thakur
Vc poderia falar um pouco sobre os Dalits, os intocáveis? Já ouvi dizer que ele são a casta mais baixa, ou até que estão fora das castas, porque isso?abraço

ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Dalits
No sistema indiano de castas, o Dalit, também chamado de intocável, é a pessoa que não está enquadrada dentro de nenhuma casta ou classe social, são os excluídos da sociedade. Eles são muito oprimidos e desprezados lá na Índia. É um caso de injustiça social que nasce pela ignorância do povo (ou esperteza dos mais abastados).É mais uma parte do sistema social da Índia do que do sistema de crenças da Índia. A Religião hindu não encoraja esse tipo de discriminação com ninguém, ao contrário, condena esse tipo de coisa.

22/11/06
Marcos
Dalits
Thakur, Vc poderia me explicar como surgiu isso, de pessoas nascerem fora das castas? Por exemplo, os poucos budistas, cristãos, e os jainistas e muçulmanos da índia estão fora das castas também, certo? Ou eles são identificados com alguma casta, ou ainda com os Dalits.Pra terminar, qual a razão que vc acha que os Dalits permanecem hindus, e não se convertem? Nunca encontrei uma resposta que me fizesse compreender a questão...apesar de ter ouvido várias jáabs

23/11/06
Valdi®
Quem é Shiva para você?Seu entendimento sobre, como o vê atuando no mundo psicológico atual, estas coisas, por favor?

23/11/06
Anônimo
Thakur
Por que só o bhagavad gita? vocês não tem o mahabharata completo como livro? o bhagavad gita é parte do mahabharata, ou não?o que te levou a seguir o hinduísmo?

23/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Dalits 2
O status de Dalit é historicamente associado com ocupações consideradas ritualmente impuras: ou seja, uma ocupação que envolva matar, manusear cadáveres de animais, e todo o tipo de impurezas. Então foi determinado que essas pessoas deveriam ser segregadas da comunidade, e banidas do contato com as outras castas. Por isso eles são chamados de "descastados". São aqueles que foram rejeitados pelas outras castas e por isso não fazem parte de nenhuma.O Sistema de castas da índia não é seguido somente pelos hinduístas, mas também pelos cristãos, mulçumanos, sikhs, etc.. Por isso mesmo aqueles que pertencem a outras religiões, também possuem uma casta que é determinada pelo seu nascimento. Quanto aos dalits não se converterem, não entendi muito bem sua pergunta. Muitos Dalits hindus se converteram sim para outras religiões. Os que não se converteram talvez seja por ter um grande apreço por suas tradições, ou então por falta de acesso aos missionários.

23/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Valdir - Shiva
Shiva para mim é tudo, é Deus, não há mais do que falar. Ele é o senhor do universo, aquele que protege os fracos e oprimidos, que dá refúgio aos animais, aos pobres, e mesmo os fantasmas e demônios podem contar com Ele. É o Brahman supremo, a realida última, e o Atman que existe em cada um de nós. Ele é o Yogi perfeito.

23/11/06
ॐ Thakur Dasa 卐
Iasmin - Gita e Hinduísmo
Iasmin, você não entendeu. O que eu quis dizer, é que no Bhagavad Gita está contido todo o ensinamento do Hinduísmo, sem faltar nada. É claro que temos o Mahabharata como livro, e o Gita é sim uma parte dele. Se eu fosse falar de tudo, teria que falar dos Vedas, Puranas, etc... Mas se é pra escolher um único livro que contenha todo o ensinamento do Hinduísmo é o Bhagavad Gita. Nem precisa ser o Mahabharata inteiro, só o Bhagavad Gita já bastaria para um hindu.O que me levou a seguir o Hinduismo, é que ele é a única religião que me deu respostas satisfatórias a minhas indagações, respostas que valido no meu dia-a-dia, coisa que eu não encontrei nas outras religiões.

31/12/06
Asmond
Olá, a pergunta, por favor se possível me responda!O quem vem a ser morte, existem anjos e demônios?O que vem ser a vida e a existência?Obrigado e saudações!

21 jan
ॐ Thakur Dasa 卐
1 - O quem vem a ser morte?A morte é o fim inevitável do corpo físico, como ele é material é por consequência perecível. Após a morte, existimos na forma de um corpo mental ou astral, que deverá reencarnar em um novo corpo material.2 - Existem anjos e demônios?Sim, o hinduísmo fala de seres desse tipo. Os anjos no hinduísmo são chamados de "devas" e os demônios de "asuras" estes seres habitam outros planos ou "dimensões" paralelas à nossa, mas sofremos sua influência assim como podemos influenciá-los.3 - O que vem ser a vida e a existência?Depende, alguns chamam de vida o período que você passa em seu corpo físico, ou seja, após a morte não é vida, mas uma existência pós morte, mas alguns chamam a existência pós morte de vida também, é uma questão de palavras. No segundo caso, existência e vida são a mesma coisa.Existência é, segundo o hinduísmo uma parte ou atributo infinito da natureza do ser, ou seja, o ser possui existência infinita, nunca some no nada nem aparece do nada, a existência é contínua e infinita pois é inseparável do ser que é infinito por natureza.

5 abr
Revir
Fiquei confuso com a questão dos Devas e Asuras... como surgiria um deva (ou asura)? Seria como uma outra forma de vida semelhante a forma de vida humana? Os humanos poderiam se tornar Deva ou Asura?E como se deve a influência dos humanos por eles e deles pelos humanos?Um asura pode vir a se tornar um deva e vice-versa? Vishnu teria compaixão pelos asuras? E como se dá a questão da morte desses seres, o que ocorreria a eles se fossem mortos (se for possível morrerem).

5 abr
Erik
Muito boa entrevista! \o/!!!
Thakur Dasa:Não conheço praticamente nada sobre hinduismo...Mas sempre ouvi falar da importância do sexo na religião hindu (me corrija se estiver errado!), caso proceda esta inormação, poderia nos falar um pouco sobre isto?E como funciona a relação entre sexo tântrico e a religiosidade? Abraço! :):):):)

5 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Revir
Fiquei confuso com a questão dos Devas e Asuras... como surgiria um deva (ou asura)? Seria como uma outra forma de vida semelhante a forma de vida humana? Os humanos poderiam se tornar Deva ou Asura? E como se deve a influência dos humanos por eles e deles pelos humanos?Quando um ser humano morre, ele pode se tornar um deva ou um asura dependendo do karma produzido na Terra. Os devas são seres mortais como nós, só que eles possuem maior longevidade, e seus sentidos são mais aguçados, permitindo um maior desfrute dos prazeres que existem nos seus mundos. Quando um Deva morre, logo uma outra alma reencarna como deva para preencher seu posto. E o Deva que morreu, volta à Terra na forma de um humano, e então viverá uma nova vida (O mesmo acontece com os Asuras).Vários Devas estão ligados a princípios da natureza: Agni, por exemplo comanda o fogo, é através do fogo que ele age no nosso plano. E nós humanos podemos estabelecer contato, mesmo que sutil, com esses Devas através de rituais como descritos nos Vedas. Através desses rituais podemos agradar os Devas.Um asura pode vir a se tornar um deva e vice-versa?Sim, através da corrente de reencarnações. Para um asura se tornar deva, primeiro ele precisa se tornar humano e então produzir bastante "karma bom" e então se tornará um Deva após a morte.Vishnu teria compaixão pelos asuras?Sim, entre os Asuras, assim como entre os Devas existem muitos de boa índole e moral, assim como aqueles que são imorais e de má índole. Deus não faz distinção de raça, cor, ou o que seja. Sua compaixão e sua graça é equânime para todos os seres, sejam eles Devas, Asuras ou Manushya (Humanos).

5 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
E como se dá a questão da morte desses seres, o que ocorreria a eles se fossem mortos (se for possível morrerem).Sim, eles morrem. Eles morrem após o seu karma esgotar. Funciona como um parque de diversões. Você dá uma certa quantiade dinheiro, e se divertirá até o seu dinheiro acabar. Cada quantia de dinheiro equivale a um determinado tempo de diversão. Nocaso dos Devas, o dinheiro é o "bom karma" que foi produzido na terra. No caso dos Asuras, o dinheiro é o "mau karma" que foi produzido na terra.

5 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Erik
A Índia é a terra do Kamasutra... O Sexo nunca foi visto como algo pecaminoso ou como um tabu como acontece nas religiões ocidentais. Na mitologia Hindu os próprios deuses fazem sexo! Já para o cristianismo, dizer que Cristo teve um affair com Maria Madalena é quase uma blasfêmia!O Tantra é uma linha Hindu que considera, entre outras coisas, o Sexo como instrumento de iluminação do homem, desde que praticado corretamente. As práticas são descritas nas escrituras do Tantra, que segundo a mitologia, foram reveladas por Shiva aos homens como meio de iluminação para esta era.Abraços!

5 abr
Erik
Legau!
Do pouco que conheço sempre achei o hinduismo algo muito interessante, principalmemte por ter um conceito mais humano e natural dos dogmas e tabus.Mas mudando de assunto um pouco, li sobre o lance da alimentação no começo da entrevista, e como chef de cozinha, não poderia deixar de perguntar algumas oicas à respeito:Sobre a dieta védica, eu estaria certo em afimar que o uso de condimentos de sabores mais fortes está relacionado com as questões energéticas?Durante algum tempo, almocei em um restaurente védico, e achei extremamente interssante os reflexos físicos quase imediatos, em termos de disposição de ânimo, etc... E era sempre diferente dependendo da composição do prato... Vc saberia dizer como isto funciona ?Valeu!Abraço! :)

5 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Erik
Sim, isto está ligado ao Ayurveda, a ciência védica da medicina.Segundo a Ayurveda, os alimentos estão divididos em três categorias e suas combinações.São elas: Vata, Pitta e Kapha.Vata é a categoria formada pelos elementos Ar e Espaço. No corpo, ela é responsável pelo fluxo de pensamentos, pela respiração, pelos movimentos em geral. Exemplos de alimentos Vata: pêras, melancias, e um exemplo de condimento Vata é a raiz-forte.Pitta governa o calor, o metabolismo, a digestão e todos os tipos de transformações que ocorrem no corpo e na mente. Ele é formado pelos elementos Fogo e Água. Exemplos de alimentos Pitta: Tomate, milho, limão, e a maioria dos temperos e condimentos pertence à classe Pitta, como por exemplo o orégano, a pimenta, a mostarda, e a páprica.Kapha governa toda a estrutura e a lubrificação do corpo, o crescimento e o peso do corpo, a lubrificação das articulações e a formação dos tecidos. Essa categoria é formada pelos elementos Terra e Água. Exemplos de alimentos Kapha: abacate, côco, leite de vaca. Existem pouquíssimos condimentos e temperos Kapha.Então, cada alimento produz um efeito relacionado à categoria que pertence.Abraços.

5 abr
Kelly
Olá!Respeito muito as religiões orientais...Peço desculpas se alguma questão minha te ofende de alguma forma, se acontecer, acredite que realmente não foi intencional...Sei que cada religião têm os seus tabus, e às vezes, quebramos os tabus sem perceber.Então, se isso acontecer, já peço desculpas de modo antecipado..#####(1)Ouvi falar várias vezes sobre aquele deus elefante (desculpe pela minha ignorância, não lembro o nome)... esse deus é um dos mais amados deuses do hinduísmo.Como é o culto a ele?Ele representa alguma coisa em especial? (por exemplo, é o deus do amor, da paz, etc?)Ele "fala"?Existe uma história associada a esse deus, um "mito" (no bom sentido) associado a ele? Ou é apenas um símbolo "etéreo", não personificado na vida terrena?##########(2)O Mahatma Ghandi tem alguma significação para a religião hindu, é um tipo de "santo" ou algo assim?Existe o equivalente a "milagres" e ao "sobrenatural" no hinduísmo?##########(3)O Kama Sutra é algo religioso, é algo ligado à religião hindu?Ou não tem nada a ver, é apenas uma manifestação cultural do povo, totalmente à parte da religião?##########(4)Já ouvi falar (não sei se estou certa) de que os "hare krishnas" têm origem hindu... é verdade?Existem hare krishnas na India?######Por enquanto é só!Abraços!

5 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Kelly
1 - Esse Deus elefante se chama Ganesha. Ele é cultuado tradicionalmente no início de qualquer ritual ou cerimônia, mesmo pelos devotos de outras divindades. Acredita-se que "Em qualquer lugar em que esteja Ganesha, lá existe Sucesso e Prosperidade" e "Aonde quer que exista Sucesso e Prosperidade, lá está Ganesha". Ele é o Senhor dos Obstáculos, sejam eles de ordem material ou espiritual. Ele pode colocar obstáculos no caminho daqueles que precisam ser testados, e pode removê-los facilmente também. Clamando por ele, ele virá ajudar e garantir sucesso em qualquer empreitada. Ele é também considerado o Deus do intelecto e da sabedoria. Como o "Patrono das Letras" ele é geralmente invocado no início de qualquer escritura.Na Índia, o maior festival religioso para Ganesha dura dez dias e se chama Ganesha Chaturthi. A culminância do festival ocorre quando as imagens de Ganesha são submergidas na água.E sim, ele fala, como qualquer outro Deus. Mas somente para os devotos mais próximos.Existem vários mitos sobre Ganesha. Por exemplo, acredita-se que foi o próprio Ganesha quem escreveu o Épico Mahabharata que foi ditado a ele pelo sábio Vyasa.2 - Não necessariamente. Gandhi pode ser considerado por alguns como santo e por outros não, não há esse tipo de regra dentro do Hinduísmo. No Hinduísmo cada um é livre para construir suas próprias convicções, principalmente quanto se trata desse assunto. Gandhi está mais para líder político do que para figura religiosa.Sim, existe o sobrenatural e os "Milagres" dentro do Hinduísmo. No hinduísmo chamamos os poderes sobrenaturais de Siddhis e eles podem ser adquiridos através do Yoga. Mas a busca por esses poderes sobrenaturais é desencorajada pelas escrituras hindus, pois eles atrapalham o caminho da iluminação, tornando o portador dos poderes mais egoísta e orgulhoso.

5 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
3 - Não. O Kamasutra não é essencialmente ligado à religião, ele é uma manifestação cultural que reflete os costumes da sociedade da época, e que tem o propósito de guiar os homens na sua busca pelo prazer dos sentidos, enquanto que as escrituras religiosas possuem o propósito de fazer o homem parar de correr atrás dos prazeres dos sentidos.4 - Sim, os Hare Krishna são uma seita hindu (mas eles mesmo não admitem isso), pertencem à linha Vaishnava do Hinduísmo. Eles podem ser chamados de Hindus sim, só não sei se eles querem ser chamados de hindus.E sim, existem Hare-Krishnas na Índia, assim como existem os cristãos, muçulmanos, budistas, etc...Abraços.

7 abr
Kelly
1- "A civilização de uma sociedade, percebe-se pela maneira como ela trata os animais". (Gandhi)Acho um princípio lindo, dos mais elevados.Queria saber se o tratamento que os indianos dão aos animais é proveniente da religião, ou dos costumes "seculares" da sociedade.Dizem que "a vaca é sagrada"... Isso é figura de linguagem, ou não? A vaca é religiosamente sagrada, ou a ela é dispensado o mesmo tratamento que nós dispensamos aos nossos cachorros, por exemplo? (que não são comidos, que são amados pela maioria da população, mas que não são "sagrados", no sentido religioso do termo)2- Na mesma linha, o princípio da não-agressão, da resistência pacífica à tirania, da desobediência civil e da renúncia às armas que o Gandhi fez, isso foi feito com bases religiosas, ou apenas políticas?

7 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Kelly
Queria saber se o tratamento que os indianos dão aos animais é proveniente da religião, ou dos costumes "seculares" da sociedade.A segunda está diretamente ligada à primeira.Dizem que "a vaca é sagrada"... Isso é figura de linguagem, ou não? A vaca é religiosamente sagrada, ou a ela é dispensado o mesmo tratamento que nós dispensamos aos nossos cachorros, por exemplo? (que não são comidos, que são amados pela maioria da população, mas que não são "sagrados", no sentido religioso do termo)Os indianos consideram a vaca sagrada, pois desde o tempo dos vedas, a palavra védica para vaca e LUZ era a mesma e isso levou a algumas má-interpretações. Socialmente, a vaca era o maior meio de alimentação para os antigos indianos e por isso era dado a ela um valor especial. A vaca come as inúteis folhas de grama, mas dá leite, e deste deriva-se o iogurte, a manteiga, o queijo. Não há um animal mais "produtivo" do que a vaca. Por isso ela é o símbolo da abundância e prosperidade.Religiosamente, todo tipo de vida é sagrado, seja uma vaca ou um beija-flor. A vaca se tornou a preferida entre os animais pelos hindus pelos motivos já citados, entre outros mais.Na mesma linha, o princípio da não-agressão, da resistência pacífica à tirania, da desobediência civil e da renúncia às armas que o Gandhi fez, isso foi feito com bases religiosas, ou apenas políticas?Sim, com bases religiosas. É um dos principais fundamentos do hinduísmo: o Ahimsa, a não-violência.Vou citar um trecho de uma Escritura sobre o Ahimsa:"Esta é a síntese da moral: não fazer aos outros aquilo que você não queira que façam a ti." (Mahabharata 5, 15, 17)[Qualquer semelhança com os ensinamentos de um certo Nazareno talvez não seja mera coincidência]

7 abr
Jorge
[Qualquer semelhança com os ensinamentos de um certo Nazareno talvez não seja mera coincidência]Não entendi.Os Hinduístas tem alguma visão sobre Cristo?Senão me engano o Gandhi tinha affair pelo o cristianismo?

8 abr
♪♪Tony♪♪
Vc poderia nos falar mais a respeito da astrologia védica?

9 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Jorge
Não entendi.Os Hinduístas tem alguma visão sobre Cristo?Sim. Alguns Hindus consideram Cristo, um Avatar, ou seja, uma encarnação de Deus na Terra. Alguns até mesmo dizem que Cristo não foi crucificado, e que ele morreu na Índia. Há um lugar na Índia que dizem ser aonde o corpo de Cristo foi sepuitado.Outros Hindus crêem que Cristo simplesmente era um sábio que entrou em contato com as grandes verdades espirituais e as ensinou aos seus discípulos.Senão me engano o Gandhi tinha affair pelo o cristianismo?Gandhi gostava de várias religiões. Ele acreditava que a base de todas as religiões era a verdade e o amor (baseados na compaixão e não-violência).Uma vez perguntaram a ele se era um Hindu. Gandhi respondeu que sim, e que também era cristão, judeu, muçulmano e budista.

9 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Tony
A astrologia védica ou Jyotish baseia-se na noção védica de bandhu, isto é a relação entre o microcosmo e o macrocosmo. Por exemplo, Surya (O Sol) é o representante astrológico do Atman (a alma do homem); enquanto que Chandra a lua, é o representante no homem de Chitta(a sua mente e emoções) e assim sucessivamente cada planeta ou órgão celeste possui um correlato dentro do homem.A astrologia védica possui alguns elementos que não são encontrados em nenhuma outra escola de astrologia. Alguns dos importantes blocos formadores da astrologia védica são:Graha - Os planetasRashi - As constelações zodiacaisBhava - As casas astrológicasNakshatra - Asterismos lunaresVeshaish Lagna - Ascendentes especiaisVarga - Os mapas divisionaisDrishti - Os aspectos elementaresArgala - As intervenções planetáriasArudha - A imagem montadaYoga - As conjunções planetaresShadbala - As seis forçasNa Índia, essa astrologia ainda é amplamente utilizada para ajudar nas decisões importantes da vida. Na cultura Hindu, os recém nascidos recebem seus nomes baseados em seu mapa natal astrológico. A astrologia é usada também para definir as datas dos festivais religiosos.

9 abr
Marcos
Thakur
Muito feliz que seja tão boa esta entrevista.Deixe-me perguntar algo. Qdo li sobre o Ramayana, há uma passagem em que um demônio (asura) se arrepende, abandona Ravana e pede proteção e serviço a Rama. Você aqui relatou que podem haver asuras de boa ou má índole, assim como Devas. Poderia explicar mais esta questão, se possível passando fontes para pesquisa? Como alguém de má índole pode produzir mais bom Karma que mau Karma, e vice versa?obrigado

9 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
Obrigado pelo elogio.O Asura que citaste, se chama Vibhishana e era irmão de Ravana. Vibhishana possuía um coração puro, desde sua infância ele passava o tempo meditando no Nome do Senhor. Uma certa vez, quando Visbhishana estava praticando sua meditação, Brahma apareceu a sua frente e lhe ofereceu qualquer desejo que pedisse. Vibhishana por sua vez, disse que a única coisa que queria era poder ter sua mente sempre fixa aos Pés de Lótus do Senhor.Como Vibhishana possuía mente e coração puros, assim ele pôde alcançar Rama e se juntar a Ele.Vibhishana era uma pessoa extraordinária entre os Rakshasas. Mesmo sendo de um clã demoníaco, ele é usado como um símbolo de devoção a Sri Rama, demonstrando assim o fato de que Deus não faz distinção entre os seus seguidores. No exemplo de Vibhsishana vemos a constatação de alguns versos do capítulo IX do Bhagavad Gita:29. — Eu sou equânime para todos os seres; não tenho preferências, nem desprezo a ninguém; mas, os que Me adoram, estão em Mim e Eu neles.30. — Se uma pessoa de má índole engaja-se em devoção a Mim, deve ser considerada como uma pessoa boa, porque tomou uma boa determinação.31. — Logo sua mente se torna espiritual e alcança a Paz. Ó filho de Kunti! Proclama ante o mundo que Meus devotos jamais perecem.

9 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
No verso 29, Deus diz que não despreza a ninguém (isso inclui os de mau caráter). Mas no mesmo verso declara que aqueles que são seus devotos, são especiais, pois o próprio Deus reside em seus corações, mas isso não faz com que ele despreze os não-devotos.No verso 30, Diz que a pessoa má deve ser considerada boa porque tomou uma boa determinação, fez uma boa escolha. E essa escolha o salvará da maldade. Após Krishna ser instalado no coração do devoto, Ele logo expulsa toda maldade que havia por lá, pois os dois não se dão muito bem...No verso 31, vemos que depois que uma pessoa má se torna devoto de Krishna, sua mente se torna espiritual, ou seja, abandona todo seu passado de maldade e seu karma é perdoado.O Amor por deus (Bhakti) é o mais poderoso transformador. Por meio dele os demônios podem ser melhores que os anjos, e por meio do esquecimento do Senhor, os Anjos podem ser piores que os demônios.Bhakti possui o poder de transformar o caráter. A devoção a Deus possui o poder de realizar qualquer desejo. O próprio Deus aparece ao devoto e garante qualquer um de seus desejos, como aconteceu com Brahma e Vibhishana, tal é o poder de Bhakti!Outro famoso caso de "Asura-do-bem" é o caso de Prahlada, filho do malvado demônio Hiranyakashipu. Prahlada desenvolveu, mesmo sendo perseguido pelo pai, uma grande devoção ao Senhor Vishnu. Por meio desta devoção, Prahlada foi salvo da morte várias vezes pelo próprio Vishnu, quando Hiranyakashipu tentava matá-lo. Por fim, Narasimha matou o demônio Hiranyakashipu.Essa história é contada no Srimad Bhagavatam ou Bhagavata Purana.

12 abr
Revir
Caro amigo, gostaria que você me diga o que vem a ser o "vinho soma" que o Bhagavad Gita menciona no capítulo 9 verso 20:"Os que vivem segundo os ritos dos três Vedas e beberam o vinho sacro de Soma e foram livres do pecado, esses são por mim conduzidos ao céu de Indra, onde gozam o alimento dos deuses no reino deles."Outra pergunta: Como o Bhagavad Gita descreve, Krishna seria o "ocenao de todos os rios", de uma forma que ele seria tudo o que existe e o que não existe, vísivel ou invisível, de acordo com isso, o que seriam as misérias que existe no mundo? Também seriam partes de Krishna, não é? O livro também comenta sobre uma metáfora da poeira que cobre nosso espelho de luz interior, mas de onde viria essa poeira? Qual o motivo de sermos tão suscetível aos nossos sentidos? A existência na forma de Deva ou Asura seria uma forma de vida superior a nossa condição humana, haveria mais formas de vida superiores ou inferiores?Por qual motivo surgem novas almas? Eu tenho entendido que no final das contas, todos somos apenas um, cada ser humano na verdade acaba por ser todos mas mesmo assim não perde a sua individualidade, de modo que na realidade não haveriam "novas almas aparecendo" e sim uma existência única... achei esse tema bem complicado e confuso você teria algo a me dizer?De que forma eu poderia achar um guia, um guru que poderia me guiar nesse estudo da espiritualidade?Mais uma coisa, você poderia transcrever alguns mantras para trazerem paz e concentração?Se você achar que algumas respostas ainda devem esperar, não vejo nenhum problema.Abraços.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Revir
Os antigos hindus, possuíam uma popular planta chamada Soma. Que planta era essa realmente, não se sabe, ela desapareceu completamente. Mas através das escrituras nós podemos perceber que se tratava de uma planta que quando pressionada, produzia uma espécie de suco leitoso, e que era fermentado; e que esse suco fermentado da planta Soma possuía propriedades intoxicantes. Essa bebida era oferecida a Indra e aos outros deuses, e os próprios homens também bebiam-na. Algumas vezes eles bebiam demais, e os deuses também. Indra em várias ocasiões ficava bêbado. Existem passagens que falam que em certa ocasião Indra bebeu tanto desse suco que começou a falar palavras irrelevantes. Soma era a comida preferida dos deuses e era oferecida a eles em oblação.Soma é também um símbolo que representa a intoxicação espiritual no homem, o estado de felicidade e inebriação atingida após a comunhão divina. Diz-se que o homem que atinge Deus as vezes se comporta como um bêbado, pois está intoxicado pelo êxtase divino.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Revir
Outra pergunta: Como o Bhagavad Gita descreve, Krishna seria o "ocenao de todos os rios", de uma forma que ele seria tudo o que existe e o que não existe, vísivel ou invisível, de acordo com isso, o que seriam as misérias que existe no mundo? Também seriam partes de Krishna, não é?Isso me lembra uma passagem dos Upanishads: "Tudo o que existe no universo deve ser coberto pelo Senhor".O significado disto e da passagem do Bhagavad Gita, é que devemos perceber que Deus está em tudo. Devemos ver Deus em tudo, mas não através de um falso otimismo, fechando os nossos olhos para todo tipo de mal, mas sim vendo Deus em realmente tudo. Então, Deus está presente em tudo. Na vida e na morte, na alegria e na miséria, o Senhor está igualmente presente. O Mundo está coberto por Deus, cheio da Divindade! Abra os seus olhos e veja-O. Isso é o que o Gita ensina: abandone o mundo que você presumiu, porque sua conjectura estava baseada numa experiência parcial da realidade, e sob sua própria fraqueza. Abandone isto; o mundo da forma que você vem imaginando há tanto tempo, o mundo ao qual estamos abraçados há tanto tempo, esse era um mundo falso, de nossa própria criação. Abandone isto; abra seus olhos e veja que isto nunca existiu; isso foi apenas um sonho, uma ilusão, Maya. O que sempre existiu foi o próprio Deus! É Ele que está no filho, é Ele que está na esposa, e no marido; é Ele que está no bom e no mau; Ele está no pecado e no pecador, Ele está na vida e na morte.É realmente uma tremenda afirmação! E é isto que o Gita quer ensinar, pregar e demonstrar. E isso é apenas o tema de abertura.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
continuando...
Dessa forma nós escapamos dos perigos da vida e seus males. Não tenha desejos. O que nos faz miseráveis? A causa de todas as misérias que sofremos é o desejo. Você deseja algo, e se esse desejo não é obtido, o resultado é a frustração e a miséria. Se não há desejo, não há sofrimento. As paredes não possuem desejos, e por isso nunca sofrem. Isso é verdade, só que elas também não evoluem. Essa cadeira não possui desejos, nunca sofre, mas sempre será apenas uma cadeira. Existe uma glória na felicidade, mas o sofrimento também possui os seus méritos. E eu ouso a dizer até que haja mesmo uma utilidade para o MAL. A grande lição da miséria todos nós sabemos, ela é a mola que nos impulsiona ao desenvolvimento e à evolução. Todos nós já erramos muito na vida, e se pudéssemos, voltaríamos no tempo para consertar esses erros, mas mesmo assim, esses erros nos ajudaram bastante e é somente por causa deles que somos a pessoa que somos hoje. O que eu sou agora, é o resultado de tudo aquilo que tenho feito, e tudo que eu tenho pensado. Cada ação e cada pensamento possuem os seus efeitos, e esses efeitos são o sumo total do meu progresso. Isso não é nada mais do que a lei do Karma. E é Deus quem cuida de manter a lei do Karma de pé, para nossa própria evolução espiritual.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
continuando...
O livro também comenta sobre uma metáfora da poeira que cobre nosso espelho de luz interior, mas de onde viria essa poeira? Qual o motivo de sermos tão suscetível aos nossos sentidos?A poeira se chama Avidya ou ignorância. Pensamos que somos o corpo, pensamos que somos a mente; nós nos identificamos com estes dois e a partir daí, ficamos sucetíveis aos nossos sentidos. Quando essa poeira é retirada, percebemos que não somos nem o corpo nem a mente, mas sim o Espírito supremo, e então alcançamos a felicidade suprema. Estamos presos ao mundo, ninguém liga pra deus da mesma forma que liga para o dinheiro, por exemplo. Muita gente é capaz de roubar, matar (e até se matar), e fazer qualquer coisa para obter dinheiro. Mas se recusam a simplesmente seguir um plano de vida espiritual para obter Deus. Isso é ignorância daquilo que realmente importa. Esta é a poeira que nos impede de sermos felizes: Não reconhecemos a nossa real natureza e a real natureza do mundo, e então vamos correr atrás das aparências nos enganando e entrando em um ciclo vicioso que leva à miséria.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
continuando...
A existência na forma de Deva ou Asura seria uma forma de vida superior a nossa condição humana, haveria mais formas de vida superiores ou inferiores?Depende de que quesitos você irá utilizar para definir se uma vida é superior ou inferior. Os Devas possuem mais prazeres físicos, sua vida é bela, cheia de riquezas, posses, poder, comida, dinheiro, mulheres... Já com os Asuras é o oposto. Pelas escrituras o Homem é o ser mais superior do universo, pois vive num mundo que possui a quantidade exata de prazeres e de misérias para moldar uma alma digna de obter a liberação espiritual. Nos mundos dos devas não se pode obter a liberação, pois é um mundo muito ligado aos prazeres dos sentidos. No mundo dos Asuras também não, pois há muito sofrimento e maldade, e sua tendência natural é a maldade e a ignorância. Já para o homem, ele vive no meio termo, que é o ambiente perfeito para aquele que deseja a libertação.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
continuando...
Por qual motivo surgem novas almas? Eu tenho entendido que no final das contas, todos somos apenas um, cada ser humano na verdade acaba por ser todos mas mesmo assim não perde a sua individualidade, de modo que na realidade não haveriam "novas almas aparecendo" e sim uma existência única... achei esse tema bem complicado e confuso você teria algo a me dizer?Para responder essa pergunta usarei um texto adaptado de Swami Vivekananda, um dos maiores Hindus de todos os tempos:

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O corpo não é a Pessoa verdadeira, nem a mente, pois a mente é como a lua que possui várias fases e humores. Quem o homem é verdadeiramente, é o Espírito que está além da mente e do corpo, e que é imortal. O corpo e a mente sofrem mudanças contínuas, e são, de fato, somente nomes de uma série de fenômenos que foram postos em constante mutação, como rios cujas águas estão em um constante estado de fluxo, e mesmo assim apresentam a aparência de correntes "integrais". Cada partícula neste corpo está continuamente mudando; ninguém possui o mesmo corpo por muitos minutos, e mesmo assim nós pensamos sobre ele como sendo o mesmo corpo. Assim é com a mente; em um momento está feliz, em outro está infeliz; em um momento forte, em outro momento frágil; um redemoínho de mudanças. Isso não pode ocorrer com o Espírito, que é infinito. Mudança só pode ocorrer naquilo que é limitado. Dizer que o infinito muda de qualquer maneira é um absurdo; isso não pode ser. Você pode se movimentar e eu também posso, como corpos limitados; cada partícula deste universo está em um estado de fluxo constante, mas se tomarmos o universo como uma unidade, como um todo, ele não pode se mover, ele não pode mudar. Movimento é sempre algo relativo. Eu me movimento em relação a alguma coisa. Cada partícula deste universo pode mudar somente em relação à outra partícula; mas tome o universo inteiro como um, e em relação a quê ele se moveria? Não há nada além dele. Então essa unidade infinita é imutável, imóvel, absoluta, e ela é o verdadeiro Ser do Homem. Nossa realidade, consequentemente, consiste no Universal e não no limitado. Essas são as velhas ilusões, não importa quão confortáveis elas sejam, pensar que nós somos pequenos seres limitados, constantemente mudando. As pessoas se assustam se for dito a elas que elas são o Ser Universal, Onipresente. Através de todos você trabalha, através de cada pé você se move, através de cada lábio é você quem fala, através de cada coração é você quem sente.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Perceber tudo isto que eu falei é o que chamamos de "obter a libertação".As pessoas se assustam perante a isto. Elas irão perguntar várias vezes se elas irão ou não perder suas individualidades após obter a libertação. O que é a individualidade? Eu gostaría de vê-la. Um bebê não possui bigode; quando ele cresce e se torna um homem, talvez ele tenha um bigode e uma barba. Sua individualidade então seria perdida se ela estivesse no corpo. Se eu perder um olho, ou uma de minhas mãos, minha individualidade seria perdida se ela estivesse no corpo. Então, um bêbado não poderia parar de beber, com medo de perder sua individualidade, que é ser um bêbado. Um ladrão não poderia então se tornar um bom homem por medo de perder a individualidade. Não existe nenhuma individualidade, a não ser a Infinita. Esta é a única condição em que você não sofrerá mudança. Tudo mais está em um constante estado de fluxo. A individualidade também não está na memória. Suponha, que por causa de um golpe na cabeça eu esqueça tudo sobre o meu passado; então, eu perdí toda a minha individualidade; eu deixei de existir. Se eu não me lembro do que fiz na minha infância, ou quando tinha apenas dois meses de vida, e se a memória for o mesmo que individualidade, então naquela parte da minha vida que eu não me recordo, eu não existia, eu nunca vivi.Esta é uma idéia bastante estreita de individualidade.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Nós ainda nem sequer somos indivíduos! Nós estamos buscando a individualidade, e que é o Infinito, que é a real natureza do homem. Só é realmente vivo aquele cuja vida está em todo o universo, e quanto mais nós concentramos nossa vida em pequenas coisas, mais próximos nós chegamos da morte. Nós só realmente vivemos aqueles momentos quando nossas vidas estão no universo, nos outros; e viver esta pequena vida é morte, simplesmente morte, e é por isso que o medo da morte aparece. O medo da morte só pode ser conquistado quando o homem percebe em seu interior que enquanto existir vida no universo ele estará existindo. Quando ele puder afirmar de coração "Eu estou em tudo, em todos, eu estou em todas as vidas, eu sou o universo," então somente assim o medo será vencido. Falar de imortalidade das coisas que estão sempre mudando é um absurdo. Dizia um antigo filósofo sânscrito: Somente o Espírito é o indivíduo, porque é infinito. Nenhum infinito pode ser dividido; o infinito não pode ser quebrado em partes. É sempre a mesma unidade indivisa eternamente, e este é o real indivíduo do homem, o Verdadeiro Homem. O homem aparente é uma mera tentativa de expressar, de manifestar esta individualidade que está além dele.

12 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Terminando com as perguntas...
De que forma eu poderia achar um guia, um guru que poderia me guiar nesse estudo da espiritualidade?Eu sugiro que procure um templo na sua cidade (qual é a sua cidade? se puder posso lhe dizer se conheço um) e lá encontrará um guru.Mais uma coisa, você poderia transcrever alguns mantras para trazerem paz e concentração?Somente um guru pode dar um mantra específico para você, e este mantra é que terá realmente poder. Mas se quiser, pode repetir o nome de Deus, qualquer um que quiser, seja Krishna, Shiva, Jesus, Buddha, Alá... etc...

13 abr
Marcos
Thakur
Muito obrigado pelas respostas, sempre tão completas.Você poderia falar um pouco mais sobre o Bhagavatham? Sobre o que ele versa e qual a sua diferença para o Ramayana, Mahabharata e Bhagavhad Gita?Sai Ram

ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
O Srimad Bhagavatam, ou Bhagavata Purana, é um livro que trata primariamente de Bhakti Yoga, ou seja a devoção a Deus, que no caso é representado em Krishna ou Vishnu. Nesse livro, Krishna é considerado a "Suprema Personalidade de Deus", o Deus dos Deuses, o Deus Supremo.O Bhagavatam é a narração de uma conversa entre o rei Parikshit e Sukadeva Goswami. Parikshit estava amaldiçoado, e morreria dentro de sete dias, então ele decidiu abandonar seus deveres de rei e procurar o sentido da vida. Shukadeva então, ensina a ele que o sentido da vida é compreender a verdade absoluta suprema, definida como a Suprema Personalidade de Deus (Krishna).O livro é bastante extenso e trata desde temas como a criação do universo, as vida e os passatemos de Krishna e os meios para a salvação.A diferença entre este livro e o Ramayana, por exemplo, é que no Ramayana, Rama é uma encarnação de Vishnu. Já no Bhagavatam, Rama é uma encarnação parcial de Krishna(O Deus supremo) na terra. E o próprio Vishnu, segundo o Bhagavatam é uma manifestação de Krishna, que é o absoluto.

15 abr
Marcos
Thakur
Muito obrigado pelas respostas.No Bagavatam, qual então a diferença entre Brahman e Krishna?
16 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
No Bhagavatam, Brahman é a "refulgência impessoal que emana de Krishna". Ou seja, é como se Krishna emanasse uma luz espiritual, uma entidade, que seria Brahman. È como se Krishna fosse o Sol e Brahman a sua luz.

16 abr
Anônimo
Thakur Dasa
Considero ser interessantíssima a cultura Hindu, por sua riqueza de detalhes filosóficos e simbologias místicas; e por suas similaridades com o Budismo; centrando-me em suas similaridades, sempre me pego a indagar por um dos seus símbolos místicos, o qual eu pessoalmente, considero ser o mais interessante de todos.: a serpente.Dentro do Nonuse, um ancestral místico do Ninjutsu Japonês, aprendemos uma técnica de luta baseada nos movimentos da raposa japonesa e da serpente indiana. Reza a lenda que parte desta técnica [naga] originou-se realmente na índia, de uma técnica de luta que se utiliza da energia destrutiva da Kundalini.Finalmente chegando ao objeto do meu questionamento, quais seriam as características místico-religiosas da Kundalini na cultura Hindu? O que você poderia acrescentar sobre a simbologia mística da cobra nesta religião?Existem os que se dizem filhos de Ganesha, certa vez uma velha curandeira, disse-me que eu era um filho “de Naga/dos Nagi”. Sei que existem os que são ”em parte, cobra” na mitologia Hindu, o que você poderia me esclarecer a respeito deste tema?Meikkai-nyo no Yo no YoukoMitsumeru no Naga no Soko

16 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Finalmente chegando ao objeto do meu questionamento, quais seriam as características místico-religiosas da Kundalini na cultura Hindu? O que você poderia acrescentar sobre a simbologia mística da cobra nesta religião?Kundalini é a energia, visualizada em forma de serpente pelos místicos, que todos nós possuímos no nosso primeiro chakra, o muladhara, que se localiza na base da coluna e possui forma triangular. Quando essa Kundalini acorda, ela tenta forçar uma passagem por um canal que possuímos no corpo, e então ela sobre, camada por camada. E a cada camada que ela sobe, um novo poder é dado à mente do místico. Quando essa energia chega ao cérebro, o espírito do homem, se liberta do corpo e da mente, obtendo assim a iluminação. certa vez uma velha curandeira, disse-me que eu era um filho “de Naga/dos Nagi”. Sei que existem os que são ”em parte, cobra” na mitologia Hindu, o que você poderia me esclarecer a respeito deste tema?O povo indiano, desde os tempos mais remotos, vêm adorando a Serpente, de uma forma ou de outra. A serpente é denominada Naga em Sânscrito. Elas são as inimigas de Garuda, o homem-pássaro.Existem vários contos em que as Nagas desempenham papel importante; algumas vezes elas fazem papel de seres malignos, outras vezes elas são benignas.Por exemplo, Vasuki, o rei das serpentes ajudou os deuses a obter o elixir da imortalidade.Na Índia, os nagas são considerados espíritos da natureza e protetores dos rios, lagos, e nascentes. Eles trazem a chuva, e por consequencia, a fertilidade, mas também podem trazer disastres tais como enchentes. De acordo com algumas tradições, os Nagas só são maléficos aos humanos quando são maltratados.

17 abr
Revir
Como o hinduísmo encara o suicídio?Como é visto a situação de uma criança que nasce com algum problema mental?Qual a posição do hinduísmo em relação ao aborto? (em cada caso, se houver diferença, como em caso de estupro, risco de vida pra gestante, etc)O que é magia e como se desenvolve?Abraços.

17 abr
Revir
Ainda não entendi uma coisa: Krishna seria o criador do ser humano? Ou é o criador da alma, que vem ao mundo se desenvolver? Como fica o livre-arbítrio nessa questão?Ainda não entendo o motivo de termos que sofrer tanto. Por que sofremos?Outra coisa, que foto é essa que você usa no orkut? Vishnu e Lackshmi?Existe alguma visão sobre o "fim do mundo" no hinduísmo? Eu li sobre as vindas de Vishnu a Terra através de seus avatares, e que haveriam 10 avatares sendo que 9 já teriam se manifestado na Terra, faltando o "Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.". Que significa isso?Segundo o hinduísmo estaríamos na Era de Kali, o que isso significa? Quais foram as eras passadas (só para eu ter uma idéia)?

18 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Revir - Suicídio
O Hinduísmo não aprova o suicídio. Para os Hindus, a vida humana é muito preciosa, pois é somente alcançada após várias e várias reencarnações e é uma oportunidade muito rara que só vem aos que merecem. Os Humanos possuem, mais do que qualquer outra espécie, a capacidade de evoluir rapidamente para outros planos de consciência e mesmo de atingir a Imortalidade. Até mesmo os Devas e outros seres celestiais são desejosos de obter um nascimento humano, pois só assim poderão obter a Imortalidade.Por essa razão, seria um erro e uma ingratidão muito grande da parte de alguém destruir essa oportunidade que muitos lutam para conseguir. O Suicídio trará muitas conseqüências kármicas que atrapalharam bastante o seu desenvolvimento. Diz-se, na Índia, que aqueles que cometem o suicídio não vão nem ao céu nem ao inferno, mas ficam presos à terra, como espíritos errantes, fantasmas.

18 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Revir
Como é visto a situação de uma criança que nasce com algum problema mental?Assim como qualquer outro tipo de sofrimento, ou de alegria, é o resultado do Karma. Uma criança que nasceu com algum problema mental, geralmente é devido ao karma de suas vidas passadas que o colocou nesta condição. Qual a posição do hinduísmo em relação ao aborto? (em cada caso, se houver diferença, como em caso de estupro, risco de vida pra gestante, etc)A alma e a matéria que formam o feto são unidas, segundo alguns hindus, no momento da concepção. Segundo a teoria da reencarnação, o feto não irá se desenvolver em uma pessoa, ele já é uma pessoa em um estado mais primitivo. Ele contém uma alma reencarnada e por isso deve ser tratado como tal.Pelo nono mês de gravidez, o feto já adquiriu uma consciência bastante substancial.Segundo o Garbha Upanishad, o feto relembra suas vidas passadas durante o último mês em que permanece no ventre da mãe (essas memórias são destruídas através do "trauma do nascimento").Em geral, o hinduísmo é contra o aborto, exceto quando se faz necessário para salvar a vida da mãe. Nos outros casos, a desculpa não é tão grande para se cometer um assassinato.

18 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Revir
O que é magia e como se desenvolve?Desculpe-me, mas não posso falar sobre o que desconheço.

18 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Ainda não entendi uma coisa: Krishna seria o criador do ser humano? Ou é o criador da alma, que vem ao mundo se desenvolver? Como fica o livre-arbítrio nessa questão?Krishna é Deus, portanto é o Criador e a Causa Material de Tudo o que existe.Mas o Espírito, o Atman não é criado, é eterno. E o atman é igual a Deus, é uma coisa só com Ele.Qual a relação disto com o livre-arbítrio? Todos nós, dentro do nosso mundo e dentro das nossas concepções possuímos o livre arbítrio, não interessa se fomos criados ou não.Ainda não entendo o motivo de termos que sofrer tanto. Por que sofremos?Sofremos porque temos desejos, quando não tivermos desejos, não sofreremos. Uma parede não sofre porque nada deseja e nada necessita. Se desejamos alguma coisa, e esse desejo não é cumprido, então sofremos.Se desejamos saúde, e adoecemos, então sofreremos com a doença. Se desejamos comida, e se nos falta, então sofreremos pela fome. Se desejamos estar com nosso corpo em perfeito estado, quando perdemos uma perna, sofremos. Se desejamos enxergar, quando ficarmos cegos, sofreremos. Se desejamos esta vida, quando morrermos sofreremos. Se desejamos a companhia dos nossos ente queridos, quando eles morrerem, sofreremos. Basicamente é isto.Outra coisa, que foto é essa que você usa no orkut? Vishnu e Lackshmi?Não, é Shiva e Parvati.

18 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Existe alguma visão sobre o "fim do mundo" no hinduísmo? Eu li sobre as vindas de Vishnu a Terra através de seus avatares, e que haveriam 10 avatares sendo que 9 já teriam se manifestado na Terra, faltando o "Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.". Que significa isso?Significa que, quando chegar o momento, a Terra passará por uma transformação, feita por Kalki, e este trará a Terra novamente à sua Idade de Ouro, destruíndo a maldade, a ignorância e as trevas.Segundo o hinduísmo estaríamos na Era de Kali, o que isso significa? Quais foram as eras passadas (só para eu ter uma idéia)?Significa que estamos na era da degradação moral. As eras ou Yugas são quatro: Satya Yuga, Treta Yuga, Dwapara yuga e Kali Yuga. Satya Yuga é a primeira das eras, quando a terra era governada pelos deuses, e cada ação humana era pura. Esta era a era dourada. Nessa era, todos os pilares da ordem e da moral estão de pé. Acredita-se que os homens que viveram na Satya Yuga poderiam viver até 4.000 anos. A Treta Yuga é a segunda era, na qual três pilares da ordem e da moral estão erguidos. Foi nessa era que o Senhor Vishnu tomou suas quinta, sexta e sétima encarnações.Em Dwapara Yuga, apenas dois pilares da Ordem estão de pé. Diz-se que foi nesta época em que os Vedas foram categorizados em quatro partes: Rg Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda. Nessa era, diz-se que os homens viviam "apenas" 2.000 anos. Essa era terminou no momento em que Krishna abandonou seu corpo.Na Kali Yuga apenas um quarto da Ordem existe. É nessa era em que os homens estão mais distantes de deus e por consequencia mais fracos intelectualmente e fisicamente. É nessa era em que Vishnu aparecerá como Kalki, que nos levará de volta à Satya Yuga.

19 abr
Anônimo
Considerações Críticas ao Hinduísmo
O Ministério da Saúde Adverte.: "todas as minhas considerações críticas referem-se a dúvidas estruturais da crença, atendo-me à minha linha de pessoal raciocínio lógico, não devendo estas ser entendidas como uma crítica à religião em si"1 – A Reencarnação HumanaCompreendo perfeitamente a noção de reencarnação do Hinduísmo, mas existe um ponto que me deixou com dúvidas, talvez por sofrer de uma nefasta influência da cultura judaico cristã, pois embora eu seja Ateu, sou um ser social. Mas compreendi que Devas e Asuras, seriam num grosso modo, equivalentes aos Anjos e Demônios da cultura judaico-cristã, ou seja, ao mei leigo entender, seriam como seres místicos, vivendo em dimensões paralelas ao mundo dos homens.Talvez por excesso de assistir super-sentai japoneses, eu os entenderia como seres em uma escala de iluminação espiritual maior do que os homens, já que estes seriam seres místicos que poderia comandar as forças naturais, como Agni, por exemplo.Mas você também nos afirma que, apesar destes serem viverem mais do que os seres humanos, eles também morrem, mas só podem alcançar a imortalidade, se reencarnarem como seres humanos [?] . Em suas palavras.: ”os Humanos possuem, mais do que qualquer outra espécie, a capacidade de evoluir rapidamente para outros planos de consciência e mesmo de atingir a Imortalidade” – mas eu não compreendi por que os seres humanos possuem esta característica. Nem por que, nem os Devas, nem os Asuras, não a possuem. Gostaria que o Sr. salientasse esta questão.

19 abr
Anônimo
2 – O SofrimentoQual seria a definição exata de sofrimento? O que seria exatamente este sofrimento? Você afirma que sofremos por que desejamos, mas o que viria a ser exatamente este desejo? Uma pessoa em coma, semelhantemente a uma parede, nada deseja, pois está inconsciente, mas ainda assim sofre, animais irracionais, por não raciocinarem, nada desejam, mas ainda assim sofrem. Poderíamos considerar os seus instintos como desejos se estes são parte da estruturação da natureza?Esta questão tira-me o sono, se desejamos sofremos, então temos de não desejar, para não sofrer, mas o desejo de não desejar, também é um desejo e exatamente por isto nos faz igualmente sofrer. Não vejo saída deste círculo vicioso. Não desejar envolve o que eu consideraria como uma estagnação absoluta, não desejar comer, não desejar respirar, não deseja viver. Mas por que não desejar se este é um aspecto da natureza? Com a qual nós somos unos? Por que buscar a imortalidade se nosso espírito, segundo o hinduísmo é eterno? Esta busca não é de certa forma um desejo e por isto não nos traria sofrimento e por isto não nos afastaria da iluminação? Por que deveríamos evitar o sofrimento? O que existe de pernicioso em chorar, em alegrar-se, em sofrer? Se já somos uno com o universo, desde sempre, por que desejaríamos ser imortais? Se já somos uno, o que me diferencia de uma flor, de um Asura, ou de Brahman? Se já somos uno, eu não estou acima do Sansara, eu sou o Sansara, eu sou o Atma, eu sou o Maya, nê? Mitsumeru no Naga no SokoYoMeikkai-nyo no Yo no Youko

19 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Meikkai-nyo
1 - eu os entenderia como seres em uma escala de iluminação espiritual maior do que os homensMas não necessariamente "Iluminação Espiritual". Os Devas só estão no seu posto por causa de seus méritos kármicos. Construir bom karma não significa ser mais iluminado espiritualmente. É como se o "paraíso" estivesse cheio de construtores de hospitais, de milionários que doam boa parte de seu dinheiro para instituições de caridade, etc. O paraíso e a forma "dêvica", são apenas prêmios, "bônus" que você recebe por ter praticado excelentes feitos na Terra. Muitos dos devas que estão no seu posto, fizeram suas boas ações não somente pelo amor ao bem, mas pelo amor ao poder, visando a recompensa que receberiam no paraíso. O verdadeiro homem espiritualizado é aquele que trabalha sem pensar na recompensa, só faz o bem porque ama o bem, mas a maioria dos Devas são homens que trabalharam somente para receber sua recompensa.Em suas palavras.: ”os Humanos possuem, mais do que qualquer outra espécie, a capacidade de evoluir rapidamente para outros planos de consciência e mesmo de atingir a Imortalidade” – mas eu não compreendi por que os seres humanos possuem esta característica. Nem por que, nem os Devas, nem os Asuras, não a possuem. Gostaria que o Sr. salientasse esta questão.É a velha história, já pregada por Jesus Cristo "É mais fácil um camelo passar dentro do buraco uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus". Isso significa que o rico, estando cercado pelos desejos materiais, pela ganância, pela superficialidade, não poderá ter nenhum pensamento espiritual elevado facilmente, pois estará enebriado com a sedução do dinheiro e do poder. O mesmo acontece com os Devas, eles são como os grandes milionários, como eles estão cercados de prazeres mundanos, fica bem difícil de se colocar freios nos desejos sensoriais. Estando cercado de mulheres, dinheiro e governando mundos, quem se interessará pela espiritualidade? Por isso que é quase impossível para um Deva atingir a liberação.

19 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
2 - Qual seria a definição exata de sofrimento?Não há uma definição exata para o sofrimento, mas a mais próxima que consigo ver é a de que o sofrimento é a frustração por uma expectativa não correspondida.Você afirma que sofremos por que desejamos, mas o que viria a ser exatamente este desejo?Desejos não correspondidos trazem sofrimentos. Desejos correspondidos trazem mais desejos. Por isso Desejo leva à insatisfação e ao sofrimento.Uma pessoa em coma, semelhantemente a uma parede, nada deseja, pois está inconsciente, mas ainda assim sofre,Não entendo muito sobre o estado de coma, não sei como funciona exatamente, mas supondo que nele não existam desejos, então também não existirá sofrimento. Muita gente, quando acorda do coma após vários anos, diz que nem percebeu o tempo passar (assim como acontece quando dormimos no sono profundo), outros dizem que até escutaram a voz dos médicos e das pessoas. No primeiro caso, então, posso dizer que não houve sofrimentos ou desejos, no segundo caso, posso dizer que deve ter havido desejos, até mesmo o desejo de se curar, por isso houve o sofrimento enquanto a pessoa estava desacordada. De qualquer forma, não conheço bem o estado de coma, isso são apenas suposições, o que interessa é que aonde quer que há desejo, há sofrimento, e vice-versa.

19 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
animais irracionais, por não raciocinarem, nada desejam, mas ainda assim sofrem. Poderíamos considerar os seus instintos como desejos se estes são parte da estruturação da natureza?Para se desejar algo, não é necessário raciocinar. Pelo contrário! Justamente porque são animais irracionais é que vivem a mercê de seus desejos, não os controlam, por isso chamamos de instinto. Se animais não tivessem desejos, nem sequer ejaculariam na hora da cópula.Esta questão tira-me o sono, se desejamos sofremos, então temos de não desejar, para não sofrer, mas o desejo de não desejar, também é um desejo e exatamente por isto nos faz igualmente sofrer. Não vejo saída deste círculo vicioso.Aí é que está. Esse "desejo de não desejar" é um desejo de uma classe diferente. Esse é o que chamamos de renúncia. Suponha que haja uma pilha de lenha. Todas essas lenhas se chamam desejo. Então você pega uma delas e ateia fogo nela. Esse fogo se chama desapego. Essa lenha então passará a se auto-consumir. Ela ainda é um desejo, mas agora ela se chama "desejo de renúncia". Então você pega essa lenha acesa e a coloca junto com as outras. Logo o fogo passará de uma por uma, até que todas irão se consumir. É assim que o desejo de não desejar se torna o primeiro passo para a destruição dos outros desejos.
19 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Não desejar envolve o que eu consideraria como uma estagnação absoluta, não desejar comer, não desejar respirar, não deseja viver.Exato, mas isso não significa que você deverá parar de fazer tudo isto. Apenas faça tudo sem desejar! Viva como se tudo que lhe fosse dado como esmola, ou como "emprestado". Ao comer, lembre-se de que aquilo lhe foi dado pela vida, e então agradeça. Mesmo que você coma pelo suor do seu rosto, trate a comida como se fosse uma dádiva. Mesmo que você possua casa própria, trate-a como se fosse alugada, ou melhor, trate-a como se você estivesse apenas cuidando dela por uns tempos, para um outro amigo seu que chegará mais tarde. Isso é o que chamamos de DESAPEGO. É o desapego quem leva a destruição dos desejos, das ânsias, faça TUDO! Coma, beba leite, faça sexo, mas faça tudo com Desapego, assim você não irá se frustar quando tudo isso lhe for tirado. Se um ladrão rouba algo que não pertence a você, você não se sentirá mal ou sofrerá por causa disso, já que era alheio. Se tratares tudo como algo "alheio", não sofrerás quando essas coisas forem destruídas. E isso é renúncia, é desapego, é o não-egoísmo. Mas por que não desejar se este é um aspecto da natureza?Justamente por isso! Porque ele é um aspecto da natureza. Não estamos aqui para sermos escravos da natureza, mas sim para dominá-la.Por que buscar a imortalidade se nosso espírito, segundo o hinduísmo é eterno?Quando falo buscar a imortalidade, estou me referindo ao conceito de Moksha hindu, que é a percepção, ou realização de uma verdade já existente e real, que no caso é a imortalidade da alma. Quando alguém "alcança a imortalidade" não quer dizer que ela antes era mortal, e agora se tornou imortal. Mas sim, que agora, ela percebeu que sempre foi imortal e realizou isto, já está convencida.

19 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Esta busca não é de certa forma um desejo e por isto não nos traria sofrimento e por isto não nos afastaria da iluminação?Leia a história da lenha.Por que deveríamos evitar o sofrimento? O que existe de pernicioso em chorar, em alegrar-se, em sofrer?Você é masoquista? Eu não gosto de sofrer, por isso quero evitá-lo. Mas se você não vê nada de mal nisso, então continue. Somente quando alguém percebe "o que há de errado" é que é dado o primeiro passo para a libertação. Muitos escravos, no tempo da escravatura, achavam até correta sua situação. De tanto os brancos falarem que a raça negra nasceu para ser subjugada, e que era normal os negros se submeterem aos brancos, muitos negros foram convencidos disso, e enganados pelos brancos, nao viam nada de mal em ser escravos, tomavam isto como sua sina obrigatória.Se já somos uno com o universo, desde sempre, por que desejaríamos ser imortais? Se já somos uno, o que me diferencia de uma flor, de um Asura, ou de Brahman? Se já somos uno, eu não estou acima do Sansara, eu sou o Sansara, eu sou o Atma, eu sou o Maya, nê?Você seria capaz de dar sua vida para uma mosca não ser morta? Você sabe que você e a mosca são um só, mas mesmo assim não é ainda capaz de perceber, realizar, e convencer-se disso. Saber é uma coisa, por em prática é outra. Por em prática que somos todos Unos, é que se chama iluminação. Não adianta dizer "chuva" "chuva", que nenhuma gota irá cair por causa disso. Nos jornais está escrito a previsão do tempo, com muitas chuvas, mas se você espremer o jornal não irá sair uma gota de água, muito menos raios e trovões. Realizar todos esses conceitos de Unidade é iluminar-se, apenas concordar com eles é apenas o início de tudo.

21 abr
Marcos
Thakur
Sobre o poder, vc poderia dizer algo mais? No caso de um homem ambicioso, que pode até ter realizado coisas boas, mas por meios nefastos, ou iludido que tinha bons meios e a verdade, mas terminou só criando sofrimento. Qual a razão de alguém tornar-se deva ou asura, alguém que só buscava, por exemplo, o poder e seu próprio bem estar?

ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
Não entendi muito bem a pergunta, mas vou tentar responder mesmo assim.Devas são como certos estados, certos ofícios. Por exemplo, Indra, o rei dos devas, significa um determinado ofício ou posto (Rei dos Devas). Alguma alma que construiu bastante bom karma está preenchendo esse posto no ciclo atual; e após esse ciclo ele irá nascer novamente como homem e descer à esta terra, e o homem que for muito bom no ciclo atual irá preencher o posto de Indra no próximo ciclo. Assim é com todos esses devas; eles são certos ofícios, certos postos que vêm sendo preenchidos alternadamente por milhões e milhões de almas que, após preencher esses postos, descem novamente e se tornam homens. Aqueles que fazem bom trabalho nesse mundo e ajudam os outros, mas com um olho na recompensa, esperançosos de "irem para o céu" ou de serem lembrados como grandes pessoas pelos seus companheiros humanos irão, quando morrer, colher os benefícios desses bons trabalhos - eles se tornarão esses devas.Os devas são mais ou menos como os anjos cristãos, só que alguns deles de tempos em tempos se tornam maus e percebem que as filhas dos humanos são "boas". Nossos devas são famosos por esse tipo de coisa. O que de mais se pode esperar deles? Eles eram simplesmente benfeitores aqui na terra e não possuem mais conhecimento que as outras pessoas. Eles fizeram alguns bons trabalhos com o resultado de que se tornassem devas. Eles fazem seu bom trabalho para ter fama e renome ou alguma outra recompensa, e eles recebem essa recompensa, sonhando que eles estão no céu e fazendo todas essas coisas. Da mesma forma existem os demônios que fizeram maldades na vida terrena. Mas nossos livros dizem que esses sonhos não durarão por muito tempo, e então eles irão voltar e tomar o velho sonho novamente como seres humanos, ou até pior.Existem duas formas de se fazer o bem, uma é fazer o bem para obter reconhecimento, outra é fazer o bem por amor ao Bem. A primeira é o caminho dos Devas, a segunda é o caminho do Sábio.

22 abr
o pensador
muito boa essa entevista ; parabens.gostaria que tu falasse mais do tántra hindu,se e um instrumento de iluminação.porque e pouco praticado ( e o que me parece) ?qual ea diferença do tantra hindu p o tantra budista ?o que vc acha de 2 pensadores hindus,rajnesh ( ocho) e krisnamurti .estamos na kali yuga . ate quando ?porque o budismo apesar de ter nascido na hindia,não foi aceito. ?não sera a negação do eu eterno que o hinduismo prega. ?

22 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O Pensador - Tantra
Obrigado pelo elogio.Nos tempos antigos, antes do advento do budismo, existia na Índia o costume de se sacrificar animais aos Deuses. Então veio Buddha e revolucionou o modo de pensar indiano. A Índia então se dividiu, de um lado estavam os sacerdotes, que comandavam os rituais e os sacrifícios, do outro estavam os reis recém-convertidos ao budismo. O poder na mão dos Reis ficou maior, e então eles proibiram em seu reino a execução de tais sacrifícios animas baseados na filosofia do ahimsa como pregada no budismo.A execução dos sacrifícios védicos então se tornou uma coisa do passado, e ninguém podia matar um animal em sacrifício por medo do rei. Mas subseqüentemente, entre os próprios budistas - que antes eram hindus, mas se converteram ao budismo forçadamente - as melhores e mais fáceis partes desses sacrifícios foram tomadas e praticadas em segredo. Dessas práticas surgiu o Tantra.Então, os indianos através da opressão dos budistas passaram a executar seus antigos sacrifícios em segredo e de forma diferente para que não pudessem ser descobertos. Eles não tinham mais como antigamente a oportunidade de conduzir um ritual por dois meses, então eles faziam imagens de barro, veneravam-nas, e então entregavam-nas à água - finalizando tudo em uma única noite e sem deixar o menor rastro! O homem necessita de um símbolo concreto, de outra forma seu coração não fica satisfeito. Então em cada lar, aquele ritual de uma noite só começou a se instalar. Enquanto isso, as tendências dos homems se tornaram sensuais... então os mestres espirituais da época viram que aqueles que não podiam executar nenhum rito religioso devido à suas más propensões também precisavam de algum caminho que os levasse degrau por degrau de volta ao caminho da virtude. Para eles foram criados os ritos Tântricos.Exceto algumas coisas abomináveis do Tantra, como o vamachara. O Tantra não é tão ruim como algumas pessoas estão inclinadas a achar. Existem muitas altas e sublimes idéias vedânticas neles.continua...

22 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Tantra - Continuação
Mas o tantra atualmente não é mais praticado como nos tempos antigos. Após o advento de alguns mestres indianos, como Sri Ramakrishna, a forma de se seguir o Tantra foi mudada. Por exemplo, aonde se pede para beber vinho, o praticante apenas molha sua testa com um pouco dele. É claro que, principalmente aqui no ocidente, as práticas tantricas foram mudadas, se tornando mais abomináveis do que eram nos tempos da decadência do budismo na Índia. A forma tântrica de veneração é um tanto escorregadia.Concluíndo, os Tantras são uma forma modificada e modernizada dos rituais védicos antigos.Não sei como é a prática budista do Tantra, então não posso dizer qual a diferença entre os dois.Também não acho que o Tantra é pouco praticado atualmente, o que eu acho é que o que vendem por aí como sendo tantra não é o tantra genuíno, e sim uma orgia sexual com pretextos espirituais.

22 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O Pensador - Osho e Krishnamurti
Pra falar a verdade, não gosto muito de Osho, mas não me pergunte o porquê disso, simplesmente "algo me cheira mal" nos ensinamentos dele. E é melhor eu não entrar em detalhes sobre isso para não magoar seus admiradores, ou iniciar aqui uma discussão sobre isso.Já de Krishnamurti, sim, sou um grande admirador dele. E acho que ele foi um homem muito à frente de seu (e do nosso) tempo. Sua mensagem assim como a de Buddha está além da compreensão.

22 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O Pensador - Kali Yuga
Não há um cáculo exato da duração da Kali Yuga, existem muitas teorias sobre isso. Alguns dizem, por exemplo, que a duração da Kali Yuga é de 432,000 anos.O que sabemos é que a Kali Yuga terminará por meio de Kalki, a encarnação de Vishnu que virá à Terra para reestabelecer a Ordem e a Paz. Quando ele virá, não se sabe, existem muitas especulações.

22 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O Pensador - Budismo
O objetivo do Buddhismo era reformar a religião védica, ao se posicionar contra as cerimônias que requeriam oferendas animais, contra a casta hereditária e o sacerdócio exclusivo, e contra a crença nas almas permanentes. Ele nunca tentou destruir aquela religião, ou emborcar a ordem social. O Buddhismo introduziu um vigoroso método ao organizar uma classe de sannyasinis em uma forte irmandade monástica e e as brahmavadinis em uma organização de monjas - introduzindo imagens de santos ao invés dos altares de fogo.Na sua reação contra o sacerdócio privilegiado, os Buddhistas varreram quase cada pedaço dos velhos rituais dos Vedas, subordinando os deuses dos Vedas à posições de serviçais dos seus próprios, santos humanos, e declararam o "Criador e Governador Supremo" como uma invenção sacerdotal.O resultado das investidas constantes dos buddhistas contra um Deus pessoal foi a introdução dos ídolos na Índia. Nos vedas eles não eram conhecidos, porque eles viam Deus em todas as partes; mas a reação contra a perda de Deus como o criador e amigo foi a construção de ídolos, e então o próprio Buddha se tornou um ídolo.O grande ponto de contraste entre o Buddhismo e o Hinduísmo está no fato de que o Buddhismo diz, "Realize tudo isto como uma ilusão", enquanto que o Hinduísmo diz, "Realize que dentro da ilusão está o Real." Para como isso devia ser feito, os Hindus nunca presumiram em anunciar nenhuma lei rígida. O comando Buddhista só poderia ser seguido através do monasticismo; o Hindu pode ser completado em qualquer estado da vida. Todos são como caminhos para o mesmo Real.... Assim o Buddhismo se tornou a religião da ordem monástica, mas o Hinduísmo, apesar de sua exaltação ao monasticismo, permaneceu sendo sempre a religião da fé na vida diária, seja ela qual for, como o caminho pelo qual o homem pode atingir Deus.continua...

22 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Continuando
No lado filosófico, os discípulos de Buddha confrontaram as pedras teoréticas fundamentais dos Vedas e não conseguiram quebrá-las; e por outro lado eles tiraram da nação aquele Deus eterno para o qual todos, homem ou mulher dedicavam toda sua vida. E o resultado foi que o Buddhismo teve que morrer uma morte natural na Índia.Apesar de sua maravilhosa força moral, o Buddhismo era extremamente iconoclasta; e muito da sua força era gasta em tentativas vãs, e então morreu na sua terra de nascimento, e o que sobrou dele se tornou cheio de superstições e cerimônias cem vezes mais cruas que aquelas que tentava suprimir. Apesar de ter parcialmente conseguido eliminar a prática dos sacrifícios animais, ele encheu o país de templos, imagens, símbolos e ossadas de santos.

22 abr
o pensador
muito obrigado bela materia.

23 abr
Marcos
Budismo e Tantra
Muito interessante a explicação sobre o budismo. Nunca tinha parado para pensar desta forma.Sobre o tantra, tinha lido em alguns lugares que sua origem está na tradição da índia pré invasões arianas. Vc conhece essa explicação, a dravídica? O que acha dela? Diz-se que isso explica inclusive porque o grosso de Sri Lanka é budista, ao contrário do resto da Índia.

Marcos
Devas
Muito obrigado pela explicação sobre os Devas e Asuras, era bem o que eu queria saber. De fato, as semelhanças com a Doutrina Espírita são impressionantes. Vc conhece o espiritismo? Se conhece, poderia apontar as principais semelhanças entre o espiritismo e o Hinduísmo.Sei que o que os espíritas chamam de metempsicose, ou reencarnaçãono corpo de animais é algo polêmico, aceito por alguns hindus e rejeitado por outros. Qual a sua opinião sobre isto?Obrigado

23 abr
o pensador
o que são os vìmanas na mítologia híndu ?a alma podera dissolver se no braman ou o melhoro eu e uma individualidade separada do bramane uma entidade unica e eterna separada do criador ?eu estudo as religioes mas o hínduismo eu conheço pouco .a mãe divina na india e muito venerada ,porque?satya say baba e um avatar ?

23 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Invasão Ariana
Não houve isso de Invasão Ariana, não acredito nessa teoria. Os aryanos não vieram de fora da Índia.Existe uma teoria que diz que existiu uma raça de homens no Sul da Índia chamados de Drávidas, inteiramente diferentes de outra raça no Norte chamada de Aryas; e que os brâmanes do Sul são os Aryanos que vieram do norte; os outros homens da Índia do Sul pertencem a uma raça e casta inteiramente diferente daquela dos Brâmanes do Sul da Índia. Mas para mim, isto é inteiramente infundado. A única prova disto é de que há uma diferença de linguagem entre o Norte e o Sul. Eu não vejo nenhuma outra diferença. Toda a Índia é Ariana, e nada mais.Para mim, o Tantra como conhecemos hoje surgiu mesmo após a decadência Budista. O que pode ter havido, seja no sul ou no norte, eram práticas semelhantes ao Tantra que conhecemos hoje, mas as escrituras tântricas foram escritas mesmo somente na era budista.

23 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Espiritismo e Mentepsicose
Não conheço o Espiritismo muito bem, mas o que sei de semelhança é que ambos acreditam no Karma e na reencarnação. E o que eu sei de diferente é que aquilo que os Espíritas chamam de alma, ou espírito, nós hindus chamamos de mente, ou corpo astral.Mentepsicose:Se nós podemos evoluir espiritualmente dos animais, os animais também podem ser homens degradados. Como podemos dizer que não? A prova da evolução é simplesmente esta: você encontra uma série de corpos do mais inferior ao mais superior em uma escala gradualmente ascendente. Mas como podemos insistir que foi SEMPRE do inferior para o superior, e NUNCA do superior para baixo? O argumento pode ser aplicado para os dois caminhos, nas duas direções, e se alguma coisa é verdade, eu acredito que é uma série repetindo-se para cima e para baixo. Como se pode ter evolução sem involução? Nossa luta por uma vida melhor mostra que nós somos degradados de um estado superior.

23 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O pensador
1 - Vimanas são os meios de transporte aéreo da mitologia hindu. Existem referências de que eles eram usados nas guerras, além de como transporte. Mas não se encontrou nenhuma evidência física de sua existência. Além de poder voar dentro da atmosfera terrestre, conta-se que os vimanas podem também viajar pelo espaço e até debaixo d'água. 2 - a alma podera dissolver se no braman ou o melhor o eu e uma individualidade separada do braman e uma entidade unica e eterna separada do criador ?Não entendi sua pergunta, tem certeza que não falta nenhum acento por aí? Não sei qual o sentido, poderia reescrever de uma forma mais fácil?Mas vou responder o que eu acho que entendi:a) A Alma, ou Espírito é idêntica ao Brahman, é uma coisa só com ele.b) O Eu não é uma individualidade separada do Brahman, e nunca foi.c) E Brahman não é o criador. Brahman é uma entidade que está além dos limites de Maya. O Criador (Brahma) está dentro das limitações de Maya.a mãe divina na india e muito venerada, porque?Ela é uma Deusa, por isso ela é venerada. Se ela é preferida ou não pela maioria, é uma questão de gosto pessoal dos devotos mesmo. Só eles poderão te dizer porque A preferem.satya say baba e um avatar ?Só ele e Deus sabem. Quem sou eu pra classificar alguém como avatar? O que posso é ter um ponto de vista. E o meu ponto de vista é de que Sai Baba não é um avatar, pois ele esteve involvido com casos de pedofilia, assassinatos e etc... Mesmo que nada disso tenha sido provado, ainda não tenho fé nele.

23 abr
o pensador
agora quem não entendeu fui eu.eu não as palavras corretas ( braman, brama ....)eu estudo um pouco o budismo .que diz que nada e eterno . tudo volta p o vazio ( nirvana )me parece que o hinduismo diz que existe o EU que e eterno .e isso o queria saber o espirito e eterno sempre existira como uma entidade separada do criador , assim como o cristianismo acredita, o espiritismo etc.quanto a mentepsicose.eu concordo c o q vc disse,e vou mais alem ;se existe evolução porque não podera haver involução ,( eu adoraria ser um gato da nicole kidman )

23 abr
O Observador
Qual sua origem familiar?

23 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
No Hinduísmo, o Espírito e o EU, são a mesma coisa, se chama de Atman em Sânscrito.então fica assim:Eu = Espírito = Atman = Brahman = Absoluto = Eterno = Imutável =RealO Criador do universo, no Hinduísmo, se chama Brahma, sem o N no final. Brahma faz parte de Maya, assim como nós, ele é a união de todas as mentes do universo.Atman, ou o Espírito não é separado do criador, aliás, ele não é separado de nada. Nunca foi nem nunca será. Só existe um único Atman ou Eu, se não fosse assim ele não poderia ser infinito, já que dois infinitos não podem existir igualmente.No kadercismo, ou no cristianismo, o que eles chamam de espírito, não é a mesma coisa que os hindus chamam de espírito. Os kardecistas ou cristãos não possuem o conceito do Atman.Aquilo que os Kardecistas e cristãos chamam de espírito ou alma, é o que nós hindus chamamos de Mente, ou corpo astral, ou Sukshma Sharira. Esse sim, cada um tem o seu. Mas o Atman é o mesmo para todos os seres.A cosmologia e metafísica hindu é realmente muito complicada, mas por favor, qualquer dúvida pergunte, para que possamos ir compreendendo passo a passo.

23 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Rei Hakim
Meus pais são brasileiros mesmo, assim como eu. Mas não sei a que país europeu remete a minha linhagem, se é espanhola, portuguesa, italiana, etc...Provavelmente minha família é uma mistura bem brasileira de tudo.E eu nasci numa família católica, e toda a minha família ainda permanece católica. Menos eu.

24 abr
Marcos
Thakur
Uma pequena correção, se me permite: espírito e alma são conceitos distintos dentro do espiritismo. Um é definido, a outra não - diz-se que a humanidade ainda não é evoluída o suficiente para compreender plenamente o que é a alma.

Marcos
Indo Arianos
Thakur, vc poderia me passar fontes sobre o que pensa sobre os arianos e drávidas. As referências que tenho são de que linguisticamente é provada a semelhança entre os arianos da Europa e os da Índia, que seriam descendentes de povos da região do Cáucaso.Quanto aos Drávidas, estes seriam de origem no subcontinente anterior aos arianos; seriam do mesmo fluxo civilizacional que estendeu-se da Turquia, passando pela mesopotâmia, e com intervalos, chegou até a Índia, os quais habitaram as mais antigas cidades do mundo, como Çatal Huyuk e Harappa. Vc conhece esta tese?

24 abr
Marcos
Sathya Sai Baba
Respeito sua opinião quanto a ele, mas não a divido. Também não me julgo apto a dizer se alguém é ou não um Avatar, seria muita prepotência arrogar-se esta autoridade. Mas, em termos de crenças e opiniões, não acredito nas acusações que foram divulgadas, porque destoam completamente da vida que dedicou em serviço à humanidade, desde os 14 anos, construindo escolas, hospitais e universidades gratuitas, além de redes de água para aqueles mais pobres na Índia. Enfim,para mim os fatos falam mais alto que acusações isoladas num universo de virtudes construídas e reconhecidas.Enfim, o que vc acha sobre cultos entre muçulmanos, sikhis, cristãos, budistas, hindus, zoroastrianos e judeus, como os que ele apregoa?

24 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Invasão Ariana
Thakur, vc poderia me passar fontes sobre o que pensa sobre os arianos e drávidas.1 - Não há NENHUMA evidência ARQUEOLÓGICA suficiente que indique uma "invasão" ou "migração em massa" de um povo extrangeiro. A única evidência em que se baseia a teoria da invasão ariana é a evidência LINGUÍSTICA, que para mim não é convincente.2 - Kenneth Kennedy, que examinou 300 esqueletos encontrados nas ruínas de Harappa concluíu que os antigos homens da região "não são diferentes de forma marcante em sua biologia do esqueleto dos atuais habitantes do Noroeste da Índia e do Paquistão.3 - Os estudos de Brian E. Hemphill e Alexander F. Christensen's sobre a migração de traços genéticos não apoia um movimento de Aryanos no Vale do Indo por volta de 1500 a.C. De acordo com os estudos de Hemphill, "O fluxo genético vindo da Báctria ocorre muito mais tarde, e não causa impacto no agrupamento de genes do Vale do Indo até o amanhecer da era cristã. Em um estudo mais recente, Hemphill conclui que "os dados não dão nenhum suporte para qualquer modelo de migração massiva e fluxo genético entre os oásis da Báctria e o Vale do Indo."3 - Nesse site, você pode encontrar outras muitas evidências e não-evidências sobre isso: http://www.stephen-knapp.com/death_of_the_aryan_invasion_theory.htmO site em geral, possui bastante informação sobre esses assuntos.

24 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Ecumenismo
Não sei como são feitos esses cultos do Sai Baba. Mas sim, sou favor da união entre as religiões. Pois todas elas são caminhos para um mesmo objetivo. Todas elas buscam a iluminação espiritual do homem, ou a libertação do sofrimento.

24 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Último post da rodada, prometo.
Mais sites com fontes que demonstram o que eu penso sobre a teoria da invasão ariana:http://www.hinduwisdom.info/aryan_invasion_theory.htmehttp://www.hinduwisdom.info/aryan_invasion_theoryII.htmfim.
24 abr
Marcos
Obrigado
ótimas referências!

25 abr
o pensador
a respeito de say baba .o marcos colocou muito bem o que penso ,tomo a liberdade de fazer de suas palavras (marcos) minha tambem.

25 abr
Don Ramon
....
Toda cultura avançada criam essas estorinhas...

25 abr
Don Ramon
Só uma OBS
Nem é correto afirma "raça ariana",o mais coerente é "etnias arianas"

27 abr
Marcos
Thakur
Qual a sua opinião sobre os Hare Krishnas? Vc se tornaria um?

ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos - Hare Krishna
Os Hare Krishna fazem parte da linha Vaishnava do Hinduísmo, e portanto tomam Krishna como Deus Supremo e todos os outros deuses descritos nas escrituras como semideuses (shiva, ganesha, kali, etc...). Meu ponto de vista sobre o movimento Hare Krishna é que este é um Hinduísmo "semitizado" ou "ocidentalizado". Não concordo com muitos ensinamentos da ISCKON, por isso nunca me tornaria um Hare Krishna (a não ser que algo muito forte me fizesse mudar de idéia).Algumas coisas que não concordo nos ensinamentos da ISCKON é por exemplo, tomar alguns livros como autoridade central e rejeitar as outras escrituras como autoridades secundárias. Até aí, tudo bem, mas a escritura que eles colocam como autoridade primária é o Srimad Bhagavatam, um Purana, e junto com ele o Bhagavad Gita. Isso pra mim não é correto.Também não concordo que o espírito humano é eternamente separado de Deus e que o objetivo máximo do homem é servir a Krishna em Goloka (uma esfera superior de existência ou a esfera máxima para os Hare Krishna).Eu sou Advaitin, (monista) por isso não posso ser Hare Krishna senão teria de aceitar seus ensinamentos dualistas.Mas de qualquer forma, o Hare Krishna é sim, uma religião capaz de desenvolver o homem espiritualmente, e purificar sua mente, e através da devoção por Deus na forma de Krishna, o homem ganha a liberação.

27 abr
o pensador
vc poderia me explicar o que é a filosofia ( escola) sankia ?

27 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
O Pensador - Sankhya
O Sankhya é uma escola filosófica fundada pelo Sábio Kapila, que declara que existem duas realidades eternas e distintas chamadas de Purusha e Prakritti. Purusha é a Pura Consciência, e Prakritti, é a natureza, o mundo material. Purusha seria então a alma do homem, e Prakritti o seu corpo e tudo aquilo que existe na natureza.Para os Samkhyas, não há a necessidade de um Deus Criador, pois a Natureza sozinha é eterna e auto-suficiente.Basicamnte, é isto.

27 abr
Marcos
Thakur
Que são Puranas e a ISCKON?

27 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
ISCKON é o mesmo que Hare Krishna. Aliás, Hare Krishna é apenas um apelido dado por nós para a ISCKON e seus seguidores. ISCKON é uma sigla para International Society for Krishna Consciousness, é o nome da sociedade fundada por Prabhupada e que nós chamamos carinhosamente de Hare Krishna.Purana significa "tradição antiga".Os Puranas são a representação moderna dos antigos narasamsi (porção dos Vedas que contam lendas ou anedotas) e por isso preenchem a parte mitológica do Hinduísmo.Os puranas são de cinco características: aqueles que tratam de história, de cosmologia, com várias ilustrações sombólicas de princípios filosóficos, e assim por diante. Eles foram escritos para popularizar a religião dos Vedas. A língua na qual os Vedas foram escritos é muito antiga; e mesmo entre os entendidos muitos poucos conseguem traçar a data exata desses livros. os Puranas foram escritos na linguagem da população daquela época, que nós chamamos de Sânscrito Moderno. Eles foram feitos, não para os mestres ou professores, mas para as pessoas da vida comum; e pessoas comuns não podem entender filosofia nos termos avançados dos Vedas. Tais conceitos eram dados a eles de formas concretas através da vida de santos e reis e grandes homens e eventos históricos que aconteceram, etc... Os sábios fizeram usso dessas coisas para ilustrar os eternos princípios da religião.O Srimad Bhagavatam é um exemplo de purana, ele também é conhecido como Bhagavata Purana. Mas existem muitos outros puranas, como o Shiva Purana, Markandeya Purana, Padma Purana, etc...Alguns Puranas são tomados por linhas diferentes, por exemplo, os Sivaístas usam os puranas dedicados a Shiva, que explicam a natureza deste Deus, enquanto que os Vaishnavas utilizam os puranas relacionados a Vishnu.

28 abr
Alaya
thakur, na obra "DOutrina Secreta" de Helena Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica, nos deparamos com um texto que ela chama 'as estancias de dzyan'. Ela afirma ser um texto muito antigo, e esse texto trata da cosmo e antropogenese, a criação do universo. é bastante metafisico. Curiosamente os termos encontrados na obra sao PURUSHA, PRAKRITI, MULAPRAKRITI, FOHAT.. etc.. os mesmos termos usados pela escola Samkhya e com o mesmo significado.vc conhece essa obra e tem alguma opiniao sobre ela?

28 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Não conheço essa obra, nunca lí nenhum livro teosófico. Aliás, li um por curiosidade, mas não me lembro o nome.Blavatsky alega que as estâncias de Dzyan, são de origem tibetana. Então é normal que esses termos sejam usados, já que o Tibet foi parte da Índia, e a filosofia indiana se estendia por toda essa região, então o povo Tibetano deve ter guardado consigo ou aprendido alguns conceitos do Sankhya.Não lí a Doutrina Secreta, portanto não posso comentar sobre as estâncias de Dzyan.

28 abr
Alaya
ah sim, obrigada pela resposta. Perguntei pois certa vez li um texto samkhya e parecia que estava lendo a doutrina secreta, sao muito semelhantes.

29 abr
Marcos
Thakur
Muito obrigado pela ótima resposta quanto aos Puranas e aos Hare Krishnas.Uma pergunta a mais. Você conhece a Suddha Dharma Mandalam?

30 abr
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
Sim, conheço. A Suddha Dharma Mandalam foi fundada por Swami Subramanyananda, que era o Presidente da Alta Corte de Justiça de Madras (Índia), e também Vice-presidente da sociedade Teosófica.O Suddha Dharma Mandalam une conceitos hindus, védicos, com conceitos teosóficos, como por exemplo, na "Divina Hierarquia" de mestres espirituais do Suddha Dharma que se assemelha um pouco com a "Grande Fraternidade Branca" da Teosofia.O Suddha Dharma ensina os princípios da não violência, meditação, fé em Deus, etc... Ensinam também o método do Raja Yoga que é dado graudalmente ao discípulo, à medida em que este vai evoluindo. Por essa razão, o devoto que pratica esses ensinamentos com sinceridade, obtém a liberação.Abraços.

1 mai
Marcos
Thakur
A Suddha Dharma Mandalam se enquadra em alguma linha tradicional do Hinduísmo, ou seria uma ramificação nova, original?

1 mai
ॐ Thakur Dasa 卐
A que linhas você se refere? Dvaita, Advaita, etc... ou Vaishnava, Shaiva, Smarta etc...?O Suddha Dharma ensina que os Vedas são a fonte do conhecimento, e por isso é considerado Hindu. Toda seita ou religião que coloca os Vedas como escrituras reveladas que contém verdades espirituais, pode ser considerada hindu "tradicional".Mas o Suddha Dharma nasceu a pouco tempo, no século passado. Mas reúne ensinamentos de várias escolas, Yoga, Vedanta, etc...

2 mai
Marcos
Arrependimento
Thakur,Vc poderia nos contar um pouco sobre o arrependimento dentro do Hinduísmo? Talvez alguma história emblemática, ou uma passagem nas escrituras?

3 mai
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
A idéia de arrependimento está ligada à idéia de "pecado" ou erro.A semente da idéia de pecado já esteve presente em solo indiano, mas ela não se desenvolveu no hinduísmo. No Atharva Veda encontramos essa semente, onde há uma passagem em que os homens ficaram com medo de estar em pecado e pediram perdão ao deus Varuna[Atharva Veda Samhita, 4.16]. Mas essas idéias foram logo suprimidas pela mente ariana, essa era a idéia do MEDO ou do "temer a Deus e se arrepender de seus pecados". Essas idéias não foram permitidas a crescer no solo do hinduísmo da forma como vemos no monoteísmo semita.As idéias de punição e recompensas divinas são muito materiais, e els são apenas consoantes com a idéia de um Deus humano que ama a este e odeia àquele, assim como nós fazemos. Punição e recompensa são somente admissíveis com a existência de tal Deus. Os indianos já tiveram um Deus dessa forma nos Samhitas, como citei acima o caso de Varuna, e lá encontramos a idéia do medo entrando em cena. Mas assim que vieram os Upanishads, a idéia de medo desapareceu e a idéia de um Deus Impessoal tomou o seu lugar.Os egípcios e os semitas buscaram a teoria do pecado, enquanto que os arianos, tais como os indianos e gregos, logo perderam-na. Na índia, o pecado e a virtude se tornaram avidya e vidya (respectivamente ignorância e o conhecimento), ambos para serem transcendidos.continua...

3 mai
ॐ Thakur Dasa 卐
Finalmente...
Nossos Shastras declaram: não se desespere. Pois você é o mesmo, não importa o que faça, e você não pode mudar sua real natureza. A própria natureza não pode destruir a natureza. Sua natureza é Pura. Ela pode estar escondida por milhares de eras, mas no final ela irá vencer e se manifestará exteriormente. Dessa forma o Advaita traz esperança para todos, e não desespero. Seu ensinamento não é através do medo; ele fala, não de demônios, ou de um Diabo que está sempre te observando para te pegar em qualquer vacilo religioso - não temos nada que tratar com diabos - o que acreditamos é que temos nossos destinos em nossas próprias mãos. Seu próprio karma manufaturou este corpo para você, e ninguém fez isso pra você. O Senhor onipresente estaá escondido de você através de sua ignorância e a responsabilidade de encontrá-lo é sua. Você não deve pensar que foi trazido a este mundo à força e deixado neste ligar horrível; mas saber que você mesmo manufaturou seu corpo pedaço por pedaço, assim como você está fazendo neste momento. Você é quem come; ninguém come pra você. Você assimila o que come; ninguém faz isso pra você. Você produz sangue, músculos e gordura através do que come; e não outra pessoa. Dessa forma você vem fazendo todo esse tempo.Uma ligação na corrente explica a corrente infinita. Se é verdade que por um momento você manufatura seu corpo, é verdade para cada momento que virá também. E toda a responsabilidade pelo bem e omal é sua. Essa é a grande esperança: aquilo que eu fiz, sou eu quem desfaço. E ao mesmo tempo, nossa religião não tira do homem a misericórdia do Senhor. Ela sempre esteve aí. Ao contrário, Ele está do lado de fora dessa tremenda corrente de bem e mal. Ele, o Ilimitado, o Misericordioso, está sempre pronto para nos ajudar a chegar do outro lado do rio, pois Sua Misericórdia é grande; e sempre chega aos puros de coração.

3 mai
Marcos
Muito bom!
Sempre me perguntei a respeito da noção de culpa que haveria no hinduísmo. Sobre elementais, espíritos que regem plantas, animais e fenômenos da natureza, há alguma menção a este respeito nas escrituras e tradições védicas?

3 mai
ॐ Thakur Dasa 卐
Marcos
Sim, talvez eles sejam o equivalente aos Devas de que falei há pouco tempo atrás nesta entrevista. Por exemplo, há Agni, que controla o fogo, Chandra, a Lua, Surya, o Sol, Parjanya, a chuva, etc...

3 mai
Anônimo
Primeiro obrigado pela entrevista...gostaria de saber sobre os mantras, existe problema se estiver ocorrendo de se recitar de forma inadequada algum mantra?!obrigado

4 mai
o pensador
muito obrigado pelas respotas anteriores.como se explica a reéncarnação no hinduísmo ,sabendo que ex; 400 antes de cristo havia40 milhoes de pessoas na terra.e agora a população mundial e de 7 bílhoes de pessoasde onde vem tantas almas ?

4 mai
ॐ Thakur Dasa 卐
(93!) Luiz
Sim, alguns mantras devem ser entoados de certa maneira, e com certa pronúncia, para que se possa obter o efeito desejado. Por isso recomenda-se recitar apenas os mantras que são passados por um guru autêntico, e aprender a recitá-lo junto com seu guru.

ॐ Thakur Dasa 卐
O pensador
Os seres humanos não são os únicos que possuem o "privilégio" da reencarnação. Todos os seres vivos, animais, plantas, bactérias, etc.. fazem parte do processo. Você ou eu já passamos pelo estágio de bactéria, de planta, de animal, e agora estamos neste. Por isso, se hoje existem muitos seres humanos comparando-se com a antiguidade, é porque a quantidade de animais, plantas, ou bactérias, deve ter diminuído um pouco. Eles evoluíram e agora são os homens que vemos hoje por aí.Além disso, o processo de reencarnação nem está preso somente a este planeta, ou plano espiritual, muitos seres vem e vão, deste planeta, e de outros planetas ou planos espirituais. A reencarnação não é um sistema fechado, exclusivo da nossa realidade, ele é amplo, e envolve tudo o que é vivo, em todas as partes do universo.

444444444444433333333333333

Ganga Ma - Mother Ganges

444444444444433333333333333

"As fotos e vídeos não refletem, necessariamente, a opinião do entrevistado, sendo meramente ilustrativas e de responsabilidade da editora do Blog."
444444444444433333333333333

Nenhum comentário: