segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Entrevistando Um Opus Dei




















-->Entrevistando Um Opus Dei<--
Convidado: Alexandre Rudge

Namur
2 jan .Qual e o seu envolvimento e como se qualifica para este assunto...

Alexandre Rudge
2 jan NamurSou um supernumerário da Prelazia Da Santa Cruz e Opus dei. E fico a sua inteira disposição para dirimir eventuais dúvidas quanto ao Opus Dei.Antes gostaria de deixar claro que não represento e não tenho procuração para falar em nome da Prelazia, vim com o objetivo de esclarecer de forma pessoal e não institucional.Abs,Alexandre

התלמיד בן אלוקים
2 jan Olá,Gostaria de saber do ponto doutrinário, qual a base bíblica para as práticas rituais da Opus Dei, da tão polêmica "mortificação"...

Don Ramon
2 jan Você se considera fundamentalista?Oq seria fundamentalismo para você?

Ana
2 jan gostaria de saber a respeito das ramificações da Opus Dei,quais são e em que se baseiam suas diferenças.Ex: quais praticam rituais de mortificação ou não,etc.

Carlos
2 jan o livro codigo de da vinci faz muitas referencias a opus dei e também a mostra de uma maneira pouco elogiosa. Porém e notorio que boa parte das pessoas so tomaram conhecimento da opus dei depois do livro.a seu ver o livro foi positivo ou negativo para a opus dei?

Alexandre Rudge
2 jan Morificação - Prática CristãBom, primeiro temos que entender o que é mortificação. Para nós, católicos, a mortificação consiste em realizar uma contrariedade aos nosso gostos e comodidades por amor à DEUS com o fim de nos unirmos a paixão de Cristo na cruz, como forma de redenção.A mortificação não é prática exclusiva da Prelazia do Opus Dei, é tão antiga quanto o Cristinianismo. É claro que se olharmos sem a ótica da fé sem uma análise calorosa do Evangelho e das tradições da Santa Igreja, esse amor pela Cruz parece uma loucura, um disparate sobretudo num mundo extremamente hedonista em que vivemos.Existem dos tipos de mortificações: A passiva, ou seja, aquelas em que não buscamos mas podemos dar um sentido sobrenatural a privação, ex: doenças e dificuldades. E as Ativas, ou seja, aquelas que deliberadamente buscamos para atuar como co-redentores. Ex Jejum, Sorrir quando se está cansado, terminar uma tarefa no horário previsto, ter presente na cabeça problemas ou necessidades daquelas pessoas que nos são caras e não só os próprios, acordar na hora certa ou ainda através do uso de cilícios e da disciplina.Não existe qualquer obrigatoriedade, qualquer membro do Opus Dei o faz com plena liberdade. Sem essa liberdade o amor a Cruz não é legítimo.Quem amou mais a Cruz do que O prórpio Cristo? Quem sofreu por todos a beijpou a Cruz em seus últimos momentos? O próprio Cristo chegou a mencionar o uso do cilício: “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza” (Mt – 11, 21). Vale lembrar que o uso do cilício (cinta rígida comportada sobre a coxa que causa desconforto) faz parte da regra de vida de todos os carmelitas e dos cartuxos.

Alexandre Rudge
2 jan Respondendo para a AnaCara Ana,Desculpe mas não entendi o que vc quis dizer com “ramificações”A Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei é apenas um dos muitos caminhos dentro da Santa Igreja que leva ao trono de Pedro.Existem várias instituições e o Opus Dei não possui doutrina própria. Existe, para nós, uma só doutrina....aquela da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.Sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade. O Opus Dei colabora com as igrejas locais, oferecendo meios de formação cristã (palestras, retiros, atenção sacerdotal), dirigidos a pessoas que desejam renovar sua vida espiritual e seu apostoladoExistia, em geral, até a fundação do Opus Dei a idéia que para ser Santo, as pessoas deveriam retirar-se para um convento e viver uma vida de contemplação para serem Santos.Mas nem todo mundo tem essa vocação religiosa (ligado às ordens) e vivem como profissionais. O que não exime que nós os católicos não religiosos não tenhamos que buscar essa identificação com Cristo.....ou seja buscar a santidade no meio em que vivemos.Buscar a Santidade no meio do mundo!!! Como um profissional (engenheiro, advogado, médico,etc... poderia faze-lo? Dando uma visão sobrenatural a sua tarefa, ou seja “Santificar o trabalho, santificar-se no trabalho, santificar com o trabalho”.

Alexandre Rudge
2 jan Respondendo ao CarlosCaro carlos,Eu diria mais do que “pouco elogiosa”....diria de forma criminosa!!! O autor de livro mente descaradamente em quase tudo aquilo que ele afirma ser verdade, de forma intencional.Infelizmente muitas pessoas que tomaram conhecimento do Opus Dei através do filme não vão buscar as verdades por detrás da ficção e ficam com uma idéia deturpada do que seja o Opus Dei.O principal problema do filme, para um católico quer ele seja do opus dei quer não seja, não é a má utilização do Opus Dei (uma instituição da Santa Igreja) e sim os ataques contra o Cristianismo.Tudo aquilo que nega a Cristo eu considero negativo independente da imagem do Opus Dei....mas se Deus nos deu limões que façamos limonada!


Repondendo a Don RamonDon RamonO termo fundamentalismo passou a ser usado para tudo. De religião aos ambientalistas, assim que é melhor definirmos o que seja.Segundo o dicionário Houssais (senão nunca chegaríamos a um acordo) diz que:“movimento religioso e conservador, nascido entre os protestantes dos E.U.A. no início do século, que enfatiza a interpretação literal da Bíblia como fundamental à vida e à doutrina cristãs [Embora militante, não se trata de movimento unificado, e acaba denominando diferentes tendências protestantes do sXX.]”Sobre estas bases não me considero um fundamentalista.Creio que a melhor figura seja RADICAL, calma explico.......na mesma fonte podemos ver que Radical é aquele que tem raiz. A saber:1 relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original 1.1 que parte ou provém da raiz 1.2 Derivação: sentido figurado. relativo ou relacionado com o fundamento, a origem; fundamental, básico 1.3 Derivação: sentido figurado. essencial; completo, profundo 1.4 que constitui uma base ou fundamento 1.5 que existe intrinsecamente num indivíduo ou coisa

Sheilla
3 jan AlexandreQual a Hierarquia dentro do Opus Dei?Se ela existe, há forma de ascensão? Um membro pode "subir" hierarquicamente?

Deyvson Lv99
3 jan A Opus Dei esteve de fato por trás da perseguição dos Cavaleiros Templários? Se esteve, pq?

Alexandre Rudge
3 jan Repondendo ao Deyvson,Caro Deyvson,Primeiramente vale salientar que a Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei nunca, em sua curta história, perseguiu ninguém. Ao contrário.... sofreu e sofre perseguições dado o ser caráter leigo e fiel ao trono do Pedro.E que "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", assim denominaram-se originalmente os Templários, Ordem Militar fundada no ano de 1119, em Jerusalém e foi extinta em 1307.Se o Opus Dei foi fundado em 1928 e somente nos idos de 1980 foi eregido como Prelazia......é impossível que possa haver existido tal perseguição pois existe um hiato de 621 anos entre a extinção da Ordem Militar e a fundação do Opus dei.

Alexandre Rudge
3 jan Repondendo a SheilaCara Sheila,Não existe uma hierarquia entre os membros. O Opus Dei é constituído por um prelado, um presbitério ou clero próprio e leigos, mulheres e homens. No Opus Dei não existem diferentes categorias de membros. Existem, simplesmente, modos diversos de viver uma mesma vocação cristã de acordo com as circunstâncias pessoais de cada um: solteiros ou casados, sãos ou doentes, etc.Mas como forma organizacional existe um governo e esse governo corresponde ao Prelado, que é nomeado pelo Papa. Para poder levar a cabo a sua tarefa pastoral, o Prelado conta com um vigário à frente de cada uma das circunscrições territoriais em que a Prelazia se distribui pelo mundo.Em cada país, ajudam o Vigário do Opus Dei na realização da sua missão dois conselhos: a Comissão Regional, para os homens; e a Assessoria Regional, para as mulheres.A sede da Prelazia no Brasil está situada à Av. Prof. Alfonso Bovero, 239, CEP 01254-000, São Paulo - SP.Pertencem à prelazia cerca de 85.000 pessoas, das quais cerca de 1.900 são sacerdotes. Do total de fiéis, aproximadamente metade é de mulheres e metade de homens. A distribuição por continentes é aproximadamente a seguinte:África: 1.600Ásia e Oceania: 4.700América: 29.500Europa: 49.200

Alexandre Rudge
3 jan Sheila- continuaçãoOu seja, dos 85.000 membros, 98% são leigos, homens e mulheres, e a maioria, casados. Os 2% restantes são sacerdotes.Dentre os leigo podemos destacar daus forma se viver o Opus Dei:1. Supernumerários - (atualmente, por volta de 70% dos leigos) que vivem a vocação do Opus Dei e possuem vocação para o Casamento.2. Numerários - vivem normalmente nos centros do Opus Dei, porque as circunstâncias lhes permitem permanecer plenamente disponíveis para cuidar dos labores apostólicos e da formação dos demais fiéis da prelazia.2.1. Contamos ainda com as Numerárias auxiliares que dedicam-se principalmente à atenção dos trabalhos domésticos das sedes dos centros da prelazia, que é a sua atividade profissional normal.3. Sacerdotes - O clero da prelazia procede dos fiéis leigos numerários e adscritos do Opus Dei que, livremente dispostos a ser sacerdotes e depois de vários anos de pertencerem à prelazia e de realizarem os estudos prévios ao sacerdócio, são convidados pelo prelado a receber as sagradas ordens. O seu ministério pastoral desenvolve-se principalmente ao serviço dos fiéis da prelazia e das atividades apostólicas promovidas por eles.

Maurício...
6 jan AlexandreComo a Opus Dei vê as demais correntes existentes na Igreja Católica, como por exemplo, a Teologia da Libertação?

Alexandre Rudge
6 jan Caro MaurícioVale lembrar que O Opus Dei não é uma corrente é uma instituição de direito e faz parte da hierarquia da Santa Igreja. A “obra” (como carinhosamente a chamamos pois Opus Dei em latim significa Obra de Deus) dentro do direito canônico é tipificada como uma Prelazia Pessoal.A Santa Igreja possui inúmeros caminhos e o Opus Dei é mais um com um carisma específico. Todos os caminhos oficiais e que, portanto, não corrompem a doutrina são bem-vindos. Não possuo procuração da Prelazia, falo como mais um membro que vive o espírito do Opus Dei e em minha opinião essa corrente “teologia da Libertação” é maléfica. Qualquer interpretação do evangelho com caráter político é errada e distorce a santa doutrina.

■ São Dogbert
7 jan 1) Alexandre, tu usas o clilício? 2) Quanto tempo por dia, quantos dias por semana? 3) Como ele é confeccionado, e qual sua estrutura? (Podes dar uma descrição detalhada?)

Alexandre Rudge
7 jan Dogbert,Não uso o cilício com regularidade. Em geral é uma mortificação corporal usada pelos numerários. Sou supernumerário o que torna isso mais complicado.Em geral usam 1 dia por semana ou 2 horas por dia. Depende de cada um.Ele é confeccionado pelas Freiras do Convento das carmelitas Descalças de Santa Teresa (livorno-Itália). É uma cinta feita de ferro com largura de uns 12 centímetros que vc usa na coxa ou na batata da perna. As pontas não são perfurantes totalmente diferente do mostrado no filme “código da Vinci”.Paulo VI, Hans Urs von Balthasar (jesuíta), madre Tereza de Calcutá, João Paulo II e muitos outros usavam o cilício.....inclusive o Frei Galvão que será o primeiro Santo Brasileiro. É uma tradição cristã.


obrigada,esclareceu bastante minha dúvida. Eu me referia a 'instituições' quando disse 'ramificações' e achei bem legal essa idéia que vcs defendem de que as pessoas que trabalham e têm uma vida social fora de um sacerdócio também podem ser extremamente ligadas a Deus em seu próprio meio.

Kelly
10 jan Olá!1- É verdade que eles censuram as obras que os membros podem ler, ou ver?2- É verdade que os jornais vêm recortados, e que vocês não podem assistir televisão, somente os programas previamente aprovados pelos membros superiores?3- Se não for verdade... Você tem a liberdade de ler qualquer material, inclusive livros diretamente contrários ao Opus Dei?4- Você (ou algum outro membro que você conheça diretamente) chegou a ler o infame Código da Vinci?5- Existe alguma ação por danos morais que a Opus Dei tenha feito contra o autor, no BR ou no exterior? Existe essa possibilidade?6- Qual a posição da opus dei em relação ao conflito árabe-israelense? É verdade que eles são frontalmente anti-israelenses?7- Haviam opus dei petistas, na eleição passada? Você mesmo é petista?8- Existe algum relacionamento entre opus dei e TFP? A opus dei tem alguma opinião formada a respeito desse grupo?

Alexandre Rudge
10 jan Respondendo para a AnaAna,Vc tem toda razão.Todo batizado é chamado a viver a Santidade, independente de sua profissão. A Santidade não é exclusividade dos religiosos (entenda-se religiosos aqueles membros de ordens que se retiram do mundo para viver um modo de vida contemplativa).Cristo era carpinteiro.....um profissional. Podemos encontrar a Deus em todos os momentos, basta focar.

Alexandre Rudge
10 jan Repondendo para KELLY1- É verdade que eles censuram as obras que os membros podem ler, ou ver?Censura é algo que não existe no Opus Dei. A liberdade faz parte de nosso dia-a-dia.2- É verdade que os jornais vêm recortados, e que vocês não podem assistir televisão, somente os programas previamente aprovados pelos membros superiores?Sim em geral vem recortado. O importante não ser ou não ser recortado......mas saber o que foi tirado do jornal ou revista. Nenhuma notícia é recortada, nenhum fato é inacessível. Retira-se fotos comprometedoras que banalizam a mulher e desvirtuam a sexualidade humana. Por Exemplo: Anúncio da revista playboy e coisas similares.3- Se não for verdade... Você tem a liberdade de ler qualquer material, inclusive livros diretamente contrários ao Opus Dei?Tenho total liberdade para ler o que quiser. Li, inclusive, livros especialmente difamadores do Opus Dei.4- Você (ou algum outro membro que você conheça diretamente) chegou a ler o infame Código da Vinci?Li o livro e vi o filme.......ambos tristes.5- Existe alguma ação por danos morais que a Opus Dei tenha feito contra o autor, no BR ou no exterior? Existe essa possibilidade?Não existe nenhuma ação em curso contra o autor, produtor ou qualquer empresa relacionada ao Código da Vinci. Nem no exterior e nem no Brasil.Como advogado digo que sim. Existe a possibilidade, mas isso não ocorrerá.6- Qual a posição da opus dei em relação ao conflito árabe-israelense? É verdade que eles são frontalmente anti-israelenses?A posição do Opus Dei é a mesma da Santa Igreja quanto ao tema árabe-israelense.Vc quis dizer anti-israelense ou anti-semita?Se vc quis perguntar se o Opus Dei é anti-semita.......esclareço que:Cristo não “era” judeu.....Ele É judeu!!!! Sua Mãe Nossa Senhora era Judia. O esposo de Maria, São José era Judeu. Como pode um católico ser anti-semita?? Impossível.

Alexandre Rudge
10 jan Repondendo para KELLY - ContinuaçãoRepondendo para KELLY - Continuação7- Haviam opus dei petistas, na eleição passada? Você mesmo é petista?Sei de membros do Opus Dei que votaram e votam no PT ........os membros do Opus Dei não recebem orientação política, inclusive conheço alguns que votaram no PSOL.A palavra chave é liberdade e orientação espiritual.....só.Eu não sou petista.8- Existe algum relacionamento entre opus dei e TFP? A opus dei tem alguma opinião formada a respeito desse grupo?Não existe nenhum relacionamento do Opus Dei com a TFP. Desconheço se existe alguma opinião institucional sobre a TFP.Se ficou algo sem resposta ou se tiver mais....sinta-se à vontade.

leao0815
10 jan Opus DEIDigitando sem consulta, Opus Dei. se não me falha a memória, congreação cujo o fundador é Monsenhor Escrivã, espanhol, pelo grau de importância e intelectualidade dizem que ocupa o lugar dos jesuitas na hierarquia da Igreja...

Alexandre Rudge
11 jan Respondendo ao RobertoCaro,A figura jurídica apropriada ao Opus Dei é a da Prelazia Pessoal, conforme o código de Direito canônico. O nome completo é Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei.Seu fundador é São Josemaría Escrivã....um santo canonizado por João Paulo II. E sim, ele foi monsenhor.Quanto a "ocupar o lugar" dos jesuítas, vale esclarecer duas coisas: Se for em questão de intelectualidade acho que não existe parâmetros para tal. E dois, se for um lugar hierárquico é impossível por que as figuras, tanto de uma quanto da outra são completamente distintas.

Alexandre Rudge
11 jan Respondendo para DoraNa verdade quando respondi a ANA não entendi o termo ramificação aplicado ao Opus Dei. E esse termo pode ser usado de distintas formas, assim como poderia usar: linha, tendência, escola e um sem fim de outros sinônimos. Mas o Opus Dei não possui qualquer ramificação.Eu não classificaria a Ordem como uma ramificação. Ordem é uma instituição de direito da Igreja Católica e nada diverge de sua doutrina.Creio ser de suma importância separar o termo movimento de instituição. O Opus Dei não é um movimento é uma instituição de direito e portanto é parte integrante da hierarquia da Santa Igreja.Os “Schonstadt”.....com sinceridade eu desconheço o que seja. Pesquisarei e responderei dentre em breve.A teologia da libertação....essa sim eu classificaria como movimento. Completamente diferente de nosso caso.Sobre os seguidores de Le febre, sei que existem divergências graves e pelo que lembre não fazem nem parte da Igreja católica.....prometo pesquisar e responder.A Unidade da Igreja não se pronuncia desta forma e encarar tal como miscelânea entendo ser um erro. O santo Padre, assim como eu, encaro de forma maravilhosa essa Diversidade. Diversidade não significa falta de unidade......é a diversidade dentro da unidade. Cada um dos caminhos da Santa Igreja nos levam ao trono de Pedro.....cada um encara a sua vocacao de um jeito e cada instituição tem o seu próprio carisma.Por exemplo: Acho fantástico o trabalho do pessoal da renovação carismática...mas não creio que seja para mim, ainda que inegável o maravilhoso trabalho de apostolado. A minha vocação é para o Opus Dei......sem problemas.Não existe ecumenismo dentro da Santa Igreja no sentido encarar cada instituição como tendo a sua própria doutrina. A doutrina é uma só.....quer seja jesuíta, capuchino ou Opus Dei....é a doutrina da Santa Igreja Apostólica Romana.O diálogo ecumênico é importante e faz parte da agenda do Papa.


Respondendo para a ♥.♥Åíðล♥.♥ •°..: Ninลh:...º•Cara ♥.♥Åíðล♥.♥ •°..: Ninลh:...º•Fico a disposição para dirimir eventuais dúvidas quanto a Santa Igreja e a sua doutrina, talvez se vc puder entende-la melhor passe a gostar......vou rezar por isso.Aqueles que eu chamo de sacerdotes (neste caso) são padres formados das fileiras dos membros numerários do Opus Dei.Os Numerários vivem, em geral, em um centro cultural que conta com o auxilio espiritual do Opus Dei. Caso esses numerários que tem vocação para viver o espírito do Opus Dei e não possuem vocação para o casamento descubram que tem vocação para o sacerdócio eles vão para Roma estudar. Em Roma fazem além de estudos religiosos fazem também algum doutorado em áreas afins.Esses Padres com formação de acordo com o carisma do Opus Dei, em geral são designados para atuar em algum centro ou obra corporativa do Opus Dei pelo mundo.Os Sacerdotes fazem voto de castidade enquanto os numerários fazem o compromisso de castidade e pobreza. É uma opção.....quando se entra se conhece a doutrina, mesmo porque não se entra no Opus Dei do dia para noite. Leva-se anos.....não dá para dizer que freqüentou aulas, missas, retiros, convívios, leituras de livros católicos e dizer que não sabia da questão da castidade.Concordo com a doutrina da Igreja quanto a viver a castidade. Viver a castidade é para todo católico e não só para nós membros do Opus Dei. Existem três formas de se viver a virtude da castidade: a primeira a dos esposos; a segunda, da viuvez; a terceira, da virgindade. Nós não louvamos uma delas excluindo as outras.Fundamento teórico da castidade.....creio que vc poderia dar uma lida nos pontos da carta Apostólica “LAETAMUR MAGNOPERE” mais conhecida como “Catecismo da Igreja Católica” números 2347, 2365, 2368, 1632, 2350, 2345, 2348, 2355, 2346, 2348, 2357-59, 2343, 2518, 2520, 2532, 1832, 2345, 2351-56, 2396, 2339, 2341, 2344, 2346, 2395, 2341, 915, 944, 2337, 2348, 2394.E do celibato na mesma carta, em especial os pontos números 2349, 1579, 1599, 1580, 1658, 915.

Sekhmet
26 jan QUALQUER PESSOA PODE FAZER PARTE DA OPUS DEI?

Alexandre Rudge
27 jan Repondendo a GIBom.....depende do que vc chama de fazer parte. Vale ressaltar que todo batizado é chamado à santidade e se o opus dei promove essa busca no meio do mundo então todos podem fazer parte.Ser membro do Opus Dei independe de sua condição financeira, de seu status profissional, de sua raça.Sr membro do Opus Dei é uma questão de vocação, uns tem outros não a tem. Tenho amigos que frequentam todas asa atividades do Opus Dei há 25 anos e não são membros.Qualquer um pode frequentar as atividades do Opus Dei, nem precisa ser católico....QUALQUER PESSOA PODE FAZER PARTE DA OPUS DEI?

Alexandre Rudge
27 jan RespondendoA qual livro vc faz alusão?

Samila Moreira
27 jan Oi, Alexandre. Assim como você, também sou católica, porém, conheço pouco da Opus Dei. Gostaria que você falasse, resumidamente, sobre a participação da mulher nesta instituição católica.

Nataniel
27 jan Como vocês encaram as contradições na biblia amigo com os não mataras e deus mandou matar não lembro quem, além de tantas outras ja 'batidas'?

Jorge
28 jan Os numerários são obrigados a usar macacão anti-masturbação?

Alexandre Rudge
29 jan Repondendo: Samila, e † £ichtgestalt GuintaCara Samila, e † £ichtgestalt GuintaniComo o assunto de vcs versa sobre o mesmo, resolvi por metodologia responder no mesmo post.A Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei, é basicamente dividida em duas seções. A seção masculina e a Feminina.As mulheres do Opus Dei (supernumerárias e/ou numerárias) têm as mesmas incumbências básicas dos homens. Vc encontrará mulheres do Opus Dei que são Ministras de Estado, Promotoras de Justiça, Professoras Universitárias das mais renomadas universidades, comerciantes......Ainda assim existe em uma parcela das mulheres denominadas Numerárias Auxiliares, que por escolha própria zelam, cuidam e se dedicam com exclusividade aos centros e a vida interna do Opus Dei. Em geral possuem curso superior e gozam de um carinho sempre especial de todos que compõe essa maravilhosa família chamada Opus Dei.Um depoimento interessante é o da Mari Viviam que vcs podem ver nohttp://www.opusdei.org.br/art.php?p=21187


Repondendo ao NatanielCaro Nataniel,Vc foi muito genérico na formulação da pergunta. Assim que encurtando para que vc possa entender, nós pertencemos a hierarquia da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e seguimos os seus ensinamentos e duas diretrizes. Não existe uma doutrina própria ou divergente no Opus Dei.

Alexandre Rudge
29 jan Repondendo ao JorgeNão. Os numerários não são obrigados a usar nada.

Jorge
29 jan AlexandreBom,para você não achar que tentei insultá-lo,ou fazer algum tipo de provocação.Minha pergunta foi feita com base nessa reportagem:http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT1106784-1664-1,00.htmlQue entre outras críticas ao Opus Dei fala sobre a utilização de macacões anti-masturbação pelos numerários.

Alexandre Rudge
30 jan Repondendo a JorgeQue vc esta a fim de provocação e não de debate.....isso eu não tenho dúvida. Vc não usaria um personagem “fake” se não fosse para isso. Mas tudo bem.......vamos lá.Primeiro, a reportagem é puramente de cunho sensacionalista baseado em mentiras e distorções da realidade.Vc leu o livro do A.C. Bolezzi??? Vc viu as entrevistas dele na televisão? Eu li o livro, vi as reportagens e confesso que fiquei com pena dele e da família dele.A reportagem é calcada em meias verdades (extremamente perigoso), ressentimentos e orgulho ferido.

Jorge
30 jan Que vc esta a fim de provocação e não de debate.....isso eu não tenho dúvida. Vc não usaria um personagem “fake” se não fosse para isso. Mas tudo bem.......vamos lá.Com que base o senhor fala isso?O senhor ja leu algum post meu aqui ou em qualquer outra comunidade?Descaradamente esta me julgando.Eu te convido a ler qualquer post de minha autoria em todos os tópicos aqui ou se quiser em outras comunidades também,e verificar se tem qualquer cunho de provocação.Uma prova disso,é que a moderação dessa comunidade é extremamente rígida com baderneiros e provocadores.Como pode observar,estou aqui debatendo com o senhor o que não condiz com o julgamento que fez da minha pessoa.Em relação a reportagem...Eu,como a maioria aqui tenho uma idéia superficial do Opus Dei.Você esta aqui exatamente para explicar,tirar dúvidas e desmitificar os preconceitos e as mentiras sobre a Prelazia do Opus Dei.Quando mostrei a reportagem,eu tinha a intenção que o senhor argumentasse contra ela.Afinal,é uma revista de grande veiculação no país.Dessa forma,sendo uma grande oportunidade de esclarecer as mentiras(ou não)que difundem pela a mídia e a sociedade sobre o Opus Dei.O senhor ao invés de argumentar contra,difamou a reportagem e me julgou como provocador para desmolariza-la ainda mais.Um abraço,

Sekhmet
30 jan OPUS DEI UMA INSTITUIÇÃOGOSTARIA Q ME EXPLICASSE O OPUS DEI COMO INSTITUIÇÃO.ACHEI Q FOSSO APENAS UM MOVIMENTO DA IGREJA CATÓLICA ASSIM COMO LEGIÃO DE MARIA OU RENOVAÇÃO CARISMÁTICA.E VEJO EM CADA MOVIMENTO CATÓLICO UMA FORMA DIFERENTE DE LIDAR COM A FÉ, QUAL A FORMA DE SE APROXIMAR DE DEUS NA OPUS DEI?OBRIGADO

Alexandre Rudge
1 fev Respondendo a Gi - Figura de DireitoO Opus Dei foi fundado em 1928. Em 1941, recebeu a aprovação do Bispo de Madri e em 1947, da Santa Sé. Desde 1982, é uma Prelazia pessoal da igreja Católica.O Concílio Vaticano II criou a figura jurídica das prelazias pessoais para permitir a realização de missões pastorais específicas. As prelazias pessoais fazem parte da estrutura hierárquica da Igreja. São compostas por leigos e sacerdotes que, sob a autoridade de um prelado, cooperam organicamente para levar a cabo a missão própria da prelazia.A Prelazia do Opus Dei se rege pelas normas do direito geral da Igreja, pela constituição apostólica Ut sit e pelos seus próprios Estatutos ou Código de direito particular do Opus Dei. O Código de Direito Canônico de 1983 contém as normas básicas da figura da prelazia pessoal (cânones 294-297).O governo da Prelazia do Opus Dei corresponde ao Prelado, que é nomeado pelo Papa. Para poder levar a cabo a sua tarefa pastoral, o Prelado conta com um vigário à frente de cada uma das circunscrições territoriais em que a Prelazia se distribui pelo mundo.O prelado — e, em seu lugar, os seus vigários — é quem exerce a jurisdição no Opus Dei: é o Ordinário próprio da prelazia.Atualmente, o prelado do Opus Dei é o Rvmo. D. Javier Echevarría. O Vigário Geral é Mons. Fernando Ocáriz. O Vigário Secretário Central é Mons. Manuel Dacal. A Cúria Prelatícia tem a sua sede central em: Viale Bruno Buozzi 73, 00197, Roma, Italia.No Brasil, o Vigário Regional é Rev. Mons. Vicente Ancona Lopez, nascido em São Paulo, em 1949. Doutorou-se em Pedagogia e Teologia pela Universidade de Navarra, Espanha. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1975. Em 1994 foi nomeado Vigário Regional da Prelazia do Opus Dei no Brasil. A sede da Prelazia no Brasil está situada à Av. Prof. Alfonso Bovero, 239, CEP 01254-000, São Paulo - SP.

Alexandre Rudge
1 fev Respondendo a Gi - Carisma do Opus DeiTodos os batizados são chamados a seguir Jesus Cristo, e a viver e dar a conhecer o Evangelho. A finalidade do Opus Dei é contribuir para essa missão evangelizadora da Igreja, promovendo, entre fiéis cristãos de todas as condições, uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias correntes da existência humana e especialmente por meio da santificação do trabalho.Santificar o trabalho. Buscar a santidade no trabalho significa esforçar-se para realizá-lo bem, com competência profissional e com sentido cristão, ou seja, por amor a Deus e para servir os homens. Assim, o trabalho cotidiano converte-se em lugar de encontro com Cristo.São Josemaría Escrivá foi chamado por João Paulo II de o Santo do Cotidiano.

Sergio
2 fev AlexandreNão li a todas as perguntas e, portanto, se esta já tiver sido feita e responedida aceite minhas desculpas, mas; é verdade que a elevação da Opus Dei à categoria de prelasia pessoal do Papa João Paulo II custou um bom punhado de dólares para equilibrio de balnça de pagamentos da Santa Sé?

Alexandre Rudge
2 fev Custou a bagatela de 1 Bilhão de Dólares!!!!HAHAHSérgio,O problema da “informação” chama-se fonte. No caso em tela qual seria a fonte? Qual a credibilidade da fonte desta informação? Em que se baseia essa fonte? Existe documentação, indícios ou outros meios de prova? Neste caso a resposta será sempre zero!!!!Como vc acompanhou nesta mesma comunidade (mas em outro tópico) a tal da Dora afirmou que o Código da Vinci era um mero plágio da obra “Operação Cavalo de Tróia”.......quando a questionei, pois lia as duas obras, ela saiu pela tangente dizendo que fez uma leitura dinâmica, que baseou a sua afirmação em opiniões de terceiros......ou seja, uma grande mentira da dona Dora.E no caso em tela é a mesma coisa. O tal boato diz que o Opus Dei pagou 1 Bilhão de dólares (no caso do Banco Ambrosiano) para que isto ocorresse. Somos apenas 85.000 membros no mundo todo.....agora as pessoas que espalham tamanha asneira jamais pensaram no que significa a cifra de 1 bilhão de dólares.Um segundo ponto que vale lembra-lo é que a figura da Prelazia Pessoal foi aprovada no Concílio Vaticano II e o Opus Dei foi eregido como Prelazia em 82 vinte anos depois. A figura da Prelazia não existe só para o Opus Dei, ela é válida para toda a Igreja de Cristo. O Opus Dei foi a primeira, mas com certeza não será a única......nesse mesmo sentido temos os Foccolari, Caminho Neocatecumenal, entre outros.....


AlexandreEntendido, entretanto,vale lembrar que o bispo Paul Marcinkus aprontou poucas e boas no Banco Ambrosiano, razão para a volta mais cedo pra casa de João Paulo I e, ao que tudo indica deixou o Banco quase de pires na mão, e a bomba na mão de João Peulo II, o que nunca acontecera antes, é vero? (David Yalup - Em nome de Deus)Abrejos

Alexandre Rudge
7 fev Bispo Paul M.Caro Sérgio,O Bispo Paul Marcinkus não era e nunca pertenceu ao Opus Dei, logo não vejo qualquer relação com o tópico em questão.

ser
7 fev Alexandre.O trono de PedroSeria o mesmo apostolo Pedro que negou Jesus por três vezes ou é outro?

Alexandre Rudge
12 fev Respondendo a Dora, digo SerEsse mesmo! O mesmo Pedro sobre qual Jesus Fundou a sua Igreja, a quem Jesus entregou as Chaves e a autoridade do seu Reino....alías o mesmo Pedro que foi crucifixado em Roma e de ponta cabeça por não se achar digno de morrer da mesma forma que Jesus Cristo.

Kelly
12 fev Olá Alexandre,Você viu o programa do History Channel sobre o Opus Dei?Se sim, o que achou?

Alexandre Rudge
12 fev Respondendo a KellyKelly,Infelizmente assisti somente uma parte. Ainda estou avaliando o que vi.Gostei muito da exposição do Jonh Allen Jr, que tem um livro muito bom sobre o tema.Algumas coisas me pareceram besteiras infundadas, como por exemplo a tal da Tapias e os comentários sobre a canonização de São Josemaría Escrivá.Existe algum ponto em especial que vc queira tirar dúvidas?

ॐ Rodrigo ॐ
13 fev Alexandrenaum li os scraps todos.Gostaria de saber se realmente existe a auto-fragelação na Opus-Dei, mesmo que não seja como diz no livro Codigo da Vinci, o cinta de silicio é um fato ?, vc usa isto em seu corpo ?

Alexandre Rudge
13 fev Respondendo ao RodrigoCaro Rodrigo,Se não leu.... não tem problema, pergunte que responderei.....Logicamente aquilo que aparece no filme não chega nem perto do que nós, católicos (e não só membros do Opus Dei) chamamos de mortificação. Um das bases do Opus Dei é viver uma vida de Oração e Sacrifício pois Os meios de formação do Opus Dei recordam a necessidade de cultivar a oração e a penitência próprias do espírito cristão. Os fiéis da Prelazia assistem diariamente à Santa Missa, dedicam um tempo à leitura do Evangelho, aproximam-se com freqüência do sacramento da confissão, formentam a devoção à Virgem. Para imitar Jesus Cristo, procuram também oferecer algumas pequenas mortificações, especialmente aquelas que facilitam o cumprimento do dever e tornam a vida mais agradável aos demais, assim como o jejum e a esmola.Sim o Cilício existe e é prática comum dos meios de formação dos católicos em geral. No caso do Opus Dei e na estrondosa maioria dos casos somente os numerários usam o cilício. Eu usei e não via nada demais. Em minha opinião é muito pior fazer uma aula de “personal treiner” que usar o cilício. Aliás todos os Papas usaram e até a doce e santa Madre Tereza de Calcutá usava.A grande questão é: para que fazemos os sacrifícios diários? Uns por beleza....ou vc acha que não é dolorosa para as mulheres fazer depilação?? Caramba....não consigo nem imaginar!!!! Então temos: A nossa sociedade aceita sacrifíos para a Beleza....mas para Deus é coisa de loucos e fanáticos??? Não tem sentido.....tudo deve ser feito à sua medida e sem exageros.A mortificação é uma identificação com Cristo, não precisa ser o cilício....ofereça uma pequena contrariedade para Deus, como por exemplo: Subir um lance de escada, deixar de comer aquela deliciosa sobremesa e assim por diante.Mas vale lembrar que ninguém é obrigado a nada. Vivemos a máxima da liberdade Cristã.

Nataniel
13 fev aproveitando a onda de discussao sobre crimes e talComo o opus dei encara a pena de morte?

Kelly
14 fev Alexandre,Achei interessante a parte que compara o Opus Dei com outras organizações internas da igreja católica, como o "Cavaleiros de Columbo", acho (desculpe, não lembro o nome... é uma organização católica estritamente americana).Diz que o patrimônio total da Opus Dei não chega a R$ 2 bilhões, enquanto que o do Cavaleiros de Columbo é 4 vezes isso.No entanto, ninguém acusa o Cavaleiros de Columbo de "dominar o Vaticano", de ter comprado a própria Igreja Católica ou de ter socorrido o papa naquela crise do Banco de Vaticano que é retratada no filme "O Poderoso Chefão 3" (assistiu?). Muito menos de "dominar o mundo secretamente".Então, fiquei com a impressão de que todo esse "báfáfá" sobre o Opus Dei nada mais é que báfáfá mesmo, teoria da conspiração, e "pegaram o Opus Dei pra illuminati", como já o fizeram anteriormente com os judeus (protocolos de Sião), com a maçonaria, com os templários ou com outros ao longo da história - inclusive com os próprios primeiros cristãos, no tempo de Nero!Opus Dei virou a "bola da vez", no aspecto cultural humano, universal e atemporal de achar um "culpado" que explique tudo e manipule as cordas do mundo, sendo responsável por todo o Mal.Bah, o mundo é mais complexo que isso...


Esse movimento todo seria cômico, não fosse trágico e extremamente perigoso: se as coisas não mudarem de rumo, é mais que previsível que num futuro próximo, comecem a surgir perseguições sérias e violentas contra o Opus Dei, como já vimos tantas vezes na história, e não aprendemos.Deviam abrir o olho... Espero que a direção do Opus Dei entenda esse perigo, e use suas cabeças pra desarmar essa bomba..

Alexandre Rudge
16 fev Respondendo ao NatanielCaro nataniel,Por ser "carne da própria carne" ou seja parte da hierarquia da própria Santa Igreja Católica Apostólica Romana, seguimos a orientação do santo padre em Roma e portanto somos contrários à toda e qualquer pena de morte e aproveito para incluir aqui o aborto e/ou a eutanásia.

Alexandre Rudge
16 fev Cara Kelly,Tens razão em tudo que escreveste. O Opus Dei foi a “bola da vez” para alguns espertinhos de plantão ganharem dinheiro sem se importar com nada......é a famosa máxima “os fins justificam os meios”.O pior desta história toda que o atingido não foi o Opus Dei e seus membros ( que ficamos extremamente mal vistos), mas a própria doutrina de Cristo......esse é o problema. Que nos humilhem, que nos ofendam, que nos ridicularizem......sem problemas..... Mas A Cristo e a Santa Igreja.......Isso não. Já é demais.....Para mim, todo o dinheiro que os difamadores do Opus dei ganharam eu chamo de “ dinheiro de sangue” em alusão ao campo de sangue comprado com as 30 moedas de prata de judas.Trabalhamos intensamente para desarmar a bomba.....mas que teve efeitos, ah isso teve. Mas como Deus nos mando limões, façamos uma limonada...hahahaAbs,Alexandre

Nataniel
16 fev Por ser "carne da própria carne" ou seja parte da hierarquia da própria Santa Igreja Católica Apostólica Romana, seguimos a orientação do santo padre em Roma e portanto somos contrários à toda e qualquer pena de morte e aproveito para incluir aqui o aborto e/ou a eutanásia.Grato pela resposta, perguntei por que pelo que parece-me a propria biblia aceita a pena de morte... o que voce acha disso?

Sergio
19 fev AlexandreVoce fala de Pedro, de Paulo e de varios outros assuntos não relacionados com a Opus Dei, entretanto, sai, digamos pela tangente ao dizer que o bispo Paul Marcinkus não era da Opus Dei portanto, estaria fora de contexto; bem, más línguas falam da Opus Dei como uma continudade da P2 dentro dos muros eclesiásticos e com uma missão bem definida. Uma missão tão importante para alguns católicos quanto a missão estbelecida em "Os Proptocolos dos Sabios do Sião" eram para um grupo bastante grande de Judeus no final do século XIX e início do século XX até a década de 50; tem fundamento?No contexto do bispo, quase destituido por João paulo I (assassinado um dia antes de o Santo Padre tornar pública sua decisão)falamos de grana, a mola que move o mundo, no contexto atual, muito mais do que areligião, visto que o sucessor de JP I não mexeu com o bispo e o Vaticano S/A continou À tripa forra não sei até quando, alaiás, não sei se ainda continua, pregando contra a natalidade e sendo grande possuidor de ações de laboratórios que fabricam anti-comcepcionais e, comprando e vendendo ações in nomine domini, amém!AbrejosPS David Yallop tece considerações interessantíssimas sobre a Opus Dei em seu livro "Em nome de Deus" Ed. Record 1984

Alexandre Rudge
20 fev Respondendo ao SérgioSérgio,Vale lembrar que falei apenas em Pedro em resposta as colocações da Dora, digo ser. Afinal o todo membro do Opus Dei e da Santa Igreja responde ao Sumo Pontíficie em Roma.......sucessor de Pedro.Se vc quiser criticar a Santa Igreja sugiro que o faça em outro tópico, pois aqui o tema é Opus Dei e se vc tiver alguma pergunta séria sobre a "Obra de Deus" fundada por São Josemaría Escrivá.......fique à vontade, mas não enrole.

Alexandre Rudge
20 fev Respondendo ao natanielCaro nataniel,A minha resposta insere-se dentro do contexto do pensamento praticado pela Santa Igreja e pela Prelazia do Opus Dei.Ler as sagradas escrituras com base no velho testamento sem olhar o novo testamento é perigoso e sem sentido, pois caso fosse assim teríamos então a escravidão e a "lei do olho por olho e dente por dente". Mas o "não matarás" não foi revogado e Cristo com a autoridade de Deus, disse: amai uns aos outros assim como lhes amei.Que cria a vida é Deus é só ele pode tirar.

Sergio
21 fev AlexandreNão estou criticando a Santa Madre Igreja, mas, deixei um ponto sobre a Opus Dei que voce se esqueceu de mencionar, ou seja, o de que essa prelazia seria a continuiodade da P2 dentro dos muros do sagrado, o que voce pensa sobre isso?Abrejos

Alexandre Rudge
22 fev Respondendo ao SérgioSérgio,Que vc é manifestamente contra a Santa Igreja, isso é claríssimo. Não falo isto somente pela sua manifestação neste tópico, mas lembro de outros....ainda que só os deste tópico já bastassem.Não foi esquecimento quanto ao tema P2 é que a fonte é tão infantil que achei que não fosse sério. A maçonaria e o Cristianismo não combinam. Para qualquer Cristão os "fins não justificam os meios". E se tinha alguém que via isso claramente era o "Santo" João Paulo II.Em que ponto vc acha que o Opus Dei converge com a maçonaria?

Kelly
22 fev Em que ponto vc acha que o Opus Dei converge com a maçonaria?Alexandre,Ambos (Maçonaria e Opus Dei) dominam secretamente o mundo?Junto com a CIA, os judeus, os óvnis de roswell, os illuminati e a Rede Globo?


Alexandre Rudge, ingressei recentementeEstou ainda lendo os tópicos e nos mais afins com meus interesses inicio a participação. Observei que este tópico teve inicio já ha 50 dias, mas para mim começou hoje.Para minha Fé cristã, tenho que a obra de Jesus Cristo foi completa, consumada, em nosso favor, o que nos faz mais felizes, mais aquinhoados, os que nascemos e caminhamos no mundo depois de Jesus Cristo.Sempre que travo contacto com a idéia do auto-flagelo, sinto a necessidade da "atualização" dos dogmas que fundamentam minha Fé, para novamente refletir e resistir a aceitação de que seja necessário (pelo risco de diminuir o Holocausto definitivo do Senhor, com que Jesus Cristo nos agraciou com a Vida Eterna) Não creio necessário complemento ou suplemento a Seu Sacrifício.Então fica me parecendo mais uma vidade egocêntrica do homem. E aí sim, admito não só a necessidade do auto-flagelo, mas que seja mesmo dizimado este Ego que ha séculos vem sendo a fonte de todos os nossos flagelos, inclusive o dos autores do de Jesus Cristo.Já de muito tempo se discerniu que os "males da Carne", em suas extremadas expressões tem séde principal na Psique Humana, residência do ego e de outras funções, inclusive a Religiosidade, se adotarmos as observações dos estudos que deram origem à Psicologia Profunda, depois, Analítica, com a valorização da Vida Simbólica e sua Numinosidade, que reconhece então a Psique com valor de verdadeiro Sacrário, vocacionada para a maturidade da individuação e para o Sagrado. Entendo então que é o Ego e o Egocentrismo o grande vilão e algoz dos homens, fonte reconhecidamente nefasta, Narcizista e Vaidosa de todas as nossas mazelas, separações, desamor, isolamento, dor e miséria. Temendo que até, muito das personas umildes o são por vaidade, sabendo do valor que representa aquele carater, adornam-se os egos com tais vestes.Pergunto:Não seria mais atual uma cooperação com a Obra Completa de Cristo, que um trabalho forte de dissolução deste egocentrismo separatista em todas as suas forma, uma Revolução Espiritual?

Fernando Mello
22 fev Não seria este um Opus Dei mais consistente com o Opus Christi para o Opus Homini ?

Alexandre Rudge
23 fev Respondendo a KellyCara kelly,Parece brincadeira, mas não é. Pessoas como o Sérgio ficam espalhando besteiras e nunca se importam com a veracidade da fonte.... é o vale tudo contra a Igreja.Mas para conhecer a maçonaria vale ler o documento de Leão XXIII da biblioteca do vaticano no site: http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_18840420_humanum-genus_po.html

Sergio
25 fev AlexandreA Kelly marcou um gol de placa respondendo por mim, o que consubstancia o fato de eu não ser o único a pensar desta forma. De uma olhada mais acurada no livro do pesquisador David Yallop e voce vai encontrar algumas referencias interessantes entre a Opus Dei e a maçonaria.De outra olhada (outro esquecimento seu) no livro Os Protocolos dos Sabios do Sião em alguma edição anterior ao ano de 1936 e vai encontrar paradigmas interessantes relacionados com o dominmio do mundo, não só por parte da Igreja por suas filiadas, mas, por outras vertentes, além da maçonaria.São coisas interessantes que nada têm a ver com ataques à Igreja, mas, constatações digamos quase que históricas relativas ao fato de que as religiões (todas) tem por unico e exclusivo escopo o dominio de seus fieis, haja visto que quase sem exclusões elas pretendem ser depositarias de verdades absolutas e pretendem manter seus fieis na santa ignorancia ad perpetuam; tendo tido que haver uma reforma, pra que houvesse uma contra reforma e os homens pudessem vir a ter acesso aos escritos "divinos".

Lorde aplu I
25 fev na questão da motificação.....se vcs tem deus como o senhor e ele morreu na cruz para salvar-nos e para q naum sofrecemos....pra q vcs se agridem dizendo q é pq deus sovreu tbm...na biblia naum a nada q se refira a isso....deus nunca disse q devemos sofrer oq ele sofreu......??/

Murah
6 mar Ótima entrevista!Por sinal, uma ótima entrevista!Mostrou bem o ponto de vista da Opus Deis, desmitificando as boatarias infundadas!Além de nos fazer apreciar um pouco da história desta instituição, que julgo de grande contributo para nossa Igreja!Sem sombra de dúvidas lhe desejo uma boa sorte em teu apostolado, e em tua caminhada!Jesus nos disse: Eu sou o camingo, a verdade e a vida!Que possamos ir após os passos d'Ele.........

Ivan Chitolina
6 mar O Personagem Opus Dei Do Filme Código Da Vinci Realmente Representa a Tua Realidade Ou Foi Apenas Para Impressionar?

Ester
7 mar O que é classificado para vocês como manifestação do Espírito Santo?

Ciríaco
3 mai senhores!Tenham a santa paciencia! O cara já respondeu isso! É só ir lá no comaço e ler.


Alexandre,procede a informação de que Josemaría Escrivá e a Opus Dei tenham mantido relação estreita com o regime fascista de Franco na Espanha tendo, inclusive, apoiado-o?Qual a sua opinião sobre as perseguições religiosas prmovidas pela Igreja Católica no passado?Acredite, não há má-fé em nenhuma dessas perguntas, só curiosidade. Até porque, mesmo sendo agnóstico, tenho respeito pela figura do atual papa.

Alexandre Rudge
25 ago(2 dias atrás) Caro MaurícioCaro Maurício,Não procede. Nunca a Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei participou de nenhum movimento político. Cada membro é também um cidadão com direiro e deveres comuns à todos os demais. Assim como teve gente da Obra que apoiava Franco conheço casos de pessoas do Opus Dei perseguidas pelo regime. A relação de cada membro com a Obra é essencialmente espritual.Esse é mais um boato maldoso. Assim como a história de que o Opus Dei havia doado cerca de U$ 1 bilhão (isso mesmo BILHÃO) de dólares ao vaticano para cobrir uma dívida do banco ambrosiano.Toda e qualquer perseguição religiosa é um absurdo. Posso e devo não concordar com as outras religiões.....mas persegui-las é um disparate. Sei de rumores que o pessoal do Opus Dei discrimna os judeus. Que absurdo atroz.......CRISTO é judeu, Nossa senhora é Judia, São José é judeu.....Fico contente que admire o Santo Padre Bento XVI.Abs,Alexandre

Odete
16:03(3 horas atrás) AlexandreRealmente, a OPUS não "doou" 1 BILHÃO, foram só 200 MILHÕES, e logo após subiu à categoria de Prelazia Papal, onde antes configurava a Ordem dos Jesuítas.Escrivá foi canonizado de forma muito rápida, também. E JP2 ajoelhou em sua tumba, antes e depois do Conclave que o "elegeu" papa.Dizer que a OPUS nunca participou de um movimento político, é desconhecimento de história e de causa. Escrivá apoiou Franco, assim como quase todos membros do partido de Franco eram da OPUS DEI.Falar, qualquer um fala ao contrário, mas provar é impossível. A História está aí, e não deixa ninguem mentir.Quando o livro CÓDIGO DA VINCE, chegou ao Brasil, muitos outros já haviam sido escritos. É que ficção envolve mais as pessoas, fora a propaganda feita com o livro, mas ele falou pouco da OPUS, existem outros que falam muito mais. Inclusive de ex-membros.Qualquer um pode acessar o site OPUSLIBRE, e descobrir as falcatruas da OPUS, escrita por seus antigos membros...Quanto à maçonaria, onde muitos cardeais faziam e fazem parte, a OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS, NA ITÁLIA, PROVOU ISTO! NÃO SÓ MAÇONS, COMO LIGAÇÕES COM A MÁFIA ITALIANA E O VATICANO.Como não tenho nada contra a Maçonaria, posso dizer que voce está muito mal informado.Mas, vou fazer uma pergunta, se quiser responder, é claro:POR QUE ALCKIMIN, MESMO PERTENCENDO À ORDEM, FEZ DE TUDO PRA DESVINCULAR SEU NOME DA OPUS DEI??? Se não há nada a esconder, nada deveria ser secreto, certo??POR QUE A OPUS DEI, COMO A ICAR FEZ NO PASSADO, ESTIPULA OS LIVROS QUE SEUS MEMBROS PODEM OU DEVEM LER??? Como no livro O NOME DA ROSA, onde a essência é queimar os livros, para que o conhecimento não corrompa os homens.JÁ LEU OS ÚLTIMOS LIVROS SOBRE A OPUS, DE EX-MEMBROS E NUMERÁRIOS?? Eles estão mentindo?? Já acessou o site dos ex-numerários, que citei acima?? São todos mentirosos??Antes que me pergunte, eu tenho uma prima que faz parte da OPUS, e estudei tudo (ou quase tudo) sobre ela, desde sua criação, pra deixar minha tia bem esperta...Ela não saiu ainda...

22:29 (50 minutos atrás)
Alexandre Rudge
Respondendo a Odete I
Odete,Vou responder as pseudo dúvidas em partes:Poque não U$ 1 Bilhão?? 500 milhões?? 200??? Agora chegamos no seu número. Tão chutado como os anteriores.... a transferência foi via TED ou DOC?? Pode me indicar a fonte de tal informação?? FONTE CONCRETA....LÓGICO.O número que vc indica é tão fictício quanto o seu conhecimento sobre as instituições da Santa Igreja....Ordem é uma coisa e Prelazia é outra completamente diferente.... Não existe “subir de posição” entre Ordem e Prelazia.Ah.....A Prelazia é pessoal e não papal..........São Josemaría foi canonizado de forma rápida?? Qual o tempo determinado para isto???Sim. O Papa João Paulo II admirava o Opus Dei......assim como a Madre Teresa de Calcutá.....existe algum problema nisso?? Por favor aponte......Vc confunde claramente a instituição Opus Dei com membros do Opus Dei. A Obra nunca participou de nenhum movimento político.....mais uma vez apontar concretamente para que possa corrigir meus conhecimentos de história....FATOS CONCRETOS!!!!!Por favor......se quase todos os membros do partido de franco fossem do Opus Dei nós seríamos mais que os atuais 80.000 membros espalhados pelo mundo. Só na Espanha quanto teríamos??? Coerência!!!!!! O que falar daqueles que eram membros do Opus dei e forma perseguidos pelos franquistas?? E aqueles membros que falavam catalão e também eram perseguidos??Se a sua fonte é o “código da Vinci” não é possível debater contigo.Não seja leviana ao afirmar sobre as”falcatruas do Opus Dei”. O site que vc indica é pior do que a sua fonte primária, ou seja, Código da Vinci!!!!!!! Vc sabe quem é o titular do site em questão?? Não dá para saber......porque o covarde que organiza o site colocou como titular do site uma empresa especializada no anonimato.Porque se escondem covardemente?? Lembro que a constituição do Brasil proíbe o anonimato.....ou não é assim?

22:31 (47 minutos atrás)
Alexandre Rudge
Respondendo a Odete II
Vale lembrar que o pessoal que organiza tal site é uma minúscula parte daqueles que deixam a obra para seguir um outro caminho. A maioria sai com muito carinho pela Obra.Todo cardeal que faz parte da maçonaria deveria ser excomungado, se é que existe algum. Assim como vc não apresentou nenhum fato concreto até agora....porque vc teria um neste quesito???“POR QUE ALCKIMIN, MESMO PERTENCENDO À ORDEM, FEZ DE TUDO PRA DESVINCULAR SEU NOME DA OPUS DEI??? Se não há nada a esconder, nada deveria ser secreto, certo??”Primeiro o ex-governador Alckimin nunca pertenceu ao Opus Dei. O TIO dele pertenceu......entre Tio e Sobrinho temos um campo enorme.Segundo, não sei se vc sabe mas o Opus Dei não é uma Ordem.....Estude mais.O Opus Dei não autoriza ou proibe a leitura e nem pode.....O que faz é aconselhar. Assim com um pai deve aconselhar a leitura de um filho a Obra também o faz. Tem como proibir?? Logicamente que não e nem cabe esse papel ao membros do Opus Dei.Se eu li todos os livros escritos por ex-membros? Não. O que eu li e o que leio no site já esta de bom tamanho. A vida é curta para perder tempo com besteiras......Tanta coisa boa para ler....O site é mentiroso? É! Eles são mentirosos? Sim. Pois considero a deturpação da verdade como mentira.O fato de vc ter uma prima na Obra não a faz conhecedora.....Ela não saiu e eu também não.
33333333333333333333333333
"As fotos e vídeos não refletem, necessariamente, a opinião do entrevistado, sendo meramente ilustrativas e de responsabilidade da editora do Blog."
33333333333333333333333333

Nenhum comentário: